domingo, 10 de fevereiro de 2013

ITORORÓ-BAHIA

Itororó é um município do estado da Bahia, no Brasil. Sua população em 2007 era de 20 165 habitantes.
Hino
Aniversário22 de agosto
Fundação22 de agosto de 1922
Gentílicoitororoense
Prefeito(a)Marco Antônio Lacerda Brito (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Itororó
Localização de Itororó na Bahia
Itororó está localizado em: Brasil
Localização de Itororó no Brasil
15° 07' 01" S 40° 04' 12" O
Unidade federativa Bahia
MesorregiãoCentro-Sul Baiano IBGE/2008 [1]
MicrorregiãoItapetinga IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofesItapetingaItaju do ColôniaFirmino AlvesCaatibaItambéNova Canaã eIbicuí.
Distância até a capital540 km
Características geográficas
Área330,716 km² [2]
População19 911 hab. IBGE/2010[3]
Densidade60,21 hab./km²
Altitude250 m
Climatropical úmido
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH0,625 médio PNUD/2000 [4]
PIBR$ 66 723,899 mil IBGE/2008[5]
PIB per capitaR$ 3 201,57 IBGE/2008[5]
"Itororó" é um termo de origem tupi que significa "jorro de água", através da junção dos termos 'y ("água") e tororoma("jorro").

História

A história da Fazenda Cabana da Ponte Agropecuária Limitada remonta ao ano de 1922, quando o coronel João Borges da Rocha Neto, comerciante e fazendeiro de cacau no entorno de Itabuna, resolveu criar gado e enviou João Alves de Andrade e uma pequena comitiva à região da cabeceira do Rio Colônia para comprar uma grande área de matas a fim de instalar uma boa fazenda de criatório. João Alves de Andrade, acompanhado de João Mineiro e Faustino Mineiro, parou para pedir rancho numa pequena clareira dentro da floresta e se apaixonou pela qualidade das terras. Negociou com os posseiros, adquiriu as primeiras glebas e foi comprando outras propriedades na circunvizinhança e aproveitando da grande disponibilidade de matas devolutas, ele também mandou demarcar uma boa área que posteriormente foi legalizada com o “Título de Domínio Legítimo” expedido pelo órgão competente estadual.
Desta forma, a Fazenda Cabana da Ponte Agropcuária Limitada chegou a registrar em cartório sua área competencial de 5 160 hectares conforme escritura pública passada no Cartório do Registro das Pessoas Jurídicas da Comarca de Itororó-Bahia, datada de 2 de janeiro de 1970, quando também esta propriedade foi organizada como empresa rural.
O presidente da empresa Fazenda Cabana da Ponte Agropecuária Limitada sempre acreditou no melhoramento genético dos animais. Por isso, reforçou a sua central de inseminação artificial de bovinos, onde criou animais de várias linhagens e manteve em funcionamento um laboratório de congelamento de sêmen de animais valiosos. Com esta linha de raciocínio, Sinval Palmeira se mostrou sempre um inovador, pesquisando e estudando novas técnicas para aprimorar a inseminação artificial em bovinos.
A fim de ver seu projeto sendo utilizado pelos demais fazendeiros da região, sua fazenda servia também como central para realização de cursos de reciclagem para veterinários particulares e alunos de diversas escolas agrícolas, inclusive das Emarc’s. Instalou um hotel fazenda com capacidade de receber visitantes de todas as regiões brasileiras, dentro da própria fazenda

Geografia

Nesta cidade, é produzido um dos melhores tipos de carne seca (carne de sol), onde pela fama da carne se instaurou há 22 anos o festival da carne de sol ou simplesmente Festsol, que ocorre no mês de junho.
O Rio Colônia, comprovadamente, possui três nascentes. A principal fica na Serra do Acará, a poucos metros da divisa com o município de Nova Canaã, bem ao centro da sua bacia; a segunda está na Serra da Piabanha pelo lado direito e fica próxima a divisa com o município de Caatiba e a terceira fica na Serra da Cebola bem próxima da nascente do Rio Gangogi junto o outro marco divisor com o município de Nova Canaã, pelo lado esquerdo.
O Rio Colônia estende o seu percurso por mais de 120 quilômetros, banhando os municípios de Itororó, CaatibaItambé,ItapetingaItaju do Colônia e Itapé. Neste ponto, ele perde suas forças para o Rio Salgado e a sua identidade para o Rio Cachoeira. O Rio Colônia teve suas três nascentes constatadas e reconhecidas por uma equipe da Universidade Estadual de Santa Cruz, no ano 2000 e, imediatamente, mapeadas como os mananciais formadores da bacia do Rio Colônia que vai se transformar em Rio Cachoeira.
Com a conclusão do projeto de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira, vislumbra-se a possibilidade de reflorestamento das margens do Rio Colônia e o repovoamento de peixes e outras vidas aquáticas, além dos diversos benefícios que o projeto traria à população ribeirinha.
Em Itororó, no passado, foi possível se ver as águas do Colônia límpidas e cristalinas encantando as crianças e atraindo banhistas a darem mergulhos. Podia se ver a luz do sol os grandes cardumes das mais variadas espécies de peixes proporcionando lazer aos pescadores esportivos e alimento às famílias de baixa renda.
Ainda relembram-se as alegres lavadeiras que se utilizavam das águas puras do Rio Colônia para garantirem seus salários na certeza de terem realizado um trabalho de boa qualidade.
Entretanto, o tempo passou, a população cresceu e a poluição aumentou demasiadamente a ponto de zerar o índice de vida aquática no perímetro urbano que permite a travessia do Rio Colônia pela cidade de Itororó e a vila de Bandeira do Colônia. Então, sanear passou a ser a premente aspiração das populações de Itororó e Bandeira do Colônia. E foi com o objetivo de beneficiar uma população de mais de 30 000 habitantes, nesses dois municípios, que o deputado federal Eujácio Simões Filho, do antigo PL, que nasceu em Itororó, travou luta por uma causa justa. Salvar o velho Rio Colônia. Mas para isto, foi necessária uma somatória de forças e um só objetivo. O então prefeito Edineu Oliveira dos Santos, no seu primeiro mandato, de 1989 a 1992, conseguiu por doação da Empresa Cabana da Ponte Agropecuária Limitada, ainda na titularidade de Sinval Palmeira, uma área de terras medindo mais de quatro hectares destinada a construção da lagoa de estabilização. Quase oito anos se passaram e a população impaciente porque nada acontecia. Até que no dia 22 de agosto de 1997, a obra foi concluída. Valeu a pena esperar porque o empreendimento foi o único no Sul e Extremo Sul da Bahia. O sistema operava por gravidade, da seguinte forma: os esgotos eram captados pelos coletores e depois reunidos em um novo coletor, daí encontrando o interceptor que recebia o lançamento de diversos coletores até chegar ao processo de bombeamento que levava ao último estágio, a lagoa de estabilização.
A execução do sistema foi uma obra de grande porte que exigiu investimentos da ordem de 1 300 000 dólares estadunidenses, apresentando as seguintes características: sede de Itororó – extensão total 1 273 metros em tubos com diâmetros de 250, trezentos e 350 milímetros. Sede de Bandeira do Colônia – extensão total 796 metros com uso de tubulação em 250 e trezentos milímetros. Com tratamento através de uma lagoa de estabilização, uma anaeróbica e dois conjuntos em paralelo, de quatro lagoas de estabilização.
O Rio Colônia voltou a ter vidas, a correr limpo, desempenhando sua importante função regional.
O Rio Colônia foi inteiramente repovoado, e as lavadeiras que agora, também, tem lavanderia pública, preferiram, algumas delas, voltar a lavar roupas nas águas do Rio Colônia, compondo aquele cenário bastante familiar.
A Rádio Itapuy FM foi o primeiro órgão de comunicação a se manifestar contra a falta de manutenção a aquela fonte de benefícios à saúde das populações de Itororó e Bandeira do Colônia. Em sua programação, e através de boletins distribuídos a população, a primeira emissora de rádio de Itororó assim se manifestou: “Ai que saudade do tempo, que não volta mais, em que banhava em tuas águas, sem receio de adoecer-me”.
Depois de ressuscitado, o Rio Colônia está novamente morrendo.



NEOLIBERALISMO


Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.

Características do Neoliberalismo (princípios básicos):

- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
- abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
- a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
- defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

Críticas ao neoliberalismo

Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Pontos positivos

Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. 
Exemplos de governos que adotaram políticas econômicas neoliberais nos últimos anos:
- No Brasil: Fernando Collor de Melo (1990 - 1992) e Fernando Henrique Cardoso (1995 - 2003)
- No Chile: Eduardo Frei (1994 - 2000), Ricardo Lagos (2000 - 2006) e Michelle Bachelet (2006 - 2010)
- Nos Estados Unidos: Ronald Reagan (1981 - 1989), George Bush (1989 - 1993) e George W. Bush (2001- 2009)
- No México: Vicente Fox Quesada (2000 - 2006)
- No Reino Unido: Margaret Thatcher (1979 - 1990)
Principais teóricos do Neoliberalismo:
- Friedrich Hayek (Escola Austríaca)
- Leopold von Wiese
- Ludwig von Mises
- Milton Friedman (Escola Monetarista, Escola de Chicago)

O QUE É POLITICA?


Publicado em: 16/04/2009 |Comentário: 116 | Acessos: 214,197 |
Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.
O por que do desinteresse pela política torna-se de fácil compreensão quando levamos em consideração, que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se.
Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.
A idéia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.
A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
A política na atualidade, encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsábilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.
Política, é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos práticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

MENSAGENS

Talvez a razão pela qual todas as portas estejam fechadas, é que você possa abrir uma que te leve para a estrada perfeita.
Como um relâmpago, o seu coração reluz. 
E você saberá quando chegar a hora. 
Você só tem que acender a luz e deixá-la brilhar.
Autor desconhecido.

MENSAGEM



E se não é de amor que a vida é feita,
se não há amor em tudo que eu vejo, em tudo que há,
começo aqui a suspeitar da minha sanidade…
Autor desconhecido.

PARIS


Paris
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. Wikipedia
População2.234.105 (2009)
Área105,4 km²
Tempo1°C, vento SE a 24 km/h, umidade de 93%
Hora localdomingo 18:34

GENEBRA


Genebra
Genebra - o pagus Genevensis - é uma cidade da Suíça, localizada no oeste do país, figurando como a segunda mais populosa cidade suíça, depois de Zurique — e a mais populosa da região da Romandia, a parte francófona da Suíça. Wikipedia
População192.385 (2012)
Área15,93 km²
Tempo0°C, vento O a 6 km/h, umidade de 55%
Hora localdomingo 18:21

VIAJAR


Por que viajar faz bem para renovar o corpo e a alma

reprodução

Por Marjorie Okuyama
Como disse o navegador e escritor brasileiro, Amyr Klink, “um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV…”.
E os médicos comprovam que, de fato, um homem precisa viajar e sair da rotina para manter uma boa qualidade de vida prevenindo doenças, como o estresse e a depressão. De acordo com os especialistas, trabalhar o tempo inteiro acarreta inúmeros problemas no organismo do ser humano, como a queda na imunidade, ansiedade, problemas digestivos (gastrite e úlceras), cardiovasculares (hipertensão), estresse, esquecimento e baixa produtividade. Diante da pressão e rotina turbulenta, o corpo e a mente precisam de um tempo para se restabelecer.
Além de relaxar, convenhamos, não existe nada melhor que conhecer lugares novos, aprender outras línguas, mergulhar em uma cultura diferente da nossa, provar pratos típicos de outras regiões e no final, guardar estes momentos importantes e únicos na nossa memória.
Corpo e alma renovados… por quanto tempo?
Não existe um “tipo de viagem ideal”, isso varia de acordo com cada um, mas não é preciso dar a volta ao mundo ou gastar tudo em uma única viagem. Respirar novos ares e se desligar dos problemas do dia a dia faz uma grande diferença.
Depois de uma pausa, nosso cérebro funciona melhor, voltamos mais criativos e concentrados. Porém estudos mostram que este efeito de “corpo e alma renovados” dura apenas duas semanas ou menos, depois as preocupações e o estresse voltam a fazer parte do nosso dia a dia. Tentar voltar lentamente à rotina é recomendável para o cérebro se adaptar e acostumar com a correria novamente.
Muitas vezes, as viagens curtas e feitas com maior freqüência são mais recomendadas do que viagens longas que são realizadas somente uma vez por ano, pois um descanso, mesmo sendo poucos dias, já faz diferença.
 
Planeje sua viagem
Não importa qual for o seu destino. Para relaxar e aproveitar é preciso planejar com antecedência a sua viagem. Ao contrário do que muitos pensam, planejar tudo não tira a graça da viagem. Como disse o autor do livro “100 Dicas para Viajar Melhor”, Ricardo Freire, “o que tira a graça da viagem é se hospedar mal por não ter feito reserva com antecedência e ficar zangado pela zona de restaurantes sem conseguir escolher um…”.
Para evitar estresses de última hora e poder curtir ainda mais, segue abaixo algumas dicas para você planejar a sua viagem e já começar a pensar em quando serão suas próximas férias…
- Se o seu objetivo é descansar, descanse! Não planeje conhecer 20 lugares em apenas 7 dias, ao invés de relaxar você voltará mais cansado. Antes de escolher seu destino decida quais são seus objetivos.
- Hoje existem vários sites que mostram os principais pontos turísticos de muitas cidades e o que vale a pena conhecer. Faça uma pesquisa detalhada, converse com amigos e conhecidos e peça algumas dicas ou visite uma agência de viagens.
- Decida se quer viajar sozinho ou acompanhado. Na maioria das vezes os hotéis oferecem pacotes especiais para quatros duplos ou triplos. Certifique-se que as pessoas que viajarão com você possuem os mesmos objetivos para não haver constrangimentos futuros.
- Escolha se vale a pena viajar de pacote, excursões ou por conta própria. Geralmente nas excursões, o passageiro não precisa se preocupar com muitos imprevistos, apenas é preciso seguir os horários programados.
Viajar por conta própria nunca foi tão fácil. Com a evolução da internet hoje é possível comprar passagens, reservar hotéis e saber quais são os lugares que vale a pena visitar.