quinta-feira, 21 de março de 2013

Chocolate pode ajudar a emagrecer sim!


Chocolate pode ajudar a emagrecer sim!

O Chocolate pode sim ajudar, mas vamos com calma! Não é preciso excluir totalmente o chocolate do cardápio, mas é fundamental aprender qual chocolate e como ele pode nos ajudar nessa luta. Teremos a semana do chocolate, começando com o que pode ajudar nossa saúde, o chocolate amargo.

O segredo do chocolate amargo está na altíssima concentração de certos flavonóides, como as catequinas, substâncias de nome estranho encontradas no cacau. São elas que agem nas artérias, promovendo a queda da pressão.
Esses compostos elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural, o endotélio, a camada interna das artérias, fica mais flexível. Assim, o sangue passa por ali gerando menos pressão.
Para que isso ocorra é preciso que o consumo do alimento seja diário. Bastam de 30 a 40 gramas, ou quatro quadradinhos daqueles tabletes grandes, e mais o chocolate amargo não contribui para a subida do colesterol.

Os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura, eles sequestram essa molécula, formando um complexo solúvel que é eliminado pela urina. Outro componente do chocolate amargo que auxilia no controle do diabete tipo 2 são as procianidinas, que melhoram a eficiência da insulina, o hormônio que coloca a glicose dentro das células, mas este assunto requer mais evidencias e estudo. Portanto, se você é diabético, é cedo para sair se empanturrando.
Na Espanha, uma pesquisa realizada na Universidade de Barcelona também focou sua mira nos flavonóides do cacau, mas dessa vez com o objetivo de avaliar sua ação no sistema imune, principalmente em células do batalhão das defesas, como os linfócitos e os macrófagos. Isso se verificou com maior intensidade no timo, órgão situado no tórax e responsável pela maturação dos linfócitos T, nossos guardiões contra vírus e bactérias. Descobriram também que o cacau protege os neurônios dos efeitos dos radicais livres.
Dentre todos os tipos, o chocolate amargo é o único que pode ter um bom impacto na saúde. Além de não deixar o organismo fraco e vulnerável, o alimento mantém também o humor em alta. O consumo de chocolate está associado à melhora na sensação de bem estar, por causa de substâncias presentes no alimento terem ações sobre locais do sistema nervoso que desencadeiam esta sensação, o chocolate estimula a passagem do neurotransmissor serotonina para o cérebro promovendo, então, a sensação do bem-estar.
E também tem substâncias que agem em locais no cérebro relacionados à sensação do bem-estar. O chocolate ainda tem cafeína que é um estimulante. Este conjunto pode ser a explicação da associação da sensação de bem-estar X chocolate.
Ele possui duas substâncias cujos nomes são uns verdadeiros palavrões: N-oleoletanolamina e N-linoleoiletanolamina. A dupla estabiliza as anandamidas, uma espécie de droga produzida pelo nosso próprio cérebro. Isso faz com que a sensação de bem-estar proporcionada por elas dure mais tempo. Sem falar na fenilalanina e na tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, outra dobradinha envolvida no estado de felicidade natural.
Quer motivo melhor para curtir esse sabor amargo?

Resumindo

Saciedade ao longo do dia. O chocolate amargo quando consumido em jejum pode proporcionar uma sensação de satisfação, que vai ajudar a conseguir controlar a fome durante o dia.
Menos vontade de doce
O cacau é rico em substâncias, como a 2-feniletilamina e a N-aciletanolamina, que atuam no cérebro fechando os receptores que pedem doce.

Melhora o bom humor, e controla a ansiedade e dá a sensação de prazer
O chocolate amargo é um verdadeiro coquetel de substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, reforça a sensação de bem-estar e ajuda a levantar o astral, além de combater a depressão, a reduzir a ansiedade. Também concentra compostos que inibem a degradação da anandamida, substância que prolonga a sensação de bem-estar.
Ou seja, é um aliado e tanto, para quem não consegue ter uma estabilidade emocional.

Previne contra a diabete
O consumo do chocolate amargo, ajuda a controlar os níveis de insulina em pessoas com sobre peso, assim pode-se evitar que pessoas que estão acima do peso, se tornem diabéticos.

Como usar o chocolate a nosso favor

Claro que não estamos falando daquele chocolate ao leite trufado, infelizmente esse ainda deve ser evitado, é preciso saber qual chocolate e quando ter o chocolate em nosso dia a dia.
Qual chocolate usar
Atualmente existem várias marcas de chocolate meio amargo e amargo, o melhor é sempre usar o de maior concentração de cacau e menos açúcar. Uma boa opção poderia ser o Nestlé Classic Zero Açúcar. Mas existem outras marcas e de preços variados.

Quanto consumir
Nem pense em exagerar, pois por mais benéfico que seja, todo chocolate tem calorias e muitas. Cerca de 25 gramas(cerca de 2 quadradinho) pode ter mais de 150 calorias, então, tem que ser sempre com muita moderação, seria bom não passar de 50 gramas por dia.

Selecionamos várias boas dicas que podem facilitar:
* Tente conciliar o chocolate com um cardápio bem magrinho, como por exemplo o que já foi citado na Dieta do chocolate.
* Não tenha barras e barras estocadas em casa, apenas uma barrinha que deverá ser dividida, tentando não passar dos 50 gramas por dia.
* Não mastigue o chocolate, chupe-o, como se fosse uma bala.
* O café acompanhado de chocolate cai bem. O calor confere mais conforto ao estômago e a sensação de saciedade se prolonga.
* Se a opção com mais cacau for amarga demais, escolha os que levam um toque de laranja, menta ou capuccino. Isso ameniza o sabor.
* Comece seu dia com um pequeno pedaço, ou o tenha como lanche da manhã ou sobremesa, acompanhado de chá verde ou até uma limonada, o azedinho do limão, pode deixar o sabor do chocolate mais em evidência. Assim passará mais tempo saciada e sem a vontade de comer outros doces.
* Uma bela salada de frutas com uma calda de chocolate amargo, também é uma boa opção, mas sem exagerar na quantidade da calda.
* Aposte no cacau em pó de preferência sem açúcar, quando for tomar seu leite. Pode até polvilhar sobre uma banana assada, essa aquecida libera mais triptofano, o aminoácido que dá prazer, e o chocolate potencializa a sua ação.
Na páscoa, se for comprar o ovo, nunca o abra sozinha, pois a probabilidade de comer mais do que pode é muito maior. Divida com outras pessoas.
* Tente conciliar o chocolate com um cardápio bem magrinho, como por exemplo o que já foi citado na Dieta do chocolate.

No mês da Páscoa, aprenda a Emagrecer comendo Chocolate


No mês da Páscoa, aprenda a Emagrecer comendo Chocolate

chocolate

Já que estamos no mês do chocolate, reunimos várias dietas que nos ajudam a passar por esse mês tortuoso. Pode parecer uma piada dizer que existe a dieta do chocolatee que ela realmente funciona, porém isto é verdade e poderá ser uma excelente solução para passar pela Páscoa e ainda secar alguns quilinhos.
É verdade que não é apenas no dia de Páscoa que se come chocolate, dias antes e depois também se tornam uma grande tentação para quem está fazendo uma dieta, por onde vá certamente irá se deparar com chocolates. Se estiver fazendo qualquer outra dieta neste período as chances de largar a dieta e comer chocolate de forma indiscriminada são grandes.
Uma das boas notícias é que a dieta do chocolate pode ser feita por até 15 dias (não mais que isso por ser uma dieta restritiva), desta forma poderá passar por todo este período comendo seus chocolates e estando de dieta!
Antes de falar da dieta em si e passar seu cardápio é importante que saiba como o chocolate irá agir em sua dieta e como irá emagrecer mesmo consumindo chocolates (que são alimentos ricos em calorias). Ao saber disto certamente fará sua dieta mais consciente e confiante do que está fazendo, assim vai emagrecer saboreando seu chocolates nesta Páscoa!

O Chocolate Pode Ajudar a Emagrecer!

É verdade que o chocolate possui uma grande quantidade de calorias, porém para emagrecer com a ajuda do chocolate um dos “segredos” é que não irá consumir grandes quantidades de chocolate, mas o consumirá regularmente durante o período da dieta.
Em algumas pesquisas feitas na Dinamarca foi constatado que o que realmente ajuda a emagrecer é o cacau contido no chocolate (portanto já sabe que o chocolate amargode boa qualidade é mais indicado). O cacau quando ingerido juntamente com o chocolate pela manhã ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, isto resulta em maior facilidade para manter uma dieta.
Mesmo que não esteja seguindo uma dieta acabará se beneficiando, pois com uma maior sensação de saciedade a tendência é que seu consumo de calorias caia em cerca de 15%, o que é uma boa marca e certamente ajudará a emagrecer.
Outro fator interessante sobre o cacau é que possui duas substâncias (2-feniletilamina e a N-aciletanolamina) que agem diretamente no cérebro inibindo receptores que “pedem” por doces, o que é mais um excelente motivo para fazer a dieta do chocolate.

Cardápio da Dieta do Chocolate

Ao fazer a dieta do chocolate durante 15 dias poderá emagrecer entre 4 a 6 Kg em média, porém vale lembrar que mantendo atividade física regular certamente irá queimar mais gordura e irá emagrecer ainda mais. Outro ponto importante a qualquer dieta é que deve manter seu corpo muito bem hidratado, lembrando que para hidratar o corpo deve beber água, sucos, chás e café não contam como hidratação.
Café da manhã
  • 1 fruta (vá variando as frutas ao longo dos dias)
  • 1 copo de leite (desnatado)
  • 1 fatia de pão integral
Lanche da manhã
  • 150g de chocolate (não deve consumir o chocolate ao longo do dia, ele deve ser inteiramente consumido neste lanche. Opte preferencialmente por chocolates ricos em cacau).
Almoço
  • 200g de legumes (variados)
  • 100g de peixe cozido (ou 70g de carne grelhada)
  • 40g macarrão ou arroz integral (40g a considerar com ele seco)
Lanche da tarde
  • 1 fruta (vá variando as frutas ao longo dos dias, preferencialmente consuma uma fruta diferente da que consumiu pela manhã)
Jantar
  • 200g de legumes cozidos
  • 100g de peixe cozido (podendo ser substituído 2 vezes por semana por 1 ovo cozido)
Como pode ver é uma dieta que apesar de ser restritiva não é difícil de manter, isso sem contar que irá emagrecer comendo chocolates todos os dias!

Alimentos que são uma beleza para sua pele

Ela é um dos principais ingredientes para a saúde da pele. Ela mantém as células hidratadas e evita o aparecimento de rugas. Também ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. A recomendação é beber cerca de oito copos por dia.
 A ÁGUA
Ela é um dos principais ingredientes para a saúde da pele. Ela mantém as células hidratadas e evita o aparecimento de rugas. Também ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. A recomendação é beber cerca de oito copos por dia.


Assim como o morango e a romã, outras frutas como o mirtilo, a framboesa e a amora são ricos em antioxidantes e protegem a pele contra a ação dos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento. Inclua-os no café da manhã e no lanche da tarde.
FRUTAS VERMELHAS
Assim como o morango e a romã, outras frutas como o mirtilo, a framboesa e a amora são ricos em antioxidantes e protegem a pele contra a ação dos radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento. Inclua-os no café da manhã e no lanche da tarde.
Eles são ricos em selênio, que é um potente antioxidante e combate os radicais livres.

Castanha-do-pará, frutos do mar e trigo integral

Eles são ricos em selênio, que é um potente antioxidante e combate os radicais livres.
O cálcio, presente nos laticínios, nas folhas verde-escuras e na sardinha, é outro mineral essencial para o bom funcionamento das células da pele. Isso porque ajuda a combater a flacidez e os sinais da idade.

Leite

O cálcio, presente nos laticínios, nas folhas verde-escuras e na sardinha, é outro mineral essencial para o bom funcionamento das células da pele. Isso porque ajuda a combater a flacidez e os sinais da idade.
Esses alimentos são ricos em proteínas, que previnem a perda muscular. Dois aminoácidos, a lisina e a prolina, pedaços diminutos das proteínas, são fundamentais para a produção de colágeno e evitam a flacidez.

Ovos e carnes

Esses alimentos são ricos em proteínas, que previnem a perda muscular. Dois aminoácidos, a lisina e a prolina, pedaços diminutos das proteínas, são fundamentais para a produção de colágeno e evitam a flacidez.
Os alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o kiwi, são uma beleza para a pele porque combatem os radicais livres. Principalmente se abusarmos dos banhos de sol, há maior produção dessas moléculas no corpo e, por isso, vale se esbaldar com essas frutas

Frutas cítricas

Os alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o kiwi, são uma beleza para a pele porque combatem os radicais livres. Principalmente se abusarmos dos banhos de sol, há maior produção dessas moléculas no corpo e, por isso, vale se esbaldar com essas frutas.
Assim como o iogurte, vegetais como o espinafre ainda possuem vitaminas do complexo B, que ajudam a controlar a oleosidade e equilibram os hormônios. Uma boa pedida para qualquer manter a pele sempre jovem. corpo e, por isso, vale se esbaldar com essas frutas.

Vegetais de folhas verde-escuras

Assim como o iogurte, vegetais como o espinafre ainda possuem vitaminas do complexo B, que ajudam a controlar a oleosidade e equilibram os hormônios. Uma boa pedida para qualquer manter a pele sempre jovem. corpo e, por isso, vale se esbaldar com essas frutas.






Cabelos mal lavados dão impressão de que produtos viciam


Cabelos mal lavados dão impressão de que produtos viciam

A causa da mudança do cabelo é uma soma de fatores internos e externos, que vão desde a escolha do xampu e condicionador, o modo como você lava o cabelo, até a alimentação e os hormônios Foto: Shutterstock
A causa da mudança do cabelo é uma soma de fatores internos e externos, que vão desde a escolha do xampu e condicionador, o modo como você lava o cabelo, até a alimentação e os hormônios
Foto: Shutterstock

Você está usando o produto de sempre, mas de uma semana para outra seu cabelo mudou. Os fios parecem desalinhados, rebeldes. Será que meu cabelo viciou no mesmo produto? Os especialistas garantem que isso não passa de um mito.
A causa da mudança do cabelo é uma soma de fatores internos e externos, que vão desde a escolha do xampu e condicionador, o modo como você lava o cabelo, até a alimentação e os hormônios, detalha o cabeleireiro Marcos Vianna, do Studio Marcos Vianna, de São Paulo.
Aprenda o jeito certo de lavar
Segundo Marcos, existe uma técnica para lavar as madeixas que inclui dois movimentos distintos: esfregar e massagear. Massagear consiste em deslocar o couro cabeludo e esfregar significa passar os dedos superficialmente, sem deslocar. Agora, você sabe até onde vai o couro cabeludo? Onde tem cabelo seria a pensamento mais comum. Errado. “Até um dedo depois que termina o cabelo ainda é couro cabeludo, perto da orelha e da testa. Todo esse contorno tem que
ser lavado”, ensina Marcos.

Em uma lavagem bem feita, depois de algum tempo, a pessoa sente uma dormência na cabeça. O especialista afirma que essa sensação significa que a massagem foi correta, que estimulou a irrigação sanguínea.
Prefira água morna e fria
Além de como lavar, é importante observar a temperatura da água. O início da lavagem pode ser feito com água morna, que ajuda retirar a oleosidade excessiva, a sujeira e a poluição. No fim, é bom optar pela água fria. Nessa temperatura, a água fecha a cutícula do fio, o que garante o brilho tão desejado. “Quando se toma um banho muito quente, a pele fica ressecada. Com o cabelo é a mesma coisa”, explica.

Retire todo o produto
Enxaguar bem o cabelo é fundamental, tanto depois do xampu quanto após o condicionador. Marcos explica que o único produto feito para permanecer depois de lavado é o leave in, o sem enxague. O uso é mais comum nas pessoas com cabelos mais grossos, pesados, cacheados e crespos. Mas já há no mercado opções para quem tem os fios oleosos e finos.

Como parte do corpo, os cabelos refletem o seu estado de espírito, são influenciados pelos hormônios e até mesmo por alguma medicação. “O organismo vai mudando, assim como um dia você está mais disposta e no outro não. O cabelo também é consequência da sua saúde, da sua alimentação”, afirma .
Observe pH dos produtos
Marcos destaca ainda a qualidade do xampu, do condicionador e do leave in escolhido. O seu cabeleireiro é a pessoa ideal para ajudar nesse processo. Ele recomenda produtos que indiquem o pH, o potencial hidrogeniônico, substância responsável por determinar o grau de acidez e alcalinidade (em uma escala de  0 a 14, o índice 7 é o neutro. Os valores inferiores a 7 têm índices ácidos e os superiores são alcalinos). Naturalmente, o pH da pele e do cabelo são ligeiramente ácidos. Na opinião dele, os produtos com pH entre 3,5 e 5 são os ideais. Quando um produto está fora dessa faixa, ele surte efeito por um tempo, porém, depois acaba desestabilizando o pH do cabelo e do couro cabeludo, daí a sensação que o produto não está fazendo mais efeito.

Escovar muito o cabelo antes de dormir não faz bem


Escovar muito o cabelo antes de dormir não faz bem

 O que é recomendado antes de deitar é pentear os cabelos e desembaraçá- los Foto: Shutterstock
O que é recomendado antes de deitar é pentear os cabelos e desembaraçá- los
Foto: Shutterstock

É provável que você já tenha ouvido de alguém falar (ou até mesmo feito isso) que escovar o cabelo cem vezes antes de dormir é bom para os fios. Esse é um dos grandes mitos sobre cuidados com as madeixas que circulam como se fossem verdades absolutas.
De acordo com a terapeuta capilar, Sheila Bellotti, especialista em tratamentos de cabelos danificados, a técnica da escovação repetitiva é uma grande bobagem. “Essa história de cem escovadas foi inventada por alguém, é um mito”, garante. Ou seja, sentar diante do espelho com a escova na mão pode até ser um grande exercício de meditação, mas para as madeixas faz pouco
efeito.

Sheila, diretora do centro capilar que leva seu nome, no Rio de Janeiro, garante que esse exagero pode, inclusive, ser nocivo aos fios. “Esse exercício pode até mesmo fragilizar os fios pelo atrito repetitivo”, explica. O que é recomendado pela especialista é pentear os cabelos normalmente e
desembaraça-los antes de dormir para não embolar.

Antes de dormir
Há ainda outras precauções que se deve tomar antes de deitar. Uma delas é bastante conhecida: não dormir com os cabelos molhados. “Você tem normalmente fungos e bactérias no couro cabeludo. Ao dormir com os fios molhados, o contato com o travesseiro aquece essa região e esse aquecimento acaba aumentando a proliferação (fungos e bactérias). Outro problema em ir para cama assim é estético, pois a tendência é acordar com as madeixas desgrenhadas e talvez seja necessário lavar novamente para que elas voltem para o lugar.

Quem tem cabelos muito longos pode precisar prendê-los para dormir, mas isso também não é recomendado. Presilhas, por exemplo, podem ocasionar lesões no couro cabeludo quando usadas durante o sono. Se usar um elástico próprio para prender os cabelos, ele poderá ficar marcado pelo longo tempo em que é usado.
E se necessário prender, não se deve amarrar com muita força. “Quando você puxa o cabelo, a linha frontal se desprende”, explica. Isso acarreta a queda de cabelos. Evite ainda materiais não específicos, como atilhos, que causam sérios danos em qualquer situação.