domingo, 4 de março de 2018

10 dicas para economizar combustível

10 dicas para economizar combustível

Para muita gente, usar o carro é uma necessidade. E isso pode acabar pesando no bolso. Quer saber como economizar combustível? 
Com as constantes altas no preço do combustível, sair de carro está pesando cada vez mais no orçamento do brasileiro. E, apesar da alternativa mais eficaz para reduzir esse gasto seja deixar o carro na garagem, deslocando-se a pé, de bicicleta, trem ou ônibus, nem todos podem deixar o carro na garagem todos os dias realmente por necessidade. É o seu caso? Então veja as dicas que o Jeittoseparou para economizar combustível e não prejudicar seu orçamento. Confira!

Economizar combustível

  • Cuidado com o combustível “batizado”
  • Abasteça sempre em postos de confiança. Gasolina e etanol adulterados interferem na média de consumo, já que a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada quando o carro é abastecido com um combustível que tenha querosene, água ou outros itens que são adicionados só para fazê-lo “render”. Não se deixe levar só pelo valor, pois isso pode acabar saindo muito caro. Dê preferência sempre aos postos com selo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
  • Aditivada
  • A gasolina aditivada não influencia logo no início no consumo do carro, mas, como limpa e preserva o motor, ela acaba ajudando a médio prazo. Um motor limpo e sem desgastes tem melhor desempenho. Então, quando puder, abasteça com ela.
  • De olho nos pedais
  • Evite aceleradas bruscas sem necessidade, pois elas afetam bastante a média de consumo de combustível. Frear agressivamente quando não é realmente preciso também não é uma boa ideia. Dirija de forma suave e meça a força nos pés sempre.
  • Marchas
  • Procure sempre trocar as marchas nas rotações corretas e com cuidado. O giro do motor deve ser compatível à marcha escolhida.
  • Acelerar com o carro desengatado
  • Hoje os carros contam com sistema de injeção eletrônica, que faz com que eles andem mesmo no frio. Por isso aquele velho hábito de esquentar o motor antes de sair se tornou desnecessário. Além de gastar um combustível, esquentar o motor em um carro com injeção eletrônica pode acabar desgastando algumas peças. Livre-se dessa mania!
  • Ar-condicionado
  • Apesar de um alívio para o calor, o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível, já que é operado pelo motor. O gasto é ainda maior em carros com menor cilindrada. Então, tente usar o ar apenas quando realmente for necessário.
  • Excesso de peso
  • Carregar muito peso também aumenta o gasto de combustível, já que o motor terá que fazer mais força para se mover. E, para quem pensa que a diferença só acontece quando se leva grandes cargas a mais, saiba que não é bem assim. Cargas superiores a 10 kg, como aquelas coisas que você acaba esquecendo no porta-malas, já influenciam no consumo. Leve apenas o que é realmente preciso.
  • Feche os vidros
  • Se o ar-condicionado aumenta o gasto de combustível, saiba que abrir as janelas também pode influenciar no consumo, pois a aerodinâmica é prejudicada. Isso acontece principalmente quando está se andando acima de 80 km/h.
  • Não desça no ponto morto
  • Tem aquele velho costume de descer ladeiras na “banguela”? Então saiba que esse hábito também prejudica os planos de quem está querendo economizar combustível. É melhor por optar fazer as descidas com o carro engrenado, pois a injeção corta o combustível.
  • Coloque a calibragem na rotina
  • A calibragem dos pneus tem uma grande influência no consumo de combustível. Assim como abastecer, aquela parada no calibrador uma vez a cada quinze dias deve ser incluída na rotina. Confira no manual da montadora qual a pressão correta indicada e, sempre que possível, faça isso com os pneus frios, ou seja, que tenham rodado menos de 3 quilômetros antes da parada para a calibragem.
  • Manutenção sempre em dia
  • Além de checar se o motor está consumindo mais combustível que o necessário, reparando problemas que podem encurtar a vida útil desse componente, a manutenção periódica consegue detectar precocemente outros defeitos que podem causar gastos altos no seu bolso. Por isso, como o check-up médico que você deve fazer, não deixe de levar seu carro para uma revisão regularmente. É uma questão de economia e também de segurança.
    Agora você já conhece 10 maneiras de economizar combustível e fazer com que as saídas de carro não pesem no bolso. Não esqueça: sempre que for fazer um trajeto curto ou puder, deixe o carro em casa. É mais uma maneira de economizar gasolina e dar uma boa aliviada no peso que ela traz para nosso 

    5 dicas para melhorar sua saúde financeira em 2018

    5 dicas para melhorar sua saúde financeira em 2018

    Veja as dicas para você melhorar sua saúde financeira em 2018 e sair do vermelho . Confira!
    Faltam poucos dias para o Réveillon e muita gente já criou suas resoluções para entrar em 2018 com o pé direito: cuidar da alimentação, exercitar-se, fazer um curso para aperfeiçoamento, tentar encontrar um novo emprego. Não são poucos os planos que fazemos a cada virada de ano, sempre buscando mudar tudo para melhor. Mas quando o assunto é dinheiro, como está o seu planejamento para o ano novo? Tem o objetivo de colocar as finanças naquela velha premissa de “vida nova”? Se sim, confira as dicas do Jeitto para ter saúde financeira em 2018. Agora, se esse não for o seu caso, continue lendo também. Afinal, um ano novo começando com dinheiro no bolso e sabedoria na hora de gastar é sempre bem-vindo. Veja!

    Avalie como está sua situação

    O primeiro passo é entender como está a sua vida financeira hoje. Para isso, liste todos os seus gastos, o que permitirá saber onde cada centavo que é gasto está sendo empregado. Isso se chama orçamento familiar. E é ele que vai refletir para qual lado a balança está pesando, ou seja, se você tem dinheiro sobrando ou está fechando todos os meses no vermelho. Não esqueça de anotar também quais são suas dívidas, caso tenha. Inclua também o valor total, com as multas e juros cobrados. Se tiver uma oportunidade, aproveite os feirões que permitem que você renegocie suas dívidas, que, quanto antes quitada, menor a bola de neve que acompanhará você no novo ano.

    Gaste menos do que ganha

    Pode parecer um pouco óbvio, mas muitas pessoas ainda têm esse hábito e, por isso, acabam caindo em dívidas. E uma pesquisa recente realizada pelo SPC deixa tudo isso ainda mais claro: 35% dos inadimplentes admitem gastar mais dinheiro do que podem para aproveitar a vida. Outros 46% disseram que não percebem em que o dinheiro está sendo usado. Para quem está no vermelho é uma situação grave, que exige organização e, principalmente, controle.

    Não compre por impulso e evite parcelamentos

    Comprar por impulso é algo muito comum e fácil de acontecer. Por isso o planejamento é tão importante, mesmo em compras básicas, como o supermercado ou quando sai para comprar roupas e presentes, por exemplo. Anote tudo o que é preciso comprar sempre, pois assim fica mais difícil perder o foco e ajudará a poupar dinheiro. Lembre-se que tudo aquilo que não é essencial, ou seja, não estava na listagem, deve ser bastante avaliado antes de comprar. Veja se é realmente necessário e se terá como pagar. Se puder, evite parcelar. Pagar à vista, além de evitar que se tenha uma longa dívida pela frente e dor de cabeça, caso aconteça algum imprevisto, também pode garantir descontos. Não deixe de pechinchar! É uma oportunidade de economizar dinheiro que não pode ser desperdiçada.

    Onde posso melhorar?

    Sempre é possível melhorar em alguns pontos para ter mais saúde financeira. Depois de ter analisado a sua atual situação, é mais fácil ainda identificar os pontos que estão pedindo atenção. A conta de energia elétrica está alta? Então converse sobre isso com a sua família e veja maneiras de reduzir esse gasto, como evitar deixar as luzes acesas quando não estiver no cômodo. Será que é possível diminuir o tempo no banho e desligar a torneira para diminuir o gasto com água? O que posso mudar para reduzir os gastos nas compras do mês? Esses e muitos outros hábitos podem ser alterados em casa para conseguir ter mais equilíbrio financeiro. Motive sua família para acompanhá-lo em busca de um objetivo em comum, que pode ser a aquisição de algum bem, uma viagem, reforma, etc. Defina com eles as metas de curto, médio e longo prazo, arregacem as mangas e sigam em busca da realização desses sonhos.

    Poupança e reserva de emergência

    Os brasileiros não costumam guardar dinheiro, é o que mostrou uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em que 62% dos entrevistados admitiu não ter esse hábito. Mas sua família pode sair dessa estatística. Para ajudar, evite “empurrar com a barriga” e guardar só o que sobra. Justamente porque geralmente você vai acabar gastando tudo – por isso é importante evitar gastos desnecessários. Separe pelo menos 10% dos ganhos totais da família. Além de separar essa quantia para a realização de algum sonho, não esqueça que é importante sempre ter uma reserva de emergência. Essa você não deve mexer, apenas em casos realmente urgentes e necessários.
    Agora você já conhece algumas formas de melhorar a sua saúde financeira em 2018. São hábitos simples que podemos mudar no dia a dia, fazendo com que as finanças não sejam mais um bicho de sete cabeças e nem as dívidas uma bola de neve. Com consciência, é possível realizar seus objetivos e ainda ter mais segurança em caso de imprevistos. Tem mais alguma dica para fazer de 2018 um ano muito melhor quando o assunto é poupar dinheiro

    Como fugir das compras por impulso?

    Como fugir das compras por impulso?

    Não resiste a uma liquidação? Então veja todas as dicas para você conseguir fugir das compras por impulso. Confira!
    Atire a primeira pedra quem nunca viu uma peça em liquidação e, mesmo sem precisar, acabou levando para casa. Pois saiba que você, que disse que já caiu nessa tentação, não está sozinho. Estamos cercados de motivações externas e internas para comprar, que despertam no ser humano a vontade de ter cada vez mais. E quando o incentivo aumenta, como em época de promoções, fica mais difícil lidar com essa situação. Surge aí aquela sensação de que, se não comprar imediatamente, irá perder aquele produto de vista para sempre.
    Apesar de sabermos que não é bem assim, ainda tem muita gente que compra por impulso. O problema é que essa falta de controle pode acabar prejudicando o orçamento. Mesmo que alguns ainda consigam escapar das dívidas, comprometem quantias que poderiam ser aplicadas em outras áreas mais importantes, como em uma reserva para emergências. De item em item “baratinho”, o valor total da conta pesa no bolso. Mas, então, como fugir das compras por impulso? O Jeitto tem algumas dicas para ajudar você lidar com essa tentação e manter as finanças em dia. Confira!

    Tenha paciência

    Um dos segredos para fugir de compras desnecessárias por impulso é esperar. Você foi ao shopping justamente na semana que todas as lojas estavam em promoção e gostou de algumas peças? Então não as leve para casa imediatamente, mesmo que estejam baratas. O intervalo de um dia, pelo menos, provavelmente fará com que você perceba que não precisava tanto assim daquele produto que até algumas horas antes parecia indispensável na sua vida. No dia seguinte também aparece aquela “preguiça” de voltar até a loja, o que contribui para a vontade acabar passando.

    Pense bem

    Muitas vezes, os itens que estão mais baratos nas promoções são aqueles que não vão fazer tanto sentido para você daqui um tempo, pois pertencem a coleções que estarão na moda agora, mas que logo ninguém mais estará usando. Antes de cair de cabeça naquela liquidação do final da estação, pense bem: será que essa peça que provavelmente nem irei usar mais este ano ainda será bacana até que surja uma nova oportunidade para usá-la? Se mesmo assim quiser levar, prefira cores neutras e peças atemporais. E não deixe de analisar bem a qualidade do produto, pois ele precisa ter uma boa durabilidade. Uma boa compra é aquela que você usará muito!

    Pague à vista

    Para ter mais noção dos seus gastos, o ideal é que as compras sejam feitas sempre em dinheiro. Visualizar uma determinada quantia indo embora aumentará as chances de você refletir mais sobre seu orçamento e comprar apenas o que você realmente precisa.

    Identifique o que te faz sair dos trilhos

    Maquiagem, perfume, sapatos, camisas de futebol, tênis, eletroeletrônicos… o que faz com que você acabe caindo na tentação de comprar mesmo quando não está precisando? Saber disso é essencial para ajudar a abandonar o hábito de sair levando várias coisas que não precisa – até quando o orçamento não permite. Uma boa notícia é que você não terá que abandonar de vez os seus gostos pessoais. O que manda aqui é o bom senso! Está desejando aquela máscara de cílios ou chuteira que acabou de ser lançada? Então guarde um pequeno valor mensal dentro das suas possibilidades para comprar o que tanto deseja quando puder.

    Quando os sentimentos também influenciam

    Perceba se o seu emocional está te conduzindo para o hábito de comprar compulsivamente. Às vezes, quando se está triste, com ciúmes ou ansiedade, podemos tender a querer algo que satisfaça e alivie essas sensações desagradáveis. Tenha em mente sempre que isso acontecer que o desejo de comprar não está ligado ao objeto em si, mas ao problema que está passando, uma coisa que aquela roupa ou sapato não poderá resolver, e ainda pode causar mais dor de cabeça no futuro, já que você mesmo que terá que arcar com a despesa. Sabendo disso, em situações em que está com vontade de comprar influenciado apenas pelo emocional, busque deixar o cartão e o talão de cheque em casa por precaução. Caso surja alguma necessidade, volte em casa, reflita se é mesmo essencial e só então volte para comprar. Não parece mais tão necessário assim ou ainda está em dúvida? Então deixe para outra hora.

    Busque ajuda de quem está por perto

    Ainda não consegue lidar bem com o consumo e sempre acaba levando para casa algo que não deveria ou precisava? Então, antes de encarar a próxima ida ao shopping, convide um amigo ou familiar que seja controlado para te acompanhar. Lembre-se: nada proíbe que você compre o que quer, mas isso é uma questão de necessidade e prioridade, por isso uma companhia que ajude a dar uma opinião e analisar suas escolhas com outro olhar pode ser importante na sua decisão.

    A ciência explica

    Fazer compras deixa você mais contente e animado? Pois saiba que essa sensação prazerosa não é apenas mera impressão. Isso ocorre porque o corpo humano libera endorfina, um hormônio que proporciona sensação de felicidade e bem-estar, um verdadeiro analgésico natural. Mas fique atento: toda essa euforia pode passar quando as contas chegam! Se você quer experimentar essa sensação sem prejudicar o orçamento, inclua no seu dia a dia exercícios físicos, cante, trabalhe em equipe, dance, coma alimentos picantes ou chocolate amargo, sorria espontaneamente, faça atividades que dão frio na barriga, tenha contato com a natureza, receba uma massagem, dê carinho. Essas e muitas outras coisas no seu dia a dia ajudam a liberar endorfina e não custam nada!
    Fugir de compras desnecessárias não é uma tarefa simples, mas possível para quem tem disciplina. Conforme você se acostuma a analisar com mais calma a sua relação com o consumo, começa a perceber que é mais fácil gerenciar os gastos e driblar as tentações, ficando longe de dívidas e do temido nome sujo. Coloque esta e outras dicas do Jeitto em prática e transforme a sua saúde financeira! Quer saber mais? 

    Saúde – As maravilhas do abacate – Boas notícias!

    abacates             creme abacate
    Trago hoje boas notícias para quem faz uso do abacate, fruta que é originária da América Central, é rica em fibras e que pode ser encontrada pelo Brasil afora. 
    Segundo a medicina popular, o abacate ajuda no combate à prisão de ventre, flatulências, reumatismo, gota, infecções dos rins e do fígado. Também traz benefícios para a pele. Após diversas pesquisas, há informações de que essa fruta ajuda na redução do colesterol, no controle da tensão pré-menstrual, na redução do peso e, ainda, é boa para o sono, conforme matéria publicada em http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/maravilhas-do-abacate/39/.
    Por último, transcrevo texto que recebi hoje de uma amiga, “Saúde – As Maravilhas do Abacate”, de autoria do biólogo e jornalista Ricardo Schinaider de Aguiarcom novas e animadoras informações:
    “Estudo comprova que acrescentar meio abacate às refeições traz uma série de benefícios à saúde.
    Se você gosta de abacate, essa é uma ótima notícia! Se você não gosta, talvez passe a gostar. Segundo uma nova pesquisa, a fruta pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue – uma descoberta de grande interesse para pacientes de diabetes.
    O abacate é bastante calórico e contém uma quantidade grande de gorduras. A cada 100 gramas, a fruta tem, aproximadamente, 160 calorias e 15 gramas de gorduras. Mas não se assuste – as gorduras do abacate são aquelas consideradas “boas”, que reduzem os níveis de colesterol no sangue e diminuem os riscos de doenças cardíacas. E quanto às calorias, elas podem ser, na verdade, uma vantagem para os diabéticos.
    A pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia, foi bastante simples: eles controlaram a glicemia de dois diferentes grupos de voluntários – um deles comeu um almoço normal, enquanto o outro comeu o mesmo almoço e mais meio abacate. O resultado pode ser considerado inesperado: as pessoas que comeram o almoço mais o abacate, e que portanto consumiram mais calorias e carboidratos, não apresentaram aumento nos níveis de glicose no sangue quando comparadas com as pessoas que comeram apenas o almoço. “Isso nos leva a crer que o papel do abacate no controle da glicemia merece mais investigações”, diz Joan Sabaté, autor principal do estudo.
    Além disso, por conter grandes quantidades de fibras, o abacate gerou uma sensação de saciedade. Os participantes da pesquisa que comeram a fruta se sentiram mais satisfeitos – três horas após a refeição, seu desejo de comer era 40% menor quando comparados com os participantes do grupo do almoço normal. Mesmo depois de cinco horas, o apetite do grupo do abacate ainda era 28% menor. Isso significa que, ao comer meio abacate junto ou após o almoço, as chances de você ficar tentado por petiscos e guloseimas durante a tarde são menores.
    Mais pesquisas são necessárias para compreender o papel exato do abacate em nosso organismo, mas estudos anteriores já haviam associado o consumo da fruta a um melhor controle do peso e um menor Índice de Massa Corporal (IMC).
    AS MIL E UMA VANTAGENS DO ABACATE
    Açúcar – O abacate é uma das frutas com menor quantidade de açúcar – ele tem apenas 0,7 gramas de açúcar a cada 100 gramas de fruta;
    Potássio – Abacates é uma boa fonte de potássio – cada 100 gramas de fruta contém 485 mg de potássio (mais do que a banana, por exemplo);
    Fibras – Um abacate médio contém aproximadamente 11 gramas de fibras, quase metade da recomendação de consumo diário;
    Guacamole – O abacate é o ingrediente principal do guacamole, molho típico do México – país de origem dos abacateiros.
    O abacate também é consumido com saladas e pode ser uma boa opção de sobremesa.
    POR RICARDO SCHINAIDER DE AGUIAR – Biólogo”. 

    Quatro maneiras como a solidão pode afetar sua saúde física


    ilustração da solidão
    Image captionA solidão está relacionada tanto à saúde mental quanto física
    Todos nos sentimos sós em algum momento das nossas vidas. Para muitos, é um sentimento passageiro e eventual, mas para alguns essa solidão se torna crônica.
    Vários estudos têm vinculado essa solidão crônica e o isolamento social a uma maior incidência de doenças e a um risco maior de morte prematura. Os cientistas, no entanto, desconhecem qual o mecanismo exato por trás desta relação, que não é necessariamente de causa e efeito.
    É a solidão que gera as doenças ou são as doenças que nos tornam mais isolados?
    De qualquer forma, as pesquisas deixam claro que a solidão e o isolamento social estão ligados a doenças mentais e físicas.
    Conheça cinco aspectos da nossa saúde física que a solidão pode prejudicar, de acordo com estudos científicos:

    1. Maiores riscos de doenças cardiovasculares

    A solidão está associada a um aumento de quase um terço do risco de sofrer doenças cardiovasculares, como problemas de coração e derrames cerebrais. Nicole Valtorta, da Universidade Newcastle, no Reino Unido, estudou o fenômeno e disse à BBC que três mecanismos podem explicar essa correlação.
    Um deles é psicológico: as pessoas que se sentem só com mais frequência têm mais chance de desenvolver depressão, ansiedade e se sentir mais infelizes.
    O outro é biológico: quem se sente só com frequência e apresenta os sintomas psicológicos acima acaba dormindo pior.
    O terceiro mecanismo é comportamental: as pessoas que se sentem isoladas podem acabar adotando comportamentos prejudiciais à saúde, como fumar e comer demais ou se exercitar menos.
    Esses três fatores, que muitas vezes aparecem combinados, podem aumentar a chance de a pessoa desenvolver doenças cardiovasculares.
    mulher triste rodeada de pessoas
    Image captionO sentimento de solidão surge quando suas relações sociais não ocorrem como imaginado

    2. Menor habilidade para combater doenças comuns

    Um estudo das universidades da Califórnia e de Chicago, publicado em 2015 na revista especializada PNAS, investigou o efeito celular da solidão em humanos e macacos, e concluiu que o sentimento de isolamento pode reduzir a eficiência do sistema imunológico.
    Os pesquisadores perceberam que pessoas identificadas como socialmente isoladas tinham um aumento de 12% na atividade dos genes chamados CTRA, que estão associados à resposta imunológica.
    Ilustração de Rabia Ali.
    Image captionO estado de alerta, desencadeado pelo sistema simpático, incrementa a inflamação do corpo e reduz nossa capacidade de combater infecções
    Eles identificaram que essa hiperatividade se manifestava em níveis maiores de glóbulos brancos, que participam da resposta inflamatória, e em níveis menores de produção de proteínas imunológicas antivirais.
    A hipótese por trás desse fenômeno é que os humanos evoluíram para viver em grupo. Quando são isolados durante um período prolongado, podem se sentir inconscientemente ameaçados, e permanecer em um estado constante de alerta. Esse estado de atenção aumenta a inflamação do corpo e reduz a nossa capacidade de combater infecções.

    3. Pressão sanguínea mais elevada

    Outro estudo da Universidade de Chicago concluiu que as pessoas que sofrem de solidão têm maior probabilidade de ter pressão sanguínea mais alta no futuro.
    A hipertensão está associada a um maior risco de derrame, ataque do coração, problemas de rim e demência. O estudo foi publicado em 2010 na revista Psychology and Aging.

    4. Risco maior de morte prematura

    MArgarida perdendo pétulas. Ilustração da solidão, por Rabia Ali.
    Image caption'Os adultos de meia-idade têm risco maior de mortalidade quando sofrem de solidão crônica ou vivem sozinhos que adultos idosos com as mesas características', diz estudo
    O isolamento social e a solidão estão associados a um aumento de 30% no risco de morte prematura, segundo um estudo da Universidade Brigham Young, dos Estados Unidos, publicado em 2015 na revista da Association for Psychological Science.
    A investigação analisou 70 estudos diferentes com a participação de 3,4 milhões de pessoas. Eles concluíram que, ao contrário do que poderia parecer, "os adultos de meia-idade têm um risco maior de mortalidade quando sofrem de solidão crônica ou vivem sozinhos do que adultos idosos com as mesmas características".
    Os autores acreditam que os estudos acerca dos efeitos da solidão sobre a saúde estão na mesma fase de investigação de pesquisas sobre o impacto da obesidade há décadas atrás. Portanto, é uma área nova de pesquisa. E a expectativa é de que o sentimento de isolamento entre a população aumente no futuro.