terça-feira, 8 de outubro de 2013

SEGUNDO AGÊNCIA EUROPEIA, INSULINA GLARGINA É SEGURA (1)


A Agência Europeia de Medicamentos (EMA - European Medicines Agency) concluiu há poucos dias que a insulina glargina utilizada para o tratamento do diabetes não apresenta risco aumentado de câncer. Desde algum tempo havia uma discussão acerca de uma potencial ligação entre insulina glargina e neoplasias, particularmente o câncer de mama. Os novos dados que contribuiram para orientar a decisão da EMA incluiram principalmente resultados de dois grandes estudos.
SEGUNDO AGÊNCIA EUROPEIA, INSULINA GLARGINA É SEGURA (2)
O primeiro coletou informações de cerca de 175.000 pacientes do norte europeu tratados com insulina glargina, insulina humana ou combinações de insulinas, e o outro estudo foi obtido pela coleta de dados de aproximadamente 140.000 pacientes nos Estados Unidos. Ambos os estudos pesquisaram a ocorrência de câncer de mama, colorretal e próstata com a utilização de vários tipos de insulinas.
SEGUNDO AGÊNCIA EUROPEIA, INSULINA GLARGINA É SEGURA (3)
Foi incluido ainda na revisão que levou à decisão da EMA, resultados de casos-controle feitos no Canadá, França e Reino Unido, comparando 775 pacientes com diabetes e câncer de mama com grupo controle de diabeticos sem câncer, e utilizando insulinas glargina, insulina humana e outros tipos de insulina. Baseada na avaliação de estudos populacionais, a EMA concluiu que não houve aumento de risco de câncer com a insulina Glargina, como também não foi detectado nenhum mecanismo pelo qual essa insulina poderia aumentar o risco de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário