sábado, 3 de março de 2018

FERRAMENTA DE ESTUDOS ONLINE: REVOLUCIONE SUA FORMA DE ESTUDAR!

Apresento à vocês uma ferramenta que irá revolucionar sua forma de estudar. ONLINE, GRATUITA…você só precisa se cadastrar e voilá!
Se você acha tedioso estudar da forma convencional, fazendo notinhas no caderno, grifando os livros, marcando as páginas e relendo aquilo que você acha que tem que gravar pois não conseguiu entender, o site que vou te mostrar, reuniu todas as ferramentas que irão fazer do seu momento de aprender, algo extremamente dinâmico e eficaz.
Vamos conhecer?
Acesse o site https://www.examtime.com/pt-BR/ e faça seu cadastro para começar. Eis aqui tudo que o site disponibilizará para você gratuitamente:
crie e desenvolva
Mapas mentais são excelentes ferramentas de estudo. Aqui no blog já dediquei alguns posts à eles, ensinando especialmente como criá-los da forma correta. Os mapas mentais te ajudam a organizar o conhecimento na sua mente de forma que você consiga através de palavras chave, cores, formas e desenhos, assimilar MEMORIZAR um conteúdo inteiro sem dificuldades. É como o nome sugere, trata-se de um mapa que vai te guiar mentalmente nos caminhos para chegar a um conhecimento especifico que você já estudou previamente.
Você também poderá lançar mão de outra excelente ferramenta que são os flashcards. Eles são cartões virtuais onde você terá a oportunidade de memorizar conteúdos de forma bem divertida. Sem falar também no quizz onde você aprende brincando e as notas que você pode estar tomando enquanto estuda.
explore.jpg
acompanhe seu sucesso
Pra mim este recurso é perfeito! Onde mais você poderia ter estatísticas do seu estudo se não fosse em uma ferramenta online totalmente voltada para a otimização do seus estudos?
ferramentas
Então, você vai deixar passar essa oportunidade maravilhosa de fazer do seu momento de estudos a parte mais divertida do seu dia? Corre lá e APROVEITA!!
Bons estudos gênios!

MUITO CONTEÚDO E POUCO TEMPO PARA ESTUDAR?

estudar[1]
Essa é a situação mais comum na vida de qualquer estudante mas eu prometi e trouxe hoje pra vocês a solução para esse terrível problema.
Técnica Pomodoro
ANOTA AÍ O QUE VOCÊ VAI PRECISAR:
-> Um timer de cozinha para marcar os POMODOROS > 1 POMODORO EQUIVALE A 30 minutos (25 de trabalho e 5 minutos de descanso)
Sendo que a cada 4 pomodoros, o tempo de descanso pode aumentar (15-30 minutos)real-world-pomodoro-timer
-papel (para fazer sua lista de atividades)
-caneta
No papel você vai escrever quais as atividades que vocês deve realizar durante aquele dia por ordem de prioridade, exemplo de lista:
tecnica-pomodoro_lista
Coloque seu nome, a data do dia que você escreveu a lista, e a quantidade de pomodoros que você precisou realizar para aquela atividade.
Ao final do dia, analise suas lista, veja o que você conseguiu realizar e corte da lista as atividades completadas.
Renove sua lista todos os dias pela manhã 🙂
Você vai sentir  a diferença na sua vida de estudos com certeza!
Quer saber mais? mande um email para renatamedreis@hotmail.com e receba o ebook com a descrição desta técnica COMPLETÍSSIMO!!!

TENHA UMA SUPER MEMÓRIA COM FLASHCARDS E LEMBRE TUDO O QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO!

O que são flashcards?
Os FlashCards são um método para estudar muito eficaz quando BLOG_NOTEBOOKS_FULLpensamos que temos que memorizar diversas palavras, expressões, frases ou fórmulas. Estudar com flashcards faz com que você aumente a sua capacidade de memorizar diversos temas. A outra vantagem de estudar com flashcards é a versatilidade da ferramenta pois possibilita que se inclua tanto texto como imagens!
Flash card é um pedaço de papel (geralmente cartolina), utilizado como ferramenta para o aprendizado. O tamanho de cada flashcard é variável. Recomendo que o tamanho seja compatível com o tamanho de sua carteira ou bolso da calça.
Em cada cartão você escreve alguma pequena informação que você deseja aprender: leis, fórmulas ou até mesmo tabuada. Você deve guardar todos esses pequenos cartões em um local de fácil acesso (geralmente a carteira), para que você possa verificá-los durante todo o dia.
Os flashcards funcionam por dois grandes motivos:
a) Respeitam o fenômeno da reminiscência
b) Utiliza melhor seu tempo livre, visto que você pode dar uma pequena olhada em cada um deles no ponto de ônibus, sala de espera do dentista ou até mesmo no trabalho (se você não for piloto de avião, claro).
7613823-1374533821948-144x144Os flashcards foram introduzidos na aprendizagem por um cientista alemão chamado Sebastian Leitner, nos anos 70. Essa é a forma como seu método funcionava: cada cartão continha uma pergunta de um lado e no verso a resposta. Ao ler a pergunta, o estudante verificava se sabia a resposta. Caso afirmativo, o cartão era movido para o bloco de cartões já estudados. Caso o estudante desconhecesse a resposta, o cartão era movido pro bloco de cartões a serem revistos posteriormente.
Você pode comprar os flashcards prontos para uso ou simplesmente fazer os seus manualmente. A google store tem muitos aplicativos de flash cards e você também pode encontrar sites com essa funcionalidade.
Claro que a gente vai deixar o link de todas essas opções para você!
TENHA UMA SUPER MEMÓRIA COM FLASHCARDS E LEMBRE TUDO O QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO!
site para elaborar seus flashcards: 
aplicativo:
outras referências:
comprar flashcards de anatomia:


ESTUDAR COM MÚSICA OU EM SILÊNCIO: O QUE É MELHOR?

E a resposta para esta questão é: técnicas de estudos são relativas, ou seja, depende de quem as usa.
Isso significa dizer que para você, existe uma técnica que se adapta mais ao seu ritmo e esta mesma técnica pode não ser eficiente para outra pessoa.
Existem pessoas que precisam estudar escutando alguma música para se concentrar. Dentre as músicas mais apreciadas por quem curte esse estilo de estudo, as músicas eruditas, chill out, músicas instrumentais, e sons binaurais são as escolhas mais comuns.
estudante_olly
Lays Perderssetti escreveu em sua matéria para o site da unicentro o seguinte : ” O estudo, que costumava ser sinônimo de silêncio e concentração total nos livros, está passando por mudanças. Pesquisadores da Universidade da Califórnia afirmam que ouvir música, brincar, jogar vídeo game, entre outras atividades, podem auxiliar na aprendizagem.
Porém, isso não significa que qualquer um pode ligar o rádio e começar a ler um livro. A musicoterapêuta Claudia Prodossimo explica: “Ouvir música nem sempre ajuda. Isto varia muito de pessoa para pessoa. Algumas pessoas preferem estudar em silêncio e se distraem com facilidade caso haja qualquer outro estímulo auditivo no ambiente. Portanto, cada um deve experimentar a forma que melhor se adapte.”
Quanto às funções cognitivas, a música pode auxiliar na manutenção da memória, concentração, facilita a percepção auditiva, a atenção, a repetição, estimula a memória imediata, a memória implícita (semântica e declarativa), o raciocínio abstrato, a imaginação e a criatividade. 
Enquanto isso, existem pessoas que precisam de silêncio total e ABSOLUTO para poder atingir um nível satisfatório de concentração.
Uma das dicas de estudo de Danylo Netto do blog Pimenta do reino, é:
5.     Estudar em um ambiente livre de ruídos, inclusive música e televisão: Da mesma forma que o computador, a televisão tira o foco do objeto de estudo e, portanto, atrapalha. Sem discussão. A questão da música, e do fone de ouvido, é um pouco mais controversa. Tem gente que diz estudar melhor com música de fundo, porque ajuda na concentração. Tem até pesquisa que aponta que certas músicas estimulam as funções cognitivas, desde que sejam instrumentais em volume bastante baixo. Minha opinião é que, no melhor que seja, a música ajuda a combater a angústia do jovem que não tem paciência de ficar parado para estudar. Mas realmente não acredito que a música ajude no estudo, uma vez que ela compete com o objeto de estudo pela atenção de seu cognitivo. Solução:  Prefira realmente estudar no silêncio. Se a música não puder ser evitada, prefira músicas calmas, instrumentais, e, se cantadas, numa língua estrangeira que você não domine (assim seu cérebro não perde energia e foco processando e interpretando as palavras);
Muitas referências são feitas ao silêncio quando se fala em estudo e concentração. Não é atoa que quando você vai a uma biblioteca o que reina é o famoso silêncio construtivo.
O fato é que ha quem se disperse por qualquer ruído e ha aquelas pessoas que podem estar no meio da batucada e nada lhes afeta. Para pessoas que não conseguem estudar com qualquer barulho se quer o mais indicado é:
ISOLAMENTO
autodidata1
ESTUDAR DURANTE A MADRUGADA
Young Man Studying at Night
PROTETOR AURICULAR
produto394-447
A melhor coisa que já inventaram para diminuir ruido de ambiente! SENSACIONAL! ajuda você a estudar em ambientes barulhentos, perto de gente conversando, enfim, ótimo e MUITO BARATO!
Gostou desse post? Leia mais, pesquise mais e não esqueça de seguir o blog 🙂
Fontes:

CONCORRÊNCIA: QUANTO MAIOR , MELHOR!

ESCOLHA, DECIDA E PASSE na prova do vestibular, no concurso, nas entrevistas de emprego…VOCÊ  É O MELHOR, ACREDITE.
Não deixe de tentar fazer a prova para MEDICINA ou outro curso bastante concorrido principalmente nas Universidades federais ou estaduais, só pelo simples fato que você tem MEDO da concorrência.
autoconfiancaConcorrência ALTA significa que aquilo que você está desejando é algo que muitos querem, mas acredite, a força do seu querer sendo maior que a dos seus concorrentes vai te levar no topo da APROVAÇÃO antes de qualquer outro candidato.
Se você se vê como vencedor, não ha concorrência que barre seu sucesso. Você vai ser aprovado, você passará em cursos tops, concursos bem remunerados, assumirá grandes cargos e obterá sucesso em tudo que empreender.
Quantas pessoas perdem grandes chances de crescer na vida por não acreditar no seu próprio potencial? Por acreditar que lá fora existe muita gente boa e esta pessoa não vê em si o ingrediente necessário que vai fazer a diferença entre quem PASSA e quem NÃO PASSA em qualquer coisa: AUTOCONFIANÇA.
SONHE, LUTE E CONQUISTE! empreenda esforços para realizar seus projetos, escolha lutar por causas grandes, coisas que te darão retorno a curto ou longo prazo, você é quem decide pelo que lutar mas lute sempre pelo MELHOR, pois é isso que você merece: O MELHOR.
Steffany Santos Souto da Silva diz que “Aqueles que têm medo da concorrência, são aqueles que não estão preparados.”
ESTEJA PREPARADO, SIGA EM FRENTE E ELIMINE A PALAVRA MEDO DA SUA VIDA.

Nossos filhos terão emprego, ou trabalho?


Notícia divulgada no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), semana passada, pelo CEO do Linkedin, Jeff Weiner, diz que em apenas 2 anos mais de 5 milhões de pessoas irão perder o emprego por causa das novas tecnologias. Os novos desempregados serão principalmente das áreas administrativas e industriais. Se você está nessas atividades, fique ligado. E, no Brasil, segundo a consultoria McKinsey, 15,7 milhões de brasileiros terão seus trabalhos afetados pela automação até 2030 — duvido que seja pra melhor.
Estamos vivendo a extinção de toda uma nova séria de profissões e trabalhos, parecida com a que aconteceu no começo dos anos 1900, com o advento da energia elétrica, por exemplo, os acendedores de lampiões de rua ficaram obsoletos. Ou os motorneiros dos bondes. E quem se lembra da última vez que usou um elevador com ascensorista? Os cobradores de ônibus? O Brasil é um raro país onde ainda existe essa função. O metro linha amarela de São Paulo que funciona sem condutor, controlado à distância? Caixas de supermercado? A Amazon testou na segunda feira passada em Seattle um supermercado sem caixas (https://www.theguardian.com/business/2018/jan/21/amazons-first-automated-store-opens-to-public-on-monday). E você pode continuar acrescentando outras funções que não precisam mais de um especialista para serem feitas.
O tempo passa voando, e 2 anos é amanhã, e 5 anos parece muito, mas é apenas o tempo que um jovem fica cursando na faculdade. Quando o jovem estiver formado, pode ser que o conhecimento adquirido – e pago – não sirva para muita coisa.
A questão é: o que – e como – as pessoas irão fazer para prosperar? E como será com nossos filhos?
A resposta para mim é óbvia: empreender. Crie seu próprio trabalho, seja seu próprio patrão. Para quem ainda é empregado, é importante desde já ir estudando e testando as habilidades e o conhecimento para não depender de um empregador. Nenhum emprego é garantido – nunca foi e no futuro será menos ainda. E, se fizermos as coisas direito, podemos preparar nossos filhos melhor do que nós fomos preparados por nossos pais. Podemos ter a chance de ensinar aos nossos filhos a como serem independentes, a administrar o dinheiro, a confiar no próprio esforço sem depender de empregos, ao estoicismo e maturidade emocional para passar por períodos difíceis (pois a vida do empreendedor é dura) e todo o ferramental imaginável a que tenhamos acesso, para enfrentarem um mundo incerto e globalizado. No futuro, trabalhar, ser independente e ganhar dinheiro será um raro privilégio.

Ivan Primo Bornes (ivan@pastificioprimo.com.br) – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastificio Primo (www.pastificioprimo.com.br)

Polêmica no cardápio


Aconteceu em Belo Horizonte, no começo de fevereiro. O conceituado restaurante Glouton, do premiado chef Leonardo Paixão, recebeu uma forte crítica no Facebook sobre os preços praticados nos seus pratos – mais especificamente, a papada de porco. Até aí, nada de novo no mundo dos críticos virtuais.
O interessante foi a resposta do dono do restaurante, também no Facebook, que optou por descrever em detalhes a complexidade na gestão de um restaurante, passando pela formação de custos de um prato de alta gastronomia (mesmo que com ingredientes simples), detalhando processos, enumerando a equipe envolvida e as horas de trabalho. Em resumo, uma bela aula sobre a complexidade de ser dono de um restaurante, fazendo gastronomia exigente, de alta performance.
A polemica está rendendo bastante assunto, com defensores e acusadores de ambos os lados. Abaixo os textos.
A crítica:
“A PAPADA PRECIOSA, por Hanna Litwinski
Começo esse post com um pedido. Por favor, “leia” as imagens para entender melhor o que está descrito a seguir.Existem alguns cortes de carne que são historicamente relegados por nós brasileiros. Aliás, essa classificação de carne “de primeira”, “carne de segunda” que fazemos é um completo absurdo. Não existe um corte de carne mais nobre que outro (isso estende-se a todos os ingredientes) e sim o modo mais adequado de preparo para extrair o que cada parte tem de melhor. Existem cortes totalmente ignorados por nós que são verdadeiras iguarias em outros países.
Esse é o caso da papada suína ou bochecha suína. Com um sabor forte, textura delicada e rica e gordura, é um corte feito a partir do pescoço do porco. Esse pitéu vem sido introduzido e evidenciado nos cardápios dos jovens talentos da nossa culinária como o fera Jefferson Rueda. No seu restaurante, o afamado Casa do Porco em São Paulo, a papada é apresentada na inusitada versão de sushi.
Dito tudo isso, onde eu quero chegar? Pois bem, sou assinante do ChefsClub; um dentre tantos grupos de descontos. Hoje recebi um e-mail anunciando um prato em promoção no restaurante Glutoun, do nosso aclamado chef Leonardo Paixão. É um prato como podem conferir pelo “print” da imagem (ilustrativa, acredito que não é a porção servida); belo, simples e convidativo como todo bom prato deveria ser. Na descrição: papada suína acompanhada de mandioca, batata doce, acelga e molho de laranja. Que poesia! Ingredientes simples, saborosos e abundantes na mesa brasileira. Entretanto, a gente tem um talento enorme para complicar as coisas. O que era pra ser simples vira modinha, gourmetiza. E aí a papada honesta, saborosa e até outro dia desperdiçada (sim, a maioria dosaçougues só faz esse corte sob encomenda porque não tem muito valor comercial) passa a ter peso de ouro
O “prato apaixonante” como é descrito no anúncio sai dos originais R$74,00 pela bagatela de R$51,80 na oferta! Só faltou a emenda: “Corram! Promoção assim, você não vê todo dia”! Fala sério, gente?! Porque insistimos em fazer essa triste inversão de valores? Será que a gente tem um prazer sórdido em ser feito de trouxa? Porque transformar coisas simples, acessíveis e que são absolutamente maravilhosas por isso mesmo, em produtos de boutique? Com esse preço (entendo e sei bem de todos os custos envolvidos num restaurante) o que era pra ser mais acessível justamente porque é desconhecido e desvalorizado por aqui é apresentado ao público numa lamentável versão deluxe. Não existe diferença na nobreza dos alimentos como afirmei anteriormente, mas o valor de custo sempre existiu e é enormemente variante de produto pra produto a partir da básica lei da oferta/procura até análises muito mais complexas que determinam o valor comercial das coisas.
Falta comunicação na nossa gastronomia. Falta informação, falta cultura e por vezes sinto falta de um pouco mais de honestidade. Este texto não tem a intenção de polemizar muito menos de condenar. “Ninguém é de todo bom ou de todo mau” como nos ensinou a maravilhosa Rachel de Queiroz. Aliás, essa polarização e a mania de colocar as coisas no plano do antagonismo é que está empobrecendo e emburrecendo o nosso mundo. Existem muitas nuances, perspectivas e discussões valiosas que nos tornam absolutamente melhores. Esse é o meu propósito sincero aqui; um convite ao bom debate através do portentoso exercício da argumentação, fundamentada e lógica.
Em tempo: pesquisei no pai dos burros Google, e, dos poucos açougues que comercializam a papada suína, encontrei a Piné Casa de Carnes de Campinas/SP. O preço do kg? R$8,99. Ah! Não precisa correr porque não é promoção.”
A réplica do chef  Leo Paixão:
“Gostaria de começar o texto agradecendo ao enorme carinho dos nossos queridos conterrâneos. Fiquei emocionado com a quantidade de gente que nos apoiou nos comentários. Fico muito feliz que exista tanta gente que valoriza, respeita e aprecia a gastronomia. Isso me deixa muito inspirado para continuar na luta. Tenho muito carinho por vocês que compartilham comigo essa paixão pela culinária.
Recentemente foi escrito um texto que me cita e cita meu restaurante, Glouton, como exemplo de cobranças abusivas por ingredientes baratos “gourmetizados”. Disse também que “Falta informação, falta cultura e por vezes sinto falta de um pouco mais de honestidade.”
Acho muito fortes insinuações de desonestidade direcionadas aos empresários do setor de restaurantes, um dos mais difíceis do mercado.Apesar de ter dito no texto que entende bem os custos envolvidos em um restaurante, vou fazer uma continha aqui e dar um pouco mais dessa informação.
Nosso gasto mensal com água, luz, gás, aluguel, telefone, alarme, limpeza de fossa, lavanderia, controle de pragas, contador, recolhimento de lixo e manutenção em geral (equipamentos, jardinagem, limpeza de calhas, quebra de pratos, taças, perdas de talheres e etc) é aproximadamente 70.000.Nosso gasto com salários, transporte de funcionários e gratificações é aproximadamente 135.000.
Nosso gasto mensal com impostos em geral (somos uma média empresa) é 95.000 reais.Nosso gasto mensal com produtos em geral: insumos e bebidas é em torno de 160.000Atendemos uma média de 4000 clientes por mês. Sendo assim nosso gasto por cliente atendido é 115 reais, sendo que desse valor 40 reais é o custo de produtos aproximado.
Vale frizar que sempre a margem direta sobre as bebidas é pelo menos 4 vezes menor que sobre alimentos, uma vez que custa muito mais caro para se preparar um prato que servir uma bebida. Dessa forma nosso custo de matéria prima vendida, ou CMV, é 34,7% de nossos gastos. Daí você pode ver como o Glouton é um restaurante bem administrado.
Poucos conseguem manter um CMV destes, próximo a 33,33%, que é considerado o ideal para uma administração saudável.Trocando em miúdos, do custo dessa papada pra mim, somente 1/3 foi de ingrediente.
Fazendo essa continha perversa por cliente e analisando os números de forma fria, se um casal vem aqui com Chef’s Club e o consumo fica em 250 reais (duas papadas e um vinho de 102, água gratuita), você paga 205,60 (44,4 reais de desconto). Essa conta é 24,4 reais mais baixo que o simples custo médio de dois clientes na casa seja, “alguém pagou sua conta.”
Respondo à pergunta:
“Será que a gente tem um prazer sórdido em ser feito de trouxa?” Na realidade acho difícil isso acontecer na gastronomia. Manter um restaurante com os custos altíssimos e a pequena margem de lucro é tão difícil que, segundo a ABRASEL 70% das casas abertas no Brasil fecham antes de completar 5 anos. Se fosse esse negócio da China, a história seria bem diferente.
E respondo especialmente à essa, muito obrigado por me dar a chance:
“Porque transformar coisas simples, acessíveis e que são absolutamente maravilhosas por isso mesmo, em produtos de boutique?” Ora, essa é a essência da gastronomia e o real sentido da minha vida. Isso é meu sonho, de transformar o ordinário em extraordinário! É duro, é árduo e muitas vezes vai contra muita gente, mas é a poesia da minha existência. E citando também Rachel de Queiroz:
“A vida sem sonhos é muitíssimo mais fácil. Sonhar custa caro. E não digo só em moeda corrente do País, mas daquilo que forma a própria substância dos sonhos”.
Agora, pensando na papada, eu não pago 8,90 no quilo, pago 6,50. Ela gera uma perda de 70% no processo de limpeza e desengorduramento e mais uma perda no forno. Segundo nossos cálculos, cada quilo de papada nos da 1 porção. Servimos aproximadamente 160 papadas por semana. Ela precisa de duas funcionarias qualificadas durante meio horário para a limpeza, mais tempo de outros dois funcionários para grelhar. Gastamos muito suco de laranja espremida na hora, caldo de carne feito no Glouton com mocotó e carne moída. Esse caldo leva dois dias para ficar pronto, gasta energia de 5 horas de forno para cozinhar a carne, mais 12 horas cozinhando, mais 6 horas reduzindo. No dia seguinte uma funcionaria escorre a papada e enrola ela durante meio horário. Outro funcionário pega os caldos e faz o molho, que leva 6 horas para reduzir e vários temperos. A guarnição de mil folhas de mandioca gasta 2 quilos de manteiga e sete de mandioca por tabuleiro, um tabuleiro da 36 porções, gasta o dia inteiro de duas funcionarias para laminar e intercalar as mandiocas, depois 7 horas de forno durante a noite. Depois resfria por 24 horas e é porcionada por outro funcionário, grelhada e finalizada. Os pasteizinhos de batata doce são feitos com recheio de puré de batata e massa de guioza que custa caro. A acelga é selecionada, aparada e lavada por outro funcionário. O prato é servido em uma louça artesanal super frágil que custa 110 reais por prato e possui razoável quebra, que entra no custo de manutenção. Se colocar tudo no papel, ela é mais cara que o atum que, apesar de custar 89 reais o quilo, não gasta equipamento, mão de obra ou tempo de preparo.
Dando um pouco mais de informação, carnes de porco não são divididas entre carne de primeira e carne de segunda. O critério para dividir as carnes é a dureza: carnes de primeira são naturalmente macias e carnes de segunda são, por definição, mais duras e precisam ser amaciadas pela cocção para serem comidas. É uma nomenclatura besta, mesmo porque uma rabada, por exemplo, tem tanta perda em osso que fica mais cara por quilo que um filé mignon.
Eu realmente acredito na gastronomia, acredito na magia da boa experiência em um restaurante, que inclui desde a decoração, climatização, ambiente, serviço, bebidas e comidas. Acho que é das coisas mais extraordinárias da vida, alimenta o corpo e a alma, um lugar para ser feliz com a família, amigos e pessoas que ama. Faço isso com muito carinho e tomo extremo cuidado para cobrar o preço mais justo possível por isso.
Abraços,
Leo PaixãoChef, proprietário Restaurante Glouton.”
Ivan Primo Bornes (ivan@pastificioprimo.com.br) – empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastificio Primo (www.pastificioprimo.com.br)

A emoção inteligente


Tenho abordado o assunto da Inteligência Emocional diversas vezes e com vários enfoques – na aventura, no Jedi, na montanha e no fracasso, por exemplo.
Hoje quero compartilhar com você o meu entusiasmo por esta habilidade social fundamental, e que sim, a literatura garante que pode ser desenvolvida e melhorada e que muitas vezes é deixada em segundo plano – já que ser empreendedor é lidar com pessoas o tempo todo, não é?
Também chamado de QE (quociente emocional), para mim é obviamente um dos elementos mais importantes para obter sucesso em qualquer empreitada e, sabendo disso, dedico bastante tempo ao aprendizado humilde e demorado destas capacidades – e acredite, não é nada fácil.
Na antiga Grécia, em 400 a.c. Platão diz que todo aprendizado tem uma base emocional. Hoje parece uma ideia óbvia, mas na época isso foi muito revolucionário e influenciou tudo e todos a partir desse ponto.
Nos anos 1930, o psicometrista Edward Lee Thorndike começa a definir o conceito de “inteligência social” como a capacidade de se dar bem com as outras pessoas, com uma função utilitarista.
Se passam 50 anos e, em 1983, um psicólogo chamado Howard Gardner escreve um livro chamado Estruturas da Mente, onde elabora uma teoria que afirma que as pessoas tem 7 tipos de inteligência (inteligência visual/espacial, inteligência musical, inteligência verbal, inteligência lógica/matemática, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência corporal/cinestética).
Em 1990 os psicólogos Peter Salovey e John Mayer divulgam uma teoria e usam pela primeira vez a expressão Inteligência Emocional, que definem como “…a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.
Mas foi o californiano Daniel Goleman que “lacrou” o assunto e ganhou notoriedade com o livro best-seller Inteligência Emocional em 1995, colocando um holofote definitivo sobre a importância da “…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.
Para Goleman, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos, inclusive indicando que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. E, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza, têm mais chances de obter o sucesso.
Parece fácil, não? Mil livros, muitos cientistas pesquisando o assunto, e mesmo assim nenhum resultado é garantido!
Pois é, o QE é muito, mas muito difícil de adquirir, provavelmente a jornada de uma vida. Um bom começo me parece ser praticar todos os dias com as pessoas que estão ao nosso redor – quem sabe um básico bom dia ao vizinho no metrô? Para mim, tudo é válido, e eu não dispenso yoga, aventuras radicais, incenso, viagens, leituras, filmes, novela de TV, gibi, horóscopo, reza e tudo o que me provoque uma transformação emocional positiva – mas isso já é outro assunto.
Ivan Primo Bornes – o fundador do Pastificio Primo tenta, diariamente, ser uma pessoa mais inteligente, mas pensa que, ás vezes, os resultados podiam ser melhores!