sexta-feira, 29 de março de 2013

Mitologia Grega – Deuses, Histórias e Informações


Mitologia Grega – Deuses, Histórias e Informações

Cursos Gratuitos // História // Mitologia Grega – Deuses, Histórias e Informações

A Mitologia Grega é um conjunto de mitos que compreende entidades divinas e/ou fantásticas e suas lendas. Trata-se do estudo dessas narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados, simbologias, de modo a estabelecer e compreender a relação entre os deuses e os povos. Desse modo, a compreensão dos mitos gregos é uma maneira de se entender a dinâmica da sociedade grega antiga, bem como seu comportamento, seus rituais e condutas.
Mitologia Grega cuida dessas histórias que advêm principalmente das fontes da Teogonia, de Hesíodo, na Ilíada e na Odisseia de Homero, que foram escritas no século oito antes de Cristo. Ao passo que a Teogonia – um poema com mil e vinte e dois versos, escrito por Hesíodo – é a mais completa e fundamental literatura a respeito da origem e das histórias dos deuses, as narrativas feitas por Homero contam com histórias sobre grandes feitos, grandes e heróis e guerras importantes na Mitologia Grega.
deuses mitologia gregaMitologia GregaExiste uma espécie de divisão entre os deuses mitológicos, há os deuses mais poderosos e os deuses do Olimpo que, por sua vez, são subdivididos em outras categorias. Dentro das classes de deuses, encontra-se Zeus como governante de todos os deuses. Numa classe inferior está o irmão de Zeus e deus dos infernos, o Hades. No grupo dos mortais, destacam-se os heróis, que não são deuses, mas exercem bastante importância para a Mitologia Grega, é o caso do mais conhecido herói Hércules.


No decorrer dos tempos, os mitos gregos vêm sendo representados através de coleções enormes de suas narrativas, constituindo a própria literatura grega, além de serem representados através da pintura e da escultura, como outras formas de arte. Como componentes da Mitologia Grega, os mitos, em princípio, foram veiculados em forma de tradição poética e oral e em seguida passaram a abranger fontes fundamentais da literatura da Grécia Antiga, como é o caso dos poemas épicos os poemas épicos Ilíada e Odisseia, de Homero, além do já mencionado Teogonia, juntamente com Os Trabalhos e os Dias, os dois de Hesíodo, entre tantos outros.
Mitologia Grega ainda exerce forte influência na cultura em geral da civilização ocidental, pois é daí que reside sua literatura, suas artes e linguagem. Além de ainda servir de fonte de inspiração entre os artistas em todas as épocas, os mitos gregos e os temas mitológicos ainda soam como relevantes para a perspectiva atual de criação artística.


Esse artigo possui direitos autorais reservados. Obrigatoriamente deixe o link da fonte: http://www.cursogratisonline.com.br/mitologia-grega/#ixzz2OwPSsjLu