domingo, 5 de abril de 2015

10 lugares para visitar antes que desapareçam!!!

10 lugares para visitar antes que desapareçam!!!


O mundo está repleto de lugares incríveis para visitar, e aqui no Mega Curioso você pode encontrar matérias sobre uma porção deles na seção “Próxima Parada”. Entretanto, Petr Habarta do site List25 reuniu alguns locais que poderão desaparecer por completo — ou perder suas características mais marcantes — nos próximos anos, e nós da redação selecionamos 10 para você conferir. Preparado para embarcar conosco?

1 – Maldivas

Constituída por 1.196 ilhas, a República das Maldivas também está correndo o risco de desaparecer. Isso porque o país insular conta com uma elevação média de apenas 1,5 metro — o que o torna a nação mais baixa do mundo com respeito ao nível do mar —, e existe uma grande preocupação de que, com a elevação das águas dos oceanos, as Maldivas sejam submergidas e os maldivos se tornem refugiados climáticos.

2 – Parque Nacional Glacier

Na verdade, o Parque Nacional Glacier em si — localizado em Montana, na fronteira entre os EUA e o Canadá — não corre o risco de sumir da face da Terra, mas sim os glaciares que dão nome ao local. No passado, o parque chegou a abrigar centenas de glaciares, mas há cerca de 100 anos o número deles caiu para 150. Em 2005, restavam apenas 27, e a expectativa é de que todos desapareçam completamente nas próximas décadas devido às alterações climáticas.

3 – Monte Kilimanjaro

Assim como o Parque Nacional Glacier no item anterior, o Monte Kilimanjaro não está prestes a desaparecer, mas sim uma de suas características mais marcantes: a neve que cobre seu cume. Localizado na Tanzânia, o Kilimanjaro é o ponto mais alto da África, e levantamentos revelaram que mais de 80% da neve de seu topo já derreteu — e o pouco que ainda resta deve sumir por completo nas próximas décadas.

4 – Mar Morto

Se as Maldivas correspondem ao país com a elevação mais baixa, quem leva o título de maior desnível negativo com respeito ao nível do mar é o Mar Morto. Apesar de ser o lago hipersalino mais profundo do mundo e um dos corpos hídricos com mais sal da Terra, desde a década de 50, o Mar Morto foi reduzido para quase a metade de seu tamanho e atualmente vem diminuindo a um ritmo de um metro por ano.

5 – Tieqa Zerqa

Também conhecido como “Janela Azure”, o belíssimo arco de calcário da imagem acima se encontra em Gozo, a segunda maior ilha do arquipélago deMalta. No entanto, se você quer ter o privilégio de ver essa estrutura natural de perto, é bom começar a se organizar, pois levantamentos geológicos apontaram que ela está ruindo e pode desabar completamente no período de apenas poucos anos.

6 – Pravcická brána

Outro arco que pode desmoronar é o Pravcická brána, localizado na República Tcheca. Feita de arenito, essa formação geológica se situa no noroeste do país, e o trânsito de turistas sobre ela só foi proibido no início da década de 80. No entanto, o dano já estava feito e foi registrado que a parte superior do Pravcická brána perdeu 80 centímetros devido à erosão. O pior é que estudos recentessugerem que, se o processo continuar, o arco pode ruir em poucas décadas.

7 – Ko Tapu

Ko Tapu é o nome da rocha da imagem acima, com cerca de 20 metros de altura e 4 de diâmetro próximo ao nível do mar e 8 metros no topo. Ela se situa na Baía de Phang Nga, na Tailândia, e levantamentos apontaram que a formação pode entrar em colapso em breve devido à instabilidade do solo na área onde ela se encontra.

8 – Os Doze Apóstolos

Os Doze Apóstolos são vários pilares de calcário localizados na costa do Parque Nacional de Port Campbell, na Austrália. No entanto, apesar do nome, a verdade é que restam apenas sete “apóstolos” de pé, já que as ondas do marvão erodindo as bases das rochas, eventualmente provocando seu colapso. O ritmo de erosão atual é de aproximadamente 2 centímetros por ano, portanto, se você quiser ver algum apóstolo, é melhor se apressar.

9 – Glaciar Franz Josef

Situado no Parque Nacional Westland, na Nova Zelândia, o glaciar Franz Josefatrai 250 mil visitantes ao ano e atualmente conta com mais de 10 quilômetros de comprimento. Contudo, apesar de ter passado por períodos de avanço e retrocesso ao longo de sua existência, essa formação seguia em expansão até 2008, quando entrou em uma fase de rápido recuo — e algumas estimativas sugerem que o glaciar pode desaparecer dentro de 100 anos.

10 – Portas do Inferno

Conhecido como “Portas do Inferno”, o incrível local da imagem acima fica no Turcomenistão e se formou após o colapso de uma caverna subterrânea repleta de gás natural. Para evitar que o material escapasse e pudesse afetar a população dos vilarejos próximos, os geólogos que descobriram essa formação decidiram atear fogo na cratera, sendo que ela está queimando há mais de 40 anos.
Entretanto, apesar de ninguém saber dizer exatamente quanto o combustível vai durar, não existem dúvidas de que um dia a reserva de gás vai terminar — e as chamas das Portas do Inferno finalmente se apagarão.

***

E aí, caro leitor, o que você achou da nossa seleção? Não é uma pena que esses locais mudem ou deixem de existir algum dia? Qual dos lugares acima você gostaria de visitar primeiro se tivesse a oportunidade? Aliás, você já esteve em algum deles? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Sabe o que acontece quando paramos de tomar banho?

Sabe o que acontece quando paramos de tomar banho?



Você deve ter uma resposta para a pergunta que fizemos no título na ponta da língua, não é mesmo? Entretanto, além de ficarmos sujinhos — e fedidos! —, existem alguns riscos associados a ficar sem tomar banho por muito tempo.
Conforme já explicamos aqui no Mega Curioso, onosso corpo serve de lar para trilhões de bactérias, e só na nossa pele existe pelo menos mil de espécies delas coexistindo alegremente — sem falar nos cerca de 80 tipos de fungos diferentes que dividem o espaço com essas bactérias todas!
Mas antes de você começar a ficar com nojinho e correr para o chuveiro mais próximo, de acordo com o pessoal do The Huffington Post, os microrganismos que compõem a flora da pele ajudam a converter substâncias que são secretadas pelas células epiteliais em emolientes e antibactericidas naturais. Portanto, essa turminha também auxilia no combate dos microrganismos do mal que às vezes se instalam em nossos corpos.

Linhas de defesa

Ao longo do dia, nossos corpos vão coletando uma porção de microrganismos que “grudam” em nossa pele cada vez que tocamos os objetos que nos rodeiam, como maçanetas, controles remotos, celulares etc. O pior é que as nossas mãos ajudam a espalhar essa turminha de patógenos pelo resto do corpo — afinal, você já parou para pensar em quantas vezes você roçou os próprios lábios e coçou o nariz ou os olhos hoje?
Pois algumas dessas criaturas podem desencadear o surgimento de doenças — como a gripe e a diarreia, por exemplo —, além de afetar o equilíbrio natural da pele, facilitando a ocorrência de infecções.
Acontece que nem sempre o “exército” que ocupa a pele é suficiente para eliminar todos os patógenos que tentam montar acampamento no nosso organismo, especialmente aqueles que já se adaptaram para escapar do time de microrganismos que compõem a flora epitelial. E é aqui que entra a importância dos banhos, já que eles funcionam como uma segunda linha de defesa para combater os germes do mal.
A falta de banho também resulta no acúmulo de células mortas, suor, poeira e das próprias substâncias liberadas naturalmente pela pele. E como você pode imaginar, esses “ingredientes” todos dão origem a uma misturinha nada agradável, além de piorar condições crônicas como a acne e a foliculite. Sem falar que, com o tempo, o acúmulo dessa meleca toda pode levar ao surgimento da “dermatitis neglecta”, ou seja, crostas de sujeira sobre a pele.

Voltando ao óbvio

Além das questões que explicamos acima, os banhos, obviamente, servem para evitar que os nossos corpos fiquem fedidinhos. No entanto, apesar de muita gente acreditar que o odor corporal seja provocado pelo suor, a verdade é que essa substância não tem cheiro nenhum.
Chamado formalmente de bromidrose, o “bodum” surge quando as bactérias que vivem na nossa pele começam a se alimentar das proteínas e ácidos graxos presentes no suor, convertendo esses elementos em até 30 compostos químicos diferentes — e pouco cheirosos — que as axilas, os pés e outras partes do corpo exalam.

Antes de correr para o chuveiro

Vale destacar que, segundo detalhamos em matérias anteriores — que você pode acessar aqui e aqui —, tomar banhos demais também pode ser prejudicial. Exagerar na água e sabão faz com que os emolientes naturais produzidos pela pele sejam eliminados. Isso, por sua vez, pode provocar o ressecamento e o surgimento de pequenas fissuras e inflamações que tornam a pele mais vulnerável a infecções.
Os sabonetes antibacterianos também devem ser usados com parcimônia, já que esses produtos, além de tudo, podem eliminar as bactérias do bem que ajudam na defesa da nossa pele. Sendo assim, segundo os dermatologistas, o é importante focar nas áreas mais problemáticas, como a virilha, os pés, as axilas e o rosto.
FONTE(S) 

E se as princesas da Disney fossem gordinhas?

E se as princesas da Disney fossem gordinhas?



As reinterpretações das princesas da Disney com diferentes visuais têm se tornado bem comuns. Vários artistas fazem tais adaptações com o intuito de o público adquirir outro tipo de visão dessas personagens tão clássicas e populares, que estiverem presentes na infância de inúmeras pessoas.
Por exemplo, já listamos aqui no Mega Curioso as princesas que foram readaptadas a versões totalmente realistas e outras que foram colocadas empapéis diferentes dos seus, representando heroínas de filmes diversos. Hoje também apresentamos outra interpretação dessas personagens: e se elas fossem mais gordinhas do que originalmente vemos nos filmes?
O fato é que não há muita variedade no estilo do corpo dessas princesas, já que todas possuem basicamente as mesmas aparências – são finas e esbeltas, com cinturas bem pequenas. Pensando em quebrar um pouco esse padrão, o Huffington Post apresentou imagens de princesas da Disney com uns quilinhos a mais e com cinturas maiores, como você pode conferir logo abaixo – e não deixe de compartilhar nos comentários o que você achou dessas reinterpretações. 

1 - Branca de Neve

2 - Jasmim

3 - Ariel

4 - Cinderella

5 - Elsa

6 - Bela

7 - Pocahontas

FONTE(S) 

Vulcão submerso dá origem a ilha de praias negras em pleno Oceano Pacífico

Vulcão submerso dá origem a ilha de praias negras em pleno Oceano Pacífico


Recentemente, uma ilha se formou no território marítimo que abrange o país de Tonga no Oceano Pacífico. Em janeiro, um vulcão submerso entrou em erupção e expeliu grandes quantidades de magma que formaram o terreno da ilha com o passar das semanas (agrupando-se a outras duas pequenas ilhas que existiam na região).
Contudo, de acordo com os estudiosos, essa pequena e nova ilha do Oceano Pacífico pode desaparecer muito em breve, tão subitamente assim como se originou. As fotografias que você vê logo abaixo foram registradas por três homens que subiram até o pico máximo da ilha de poucos meses de idade, que está a 65 quilômetros de distância da capital do país, Nukualofa.

O lugar mais novo da Terra

De acordo com os homens que foram à ilha de praias negras, devido à formação recente o terreno ainda está quente e é bastante atípico. A ilha é basicamente formada por escória – uma rocha vulcânica de cor escura que às vezes pode conter cristais.
Os cientistas acreditam que ela possui um quilômetro e meio de extensão, levantando-se no ponto máximo até 100 metros do nível do mar, porém esses dados podem aumentar ou diminuir conforme o vulcão submerso de comportar.
O Sr. Orbassano, um dos três homens que foi explorar o local, disse que foi bastante perigoso escalar e andar pelo local devido ao calor excessivo expelido pelo chão. Contudo, ele também disse que a natureza peculiar da ilha pode servir de ponto turístico para as pessoas que vão à Tonga – isso é, até outro tipo de erupção ocorrer e a ilha afundar ou expandir. Um lago verde foi avistado pelo Sr. Orbassano, que de acordo com ele cheirava a enxofre.
Segundo ele, existem muitas pedras no solo da ilha e não somente pó como alguns poderiam imaginar, dando um aspecto semelhante ao da Lua ao terreno. O vulcão submerso que originou a nova ilha chama-se Hunga Tonga e está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, conhecido pelo grande número de terremotos e forte atividade vulcânica dentro e fora da água.
A última erupção do Honga Tonga começou em 19 de dezembro de 2014 e estende-se até o momento, com picos com mais explosões e calmarias. Vapor, cinzas, nitrogênio e grandes quantidades de fósforo foram expelidos do oceano e os voos ao redor da região foram cancelados. Além disso, as vegetações das ilhas ao redor da nova ilha foram totalmente destruídas devido à erupção, porém o nível de algas aumentou na área graças à presença de nitrogênio e fósforo na água – o que favorece algumas espécies aquáticas.
FONTE(S) 

Cientistas dizem que já é possível identificar níveis de amor no cérebro

Cientistas dizem que já é possível identificar níveis de amor no cérebro








Ah o amor! Esse sentimento complexo que muitos tentam compreender com esforços em vão e que jamais conseguiremos explicar como e por quais razões amamos determinadas pessoas (aliás, razão e amor não devem estar juntos na mesma frase). Aparentemente não é possível dizer o quanto alguém está apaixonado por outro alguém e quais são os níveis de intensidade desse amor – ou pelo menos é isso que achávamos até pouco tempo atrás.
Neurologistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China afirmam que descobriram os segredos de como as emoções afetam o nosso cérebro e como identificar tais sentimentos – mais especificamente, detectar por meio de scans o quase utópico amor verdadeiro e em que configuração ele aparece em algumas pessoas.
Ao analisar scans em raios-x de cérebros de pessoas, os pesquisadores acreditam ter encontrado as primeiras pistas de como o amor verdadeiro aparece nas conexões do cérebro. Os resultados iniciais mostraram dúzias de áreas diferentes que são afetadas distintamente pelas emoções relacionadas ao amor.

Qual a intensidade do amor?

Várias substâncias químicas são transportadas de uma região a outra do cérebro, o que permite que os cientistas identifiquem como alguém realmente se sente através de ressonâncias magnéticas. Os primeiros resultados foram publicados no jornal científico Frontiers in Human Neuroscience e revelam que o time está confidente por ter descoberto a região (o caudate nucleus) que é mais ativa no término de um relacionamento amoroso.
O professor Xiaochu Zhang, que está liderando o estudo, diz que as pesquisas mostram as primeiras evidências de alterações relacionadas ao amor na arquitetura cerebral e que elas projetam novas luzes sobre o funcionamento do mecanismo amoroso. Cérebros de 100 homens e mulheres foram estudados separados em três grupos: aqueles que estavam intensamente apaixonados, aqueles jamais tinham se apaixonado por alguém e aqueles que tinham recentemente terminado um relacionamento.
“De acordo com nossos resultados, é possível dizer que o amor traz influências distintas às redes do cérebro, afetando áreas relacionadas à motivação, regulação de emoções, recompensas e regiões cerebrais vinculadas à cognição social”, diz o Professor Zhang.
Quando alguém está apaixonado, o cérebro do indivíduo age de modo diferente em vários outros aspectos comportamentais além daqueles que já estão ligados ao sentimento – ações que podem ser rastreadas para serem melhores entendidas, analisadas e verificadas de acordo com intensidade. No momento, o objetivo dos cientistas é realizar mais testes para que um mapa do cérebro seja desenhado, indicando como diferentes estados emocionais se formam e se comportam.
FONTE(S)

10 dos sabores de chocolate mais bizarros de todos os tempos

10 dos sabores de chocolate mais bizarros de todos os tempos

 Chocolate sabor tabaco paravocê que cansou de mastigar fumo

2 — Bacon e chocolate: o melhor do doce e do salgado em um só produto

3 — Chocolate feito com leite de camelo fêmea

4 — Sabor formiga para melhorar a sua visão

5 — Para quem precisa fazer uma limpeza no estômago: chocolate sabor lavanda

6 — Chocolate com Wasabi. Este sabor é para você que acha chocolate com pimenta muito fraco

7 — Vai um grilinho com cobertura de chocolate aí?

8 — Chocolate sabor curry. Afinal, bom gosto pra quê?

9 — Chocolate sabor sal marinho. Agora faz todo o sentido a música “Como uma onda no mar”

10 — Um dos sabores esquisitos de Kit Kat

FONTE(S):Random Story

10 verdades sobre a mentira

10 verdades sobre a mentira


Mentira 2
1- Não conheço ninguém que nunca tenha mentido.
2- Não conheço ninguém que não tenha sido vítima de uma.
3- Se não fosse ela, o que seria das campanhas eleitorais?
4- Quem é viciado em mentira, é mitômano. Eu achei que fosse vendedor de carros usados.
5- Como disse Mário Quintana:”Mentira é a verdade que esqueceu de acontecer.”
6- É sempre usada quando, ao telefone, lhe perguntam: “Acordei você?”
7- É conhecida como filha do diabo. Assim como alguns congressistas.
8- Mãe ainda é o melhor detector de mentiras.
9- É dita porque muita gente não está preparada pra ouvir a verdade. Pelo menos foi isso que ouvi de um amigo. Será que era mentira?
10- Tem perna curta. Mas a duração pode ser longa, muito longa. Taí o…Bom, melhor não mencionar nomes.

5 coisas que deixam você mais inteligente


5 coisas que deixam você mais inteligente

sheldon1
Aprender outro idioma, jogar sudoku ou palavra cruzada, blábláblá – tá, todo mundo sabe que isso deixa seu cérebro mais afiado. Mas a ciência já descobriu caminhos bem mais divertidos e fáceis para você ficar mais espertinho. Pode descartar a monotonia solitária do sudoku e apostar nestas outras dicas aqui para ficar mais inteligente:
FICAR DE MAU HUMORPode deixar seu lado ranzinza correr solto. Numa pesquisa australiana, alguns voluntários assistiram a filmes curtos que os deixavam, propositalmente, de mau ou bom humor. Em seguida, todos passaram por testes de raciocínio lógico. Os mau humorados se saíram melhor do que os outros: cometeram menos erros e ainda se comunicaram melhor. É que, de alguma forma, o mau humor potencializa os caminhos de processamento de informações no cérebro.
PENSAR EM SEXOCapricha na cena imaginária antes de se preparar para aquela reunião chata. Quando você pensa em sexo, seu cérebro ativa uma área feita especialmente para facilitar o processo dereprodução. Aí você fica mais atento e se dá conta de alguns detalhes que antes passariam batidos. Palavra do pessoal da Universidade de Amsterdã. Eles entregaram problemas de lógica e matemática para homens e mulheres. E quem  estava pensando em sexo alcançou pontuações mais altas.
COMER CHOCOLATEComa sem medo. Os médicos da Universidade Harvard pediram a 60 idosos para tomarem, por um mês, duas xícaras de chocolate quente por dia. Ao fim do prazo, eles se saíram melhor em testesde memória e raciocínio. É que o chocolate melhora o fluxo sanguíneo no cérebro, aí ele trabalha melhor. Ainda não se convenceu? Bem, o cardiologista Franz Messerli descobriu que os países de onde saem mais vencedores do Prêmio Nobel coincidentemente são grandes consumidores de chocolate… E disse mais: quanto maior o consumo de chocolate por habitantes, maior o número de gênios premiados com o Nobel, a cada 10 milhões de pessoas.
PARAR DE COMER CARNESó tenho uma certeza: haters gonna hate. Mas isso é ciência, gente. Pesquisadores da Universidade de Southamptonno Reino Unido, analisaram a dieta e o QI de 8 mil voluntários ao longo de 20 anos. E os vegetarianos levavam uma vantagem de cinco pontos nos testes de QI sobre os que comiam carne regularmente. Além disso, a turma da alface tinha os melhores empregos e mais diplomas de curso superior. Ainda não se sabe ao certo os motivos, mas eles desconfiam que a alimentação vegetariana possa aumentar a capacidade cerebral. Ou talvez a explicação seja mais simples: pessoas inteligentes se preocupam mais com o bem-estar dos animais. Aí deixam de comer carne.
SER O FILHO MAIS VELHOOk, essa depende do destino. Mas de qualquer forma, comemore se você for o primogênito da casa. Não adianta espernear. Um pesquisador da Universidade Estadual da Flórida analisou a relação entre as habilidades nos primeiros anos do colégio e a ordem de nascimento na família. E, olha só, entre os 12 mil entrevistados da pesquisa, os primogênitos demonstravam umdesenvolvimento cognitivo maior do que os filhos do meio. Mas, calma, a notícia não é tão ruim se você for o caçula: nem sempre os irmãos mais velhos levavam a melhor em cima deles.

O segredo do meu marido.

O segredo do meu marido.

oSegredoMeuMarido

Aquele livro que te prende? Toda vez que você pega para ler acaba perdendo a noção do tempo? Altas horas da madrugada e você pensa que tem que dormir, mas quem disse que consegue parar? Pois bem, assim foram minhas noites enquanto não descobri o segredo do marido dela.
Uma história muito bem narrada, leve, divertida, romântica, triste e surpreendente.
Boa pedida!
Não deixe de  Ler!