segunda-feira, 20 de maio de 2013

Forte tornado mata 51 pessoas e devasta Oklahoma, nos EUA


Meteorologistas orientaram moradores a se abrigarem imediatamente.
Duas escolas estavam no caminho do tornado, disseram emissoras locais.


o
Mulher carrega criança em região próxima a escola atingida por tornado em Moore, Oklahoma (Foto: AP)Mulher carrega criança em região próxima a escola atingida por tornado em Moore, Oklahoma (Foto: AP)
 Um enorme tornado com ventos de até 320 km/h atingiu nesta segunda-feira (20) a localidade de Moore, nos arredores de Oklahoma City, nos Estados Unidos, deixando ao menos 51 mortos, informou a agência de notícias Reuters.
O tornado devastou pelo menos duas escolas e deixou um rastro de destroços. De acordo com a agência de notícias Associated Press, os hospitais atendem ao menos 60 feridos - dos quais 12 são crianças.
Pelo menos duas escolas estavam no caminho do tornado, afirmaram emissoras de televisão, e imagens de vídeo mostraram casas destruídas, carros jogados e pelo menos um edifício em chamas.
"Eu nunca vi nada como isso em meus 18 anos cobrindo tornados aqui em Oklahoma City. Este é sem dúvida o mais horrível", disse o repórter Lance Oeste, da rede de TV KFOR.
"O tornado sobre o terreno neste momento é enorme e atingiu áreas populosas", disse a governadora de Oklahoma, Mary Fallin, à CNN. Ela afirmou que é cedo para avaliar os estragos, mas as TVs mostraram ao vivo uma vasta destruição.
Brynn Kerr, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse que um alerta de tornado foi emitido para dois condados na região central de Oklahoma. A recomendação para os moradores é de buscar abrigo imediatamente. "Parece que o nosso pior medo se materializou hoje", disse o meteorologista Bill Bunting, em Norman, Oklahoma.
No domingo, tornados já haviam deixado 2 mortos e pelo menos 39 feridos em Oklahoma. Vários outros estados também registraram esse tipo de fenômeno.
O Serviço Nacional de Meteorologia previu pelo menos 10% de chances de tornado em partes de Texas, Oklahoma, Arkansas, Kansas, Missouri e Illinois. Em áreas de quatro outros Estados - Wisconsin, Indiana, Michigan e Iowa - a chance é de 5 por cento.
A região de maior risco inclui Joplin, no Missouri, que na quarta-feira marca os dois anos de um violento tornado que matou 161 pessoas.
A tempestade de domingo causou danos a centenas de imóveis, e aproximadamente 7.000 clientes estavam sem energia em Oklahoma. A governadora Fallin decretou estado de calamidade em 16 condados.
A temporada de tornados nos Estados Unidos estava excepcionalmente tranquila até a semana passada, quando um deles atingiu Granbury, no Texas, matando seis pessoas.
Pneu pega fogo em Moore, Oklahoma, após um tornado nesta segunda-feira (20) (Foto: Sue Ogrocki/AP)Pneu pega fogo em Moore, Oklahoma, após um tornado nesta segunda-feira (20) (Foto: Sue Ogrocki/AP)

Como é feita a TV de Plasma?


Como é feita a TV de Plasma?

TV-de-Plasma
Para quem tem em casa uma bela tv de plasma na estante da sala, muitas vezes nem imaginou como é feito tal produto. Afinal você pagou caro a TV não está nem ai para isso não é mesmo? Para você o importante é que a TV funcione.
Mas vou abrir um poquinho sua mente e despertar a curiosidade, como são fabricados essas maravilhas? As famosas TV de plasma?
Eu encontrei o vídeo abaixo bem interessante, apesar de estar em Espanhol da para entender perfeitamente.
44

Ovo no Radiador Furado? Ah, pode ser!


Ovo no Radiador Furado? Ah, pode ser!

Já ficou parado na garagem por causa de um radiador furado? Se já, sabe que essa situação é muito incômoda! Mas você já pensou em colocar ovo no radiador?
A louca equipe do MythBuster, da Discovery Channel, foi louca o suficiente e o mito foi confirmado: Misteriosamente o vazamento parou!
Fica apenas uma dúvida no ar: O que vai acontecer com esse radiador se todos os dias novos ovos foram despejados nele? É.. realmente é melhor chamar o mecânico, mas em caso de emergência, jogue ovo no radiador!

10 Doenças Mais Estranhas do Mundo


10 Doenças Mais Estranhas do Mundo

Uma pesquisa do jornal australiano Sydney Morning Herald relacionou algumas das síndromes mais estranhas que atingem o ser humano. Podem parecer doideiras, mas para cada uma dessas doenças existe um batalhão de médicos tentando descobrir a causa. E principalmente a cura.
  • 1. Síndrome do Sotaque Estrangeiro
Após sofrer uma pancada ou qualquer outro tipo de lesão no cérebro, as vítimas desse distúrbio passam a falar com sotaque francês… ou italiano… ou espanhol. A língua varia, mas, na maioria dos casos, as vítimas desconhecem o novo idioma. Segundo cientistas, a pronúncia não é efetivamente estrangeira, só dá a impressão disso.Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, acreditam que o sintoma é causado por um trauma em áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, provocando mudanças na entonação, na pronúncia e em outras características da fala. Um caso bem recente da síndrome do sotaque rolou com a britânica Lynda Walker, no mês passado. Após um infarto, Lynda acordou falando com sotaque jamaicano.
  • 2. Síndrome de Capgras
Após sofrer uma desilusão com o cônjuge, com os pais ou com qualquer outro parente, a pessoa passa a acreditar que eles foram seqüestrados e substituídos por impostores. O sintoma por vezes se volta contra a própria vítima: ao se olhar no espelho, ela também acredita que está vendo a imagem de um farsante. Neurose total! O problema tende a atingir mais pessoas a partir dos 40 anos e suas causas ainda não são conhecidas. A síndrome foi descoberta pelo psiquiatra francês Jean Marie Joseph Capgras, que a descreveu pela primeira vez em 1923. Em graus mais extremos, a vítima acha que até objetos inanimados, como cadeiras, mesas e livros, foram substituídos por réplicas exatas.
  • 3. Síndrome de mão estranha
“Minha mão agiu por conta própria…” Essa desculpa usada por alguns cafajestes pode ser verdadeira. A síndrome em questão alien hand syndrome, em inglês faz com que uma das mãos da vítima pareça ganhar vida própria. O problema atinge principalmente pessoas com lesões no cérebro ou que passaram por cirurgias na região. O duro é que o doente não presta atenção na mão boba, até que ela faça alguma besteira. A mão doida é capaz de ações complexas, como abrir zíperes… Os efeitos da falta de controle sobre a mão podem ser reduzidos dando a ela uma tarefa qualquer, tarefa qualquer, como segurar um objeto.
  • 4. Síndrome de alíce no país das maravilhas
Doença que provoca distorções na percepção visual da vítima, fazendo com que alguns objetos próximos pareçam desproporcionalmente minúsculos. O distúrbio foi descrito pela primeira vez em 1955, pelo psiquiatra inglês John Todd, que o batizou em homenagem ao livro de Lewis Carroll. Na obra, a protagonista Alice enxerga coisas desproporcionais, como se estivesse numa “viagem” provocada por LSD. As vítimas da síndrome também vêem distorções no próprio corpo, acreditando que parte dele está mudando de forma ou de tamanho.
  • 5. Pica
Esse nome também estranho não tem nada de pornográfico: pica é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa. E a pica a síndrome, é claro… faz exatamente isso: a pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo… O problema atinge mais grávidas e crianças. Após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago.Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas. Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago…
  • 6. Maldição de Ondina
O nome bizarro é uma referência a Ondina, ninfa das águas na mitologia pagã européia. A doença, mais estranha ainda, faz com que as vítimas percam o controle da respiração.
Se não ficar atento, o sujeito simplesmente esquece de respirar e acaba sufocado! A síndrome foi descoberta há 30 anos e já existem cerca de 400 casos no mundo. Pesquisadores do hospital Enfants Malades, de Paris, acreditam que a doença esteja relacionada com um gene chamado THOX2B. O sistema nervoso central se descuida da respiração durante o sono e o doente precisa dormir com um ventilador no rosto para não ficar sem ar!
  • 7. Síndrome de Cotard
Depressão extrema, em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo… Na fase final, a vítima deixa até de dormir e sua ilusão pode efetivamente se tornar realidade. O nome da doença faz referência ao médico francês Jules Cotard, que a descreveu pela primeira vez em 1880. Apesar de depressivo e certo de que está morto, o doente, contraditoriamente, também pode apresentar idéias megalomaníacas, como a crença na própria imortalidade.
  • 8. Síndrome de Ríley-Day
Se você já sonhou em nunca mais sentir nenhuma dor, cuidado com o que pede… As vítimas dessa doença não sentem dores, mas isso é um problemão. Elas ficam muito mais sujeitas a sofrer acidentes porque param de registrar qualquer aviso de dano nos tecidos do corpo, como cortes ou queimaduras. A doença é causada por uma mutação no gene IKBKAP do cromossomo 9 e foi descrita pela primeira vez pelos médicos Milton Riley e Richard Lawrence Day. Sem o aviso de perigo que a dor proporciona às pessoas comuns, a maioria dos doentes com a síndrome de Riley-Day tende a morrer jovem, antes dos 30 anos, por causa de ferimentos.
  • 9. Síndrome da Redução Genital
Também conhecido como koro, esse distúrbio mental deixa a pessoa convencida de que seus genitais estão desaparecendo. A maioria dos casos até hoje foi relatada em países da Ásia ou da África, e em muitos deles a síndrome parece ter sido contagiosa! Um dos episódios mais estranhos ocorreu em Cingapura, em 1967, quando o serviço de saúde local registrou centenas de casos de homens que acreditavam que seu pênis estava sumindo. Um único caso da síndrome da redução genital foi registrado até hoje no Brasil, no Instituto de Psiquiatria da USP. Convencido de que seu pênis estava sumindo, o doente tentou se matar com duas facadas no abdômen!
  • 10. Cegueira Emocional
A expressão “cego de emoção” existe na prática, e pode acontecer com qualquer pessoa normal. O problema foi descoberto recentemente por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Depois de olhar para alguma imagem forte, principalmente com conteúdo pornográfico, a maioria das pessoas perde a vista por um curto espaço de tempo – décimos de segundo na verdade. Até agora, nenhum especialista conseguiu explicar o porquê dessa reação. A descoberta da cegueira emocional deu origem a um movimento no Congresso americano para que seja banida toda a publicidade com apelo erótico em grandes rodovias do país.
Curiosidades: Site de Curiosidades

Os 12 países recordistas


Os 12 países recordistas

Você sabe qual é o país mais rico do mundo? E o mais quente? Com maior população feminina? Com mais jovens?
Essas e outras curiosidades são abordadas neste artigo publicado pela revista “Mundo Estranho” em sua edição de maio de 2005.
  • O MAIS RICO – LUXEMBURGO
Os afortunados habitantes fazem jus à herança aristocrática do país, cujo nome oficial é Grão-Ducano de Luxemburgo. A renda anual per capitã dos luxemburgueses é de 43.940 dólares, segundo dados da ONU de 2003.
  • O MAIS POBRE – ETIÓPIA
A Etiópia está na lanterna quando o assunto é riqueza. A renda anual per capitã é de apenas 90 dólares, quase 500 vezes menos que a de Luxemburgo. Só para comparar, cadabrasileiro ganha em média, 3.330 dólares por ano.
  • O MAIS QUENTE – LÍBIA
Ao lado do Egito e com parte do seu território coberto por desertos (do Saara e da Líbia), esse país já registrou a temperatura mais alta do mundo: 58 ºC, em setembro de 1992, nacidade de El Azizia.
  • O MAIS FRIO – RÚSSIA
A cidade de Oymyakon, na Sibéria, é forte candidata a sorveteria humana. Lá os termômetros costumam bater em -50 ºC durante o inverno. Oymyakon só perde para a Antártida, que já marcou -89,2 ºC, mas não é um país.
Se você quer descolar uma companhia do sexo frágil, experimente passar as próximas férias nesse país, que tem 1,2 milhão de mulheres e 1 milhão de homens – uma relação 1,2 para 1.
  • COM MAIOR POPULAÇÃO MASCULINA – EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
As 804 mil mulheres dos Emirados Árabes podem escolher entre 1,6 milhão de homens do país. A proporção de 2 homens por mulher é a mais alta do mundo.
  • COM MAIS JOVENS – IÊMEN
Nesse pequeno país do Oriente Médio, metade da população tem até 15 anos de idade. Essa também é a média de idade do país, que tem mais de 7,3 milhões de crianças e adolescentes.
  • COM MAIS IDOSOS – JAPÃO
A população japonesa tem, em média, 41 anos – 15 a mais que a média mundial, de 26 anos. Quase 30 milhões de japoneses têm mais de 60 anos. E a expectativa de vida feminina chega aos 85,2 anos.
  • O MENOS POVOADO – MONGÓLIA
Se você percorrer uma área de um quilômetro quadrado na Mongólia, com sorte encontrará duas pessoas. No país, a densidade demográfica é de apenas 1,5 habitante por km2. Ninguém tem problemas com os vizinhos por lá.
  • O MAIS POVOADO – CINGAPURA
Todo mundo sabe que a China é o país mais populoso do mundo, com mais de 1,2 bilhão de habitantes. Mas o mais povoado, com mais gente espremida no território, é Cingapura, com 6.107 seres humanos por km2.
  • O MAIS ANTIGO – CHINA
O país já era unido em 221 a.C. Mas antes disso, em 1500 a.C., já havia instituições políticas por lá. O Iraque e o Egito, apesar da trajetória recente como nações independentes, também têm histórias que remontam a 3000 a.C.
  • O MAIS RECENTE – TIMOR LESTE
Em 1999, após uma guerra civil cruenta, um plebiscito bancado pela ONU deu aos timorenses a tão sonhada independência, reconhecida oficialmente em 2002. O país havia sido anexada pela Indonésia em 1975.
Por Wilson Alves de Araújo, Vitória da Conquista, BA
Fonte: Revista Mundo Estranho – edição maio/2005

O que é Apendicite?


O que é Apendicite?

A apendicite é uma inflamação do apêndice intestinal que causa uma dor aguda (muitoforte), na região da barriga na altura do intestino, mais especificamente lado direito á 5 dedos próximo da região pélvica do corpo humano e comum ocorrer na adolescência, afetando mais de 7% da população em qualquer altura das suas vidas.
A causa
  • Uma perfuração livre do órgão para a cavidade peritoneal, com o vazamento de fezes e pus para fora da alça intestinal;
  • Formação de abcesso bacteriano,
  • Trombose da veia porta.
  • Sensibilidade ao toque na região da barriga;
  • Náusea e vômito;
  • Febre baixa,
  • Falta de apetite.
A recuperação pós operatório
  • Recuperação de horas, dias ou até semanas;
  • Medicação para administrar a dor pós retirada da apêndice;
  • Muito líquidos no dia seguinte a cirurgia,
  • Atividades esportivas são liberadas após 3 meses do procedimento.

AS CONCHAS

As Conchas

De que são feitas as conchas?

As conchas, que servem de proteção para vários animais, principalmente os moluscos, são estruturas complexas formadas basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3). Nos moluscos existem três substâncias que compõem a concha: a camada externa é formada por uma substância chamada de conchiolina, uma camada intermediária de calcita e uma camada de carbonato de cálcio.
O sangue dos moluscos é rico em uma forma líquida de cálcio. O cálcio é retirado não só da sua alimentação mas também absorvido diretamente da água do mar pela pele do animal.
O órgão que forma a concha é chamado de manto, um tecido delgado que fica em contato direto com a parte interna da concha. O manto concentra o cálcio em áreas onde pode ser separado do sangue, formando cristais de carbonato de cálcio que secretados junto a uma matriz orgânica vão formando lentamente a concha.
A concha é um órgão rígido, muitas vezes externo, característico dos moluscos. A morfologia da concha é uma das características usadas para classificar estes animais:
  • Os bivalves, como o nome indica, têm uma concha formada por duas peças;
  • Os gastrópodes, como os caracóis, têm geralmente uma concha assimétrica, muitas vezes enrolada em espiral; mas as lesmas podem ter um rudimento de concha interior;
  • Os cefalópodes, como o choco, têm uma concha interna, mas o náutilo possui uma conchaexterior.
As conchas são formadas por nácar, uma mistura orgânica de camadas de conchiolina (uma escleroproteína), seguida de uma capa intermédia de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio (CaCO3) cristalizado.
O nácar é secretado por células ectodérmicas do manto de certas espécies de moluscos. O sangue dos moluscos é rico em uma forma líquida de cálcio, que se concentra fora do fluxo sanguíneo e se cristaliza como carbonato de cálcio. Os cristais individuais de cada camada diferem na sua forma e orientação. O nácar deposita-se de forma contínua na superfície interna da concha do animal (a capa nacarada iridescente, também conhecida como madrepérola). Estes processos proporcionam ao molusco um meio para alisar a própria concha e mecanismos de defesa contra organismos parasitas e dejectos prejudiciais.
Quando um molusco é invadido por um parasita ou é incomodado por um objecto estranho que o animal não pode expulsar, entra em acção um processo conhecido comoenquistação, pelo meio do qual a entidade ofensiva é envolta, de forma progressiva, por camadas concêntricas de nácar. Com o tempo formam-se pérolas. A enquistação mantém-se até que o molusco morra.
As conchas são muito duradouras: duram mais tempo que os animais de corpo mole que as produzem. Em lugares onde se acumulam grandes quantidades de conchas formam-se sedimentos que podem converter-se, por compressão, em calcário.

Câncer do esôfago pode ser curado com Curry


Câncer do esôfago pode ser curado com Curry

Um estudo em laboratório indica que uma molécula do ingrediente do caril, mais conhecida como “curry” (pronunciada em inglês), pode eliminar as células cancerosas do esôfago.
Estudo feito na Irlanda pelos pesquisadores do Cork  Cancer Research Center encontraram no ingrediente um anticancerígeno exatamente no produto químico que dá a cor amarelada/mostarda ao ingrediente, podendo assim matar o câncer em até 24 horas.
Sharon McKenna, responsável sobre o estudo, aponta que o estudo finalizado dará aoscientista uma oportunidade de desenvolvimento de uma droga anticancerígena para o tratamendo do câncer esofágico.
Atualmente esse tipo de câncer mata mais de 500.000 pessoas no mundo todos os anos, pois são mortais e com baixa sobrevivência de cinco anos de apenas 12% a 31%.
Em 2007, pesquisadores americanos tinham descoberto que a curcuma pode ajudar a estimular células do sistema imunológico na doença de Alzheimer.
Fonte: Reuters

Álcool Gel Caseiro


Álcool Gel Caseiro

Facílimo de fazer!!!!
Já tem muitos lugares que não se encontra ÁLCOOL GEL.
Guarde a formula simples do álcool gel, caso tenha necessidade
2 folhas de gelatina incolor e sem sabor (compra-se em qualquer
supermercado)
1 copo de água quente para dissolver as 2 folhas de gelatina.
Espere esfriar.
Acrescente 12 copos de álcool de 96° graus.
Está pronto o álcool gel de 72° a 75° graus

Porque existem pessoas parecidas fisicamente?


Porque existem pessoas parecidas fisicamente?

Impressionante, mas certamente alguém já lhe disse ou você já exclamou: “Você parece muito com uma pessoa que eu conheço!”
Isso não só acontece num mesmo país, digamos assim, mas existe um fenômeno, os mecanismos subjacentes, então pesquisadores no Reino Unido mostraram 24 pares de fotos aos voluntários caucasianos e asiáticos numa pesquisa.
Enquanto os voluntários observavam as fotos, os pesquisadores gravavam suas atividades cerebrais num eletroencefalografia (EEG). As fotos eram ou de duas pessoas diferentes de um mesmo grupo racial, ou da mesma pessoa com diferentes expressões faciais.
Observaram que ao mostrar a mesma face duas vezes a alguém gera um padrão de EEG semelhante, embora os níveis de atividade fiquem menores na segunda vez. Já quando os voluntários olharam para rostos de pessoas de uma raça diferente da sua, seus neurônios responderam como se fossem a mesma pessoa, e não outra. Os resultados foram iguais, tanto quando os voluntários caucasianos olharam para fotos de asiáticos, quanto quando os asiáticos viram fotos de caucasianos.
Segundo os pesquisadores, isso pode significar que as pessoas que vivem entre povos de outras raças podem aprender a identificar melhor os indivíduos.

Fonte: NewScientist