quarta-feira, 15 de maio de 2013

Quer ficar mais inteligente? Capriche no café da manhã


Quer ficar mais inteligente? Capriche no café da manhã

Uma boa refeição matinal pode reduzir o stress e estimular o desempenho físico e mentalPOR LEDIANE FILUS 

Fonte: Thinkstock
Um novo estudo, apresentado pelo laboratório Mindlab, de Brighton, na Inglaterra, concluiu que um café da manhã caprichado pode reduzir os níveis de stress, além de estimular o desempenho físico e mental.
Os pesquisadores avaliaram um grupo de voluntários que realizou uma série de testes. Na primeira etapa, o grupo passou pelas provas depois de tomar o café da manhã e, na segunda, sem comer nada.

Desempenho nas provas

De acordo com os resultados, em comparação a quando não comeram nada pela manhã, os voluntários que tomaram o desjejum apresentaram níveis de ansiedade 89% mais baixos ao enfrentar situações desafiadoras, além de serem 7% mais rápidos na hora de lidar com esses problemas.
Quando submetidos a testes de gramática e aritmética, 61% dos indivíduos demonstraram um melhor desempenho depois de comer. Outro aspecto que também apresentou bons resultados foi a coordenação motora, com uma queda de 75% no índice de erros. Além disso, muitos participantes afirmaram não conseguir se concentrar por tempo suficiente para solucionar todos os testes quando não se alimentaram antes.

A culpa é da preguiça

Não tomar o café da manhã pode fazer com que as pessoas se sintam letárgicas, estressadas, improdutivas e mal-humoradas. E, por alguma razão, os indivíduos entre 25 e 34 anos de idade são especialmente afetados.
A principal razão de pular o café da manhã seria a preguiça, com 28% dos participantes afirmando que preferem ficar na cama, seguida pela falta de tempo, com 26%. Apenas 5% admitiram ser desorganizados demais para se alimentar corretamente depois de acordar.

Malhar antes do café da manhã pode eliminar mais gordura


Malhar antes do café da manhã pode eliminar mais gordura

Nova pesquisa afirma que se exercitar em jejum queima até 20% a mais da gordura em excesso no corpoPOR LEDIANE FILUS

Crédito: Thinkstock
Malhar em jejum é um dos principais pontos de discussão entre os especialistas: uns afirmam que a prática é favorável para o emagrecimento, enquanto outros defendem que o hábito faz mal para o corpo. E uma nova pesquisa realizada por especialistas da Universidade de Northumbria (Reino Unido)promete aquecer o debate sobre o tema.
Os pesquisadores revelaram que malhar em jejum pode queimar até 20% a mais da gordura que está em excesso no corpo. Isso porque, segundo eles, o treino realizado após uma noite de jejum busca combustível para o esforço no estoque de gordura já existente, que é o qual queremos eliminar.
De acordo com o Daily Mail, a pesquisa foi publicada neste mês no periódico British Journal of Nutrition e tinha como objetivo inicial conferir se praticar exercícios em jejum aumentava o apetite ao fim do dia.
Para tanto, 12 homens ativos foram submetidos a uma sessão de esteira às 10h em jejum ou depois de terem comido o café da manhã. Em ambas as situações, eles receberam um milk-shake de chocolate para recuperar alguns nutrientes após a atividade. Ao fim do dia, os voluntários puderam desfrutar de um jantar com massas, onde deveriam comer até se sentir confortavelmente saciados.
Depois de analisar o comportamento dos participantes, os especialistas descobriram que malhar de manhã não aumenta o apetite ao longo do dia, mesmo que o treino tenha acontecido em jejum. Além disso, observaram que a queima de gordura foi 20% maior entre aqueles que praticaram a esteira de estômago vazio.
Apesar de a pesquisa ser uma dica importante para quem quer eliminar a gordura que se acumulou nos temidos pneuzinhos, os especialistas responsáveis pelo estudo ressaltam que é preciso ter cautela ao colocar a tese em prática. Isso porque os voluntários foram submetidos ao exercício em jejum por um período muito curto de tempo. Assim, não se sabe se os efeitos seriam tão benéficos em longo prazo.
Por isso, antes de sair por aí treinando de estômago vazio, vale consultar seu instrutor ou nutricionistapara ver se ele aprova a prática e garantir o seu bem-estar.

Veja os erros mais comuns que você comete no café da manhã


Veja os erros mais comuns que você comete no café da manhã

Comer poucas fibras e proteínas no desjejum pode fazer você sentir mais fome ao longo do diaPOR LEDIANE FILUS 
  • Visualizações
Crédito: Thinkstock
O TodaEla publicou há algum tempo a importância de ter um café da manhã rico em nutrientes para dar uma ajudinha na dieta. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, pesquisas revelam que acordar e ficar muito tempo em jejum não emagrece, pois pode deixar você com mais fome ao longo do dia.
nutricionista americano Keri Gans, que é colunista do Huffington Post, observa na prática a influência negativa que um café da manhã fraco pode trazer à dieta. Segundo ele, vários pacientes alegaram sentir mais fome ao longo do dia após comer pouco depois de acordar.
Assim, para que você possa otimizar a sua refeição, ele preparou uma lista com os cinco erros que as pessoas mais cometem no desjejum. Confira e veja se algum deles faz parte da sua rotina:

# Comer pouca proteína

Para muitas, uma tigela de leite com cereal parece uma boa dose de proteínas. Porém, o nutricionista explica que, por tomar o líquido a colheradas, a digestão será muito lenta, causando a sensação de fome antes do esperado. Para evitar o problema, ele indica turbinar o café da manhã com um ovo cozido ou torradas bem cobertas por manteiga de amendoim.

# Café da manhã pobre em fibras

Quanto mais açúcar o seu café da manhã tem, mais rápida será a digestão e mais cedo você vai sentir fome. Por isso é que deixar as fibras de fora do desjejum é um erro tão comum. Para evitá-lo, prefira pães e cereais integrais, que demoram mais para serem digeridos. A dica de Gans é que a refeição tenha ao menos cinco gramas de fibras. Você também pode adicionar chia ou sementes de linhaça trituradas ao alimento para conquistar a porção de fibras adequada.

# Desjejum sem gordura

Dieta é sinônimo de tirar a gordura do cardápio, certo? Nem sempre. Segundo o especialista, um dos erros do café da manhã é tirar toda a gordura da refeição, o que pode fazer com que a fome apareça mais cedo. Para evitar isso, adicione porções de gordura boa, como nozes e castanhas, em quantidades moderadas.

# Comer pouco

Comer pouco também não é a melhor forma de quebrar o jejum. Uma fruta, por exemplo, apesar de ser rica em fibras, vitaminas e minerais, logo vai deixar você com fome. O ideal, segundo Gans, é comer pelo menos 300 ou 400 calorias na primeira refeição do dia.

# Café da manhã muito tarde

Se você conta como café da manhã aquele lanche que você come depois de chegar no trabalho e ter feito várias coisas, saiba que ele também é um erro. O especialista afirma que o desjejum deve ser feito até uma hora depois de acordar, porque quanto mais tempo uma pessoa espera para comer, mais difícil será de ela se sentir saciada. O resultado então será a ingestão de um número maior de calorias do que seria necessário.

Alimentos ricos em calorias negativas ajudam a emagrecer


Alimentos ricos em calorias negativas ajudam a emagrecer

Conheça as vantagens de consumir frutas e verduras que estimulam o metabolismoPOR FABRIZIA RIBEIRO 

  • Visualizações 

Você conhece os alimentos ricos em calorias negativas e sabe os benefícios que eles podem trazer para o seu organismo?
Ótimos aliados da dieta balanceada, eles formam um grupo e também podem ser chamados de alimentos hipocalóricos. São diversas frutas e verduras que estimulam o organismo a queimar mais calorias do que eles fornecem. Isso acontece porque esses alimentos exigem um esforço maior para serem digeridos e, assim, aumentam o metabolismo. Como o trabalho é igual ou maior do que o ganho de energia, o valor calórico consumido acaba sendo negativo – e é daí que vem o nome da categoria.
Apesar de não existirem dados científicos que comprovem um efeito exterminador desses alimentos na perda de peso extra, os especialistas indicam que eles são fundamentais na dieta de quem busca fazer as pazes com a balança. Existem estudos que relacionam o consumo das frutas e vegetais hipocalóricos com a perda de peso, comprovando que sua ação emagrecedora é válida.
Esse grupo de alimentos é rico em fibras, que demoram para ser digeridas e exigem que o organismotrabalhe mais. Além disso, são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes – substâncias que nutrem o corpo e ajudam a prevenir diversas doenças.
Mas vale lembrar que manter uma dieta baseada apenas nesses alimentos não é uma atitude saudável. Ao consumir apenas as frutas e verduras que compõem o grupo de alimentos hipocalóricos, você estará abrindo mão de uma série de carboidratos, proteínas e gorduras quesão igualmente necessárias para manter a energia e o equilíbrio do corpo.
Adicione esses produtos à sua dieta regular e conte com a ajuda deles para favorecer oemagrecimento. Use sua imaginação para que sua alimentação seja saudável, saborosa e com menos calorias. Você pode combinar frutas e verduras para preparar sucos, sopas, sobremesas, saladas, tortas e muito mais.
Confira a lista de alimentos ricos em calorias negativas:
Vegetais
  • Abobrinha
  • Agrião
  • Aipo
  • Alface
  • Aspargos
  • Berinjela
  • Brócolis
  • Cebola
  • Cenoura
  • Chicória
  • Couve-flor
  • Espinafre
  • Gengibre
  • Mostarda
  • Nabo
  • Pepino
  • Pimenta-vermelha
  • Repolho
  • Salsão
Frutas
  • Abacaxi
  • Amora preta
  • Framboesa
  • Goiaba
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Mamão papaia
  • Melancia
  • Melão
  • Morango
  • Pêssego
  • Tangerina

Verdade ou mito? Tudo o que você precisa saber sobre dietas


Verdade ou mito? Tudo o que você precisa saber sobre dietas

Com a ajuda de um nutricionista, desmitificamos as principais crenças quando o assunto é alimentação saudávelPOR FABRIZIA RIBEIRO

Fonte: Thinkstock
Quem fez alguma dieta, mesmo que tenha sido apenas uma vez na vida, sabe que é comum ouvirmos falar de uma série de “truques” para potencializar os efeitos e alcançar o emagrecimento de maneira mais rápida ou eficiente.
Contudo, muitas dessas informações que se espalham pela internet ou mesmo através do boca a boca, podem acabar causando o efeito inverso ou até mesmo trazendo prejuízos para a sua saúde. Para que a busca pelo peso ideal seja saudável e eficaz, é preciso seguir as orientações de um médico, manter uma rotina de exercícios físicos e estar atento com o que as pessoas falam por aí.
Para nos ajudar a desvendar esses mitos que assombram as dietas, conversamos com o nutricionistaNey Felipe Fernandes, responsável pela Nutrição Avançada, em Curitiba. O profissional nos explica melhor como realmente funciona o nosso organismo e, assim, o que é verdade ou não quando falamos em dietas.
Os mitos e verdades
É comum ouvirmos falar muito sobre alguns “truques” que podem contribuir para as dietas. Entre essas frases célebres que circular por aí, selecionamos 12 delas para que o nutricionista Ney Felipe Fernandes pudesse explicar melhor como realmente funciona a ingestão de alimentos, a contagem de calorias, a digestão e outros processos importantes para o organismo.
Confira cada um dos itens – que você certamente já ouviu por aí – e saiba como seguir com uma dietasaudável.
Fonte: Thinkstock
Comer carboidratos à noite engorda.
Mito. Isso realmente não existe. O que existe é que o excedente de calorias oriundas destes carboidratos pode, sim, se converter em gordura. As pessoas têm a visão de que se engorda em um determinado momento do dia (à noite, durante o sono etc), porém, você está constantemente “engordando e emagrecendo”. Na verdade, o saldo final de calorias é o que prevalece. Se eu preciso de 200 gramas de carboidratos para me manter vivo e deixar para consumir tudo na última refeição não há problema algum, visto que só estou fechando minha cota diária de carboidratos. É preciso sempre avaliar o contexto geral da dieta.
Alimentos termogênicos – como a cafeína, o gengibre e a pimenta – aceleram a queima de calorias.
Verdade. A termogênese é manipulada sobretudo pela tireoide. Alguns alimentos têm o poder de influenciar nossa taxa metabólica basal, ou seja, as calorias que gastamos em repouso. No entanto, é preciso avaliar a sensibilidade de cada pessoa aos componentes, mesmo que sejam naturais. A cafeína, por exemplo, exerce efeito termogênico – agindo sobre enzimas específicas nas células musculares –, mas também ativa o sistema nervoso simpático, acelerando os batimentos cardíacos, o que para uma pessoa com problemas de disritmia cardíaca poderia ser um agravante.
Fonte: Thinkstock
Beber água junto com as refeições engorda.
Mito. O que engorda mesmo é ingerir mais calorias do que se gasta no final do dia. Sobretudo as calorias dos nutrientes energéticos, que são os carboidratos e as gorduras. Já os construtores, que são as proteínas, possuem uma menor propensão a se converter em tecido adiposo (o aminoácido leucina, por exemplo, não pode ser convertido em ácido graxo). Ingerir água durante as refeições não engorda porque o trânsito gástrico da água é um e do sólido é outro. Enquanto vamos formando o quimo – o bolo alimentar no estômago –, parte da água ingerida já não esta mais no estômago, mas, sim, está sendo encaminhada ao intestino grosso, onde ocorre a maior absorção desse líquido.
Passar longos períodos em jejum contribui para o emagrecimento.
Em termos. Não contribui, mas também não atrapalha. Pensemos em um exemplo: se uma pessoa ficar o dia todo em jejum e nas últimas duas refeições consumir 2000 calorias (sendo que ela precisa de 1500 calorias), as 500 calorias que sobrarem vão se converter em gordura. Entretanto, se ela precisa de 1500 calorias e fizer apenas uma refeição de 1000 calorias por dia vai emagrecer, sim. Porém, é preciso salientar que algumas pessoas se sentem fracas durante o dia e o relógio metabólico delas funciona melhor comendo aos pouquinhos, de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas.
Fonte: Thinkstock
Fazer pequenas refeições ao longo do dia é melhor do que apenas as três principais.
Verdade. Esse hábito é melhor. O que não significa necessariamente que se emagrece melhor. Mas algumas pessoas se sentem bem comendo pouquinho e sempre, pois os níveis de insulina estão mais estáveis – considerando a ingestão de alimentos estrategicamente selecionados – e o catabolismo (perda) muscular é menor e isso influencia positivamente na flacidez, por exemplo.
Para perder peso é preciso cortar os doces.
Em termos. É preciso ter um senso crítico apurado diante dessas afirmações. Se os doces estiverem dentro do orçamento calórico, é possível emagrecer comendo doces, sim.
Além de eliminar o açúcar, é preciso reduzir o consumo de sal.
Verdade. E não se trata apenas de uma questão estética. Além do sal reter água subcutânea, nos deixando com maior retenção de líquidos, o excesso de sódio aumenta a pressão dentro dos vasos justamente por sua característica hidrofílica, que o açúcar também apresenta. Além do fator hidrofílico, é comum consumirmos doces em excesso, o que resulta facilmente na ingestão de um número maior de calorias, fazendo com que o risco de diabetes fique bem aumentado.
Fonte: Thinkstock
Ingerir chá verde ou branco após as refeições acelera a queima de gorduras.
Verdade. Alguns estudos já demonstraram que após as refeições observa-se um aumento de 4% a 6% na taxa metabólica pós-prandial, ou seja, no aumento do consumo de calorias após uma refeição. No entanto, sem uma boa dieta associada não há efeito visível algum. Isso não descarta a possibilidade de seu uso como alimento funcional, anticancerígeno etc.
A ingestão de frutas está liberada entre aquelas que desejam perder peso.
Mito. Outra confusão pela falta de esclarecimento que temos ou pelo excesso de informações que alguns veículos da mídia divulgam e confundem os incautos. Calorias são calorias. Não importa se elas virão das frutas, do leite, do açúcar, do chocolate ou de bons alimentos – como nozes, oliva e outros. Em excesso, essas calorias vão promover o aumento de peso. E não há escapatória para essa incrível lei da termodinâmica.
Fonte: Thinkstock
Saladas são sempre uma boa opção para quem está de dieta.
Verdade, pois são menos densas de calorias. Em 100 gramas de alface existem muito (mas muito!) menos calorias do que em 100 gramas de chocolate. As fibras das saladas ainda ajudam a ampliar a saciedade gástrica, deixando-nos menos expostos às beliscadinhas durante o dia!
Dormir logo depois de comer engorda.
Mito. “Ah sabe o que acontece, tenho comido muito tarde, tenho ido dormir logo depois que como”, é comum ouvir isso como uma desculpa para justificar que se engordou. Isso não existe. O que pode acontecer é uma pessoa comer muito e muito tarde. Quando se adota uma postura como uma reeducação alimentar, buscando o que é melhor para o seu corpo – o que é determinado através de uma anamnese que aborde desde a tipagem sanguínea, hábitos da infância etc –, você pode comer e ir dormir sem problemas, desde que as calorias estejam estrategicamente colocadas na sua dieta para você perder peso. Lembro que ao me preparar para um campeonato (quando cheguei aos 4% de gordura corporal), deixava quase 1000 calorias para a ceia, que era o horário em que eu mais sentia fome. No entanto, tinha o exato controle de quantas calorias haviam sido ingeridas durante o dia.
Fonte: Thinkstock
Homens perdem peso mais rapidamente do que as mulheres.
Verdade. Os homens produzem mais testosterona e possuem mais massa muscular. E todo esse ambiente hormonal é mais propício para que eles sejam mais fortes, acumulem menos gordura e tenham um maior aproveitamento das calorias. Isso é quase como uma seleção natural, pois o corpo masculino se desenvolveu assim. Atualmente, somos seres com cérebros mais evoluídos do que quando morávamos em cavernas, porém nossa fisiologia ainda semelhante àquela época. O homem precisava caçar para trazer comida para a esposa e seus filhos. Escalava árvores, montanhas e corria atrás da caça. Já a mulher desenvolveu um biótipo com maior facilidade de acúmulo de gordura pra proteger a criança no ventre, por exemplo. Se não entendermos como nosso corpo foi programado para ser, jamais entenderemos nosso metabolismo e nossas diferenças.
* * *

Aposte no gengibre para turbinar a dieta


Aposte no gengibre para turbinar a dieta

Ao ser adicionado em chá e sucos, ele pode ajudar na perda de gorduraPOR LEDIANE FILUS 
  • Visualizações 
Crédito: Thinkstock
Quem está suando a camisa na academia enquanto cuida da alimentação pode contar com uma ajudinha simples para ver as gordurinhas irem embora mais rápido. O gengibre, quando adicionado em bebidas e pratos, aumenta o gasto energético do corpo e, consequentemente, auxilia na perda de gordura corporal.
A dica é da nutricionista funcional da academia Mobi Dick, Amanda Nogarolli. De acordo com ela, além de ser um poderoso aliado do emagrecimento, o gengibre também tem nutrientes como vitamina B6, cobre, potássio e magnésio. Os benefícios para a dieta vêm do seu potencial termogênico, em que o alimento produz calor no corpo, forçando-o a gastar mais calorias.
E não é só para ajudar na dieta que o gengibre é recomendado. Ele também tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica, combatendo a proliferação de vírus e bactérias no organismo. Não é à toa que é recomendado tomar algumas doses de chá com o ingrediente quando você está com dor de garganta.
O gengibre também tem ação antioxidante, afastando os efeitos dos radicais livres na pele e na saúde, ao prevenir doenças. Pesquisadores da Universidade de Minnesota chegaram a concluir que a planta também tem o poder de retardar o crescimento de tumores no intestino.
Ao consumir gengibre, você deve ficar mais magra e ainda favorecer o clima em quatro paredes, já que ele é afrodisíaco. Por promover o aumento da temperatura corporal, o alimento contribui para a vasodilatação, facilitando a ereção no caso dos homens e intensificando a sensibilidade do clitóris nas mulheres.
Para aproveitar os benefícios do alimento, a nutricionista indica adicioná-lo em chá e sucos. Segundo ela, é possível consumir ao longo do dia até uma colher de sopa de gengibre cru ralado misturado em bebidas. Além da ação termogênica, ele também é pouco calórico: cada 100 gramas tem apenas 30 calorias.