terça-feira, 16 de julho de 2013

Correntes de mentiras




Imprimir
correntes1Por Eduardo Marinho (06/04/2011) - Já nascemos envolvidos em mentiras. Desde cedo nos acostumam. Bicho-papão, homem de areia, ladrões de crianças, figuras utilizadas pra controlar crianças pequenas através do medo – tática que se estende por toda a vida, mudando as formas. Imagens falsas, como o coelho que dá ovos de chocolate, ou a figura da maldade e indiferença ao sofrimento em nossa sociedade, a do papai noel, excrescência vestida com as cores da Coca-cola que induz ao consumo compulsivo, ...
na época do Natal – outra mentira, esta da igreja cristã, pra fazer frente às festas do solstício, no norte da Europa -, ensinando a fazer o bem por interesse nos prêmios e evitar o mal por medo do “castigo”, em franco egoísmo. Como fazem as igrejas cristãs, sem nenhuma preocupação real com o próximo (falo apenas das instituições), além da teoria – ou diriam aos ricos que se contentassem em ser menos ricos para que não houvesse abandonados e explorados na sociedade.
São aceitos como naturais os abismos sociais - econômico, educacional, informacional, de cidadania e dignidade, de direitos e oportunidades. Amarga mentira. Esses abismos são artificiais, construídos a partir de cima, para permanecer por cima. Por cima mesmo dos governos, da política e da mídia, que constrói com a maior competência as mentiras nas quais acreditamos. A população precisa acreditar, para se deixar conduzir a sustentar e manter todo esse esquema perverso contra si mesma.
Porque é a população quem sustenta com os impostos e trabalho, quem constrói ruas, prédios e calçadas, quem instala, carrega, levanta, derruba, atende, transporta, serve, limpa, cozinha, desentope, manobra, conserta e põe a mão na massa. E é explorada e desprezada, em nossa estrutura social. Roubada em seus direitos básicos e conduzida a desejos de consumos e privilégios superficiais, alienada e narcotizada pela mídia. A parte mais indispensável, mais necessária à sociedade, é exatamente a mais maltratada, a mais perseguida, a mais explorada. E em caso de inconformação, reprimida com desrespeito e violência. Não são claros os motivos de tanta mentira? Sem ricos, a sociedade poderia ser menos injusta. Sem pobres, seria impossível. São eles a base de apoio.
Impede-se o desenvolvimento do espírito humano, pois ameaçaria o controle dos poucos dominantes sobre a sociedade. E as hipocrisias seguem, junto com a vida. A maior parte das pessoas, abestalhada entre os entretenimentos e os desejos de consumo, tem sua atenção conduzida pela mídia para longe da política – apresentada como um mundo incompreensível entre a falcatrua de muitos e o heroísmo duvidoso de poucos, a hipocrisia de muitos e a honestidade de poucos -, com algo de repulsivo, criando um clima de assunto chato, incômodo, repetitivo, no qual é desagradável pensar.
Não é à toa. Nesse mundo, o político, se manobram as marionetes do poder, se articulam os interesses das grandes empresas, se negocia com o patrimônio público. O poder econômico local (industriais, latifundiários e outros empresários "de peso"), sócio menor e servidor de gigantescas transnacionais estrangeiras e nativas, controla o aparato público, as instituições, infiltra-se no Estado através das forças políticas, compradas com financiamentos de campanhas. A partir daí, se espalha nos poderes da república em variadas relações, no judiciário, nas estatais, nos serviços públicos, nas empresas prestadoras de serviços. A coisa pública, os bens públicos, o dinheiro público, controlados por interesses privados, fazendo fachada de democracia - só se for a "cracia do demo". Esse é o mundo dos crimes contra a humanidade, do roubo dos direitos básicos à maioria da população para privilegiar essa minoria de serviçais de luxo - que fazem pose de "superiores"- e gerar ganhos além da nossa imaginação para os pouquíssimos realmente poderosos – acima até dos Estados nacionais, a ponto de controlar as políticas públicas. Os povos precisam estar de alguma forma narcotizados, precisam ser ignorantes, desinformados, enganados, para se deixarem conduzir. Simples. Destrói-se o ensino público, controla-se o ensino particular, domina-se a mídia e o trabalho está feito. Fácil, quando se tem o governo, legisladores, altos postos do judiciário e a mídia na mão. E a garantia das forças de segurança, públicas e privadas.
Dizem que o mundo é uma guerra, a vida é uma competição e que todos são adversários, em suas áreas. Mentira. Somos irmãos seguindo a aventura da vida, nos desenvolvendo e procurando formas de resolver nossos problemas, solidariamente. Somos gregários, precisamos de harmonia, não de competição. A mídia é que nos instiga uns contra os outros, com a idéia furada de “vencedor” e “perdedor”. Nossa união apavora seus patrões. E a eficiência é tanta que mesmo entre os que se dizem revolucionários se vêem esses padrões de comportamentos e valores. Passar da competição à cooperação é um degrau da evolução humana.
Dizem que felicidade é consumir, é desfrutar e usufruir de luxo e fartura. Mentira. O mais próximo de felicidade que temos é gostar e ser gostado, é abraçar e ser abraçado, é se sentir útil à coletividade, é beneficiar os demais e confraternizar com todos, aprender e ensinar, ajudar e ser ajudado. A mídia nos induz ao consumo egoísta, ao isolamento, condiciona o valor de ser humano à posse, ao poder econômico, ao nível de consumo, e as pessoas se sentem inferiorizadas ou superiorizadas, conforme esses padrões, se envergonham ou se orgulham por esses fatores externos. Induções. Os valores reais são abstratos, estão no ser, não no ter.
É o consentimento geral o que sustenta essa estrutura. A crença nas mentiras plantadas. Acreditamos e reforçamos as correntes da nossa própria escravidão. Cada um de nós consente, em maior ou menor grau, esse estado de coisas. Cada um de nós pode começar o trabalho em si mesmo, que vai encontrar o que fazer, se for sincero consigo e tiver humildade pra encarar as próprias falhas e condicionamentos. De dentro de si é que o trabalho de mudança externa ganha força, na profundidade das raízes, da sinceridade do sentimento. Pois é do trabalho interno que emanará a força avassaladora de uma verdadeira revolução. Cada revolucionário precisa começar o seu trabalho em si mesmo. Ou será mais um desses superficiais e arrogantes, intolerante e conflituoso, pronto a usar os recursos convencionais dessa estrutura doente, ou apenas reforçará a imagem do revolucionário chato, incômodo e indesejável.
Ninguém pode se dizer isento de induções inconscientes. Desde pequenos recebemos cargas maciças de publicidade – televisão, rádio, autidórs, folhetos, jornais, revistas, nos ônibus, trens, barcas, metrôs, nos telefones, em cartazes pela rua, na repetição dos refrões das propagandas. E dali não vêm apenas produtos e desejos de consumos. Embutidos, estão valores sociais e pessoais, objetivos de vida e esperanças, criminosas mentiras detalhadamente preparadas pelas empresas (publicitários, marqueteiros e até psicólogos, sociólogos, pedagogos e advogados) e implantados pela mídia.
Cabe a nós destruir essas correntes, desacreditando-as dentro de nós mesmos e, a partir daí, contagiar à nossa volta, até onde pudermos alcançar. Nós, os que enxergam as correntes, os que não acompanham o gado e não se deixam enganar tanto, os que nos debatemos contra as pressões e lutamos por uma sociedade menos injusta, menos perversa e menos suicida. E mais humana, mais solidária, mais cuidadosa e sincera com todos os seus membros. Enfim, uma sociedade livre das garras de elites, a serviço de todos.
Fonte: http://www.observareabsorver.blogspot.com/

LIBERDADE





Por Maria Rosinêide Rezende de Matos - Nos dias atuais muito se tem falado em liberdade. Mais o que viria a ser essa expressão? Segundo estudiosos essa expressão significa o direito de ir e vir, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão. Em Filosofia, pode ser compreendida tanto negativa quanto positivamente. Sob a primeira perspectiva denota a ausência de submissão,servidão e de determinação; isto é, qualifica a independência do ser humano. Na segunda, liberdade é a autonomia e a espontaneidade de um sujeito racional; elemento qualificador e constituidor da condição dos comportamentos humanos voluntários. Se continuarmos analisando o seu significado, veremos que a liberdade é classificada pela filosofia, como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A liberdade é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter, se com as mídias ela realmente existe, ou não. Diversos pensadores e filósofos dissertaram sobre a liberdade, como Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros. Por exemplo, para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem à escolha. Dessa premissa decorre o silogismo lógico de que quanto mais evidente a veracidade de uma alternativa, maiores chances dela ser escolhida pelo agente.
Nesse sentido, a inexistência de acesso à informação afigura-se enquanto a identificação da alternativa com maior grau de veracidade.
Para Spinoza, a liberdade possui um elemento de identificação com a natureza do "ser". Nesse sentido, ser livre significa agir de acordo com sua natureza. É mediante a liberdade que o Homem se exprime como tal e em sua totalidade. Esta é também, enquanto meta dos seus esforços, a sua própria realização. Daí, tendemos a associar a fruição da liberdade a uma determinação constante e inescapável. Contudo, os ditames de nossa vida estão sendo realizados a cada passo que damos assim a deliberação está também a cargo da vontade humana (na qual se inserem as leis físicas e químicas, biológicas e psicológicas).
Diretamente associada à idéia de liberdade, está à noção de responsabilidade, vez que o ato de ser livre implica em assumir o conjunto dos nossos atos e saber responder por eles.
Para Leibniz, o agir humano é livre a despeito do princípio de causalidade que rege os objetos do mundo material.
"A ação humana é contingente, espontânea e refletida. Ou seja, ela é tal que poderia ser de outra forma (nunca é necessária) e por isso, contingente. É espontânea porque sempre parte do sujeito agente que, mesmo determinado, é responsável por causar ou não uma nova série de eventos dentro da teia causal. É refletida porque o homem pode conhecer os motivos pelos quais age no mundo e, uma vez conhecendo-os, lidar com eles de maneira livre."
Segundo Kant, liberdade está relacionado com autonomia, é o direito do indivíduo dar suas próprias regras, que devem ser seguidas racionalmente. Essa liberdade só ocorre realmente, através do conhecimento das leis morais e não apenas pela própria vontade da pessoa. Kant diz que a liberdade é o livre arbítrio e não deve ser relacionado com as leis.
Para Sartre, a liberdade é a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.
Karl Marx diz que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos, e ela está diretamente ligada aos bens materiais. Os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, e criam seu próprio mundo, com seus próprios interesses.
A liberdade humana revela-se na angústia. O homem angustia-se diante de sua condenação à liberdade. O homem só não é livre para não ser livre, está condenado a fazer escolhas e a responsabilidade de suas escolhas é tão opressiva, que surgem escapatórias através das atitudes e paradigmas de má-fé, onde o homem aliena-se de sua própria liberdade, mentindo para si mesmo através de condutas e ideologias que o isentem da responsabilidade sobre as próprias decisões.





COMUNICAÇÃO E ABORDAGENS

SUA COMUNICAÇÃO É EFICAZ?

Por Maria Rosinêide Rezende de Matos – Desde o princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. É preciso levar em conta que a comunicação passou por uma evolução  significativa obedecendo uma série de períodos da comunicação. Daí ressaltarmos por exemplos: a comunicação corporal, a comunicação oral, a comunicação escrita, a comunicação digital. Contudo, tem evoluído constantemente em razão das novas tecnologias e o avanço das redes sociais. O fato é que hoje em dia para sermos informados não precisamos necessariamente comprar um jornal. Evidente que temos a televisão e o rádio. Hoje ficou fácil o acesso à informação. Podemos simplesmente acessar um jornal por meio da internet ou mesmo utilizarmos as redes sociais, por meio do twitter e do facabook. Hoje essas ferramentas são utilizadas para difundir a informação ou até mesmo propagar os jornais. Pois estes têm contas nestas redes e postam noticias atualizadas.
Comunicação é uma palavra de sentido amplo e como tal abre um leque de possibilidades em vários segmentos. Com o surgimento de novas tecnologias, além da sofisticação e o aprimoramento de métodos de comunicação já existentes, afloram a cada dia novas alternativas tornando mais dinâmicas as possibilidades de comunicação. Essa evolução na área de comunicação faz parte da evolução do homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligada aos sentidos humanos. Então basta dizer que hoje é impossível o homem deixar seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos.
Porém, não podemos esquecer que o ser humano é movido por aquilo que vê, toca, sente e também pelo que analisa. Logo, construir estratégias de comunicação capazes de influenciar a escolha de leitores/consumidores deve passar também por oferecer a ele dados tangíveis que possam colaborar racionalmente sua tomada de decisão. Desta maneira, a comunicação crível ou baseada em fatos críveis é aquela cujo objetivo é abastecer públicos-alvo com informações fundamentadas e de valor diferenciado por terem como origem fontes imparciais e isentas. Sendo assim, para a formulação de estratégias de comunicação crível são consideradas múltiplas ações que visam levar ao público de interesse mensagens baseadas em argumentos racionais, cases, pesquisas e estudos produzidos com isenção, seja sobre empresas, produtos ou serviços. Segundo Heloiza Carvalho, Inês Castelo e Sandra Muraki, no processo de disseminação da mensagem podem ser usados também fontes imparciais, livres e isentas, como canais de imprensa e redes sociais. Por seu caráter relevante, a comunicação crível tem alta receptividade e, em comparação a outras abordagens, conta com relação custo-benefício mais vantajosa. Desta forma a comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.

O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes símbolos são então transmitidos e reinterpretados pelo receptor. Hoje, é interessante pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa, comunicação pessoal e comunicação horizontal.

Comunicação Em Totalidade



Imprimir
comunica2Por Mario Cardeal - A maior parte das nossas dificuldades, conflitos e mal-entendidos, para com os demais e para connosco, provem de uma falta de comunicação. A comunicação interpessoal, por exemplo, é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como interlocutor, troca informações baseadas no seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo, no fundo, ...
toda a forma de pensar que foi amealhando desde o seu nascimento, com todos os seus condicionamentos, preconceitos e ideias transmitidas por outros e é este facto o maior construtor da individualidade. O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor, no caso de ser interpessoal, pois, a comunicação mais rica, por vezes, ...
é a unipessoal e não menos importante. Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural o que, não raras vezes, leva a que exista opiniões diferenciadas.

Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve-se portar da maneira mais aberta para receber a informação mas, o grande problema, é que o nível de ruído mental é tal que o receptor ouve a mensagem distorcida e vice-versa. Este ruído é bastante prejudicial na medida em que o próprio emissor não consegue ouvir a ele próprio. São aqueles casos tão conhecidos, infelizmente, do diz que disse, que não se recorda do que disse, que quis dizer o contrário do que disse e, por aí fora. O contrário também é verdade. Quantas vezes já assistimos a pessoas que não ouvem o que lhes é dito e ouvem apenas o que querem ouvir? Dizemos uma coisa e elas ouvem outra. Este facto desventurado acontece porque não se encontram no processo de comunicação, mas sim, fechados na sua forma de pensar, fechados na sua crença, na necessidade de ouvir aquilo que quer.
Existe também os casos dos medos da crítica e insegurança que, a juntar ao que já foi referido, empobrecem o conteúdo da nossa comunicação, afectam a qualidade do nosso tom de voz, e nos impedem de transmitir com carisma o que queremos dizer. Geralmente nossa comunicação não passa de uma ilusão. Porque? Porque estamo-nos a esconder atrás de máscaras, máscara de pessoas boazinhas, máscara de beatitude, máscara de advogado, de engenheiro, de político, de homem, de mulher. Temos medo de não sermos compreendidos, medo de sermos julgados.
A comunicação não é o que acreditamos transmitir, mas o que é recebido e é aqui que reside o problema. Outro grande problema prendesse com os nossos actos em relação ao que dizemos. É extremamente complicado quando alguém nos diz algo e o seu comportamento é inverso ao que se disse. Deixa-nos numa situação em que deixamos de acreditar no que nos foi dito e, com a agravante, que pomos em causa tudo o que aquele emissor nos disse e também esta situação existe devido há existência de máscaras.
Talvez a pior máscara é de se esconder atrás duma teoria seja ela verídica ou falsa, atrás duma linguagem intelectual. Esconder-se atrás da sua própria cabeça, sem corpo, sem alma.Uma comunicação verdadeira é uma comunicação de todo o Ser, em totalidade. Para dar um corpo e uma alma à nossa comunicação, precisamos ser sinceros connosco, precisamos viver o que estamos a dizer e é por esse motivo que sou apologista de deixar as emoções manifestarem-se enquanto comunicamos. Assim o que sentimos vai passar, de maneira natural, na nossa voz. E quando verbalizamos, a energia da palavra irá fluir de uma forma natural e, essa naturalidade comunicativa, será o garante de uma boa comunicação. Nossas palavras irão comunicar com a inteligência racional da pessoa, irão encontrar eco dentro do receptor, e nosso tom de voz com o subconsciente dela, com o mundo profundo dela, que toma as decisões. Porque nossas decisões racionais são apenas a racionalização das decisões que foram tomadas no nosso mundo profundo.
Nossas palavras podem ser criticadas, mas nosso tom de voz não é conscientemente percebido, afecta directamente o inconsciente da pessoa sem censura. Programa o mundo interior da outra pessoa. Devemos então usar nosso tom de voz com ética, respeitando o receptor. E este respeito, primeiramente, passa pela escolha de palavras e estas devem estar adequadas para uma comunicação eficaz e salutar. Calões, ofensas, ordinarices, decerto que não serão palavras adequadas para uma comunicação proveitosa. E sim, o tom de voz também é importante pois este é hipnótico. Para nos respeitar a nós próprio, devemos agir com ética!
comunica1
Podemos ler a respeito de mantras, de palavras mágicas, sagradas, o que for. Podemos ler livros belicismos, de grande ajuda, leituras edificantes e salutares. O segredo não está em tal o qual arranjo de letras, não está nas frases, nas orações gramaticais mas no tom de voz com que lê. Basta visualizar, sentir, viver o que diz. Suas palavras falam à inteligência racional das pessoas; seu tom de voz fala ao mundo profundo delas. É fácil perceber, no tom de voz das pessoas, o que elas são, a qualidade de Energia que irradia delas, o que elas fazem acontecer ao redor delas. É fácil usar a magia do tom de voz, para provocar mudanças nas pessoas e ao redor de nós, e como é triste verificarmos que algumas pessoas, quanto desequilibradas, esquecem-se disso. Quanta dor é causada por dizer-mos algo a alguém sem reflectir, quantas vezes já ouvimos dizer que tal pessoa magoou outra pelo que disse e,  sobretudo, pela forma como o disse. O tom de voz é a estrada que leva a palavra comunicada até ao receptor!Por vezes não sei o que é pior; aqueles que falam com sete pedras em cada mão ou aqueles que criam ilusões de toda a espécie e difamam, espalhando a mentira, o veneno e a hipocrisia… A comunicação é algo muito sério, que tanto pode construir como destruir; tudo depende da intenção do emissor, embora, é claro, também depende muito do receptor em aceitar ou não a mensagem transmitida. É através do que se diz que tanto se pode construir a guerra como construir a paz. É através da comunicação que se pode encontrar-se a concórdia ou a discórdia, que se fazem as chantagens, que podemos levar a bem-aventurança a quem necessite. É através da comunicação que nos podemos unir ou, bem pelo contrário, afastar. Podemos fazer sofrer ou acalentar corações necessitados de uma palavra amiga. A comunicação é algo tão sério que deve ser levado em conta com todo o nosso Ser. Quantas vezes já ouvimos repetidas vezes expressões tais como: “nunca digas que desta água não beberás”, “é pela boca que morre o peixe”, “o que está dito, está dito”, “etc.
Para que exista uma comunicação verdadeira, sincera, torna-se necessário saber lidar melhor com nossas emoções. Mas para lidarmos com as nossas emoções primeiramente temos de as conhecer e isso nem toda a gente quer ou está preparada. Durante uma imensidade de tempo dizem que existir tal situação procedem de uma forma mas quando essa mesma situação acontece, procedem da forma inversa ao que disseram. O que aconteceu aqui? Apenas a pessoa não se conhece porque, caso contrário, procederia conforme disse que faria. Alguém perguntou-me certa vez se era capaz de matar alguém. A pessoa que me fez essa pergunta conhece-me e sabe que sou contra a violência sob que aspecto for. Fez essa pergunta convicta que responderia que não. Ficou chocada quando lhe respondi que não sabia, tudo dependeria do momento, da situação, do meu estado emocional. Esta é a verdade; não sei se mataria ou não! Não há ninguém que, em consciência, diga que nunca faria isto ou aquilo. O mais cómico é que todos dizem que nunca farão isto ou aquilo e algo surge que altera o panorama e acabam por fazer o contrário daquilo que apregoavam.
Não pode haver comunicação verdadeira se não for feita com toda a sua totalidade. Mas quantos de nós somos seres totais? Quantos de nós não está fragmentado? Fragmentado devido ao medo. E a maior parte das pessoas têm medo do que os outros dizem; mais uma vez um problema de comunicação. O que é que os outros vão comunicar de mim? Damos demasiada importância ao que os outros dizem e não ao que realmente pensamos. Somos tão infantis que guiamos a nossa vida segundo padrões de outros e será que aquele padrão é o melhor para mim? O que vão dizer de mim? O que vão julgar de mim? Não queira viver segundo o que os outros dizem, mas sim, segundo aquilo que pensa que é o melhor para si porque, se assim não fizer, estará eternamente fragmentado porque uma parte de si quer fazer algo, e faz não o que quer mas o que os outros dizem para fazer. Então nunca poderá comunicar com toda a sua totalidade e nunca comunicará com verdade.
Cada vez mais aprendo a estar calado. Sou acusado de ser calado. Costumo dizer que quando nada tenho a dizer o silêncio é a melhor comunicação. Quantas vezes o meu silêncio levou há não criação de conflitos? Outras vezes são situações tão absurdas que tampouco merecem resposta.

Mas quando nos conhecemos podemos ficar em silêncio produzindo comunicações, diálogos bastante enriquecedores. E como é tão bom comunicarmos connosco. É nessa forma comunicativa que nos vamos conhecendo, que vamos crescendo interiormente, pois, é através da aceitação, do desbravar do nosso interior, as nossas dores, angustias, tristezas para as podermos as sanar! Mas nem toda a gente está preparada para isso. É uma tarefa árdua, bem sei! Então para não se darem ao trabalho de se conhecerem, trajam as mais variadas máscaras. Máscaras de bondade, de caridade, etc. São pessoas que passam a imagem que estão sempre prontas a ajudar os outros, que quem precisar podem contar com elas e, na verdade, elas até agradecem, pois, durante esse tempo não estão a pensar nelas próprias, logo, não existe comunicação com o seu interior. Isso não é de todo ajuda; é hipocrisia, são processos de fuga!
Comunicar é muito mais que falar, é partilhar, é sentir, é viver. Na minha experiência com o xamanismo tenho tido experiências de comunicação verdadeiramente enriquecedoras. Tenho comunicado com flores, com árvores, com pedras e, acreditem, têm muito para comunicar e, o mais agradável disto tudo, é que acredito que o que dizem é verdadeiro, pois, até agora nenhuma rocha disse algo e procedeu ao contrário, nenhuma árvore me intrujou, me chantageou. Falar com o Irmão Vento é algo grandioso e ouvir a sua canção, a sua mensagem é algo salutar. Falar com a Irmã água é uma bênção profunda ao nível de nos conhecermos emocionalmente.
Como disse São Francisco de Assis “ quanto mais conheço o homem, mais gosto dos animais”. Homem sábio… Disse-o porque sabe que os animais são sinceros, são verdadeiros, são totais, pois, não necessitam de máscaras. Nunca vi um cão preocupado com que o outro cão irá ladrar dele. Isso não existe porque os cães não têm ego. E o ego é o inimigo. As máscaras existem graças a ele. Então liberte-se das suas máscaras, não ligue para que os outros possam dizer de si desde que esteja bem em consciência com as suas atitudes.
Então, o primeiro passo é libertar-se do seu ego; o segundo não ligar ao que os outros possam dizer de si; o terceiro conheça-se e não permita estar desfragmentado; o quarto tenha em atenção ao ruído; quinto cuidado com o que diz e como o diz; sexto promova uma comunicação cuidada e produtiva. Seja sincera quando comunica, deixe as suas emoções revelarem-se, seja total.
Comunique, comunique-se e seja feliz.
Muita Paz,
Mario_Cardeal
Mário Cardeal é Fundador da Nascente de Luz. Considerado por muito como Xamã. Conta na sua vida diária com muitas Curas realizadas naqueles que o procuram. Dedica-se ao estudo e formação Xamânica e promove várias actividades. Terapeuta, Autor de vários textos, palestrante, facilitador, sobretudo um Pensador. Saiba mais em: www.nascentedeluz.com

VIVA !!!!!!!!



Imprimir
viva_floresPor Corete Silvane Sheibel - A vida é um mistério, e nem sempre é possível encontrar explicações para o que está acontecendo com você e porque está acontecendo. Em primeiro lugar, porque você está no mundo? Não existe resposta para isso. Porque o amor, repentinamente, surge em você, sem lhe dar um aviso prévio? Não existe uma resposta inicial para isso. Porque a rosa lhe parece bonita? Você não pode explicar. Somos atraídos por certas situações e coisas que não conseguimos entender direito. Na verdade ninguém entende. Mas sabemos apenas, em algum lugar do ser, que não existia nenhum outro lugar neste planeta para experimentar a vida em sua totalidade….
Isso na realidade é mais do que necessário para ser puxado magneticamente em determinadas situações.  Todo mundo está desejando, em seu coração, viver a vida totalmente, mas a sociedade não o permite, a cultura o impede, a religião o controla, a família corta suas asas. Em toda sua volta, existem pessoas cujo interesse é que você não viva totalmente. É surpreendente perceber porque elas estão tão interessadas em cuidar para que as pessoas não vivam totalmente: toda a exploração da humanidade depende disso.
Um homem que vive totalmente não tomará álcool ou qualquer outro tipo de droga. Naturalmente, as pessoas que estão ganhando milhões com álcool e drogas não podem permitir que você viva totalmente. Viver totalmente é uma alegria tão grande que você não quer destruir sua alegria bebendo álcool. O álcool é necessário para pessoas infelizes, para pessoas perturbadas, para pessoas que, de alguma maneira, querem esquecer seus problemas, suas ansiedades, pelo menos por algumas horas. O álcool não vai mudar nada, mas até mesmo um descanso de algumas horas parece ser uma necessidade absoluta para milhões de pessoas. Se um homem vive totalmente, cada um de seus momentos é uma satisfação tão grande, que você não verá filas em frente a cinemas. Quem quer ver uma outra pessoa fazendo amor, quando você mesmo pode fazer amor. Porque você deveria ir ao cinema, quando sua própria vida é um mistério tão grande e um desafio tão tremendo a ser desvendado… Quem vai se interessar por histórias de filmes de terceira categoria? O homem que vive totalmente se torna não-ambicioso. Por ser feliz neste exato momento, ele não pode conceber a possibilidade de algo mais. A loucura usual da mente humana, de desejar mais e mais, existe porque você não está vivendo totalmente. Existe sempre uma lacuna, alguma coisa está faltando. Você sabe que as coisas poderiam ter sido melhores. E dessa vida parcial surgem todas as ambições e, assim, todo o jogo da sociedade continua: as pessoas querem se tornar ricas, as pessoas querem se tornar famosas.
Até agora, a humanidade tem vivido às custas de não permitir que o homem viva totalmente, criando, para isso, todos os tipos de obstáculos, porque o homem total destruirá muito dos interesses estabelecidos no mundo. O homem total é perigoso para os interesses investidos. Porque você não pode escravizar um homem que está gozando a vida em sua plenitude, em sua totalidade. Você não pode forçá-lo a entrar no exército, matar pessoas e ser morto.
E a vida na sua totalidade vida exige enorme coragem. Sim. Os covardes apenas existem, não vivem, porque toda vida deles é orientada pelo medo, e uma vida orientada pelo medo é pior do que a morte. Somente os corajosos podem viver. A coragem é o primeiro passo a ser aprendido. Apesar de todos os medos, temos que começar a viver. A vida consiste em explorar o desconhecido, entrar no desconhecido, alcançar as estrelas. Seja corajoso e deposite tudo aos pés da vida; nada mais é valioso. Não sacrifique sua vida por pequenas coisas, dinheiro, segurança. Nada disso tem valor. Cada um deve viver viver sua vida tão totalmente quanto possível; somente então surge a alegria, somente então transbordamento da graça divina se torna realmente possível.

Viva como as Flores


“Mestre, como faço pra não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.”
Pois viva como as flores!  Aconselhou o mestre.
Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.
Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Eles nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem.
Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não ha razão para aborrecimento.
Exercite isso!!! Pois a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
Isso é viver como as flores.

Eu_221

Corete Silvane Sheibel é Terapeuta Holística, Massoterapeuta e instrutora de Yoga, meditação, auto hipnose e regressão.

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade



Imprimir
hiper1Por Inedi Teixeira - Todos nós, provavelmente, já ouvimos falar do TDAH. Ou lemos sobre o assunto ou conhecemos alguém com o transtorno ou simplesmente reconhecemos colocações como desatento, hiperativo ou impulsivo. O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, anteriormente conhecido como distúrbio de déficit de atenção ou disfunção cerebral mínima é um transtorno de saúde mental que, como o próprio nome menciona, tem como manifestação a desatenção, a hiperatividade e/ou impulsividade. Podendo esses serem predominantes ou combinados.
Em geral, meninos apresentam mais sintomas de hiperatividade e meninas à desatenção. Sendo esse um assunto que me chama muito a atenção, não só por ser estudante de Psicologia e interessada pela neurociência, mas também por ter um caso familiar, tentarei sintetizar alguns pontos importantes desse problema clínico muito freqüente nos dias de hoje.
Existe uma série de sintomas a serem avaliados com relação aos comportamentos. Podemos citar como exemplos, a dificuldade de manter a atenção durante tarefas, principalmente quando estas não o estimulam e perda freqüente de objetos (desatenção), mexer as mãos e pés, correr e falar excessivamente (hiperatividade) e dificuldade de esperar sua vez, interromper e intrometer-se nas atividades dos outros (impulsividade). Estudos indicam que os fatores desencadeantes desse transtorno são genéticos, embora talvez não o transtorno em si, mas sim uma vulnerabilidade herdada e ambientais, como problemas de relação familiar, complicações na gestação ou durante o parto.
São vários os critérios avaliados de comportamentos para apontar a hipótese desse diagnóstico. A criança (ou também um adulto) deve apresentar pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade. Sendo que estes devem estar presentes em pelo menos dois ambientes diferentes (casa, escola, atividades sociais) e devem estar persistindo por pelo menos seis meses. O indivíduo enquadrado nestes sintomas deve ser encaminhado para avaliação profissional: neurologista, psiquiatra ou um profissional que tenha experiência com o transtorno.
O tratamento é realizado com metilfenidato, mais conhecido como a Ritalina, que atua como um fraco estimulante do sistema nervoso central, inibindo o transporte de dopamina (neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina) no cérebro. Esse medicamento deve ser utilizado por adultos ou crianças acima de sete anos e antes de prescrito, deve-se fazer uma avaliação no histórico do paciente. Também é fundamental a intervenção de um psicoterapeuta e psicopedagogo. Este conjunto combinado é chamado de intervenção multimodal e serve para um adequado equilíbrio também emocional do paciente, família e professores.
Os pais e/ou cuidadores devem estar bem esclarecidos e orientados quanto o TDAH. Muitos se queixam do comportamento, perdem a paciência e não sabem lidar com estas crianças e por falta de informação, acabam agravando mais os sintomas. Existem estratégias que, sendo trabalhadas em conjunto com os envolvidos, podem amenizar a tensão e melhorar o relacionamento.
É importante lembrar que nem todas as crianças que apresentam os sintomas comportamentais de desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade são realmente perturbadas pelo TDAH. Percebe-se também, muitos destes sintomas originados de problemas psicológicos e por isso enfatizo a importância de saber o histórico desse paciente e a intervenção terapêutica. O que pode ocorrer nestes casos é uma falta de atenção dos pais e/ou cuidadores à criança e não que a mesma possua o déficit de atenção e sendo assim, ela utiliza de certos mecanismos para chamar a atenção para si.
Portanto, é importante uma boa avaliação destes profissionais com muito cuidado para não sair diagnosticando o transtorno para qualquer criança que apresente os sintomas. Talvez por isso, o TDAH hoje esta bastante “rotulado” como sendo a “doença da moda”. O que quero dizer é que, o TDAH está presente em muitos casos clínicos, mas que precisamos prestar atenção neste conjunto de fatores abordados. Fica impossível abordar tudo o que se conhece aqui, pela quantidade de informação relacionada, mas espero ter ajudado dissipando algumas dúvidas e havendo mais, fico a disposição no que puder ajudar.

* Inedi Teixeira é estudante do curso de Psicologia da PUCRS.

ACORDE !!!




Imprimir
despertar6Por Corete Silvane Scheibel - Uma das coisas mais importantes que é preciso entender sobre o ser humano é o fato de que ele está dormindo. Nem enquanto pensa ele está acordado. Sua vigília é muito frágil. Ela é tão insignificante que não vale nada. É só um nome bonito, mas totalmente vazio.  Você dorme à noite, você dorme de dia, do dia em que nasce até o dia em que morre você continua mudando os seus padrões de sono, mas nunca está de fato acordado. E achamos que estamos acordados só porque estamos com os olhos abertos.
A menos que os olhos internos se abram, que o seu interior se encha de luz, a menos que você consiga ver a si mesmo, "QUEM VC É"... Não pense que está acordado. Essa é a maior ilusão em que vive o homem. E depois que aceitar isso, você estará acordado; não será preciso fazer nenhum esforço para se manter assim. E a primeira coisa a ser entendida é o fato de que você está dormindo. Você está sonhando, dia após dia, às vezes está sonhando com os olhos fechados e às vezes com os olhos abertos, mas está sonhando. Você é um sonho. Você ainda não é uma realidade.
E claro que num sonho nada do que você faça tem sentido. Nada que pense tem utilidade, qualquer coisa que projete continua fazendo parte do sonho e impede que você perceba que está sonhando. Por isso, todos os Budas insistiram numa só coisa: "O DESPERTAR!". "DESPERTE"! Continuamente, por séculos, todos os ensinamentos deles podiam caber numa única frase: "FIQUE ACORDADO". E eles têm recomendado métodos, estratégias; tem criado contextos e espaços e campos de energia em que você pode levar um choque e acordar. A menos que receba um choque, estremeça nas bases, você não vai despertar.
O sono já dura tanto tempo que ele chegou ao âmago do seu ser. Se todos os Budas do mundo concordam com respeito a um único tema: "O homem, da forma como é, está dormindo, e o homem da forma como deveria ser, deveria estar acordado, disperto." "FICAR DESPERTO" é o objetivo e é também o gosto, o tempero, de todos os ensinamentos desses Budas. Todos os seres despertos ensinaram sobre um único tema, em diferentes línguas, com metáforas diferentes, embora sua canção fosse à mesma. Assim como o mar tem um gosto salgado, seja ele provado no norte, no leste ou no oeste, o mar sempre tem um gosto salgado. O gosto da condição de um Buda é estar "ACORDADO".
O silêncio é o espaço em que se acorda, e a mente ruidosa é o espaço em que se continua dormindo. Se a sua mente continua tagarelando, você está dormindo. Se, ao se sentar em silêncio, a mente desaparecer e você puder ouvir o chilrear dos pássaros e mente nenhum dentro de você, só silêncio... Esse assobio do pássaro e nenhuma mente em atividade na sua cabeça, silêncio total. Então a consciência brota em você. Ela não vem de fora, ela desperta em você, cresce em você. "DESPERTE" "ACORDE". A existência está esperando que você se torne uma realidade.

Pax!!!
Eu_221
Corete Silvane Sheibel é Terapeuta Holística, Massoterapeuta e instrutora de Yoga, meditação, auto hipnose e regressão.

Quebrando Correntes !




Imprimir
quebrando_correntes1O Projeto Quebrando Correntes foi elaborado para melhorar a qualidade de vida do Ser Humano. Estes exercícios podem ser aplicados em empresas, comunidades, instituições educacionais, envolvendo docentes e alunos. Quantos "NÃOS" ouvimos durante toda a vida, e quantas vezes nos culpamos, nos arrependemos e incoscientes arrastamos essas correntes por anos? Sem falar nos traumas que criamos e os medos de não ir adiante para conquistar um sonho? Por que acreditamos no pessimismo alheio? Por que achamos que somos incompetentes, fracassados, perdedores, incompreendidos? Se o destino da Humanidade é a evolução, então é preciso mudar o foco das atitudes, pensamentos e sentimentos, não estacionar no tempo e espaço e deixar fluir a vida, com mais leveza, consciência, amor.

Precisamos transformar essa "ENERGIA CORRENTE" que nos prende a mesmice e levantar a âncora de nosso barco, deixar fluir por esse mar imenso que temos a percorrer, e conhecer todas as terras e oportunidades que venhamos a encontrar em nosso caminho.
Quando resolvi adaptar este projeto, que inicialmente foi criado por uma empresa para aliviar o estresse e melhorar a auto-estima dos funcionários, na época não havia o estudo dirigido de frases, que hoje temos com a PNL (Programação Neurolinguística) e com as diversas técnicas de meditação e mentalização que conjunto com a PNL, é possível um equilíbrio total.


MENTAL

FÍSICO

EMOCIONAL

ESPIRITUAL


Neste projeto, são utilizadas algumas técnicas de PNL, Meditação e psicodrama.

EXERCÍCIOS

QUEBRANDO PARADIGMAS (CESTO)
EXTRAVAZANDO AS TENSÕES
QUEBRANDO AS CORRENTES


RENASCIMENTO

PROJETO DE VIDA
Duração total estimado – 2 horas individual.
Grupo limitado em até 10 pessoas – duração – 3 horas
Idade mínima permitida – 18 anos de idade.


Por que quebrar suas correntes?


Porque todos precisamos deixar os dogmas, paradigmas e condutas viciosas se quisermos atingir o novo. Não se pode comprar móveis novos com a casa cheia, não é verdade?

O que esta vivência pode me proporcionar?


Uma abertura para o seu Eu interior, com a finalidade de aumentar a auto-estima, confiança, segurança, eliminando os medos, frustrações, colocando uma opção para um caminho mais suave. Quem escolhe o caminho é você, mas esse mesmo caminho pode ser feito de forma muito mais leve e alegre.


Por que preciso me auto-conhecer?


Nosso inconsciente guarda muitos gatilhos para nos sabotar quando uma situação semelhante ocorre. Se você um dia sofreu com alguém ou com uma situação, geralmente dizemos algo como: “Nunca mais isso vai acontecer comigo!” - “Nunca mais vou amar ninguém”. Essas frases se alojam em nosso inconsciente e com isso, acabamos nos envolvendo nas situações similares e deixamos de aproveitar o que pode ser novo e bom, mesmo porque, as siuações se repetem e esse gatilho é disparado, sabotando a oportunidade de melhorar nossas condições e de trilhar um novo camiho. Temos a memória física, mental, emocional e nosso inconsciente, querendo nos ajudar, simplesmente nos sabota.


E depois, o que acontece?


Depois da vivência, o que acontece é você poder se olhar no espelho com outros olhos, com novas perspectivas, com novas emoções, mas deve-se ter disciplina para agir. E mesmo que as mesmas situações venham a lhe testar mais adiante, você consegue superá-las, mas de forma branda, sem o desequilíbrio emocional que ocorria antes. E com certeza, muitos fatos, novos e maravilhosos lhe acontecerão.


Para quem é destinado essa vivência?


Para as pessoas acima de 18 anos de idade que querem se livrar de  emoções inúteis  que só as faz sofrer. É destinada para quem está cansado e estressado com o corre-corre do dia a dia, e a vivência atua como um antiestresse e é revigorante após a Meditação aplicada.

 SATYE

Satye Yada
TERAPEUTA
(11) 8586-6336 - Faça de seus pensamentos atos; De seus atos, hábito; De seu hábito seu destino."
http://satyeyada.blogspot.com

LIBERDADE




Imprimir
liberdade10Por Mario Cardeal - De uma forma geral, a palavra “Liberdade” significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro, ter pleno poder sobre si mesmo e sobre os seus actos. O desejo de Liberdade é um sentimento profundamente arraigado no Ser Humano. Situações de escolha fazem o Homem enfrentar a si mesmo e exigem dele uma decisão responsável quanto ao seu próprio futuro. A capacidade de raciocinar e de valorizar, de forma inteligente, o mundo que o rodeia é o que confere ao Homem o sentido da Liberdade, entendida como plena expressão da vontade humana. A Liberdade manifesta-se à consciência como uma certeza primária que perpassa toda a existência, ...
especialmente nos momentos em que se deve tomar decisões importantes e, nos quais, o indivíduo sente que pode comprometer a sua vida. O Homem tende a exercer a Liberdade em todas as acções externas.
Quando elas são cerceadas, frustram-se o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo e desprezam-se seus direitos e a sua dignidade. Entretanto, apesar de toda a violência externa, as pessoas são muitas vezes capazes de manter a Liberdade de arbítrio sobre os seus actos internos, preservando assim a sua integridade e dignidade, como acontece com as pessoas submetidas a situações extremas de privação de Liberdades.
Só através do conhecimento é que o Homem atinge a Liberdade suprema em si mesma. Mas a Liberdade acarreta responsabilidade; então existe uma trilogia: Conhecimento – Responsabilidade – Liberdade
É a trilogia do Ser!
Infelizmente, a maioria das pessoas, entende que é livre, dona de si, vivendo num mundo ilusório criado por ela mesma. Quantos de nós já experimentamos esse sentimento? Pensamos que somos livres e, contudo, encontramo-nos aprisionados sem darmos conta dessa situação. Quando existe uma relação a dois (casal) é de extrema importância verificar-mos se, de facto, permanecemos livres ou não. Será que somos livres para irmos onde nos apetece? Será que temos a liberdade de tirarmos um tempo para nós, para estarmos sozinhos? Será que podemos estar um dia inteiro sem receber uma chamada do tipo: “onde estás?”; “Quando chegas?”; “estás com quem?”. Será que é livre de se vestir ou de usar o penteado como quer? E no trabalho é livre de ser como é? Quantos já sentiram a pressão do cônjuge nalguma situação?
No meu ponto de vista, a Liberdade só existe se, de facto, tiver conhecimento suficiente para efectuar uma análise objectiva sobre nós mesmos. Se estivermos atentos ao mundo externo e ao nosso mundo interno podemos dar conta e, de certa forma, mensurar a nossa Liberdade. Não poderemos considerar livres se dependermos de outro. Não podemos considerar livres se temermos, por exemplo, o futuro. Seremos livres sim, se formos auto-suficientes. Não estou a dizer, de forma alguma, que teremos de ser ermitas ou vivermos isolados uns dos outros. Estou a dizer que temos de ser auto independente nas nossas relações. Quando nos encontramos interiormente bem, somos auto independentes; quando torna-se necessário a presença de alguém na nossa vida nunca somos auto independentes. Então, partindo deste raciocínio, todo aquele que necessita de alguém a seu lado, nunca será Livre; permanece acorrentado vivendo numa liberdade ilusória.
A responsabilidade de se libertar desses grilhões só é da própria pessoa. Ninguém a poderá libertá-la; só ela é que tem a chave que a conduzirá há sua libertação.
Torna-se necessário que a pessoa reflicta sobre o porquê de manter-se aprisionada a um relacionamento, a uma acção, ao que for. Deve interrogar-se porquê. Deve ser responsável no seu pensamento e, sobre tudo, com a honestidade suficiente para perceber que não é projectando nos outros ou no mundo externo que encontrará a Liberdade.
Liberdade é um estado de alma. É algo que existe dentro de cada um. É ter a coragem de arredar tudo do seu caminho que a aprisione.
Toda as nossas vidas são formadas por círculos. Uns abrem-se, outros fecham-se. Para que se possa abrir círculos, outros terão que se fechar. É como numa casa, por exemplo. Se na sua casa deixar todas as janelas abertas, o que acontece? Deve existir uma corrente de ar incrível, não? Quer abrir mais janelas mas a corrente de ar não permite. Quer abrir outras portas mas elas teimam em fechar! Não permita que haja corrente de ar na “sua casa”. Para abrir outras portas tem de fechar, primeiramente, outras janelas. A “sua casa” é o seu interior! Feche primeiro as janelas das relações não resolvidas; feche primeiro as portas das situações que estão por ser resolutas. Não abra mais portas nem janelas. Feche primeiro o que está aberto para poder acabar com essa corrente de ar.
Liberdade é sentir a presença do vento na sua face quando lhe apetece. É tirar um momento para si e ir até há Serra de Sintra, por exemplo, ouvir a melodia dos pássaros; é sentir a frescura da água que jorra das nascentes; é estar em paz consigo mesmo; é permitir-se sentir o calor do Sol sem se preocupar com mais nada.
Liberdade é poder ser verdadeiro consigo mesmo. Agir por sua vontade, sem julgamento, sem crítica; é poder criar e ser criativo. É viver sem pensar o que os outros pensam de si.
Seja Livre, viva a sua vida independentemente da opinião dos outros. A vida é sua, não deles. Então porque se preocupa tanto com o que os outros possam dizer a seu respeito? Viva a sua vida, pois ela é sua. Seja responsável por ela!
A Liberdade encontra-se dentro de si. Procure-a e seja feliz!

Mario_CardealMário Cardeal é Fundador da Nascente de Luz. Considerado por muito como Xamã. Conta na sua vida diária com muitas Curas realizadas naqueles que o procuram. Dedica-se ao estudo e formação Xamânica e promove várias actividades. Terapeuta, Autor de vários textos, palestrante, facilitador, sobretudo um Pensador. Saiba mais em:www.nascentedeluz.com

Indivíduo e Personalidade...




Imprimir
pesonalidadePor Corete Silvane Sheibel - Uma coisa é a personalidade e a segunda é a individualidade. Existe uma diferença imensa, precisamos compreender algumas diferenças. A personalidade é a sua circunferência, não o seu centro. A criança quando nasce nós começamos a lhe dar personalidade, educando-a, dando-lhe certas atitudes, crenças e ideologias. E lentamente tijolo a tijolo, nós criamos uma estrutura à volta dela na qual ela fica aprisionada, e de tal modo que ela começa a se identificar com o edifício criado, pelos outros a volta dela. Aí ela não se sente mais aprisionada. E é ai que está um grande toque “De Cair a Ficha”...ou um insight...
“O sentir-se aprisionado”!!! Porque a partir desse momento, a pessoa começa a fazer esforços para ser livre. Seja lá o que você for, porque você é uma criação dos outros. Você deve ter sido empurrado e puxado de todas as direções, deram a você certa forma. E esta não é sua originalidade, é algo que foi imposto a você. E você conheceu isso por tanto tempo que nem se lembra que você pode ser uma outra pessoa. E você é uma outra pessoa lá no seu íntimo. Você não é essa personalidade. E essa confusão prevalece por todo mundo.
Porque quando você está confuso e procurar por ajuda, ou procurar um terapeuta, você procura uma saída para essa personalidade confusa, porque ela está brigando dentro de você com sua outra pessoa ai dentro de você. E o trabalho do terapeuta deveria ser desconstruir essa sua personalidade. Mas que não acontece, porque os próprios terapeutas desconhecem o seu ser.
Porque destruir a sua personalidade é o único meio de ajudá-lo a descobrir a sua individualidade. A individualidade é a sua face original, é o jeito que Deus quis que você fosse, é o jeito que você foi feito por ele. A sua individualidade tem a assinatura de Deus. Mas a sua personalidade é um fenômeno social. Desse modo, há tantas personalidades no mundo, hinduístas, muçulmanas, cristãs e etc.
Individualidade é simplesmente individualidade. Ela não é cristã, nem muçulmana e nem hindu. É a personalidade que tem tais divisões, categorias ou aspectos.
A personalidade é sempre teimosa; a individualidade, jamais. A personalidade tem que ser teimosa, porque ela é falsa. Se ela não for teimosa, ela não pode existir, absolutamente. Ela tem se der mantida continuamente, você tem que lutar por ela. A personalidade consiste em nada mais que “EGO”, é pensar em só si mesmo, avareza, raiva, violência, porque lá no fundo, você está ciente do temor, do medo da morte. Lá no fundo você conhece a sua inferioridade. A personalidade vangloria-se da superioridade. Sempre: seja lá o que for a personalidade se vangloria, a realidade é exatamente o oposto. Se você estiver se sentindo não-inteligente por dentro, sua personalidade projetará inteligência. Se você estiver sentindo não-amoroso por dentro, a sua personalidade criará uma muito doce, sorridente qualidade amorosa.
E não é apenas para enganar os outros, mas acima disso é basicamente para enganar a si mesmo. Você quer esquecer-se do seu desamor. Se você estiver sentindo vazio por dentro, a sua personalidade começará a ajuntar mil e uma posses, acumular coisas. Por isso muitas grandes personalidades que passaram na terra foram muito teimosas, porque essas pessoas vieram apenas como personalidades, e muito teimosas. E elas tinham que ser teimosas, porque sabiam que se não fossem teimosos, se não estivessem continuamente lutando, aquela personalidade desaparecia, porque ela é um fenômeno falso. Ela não é uma realidade; é fabricada pela mente e desse modo a mente tem de continuar descobrindo mais amparos para aquilo.
Mas a individualidade é sem “EGO”, ela não pensa em só si mesmo, é um estado de não mente. Ela não tem ambições, nem desejos, porque ela é imensamente preenchida apenas por ela mesma. Ela não precisa lutar pela sua existência, porque ela jê é existencial. Ela não pode ser destruída, ela é indestrutível, porém não é forte. É muito frágil, jamais agressiva, sempre receptiva. Jamais de gaba, não há necessidade, porque não há nenhum complexo de inferioridade em si. Não que ela se sinta superior. Esses são aspectos da mesma moeda. O inferior e o superior.
A verdadeira pessoa, o ser autêntico, o indivíduo, não é nem inferior e nem superior. É simplesmente ele mesmo. Jamais se comprara com as outras. A idéia de comparação não surge, absolutamente; ela sabe que todos têm individualidades únicas. A própria palavra “INDIVIDUALIDADE” significa “INDIVISÍVEL”, aquilo que não se pode dividir. A individualidade é orgânica. A personalidade é uma colcha de retalhos, uma coisa daqui, outra coisa dali. Você vai coletando e, portanto, está sempre com medo de que aquilo possa ser tomado de volta a qualquer momento.
Porque a personalidade é sempre dependente dos outros. Por ser dependente dos outros, ela é prisioneira, e por ser dependente dos outros, ela tem que ser teimosa. Caso contrário, os outros farão de você um absoluto escravo, eles o reduzirão a uma coisa somente. Por isso você precisa ser teimoso, tem de lutar, tem de batalhar pela sobrevivência. O Yoga, a individualidade jamais é teimosa. A individualidade é muito líquida, muito fluente, assim como um rio que vai se movendo para o oceano. Não tem rota fixa, não tem nenhuma idéia fixa de que direção tomar, não tem planos. Ela se ajusta as situações. Porque ela é muito ajustada.
Mas a personalidade não é ajustada. Ela precisa sempre estar de guarda, não é líquida, é sempre muito sólida. Mas a personalidade é um falso fenômeno. Não pode lhe trazer nenhuma alegria, não pode lhe dar o senso do divino. Ela é um fenômeno humano, uma estrutura humana. Ela o manterá vazio, insignificante, irá mantê-lo miserável.
A individualidade torna a sua vida significante. Ela torna a sua vida uma linda canção, mas a canção não é mais sua, a canção é de Deus. A individualidade é divina. Você se torna uma flauta nos lábios de Deus, ou nos lábios de toda a Existência. Aí então, seja o que for que o todo queira. Você o permite.
Pax!!!

Eu_221
Corete Silvane Sheibel é Terapeuta Holística, Massoterapeuta e instrutora de Yoga, meditação, auto hipnose e regressão.
* Tempo de atuação: 12 Anos

* Especializações


Massoterapia;
Reflexoterapia;
Espondiloterapia nível 1,2 e 3;
Drenagem Linfática Propeli;
Drenagem facial;
Limpeza de pele;
Biótipo e Auriculoterapia;
Massagem Neurocirculatória,(Modeladora estética),(Terapêutica) e (Relaxante);

Massagem Osteossensibilizante nível 1,2 e 3, Descompressão Vertebral nível 1,2 e 3;
Terapia Floral: Sistema Bach e Aura Luz;
Kinesiologia;
Reiki nivel I, II e III;
Instrutora de Yoga e meditação;


* Formação


SOS Corpo de Caxias do Sul – RS;
Escola Centro Visual de massagem-Lageado-RS;
Escola Konvida Psicologia – Porto Alegre – RS;
Three In One concepts - Califórnia – Estados Unidos
Instituto cultural GFU – Fun. Dr. Serge R. De la Ferrière;
Registro Feplam nº: 222550, 187786, 197592 Contatos: Tel: (11) 97049979 Email: coretescheibel@gmail.com

* Contato


Tel: (11) 97049979