quarta-feira, 19 de junho de 2013

Blay: Europa cita fim do 'lulismo' no Brasil

Blay: Europa cita fim do 'lulismo' no Brasil

Após dias de manifestações, dentro e fora do Brasil, jornais europeus acreditam que "a euforia dos anos Lula ficou pra trás"
Para o jornal conservador Le Figaro, a esperança do brasileiro chegou ao fim e a revolta ilustra o fim do 'lulismo' / Pablo Cozzaglio/AFP/Arquivo
Para o jornal conservador Le Figaro, a esperança do brasileiro chegou ao fim e a revolta ilustra o fim do 'lulismo'Pablo Cozzaglio/AFP/Arquivo

As casas de praia de 2012

As casas de praia de 2012

As melhores residências praianas deste ano!


Residências litorâneas são o sonho de consumo de muitos (de todos?). Inspirada pelo clima de verão, Casa Vogue inicia suas retrospectivas de final de ano com uma seleção das mais exuberantes casas de praia que publicamos aqui no decorrer de 2012. Conheça esses verdadeiros paraísos terrestres e os arquitetos responsáveis pelos belos projetos. Desfrute destas vistas!
  (Foto: Filippo Bamberghi)
A casa do tipo palafita está fincada em plena Mata Atlântica, numa reserva ambiental, e de cara para o oceano. O morador, de 44 anos, é um empresário de São Paulo que aprecia o design contemporâneo e os corais marinhos. Já o décor foi assinado por ninguém menos do que Sig Bergamin. O branco e variados tons de azul reforçam a luminosidade natural da morada. "A floresta te chama, o mar te chama, e eu quis dar continuidade a esse visual dentro da casa. O coral tem o mesmo valor tonal, é uma cor da natureza. O laranja é a cor do pôr do sol, o branco, da areia”, analisa Sig.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Filippo Bamberghi)
Esta casa rústica criada por Mónica segue o conceito open-space, sem divisórias entre sala e cozinha ou banheiro e quarto. Com amplas aberturas para o verde, a distância entre a arquitetura e a natureza é estreita. O projeto tem um quê de Indonésia ou das Filipinas com estilo mediterrâneo. No entorno, a exuberância da Mata Atlântica garante a brasilidade. No décor, Mónica compõe um mix discreto e chic de peças by Poeira, desenvolvidas por ela, e de design internacional, como as de Maarten Baas, e nacional, caso de Zanini de Zanine. Mas, de repente, o ambiente pode incluir um objeto de arte popular.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Filippo Bamberghi)
Nicola Massa, expert em gastronomia e enologia italiano, quando veio morar no Brasil, comprou uma casa na praia da Joatinga. Da construção original, manteve a estrutura envidraçada e voltada para o mar. Desenhou a piscina e reformou o interior, repensando prioridades. Como convém a alguém que comprou sua primeira caixa de vinhos aos 14 anos, a cozinha e as áreas sociais passaram a ocupar o coração da residência. Se o cardápio é italiano, a decoração é 100% brasileira. "Tudo foi garimpado em antiquários e lojas de artesanato, principalmente em Santa Teresa", conta orgulhoso.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Divulgação)
Lacomba tirou proveito da proteção das pedras para desenhar um projeto arejado, dinâmico e contemporâneo. O volume retangular e a fachada de vidro integraram os espaços com elegância e sobriedade, mantendo a comunicação entre alas mais fluida e os cômodos iluminados. As paredes translúcidas das salas de estar e jantar, por exemplo, correm como portas, facilitando a ventilação cruzada e a passagem para o deque com piscina de borda infinita. A decoração mescla design e elementos naturais. Acima de tudo, quem rouba todas as atenções na morada é a infinidade do mar, a se perder no horizonte.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Divulgação)
Flavio Albanese acomodou entre as ruínas de uma antiga fazenda na ilha o seu retiro de verão. Ele montou uma espécie de vilarejo particular. Optando por seguir a linha arquitetônica local, Albanese ergueu pequenas casas rurais de pedras vulcânicas entre os pátios com palmeiras, as salas ao ar livre protegidas por cortinas de linho cru e a piscina de borda infinita. Uma cratera virou arena artística para desfrutar de apresentações de cinema, música e teatro. A decoração mistura peças étnicas árabes e indianas, mobiliário europeu garimpado e pisos restaurados do século 19. Os quadros e as fotografias, inclusive as de Helmut Newton, modernizam o espaço.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Rogério Maranhão)
A 50 minutos de Belém, na região do delta do rio Amazonas, a curva gostosa do rio Pará revela o refúgio de fim de semana de uma família que escolheu o pedaço de areia mais reservado do lugar – com cerca de dez casas – para erguer seu segundo lar. A construção sobre palafitas, com 200 m² de área construída, foi erguida sem qualquer parte de alvenaria, com 13 tipos de madeira, uma das maiores riquezas paraenses. A decoração tem tom tropicalista. O branco, o verde e o amarelo estão nos estofados e objetos. O azul lava algumas paredes internas que receberam pinturas de um artista local.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Divulgação)
A vista para o oceano Pacífico se funde à piscina (acessível por escadas externas) e cria um cenário exuberante. A casa foi inspirada no centro astronômico de Nova Déli, na Índia – do amanhecer ao crepúsculo, ela faz uma reverência ao Sol. O interior funciona com simplicidade e eficiência. A arquiteta usou cimento como revestimento e a palha para cobrir a varanda. Refúgio antiestresse, a casa é um espaço de ócio e contemplação.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Divulgação)
Uma abundância de paredes de vidro – externas e internas – abre esta casa para a vida ao ar livre. Como nem mesmo o banheiro escapa da vista para a baía, blocos de concreto circundam a residência, preservando a intimidade dos moradores. De quebra, eles criam uma proteção contra as ondas fortes que vêm do oceano e têm função estrutural – já que foram preenchidos com vigas de aço. O imóvel é resistente inclusive aos tremores comuns na cidade de Etajima. As pilhas de cimento desenham uma planta assimétrica e controlam a passagem de vento e luz no interior.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Adria Goula)
O arquiteto tomou para si a missão de trazer a praia para dentro de casa. Quem relaxa na piscina retangular de borda infinita, por exemplo, tem a sensação de estar nadando no mar. Numa casa onde o normal é passar a maior parte do dia do lado de fora, a arquitetura privilegiou o lazer. Para tanto, Garcés criou um ginásio e outros espaços recreativos no nível subterrâneo da residência, além da pérgula de madeira ao lado da piscina. Jardins suspensos e um pequeno pátio também foram criados no topo da casa, uma espécie de mirante que conta ainda com muro de pedras com plantas.
_________________________________________________________________________
  (Foto: Divulgação)
Linhas horizontais, terraços assimétricos e uma mistura de materiais como concreto, mármore travertino, madeira e aço inoxidável foram as escolhas do arquiteto mexicano Alberto Kalach. Ao todo, são 1.100 m² de construção, no alto de uma colina com vista direta para o oceano Pacífico. Cada ambiente – todos eles interconectados – tem um aproveitamento único de luz e espaço. O jardim na entrada, com luz natural, leva a um pequeno hall que evidência a vasta galeria de arte. Em cima do salão de jogos, fica a piscina a céu aberto, enquanto a passagem para a sala íntima se dá por uma ponte.

Como acontece o processo de cicatrização?

Como acontece o processo de cicatrização?


Como acontece o processo de cicatrização? Como nos curamos?
 Quais as formas que o corpo humano tem para uma ferida cicatrizar? 
 Quais os factores que ajudam na cicatrização?
Ter uma ferida significa que um tecido da pele sofreu uma lesão, mas existem 
duas possibilidades de esse tecido ser restabelecido: pela regeneração ou pela
 reparação.
Embora a maioria dos órgãos utilize estes dois métodos de cicatrização, a
 verdade é que eles apresentam características e processos distintos. Enquanto 
a regeneração acontece quando as células se reproduzem dentro do tecido 
que sofreu a lesão, ocupando o espaço que pertencia às células magoadas, 
a reparação ocorre quando o tecido lesado não reproduz o mesmo tipo de 
células, formando uma cicatriz. Este processo pode ser dividido em três fases
 distintas:

Inflamação

Esta fase é caracterizada pelo aumento da permeabilidade vascular. Com 
isto é fomentada a migração dos leucócitos para a zona afectada, principalmente
 dos neutrófilos e dos macrófagos, que têm como principal função limpar e
 proteger a área lesionada de infecções pela fagocitose.

Proliferação

Esta etapa acontece quando a ferida começa a fechar por acção do tecido 
conectivo, composto essencialmente por colagénio (proteína produzida pelas
 células fibroblastos), cuja função é propiciar a resistência da lesão, 
obrigando-a a retrair-se e a diminuir a sua área.

Maturação

Durante este período a ferida adquire tecido cicatricial, composto por colagénio, 
que ao ser contraída diminui o seu tamanho. Este processo também é 
caracterizado pela reconstrução das células da epiderme pela mitose e pela 
migração celular, o que se traduz numa alteração da cor da cicatriz, ou seja, passa 
do vermelho ao rosa, tornando-se mais pálido e mais forte.

ferida, cicatriz, cicatrização

Factores que interferem na cicatrização


Localização da ferida

Nas regiões proximais, devido à circulação sanguínea ser mais eficiente, tendem a cicatrizar com maior facilidade; nas regiões distais, especialmente nos membros inferiores, a cicatrização já é mais lenta.

Medicação

Tudo depende das doses e da duração da terapia, mas geralmente os supressores imunológicos, os citostáticos, os anti-inflamatórios e os anticoagulantes, exercem uma carga negativa no processo de cicatrização da ferida

Alimentação

Uma alimentação saudável é vital para a saúde e bem-estar em geral, já que isso condiciona o bom desenvolvimento do processo de cicatrização. A carência de vitaminas A, C ou K, bem como falta de zinco prejudicam a acção do metabolismo, dificultando assim o tratamento.

Gravidade da infecção

Quanto maior for a ferida, maior também será o processo de cicatrização

Idade da pessoa lesada

O aumento da idade desacelera os processos de cicatrização por consequência da redução da elasticidade e resistência dos tecidos.

Diabetes

Pacientes com a diabetes mal controlada têm tendência a desenvolverem infecções e consequentemente dificulta o  processo de cicatrização.

Sistema imunitário

Um sistema imunitário eficaz é muito importante para aumentar a rapidez da cicatrização, já um sistema imunitário deficiente pode causar alterações e complicações infecciosas.

O que nasce primeiro – o ovo ou a galinha?

O que nasce primeiro – o ovo ou a galinha?


Já todos ouvimos falar deste mistério sobre o que nasceu primeiro: o 
ovo ou a galinha e ficamos sempre a pensar qual será a verdadeira resposta.
 Neste artigo vamos explicar cientificamente o que nasceu primeiro, se foi o ovo
 ou se foi a galinha!
O inicio do processo de formação do ovo acontece nos ovários da galinha. Por
esta simples razão os cientistas deduzem que a galinha tem que nascer primeiro
que o ovo, facto essencial para existir a formação do ovo!
Este estudo, realizado nas universidades de Sheffield e Warwick, no Reino
 Unido, dá como provado que nos ovários da galinha tem que estar presente a
 tal proteína que faz desencadear todo o processo que permite a formação do ovo.
 Esta proteína, a ovocledidina (OC-17), serve de catalisador para o crescimento
cristalino essencial à constituição da casca do ovo.
O que nasceu primeiro? O ovo ou a galinha?
Todos nós julgávamos que era o ovo que nascia primeiro, mas com
 este “simples” estudo, concluímos cientificamente que tem que ser a galinha a
 nascer primeiro.
Através de um supercomputador, o Hector – High-End Computing Terascale 
Resources, presente na Universidade de Edimburgo, foi possível realizar uma
potente ampliação de todo o processo de crescimento da casca do ovo,
revelando que a tal proteína é de facto a responsável por dar início a este
processo. Estas provas são importantes, principalmente no desenvolvimento
 de materiais de características novas e diferentes.
Muitas das descobertas realizadas nos dias de hoje, são possíveis através da
 inspiração que a Mãe-Natureza nos dá, revelando soluções simples
para a criação e desenvolvimento de novos materiais. Estamos por isso,
constantemente a aprender com a natureza e a conhecer e a desenvolver
 novos materiais cientificamente e tecnologicamente mais avançados.

E o leitor, pensava que nascia primeiro o ovo ou a galinha?

VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR DO AUMENTO ABUSIVO DA ÁGUA EM ITORORÓ - BAHIA

VEREADORES QUE VOTARAM A FAVOR DO AUMENTO ABUSIVO DA ÁGUA : NIVALDO MOREIRA (PT),TOINHO ( DEM), JOÃO BRITO (DEM), ZÉ BODE (PT) E O VEREADOR SERGIPE(DEM).


ISSO É UMA VERGONHA PARA A NOSSA CIDADE E PARA O BOLSO DA POPULAÇÃO.
As pessoas que foram a câmara de vereadores, protestaram contra o aumento abusivo da água e ficaram decepcionados com a atitude dos vereadores que votaram a favor do aumento da água .O vereador Có (PMDB), não compareceu a sessão. O discurso do vereador Nivaldo Moreira (PT), que foi obrigado a fazer o uso da palavra, que a todo tempo se ouvia o publico gritando no plenário “ Fala Judas traira, fala Nivaldo comprado” Segundo o vereador “Vocês pode ate me vaiarem , ou me aplaudirem, depois que eu falar faça de mim o que quiserem mas, eu voto a favor do aumento da tarifa de água". que logo em seguida foi novamente vaiado pelo público.
Sem contar que a rádio Comunitária não transmitiu a sessão da Câmara, será Por que? O vereador Gustavo Almeida (PT) questionou que a rádio não estava transmitido a sessão o presidente da Câmara Biduinha nem se quer deu uma satisfação aos nobres vereadores e a platéia. Saiba quem votou a favor do aumento da tarifa de água : NIVALDO MOREIRA (PT),TOINHO ( DEM), JOÃO BRITO (DEM), ZÉ BODE (PT) E O VEREADOR SERGIPE(DEM).

A FAVOR DO POVO VOTARAM: MARLIR SILVA (PT),GUSTAVO ALMEIDA (PT), BELA (PSL) E  O VEREADOR COMPADE JOÃO (PSL) que foi  muito aplaudido pelo povo.