domingo, 8 de abril de 2018

Conheça as principais características de uma família disfuncional

 
ma

As famílias disfuncionais são aquelas que não apresentam afeto ou carinho e só sabem fazer críticas.
A sociedade atual apresenta diversos problemas em variadas esferas. Isso porque situações como crise política e econômica, corrupção, violência, bullying nas escolas e transtornos como depressão e ansiedade não param de crescer ao redor do mundo, assim como as taxas de suicídio, que têm atingido níveis alarmantes.
Neste contexto, é importante tirar um tempo para refletir sobre o papel da família sobre esses problemas que afetam o coletivo. A família é a base da sociedade e, por esse motivo, é importante entender que as disfunções sociais nascem dentro das células familiares que, muitas vezes, apresentam padrões de comportamentos prejudiciais.
É justamente em torno da instituição familiar que as formas de organização social baseiam suas principais referências, e os distúrbios relacionais dentro da estrutura familiar podem trazer sérias consequências para as crianças. Inevitavelmente, essas disfunções acabarão refletindo na sociedade como um todo. Além da violência física, verbal e psicológica, existem outros comportamentos dentro das relações familiares que podem trazer sérios problemas às crianças. Confira quais são a seguir:

Principais características de uma família disfuncional

Pouca ou nenhuma demonstração de afeto e carinho

Muitos pais podem ter dificuldade para demostrar amor a seus filhos, um problema que geralmente é apresentado por pessoas que também não receberam este tipo de atenção de seus pais. Para combater essa situação, é importante sair da zona de conforto e ultrapassar essa barreira, impedindo que esse prejudicial padrão familiar afete mais uma geração.

Abuso de álcool, drogas ou medicamentos

Os filhos tendem a repetir o comportamento de seus pais e, por esse motivo, pouco adianta colocar regras e dizer o que não deve ser feito quando os pais não dão um bom exemplo de como agir. Nesse sentido, crianças que crescem em ambientes marcados pelo uso de drogas — lícitas ou ilícitas — geralmente repetem esses mesmos padrões durante sua adolescência e vida adulta.

Excesso de críticas e rigidez

Muitas cobranças, autoritarismo em excesso, regras e normas rígidas demais são prejudiciais para o desenvolvimento da criança — que pode passar a apresentar um perfil de insegurança, timidez excessiva, sentimento de culpa, falta de confiança e sensação de impotência diante das adversidades.

Alienação parental

Um dos erros mais graves dos pais ao se separar é falar mal do ex para os filhos. Este comportamento é muito nocivo para a criança ou adolescente, que tem a relação com seus pais duramente afetada por essa situação.

O papel da Inteligência Emocional no ambiente familiar

Famílias disfuncionais e que possuem dificuldades de relacionamento são originadas pela presença de pais que não cuidam de suas emoções e, como consequência, reproduzem os mesmos padrões que aprenderam durante a infância. A dificuldade em manter a harmonia dentro casa e de se relacionar de forma saudável está associada a questões internas que precisam de cuidado. E é justamente essa atenção que o Método LOTUS de Inteligência Emocional propõe: olhar para as próprias emoções e entender como esses gatilhos internos interferem na maneira como você se relaciona com seus filhos, parceiro, amigos e colegas profissionais.

Conheça as 7 principais características das pessoas frias emocionalmente

 
Audima
Olhar para algumas situações com frieza é importante para ajudar o indivíduo a tomar decisões de maneira mais racional, sem ser levado pelas emoções. Por outro lado, usar a intuição e seguir o coração também são atitudes fundamentais para uma vida mais equilibrada, feliz e sem arrependimentos. Algumas pessoas têm dificuldade para expressar seus sentimentos, e conviver com esses indivíduos pode ser um pouco frustrante para a maioria das pessoas.
Por trás da frieza, entretanto, geralmente existem algumas feridas da infância e interpretações da vida intrauterina que fizeram com que o indivíduo desenvolvesse esse tipo de personalidade. Os vínculos primários estão diretamente relacionados a esta característica e, se durante os primeiros anos de vida a criança se sentiu abandonada ou rejeitada, é possível que ela tenha entendido que se manter fechada para os sentimentos é única maneira de se proteger da rejeição.
Quando se tornam adultos, esses indivíduos continuam repetindo o padrão de comportamento e apresentam dificuldade para demostrar emoções ou falar sobre como se sentem. Outras possíveis razões que explicam o comportamento de pessoas frias estão relacionadas a fatores da vida adulta, tais como: decepções amorosas, estresse, excesso de desconfiança e medo de se machucar.

Principais características de pessoas frias emocionalmente

  • Distanciamento emocional;
  • Falta de empatia e compaixão;
  • Timidez;
  • Introversão;
  • Dificuldade com intimidade;
  • Tendência a ser excessivamente crítico;
  • Isolamento social.
É importante entender que as emoções continuam existindo nas pessoas frias e, como todas as coisas no Universo, esta é uma energia que precisa ser liberada em algum momento. Quando são reprimidas e bloqueadas, e têm suas mensagens e significados ignorados, essas emoções inevitavelmente encontram uma forma de se expressar fisicamente — seja por meio de doenças com causas emocionais ou por padrões de comportamentos prejudiciais.

Como trabalhar suas emoções

Caso você possua seja uma pessoa emocionalmente fria, é importante desenvolver a Inteligência Emocional e criar consciência sobre o que cada sentimento representa em sua vida. Para isso, comece desenvolvendo o autoconhecimento: conheça suas emoções e como elas afetam sua vida, identifique padrões de comportamentos e mecanismos de proteção. Ao compreender seu próprio funcionamento, você automaticamente consegue acessar os gatilhos que barram sua capacidade de demonstrar sentimentos e emoções.
lembre-se: todas as pessoas têm capacidade de desenvolver habilidades emocionais, e a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada por meio da construção de novos hábitos e formas de pensar e se comportar.