sábado, 9 de outubro de 2010

HISTORIA POLITICA DE PORTUGAL

História Política de Portugal – 1910 a 1926 – Douglas Wheeler«No breve espaço de tempo entre a monarquia constitucional (1834-1910) e o regime emergente da Revolução Nacional, em 1926, Portugal teve quarenta e cinco governos sucessivos. A primeira República foi o regime parlamentar mais instável da Europa Ocidental.
As hipóteses da sua sobrevivência eram poucas. O país sofreu com a desorganização económica e social sem precedentes, com a violência pública e com os constantes pronunciamentos militares-revolucionários. A desvalorização da moeda e a inflação foram, de longe, as piores dos tempos modernos. Por volta de 1926, restavam à República muito poucos apoiantes.
É sobre este período turbulento que o Prof. Douglas L. Wheeler se debruça, nesta edição de História Politica de Portugal — 1910-1926, que inclui um novo e extenso prefácio e uma bibliografia actualizada e que pretende, assim, juntar-se ao centenário da implantação da República.»
Linhas das Mãos dos Famosos – Aprenda a Ler as Suas – Zila
«A leitura das mãos revela os principais traços de personalidade e mostra os acontecimentos passados e futuros mais marcantes na vida de uma pessoa, sejam eles bons ou maus.
Num livro que responde a perguntas frequentes sobre o amor, a sorte, a riqueza e a saúde, Zila ensina a arte da quiromancia: as linhas principais, os formatos, a cor, os sinais mais frequentes, entre outros aspectos.
Fascinada pelo lado espiritual da vida e com um dom para ajudar as outras pessoas, Zila lançou um  desafio aos seus clientes mais famosos e interessantes (Sofia Aparício, Manuel Luís Goucha, Merche Romero, Marina Mota, Toy, Fernando Alvim e o Dr. Fernando Póvoas, entre outros): revelar neste livro os segredos das palmas das suas mãos.»
Arte Contemporânea – Anne Cauquelin
«Actualmente confrontados com a enorme dispersão de locais de cultura, com a diversidade e com a quantidade cada vez mais significativa de obras apresentadas, bem como com o aumento do número de respectivas publicações, os cultores de arte têm a sensação de que, hoje em dia, se encontram desorientados face à irrupção de arte contemporânea. O que dizer sobre as obras de arte que talvez não o sejam? Ou melhor: como poderá dizer algo a respeito delas?
Esta obra permitirá ao leitor analisar, de uma forma concreta e em todas as suas esferas de representatividade artística, as obras de arte concebidas nos dias de hoje, para além de lhe mostrar que, a bem ou a mal, a nossa sociedade transformou-se numa sociedade cultural, o que teve, quer ao nível artístico, quer aos olhos do público, implicações revolucionárias.»
As Fobias – Agorafobia, Fobias Sociais e Fobias Específicas – Jean-Louis Pedinielli e Pascale Bertagne«A fobia consiste num medo irascível de um objecto ou de uma determinada situação. Assim, a angústia é transferida para uma dimensão exterior à pessoa e passa a estar associada a algo existente nesse mesmo exterior, ao qual uma pessoa procura fugir.
Tendo em conta que as fobias podem estar relacionadas a qualquer tipo de objectos, a actual classificação pauta-se por três principais categorias: agorafobia, fobias sociais e fobias específicas.
Esta obra tem como objectivo descrever os fenómenos comuns a todas as fobias, ilustrar os quadros semiológicos com exemplos clínicos, fazer o balanço e o resumo de todas as teorias que visam dar uma explicação sobre a origem das fobias, seus mecanismos e consequências. A questão da terapia e da sua aplicação é aqui analisada – e o mesmo acontece na apresentação clínica e teórica –, tendo sempre em conta a diferente abordagem das teorias psicanalíticas e das teorias cognitivo-comportamentais.»

EMY

Pablo Neruda e Julia Stuart nas novidades Europa-América

Pablo Neruda e Julia Stuart nas novidades Europa-América

As novidades de Outubro da Europa-América incluem um novo livro de Julia Stuart (a autora de O Casamenteiro de Périgord), que agora apresenta O Coleccionador de Chuva. Destaque também para a edição de Nasci para Nascer, de Pablo Neruda.

O Coleccionador de Chuva – Julia Stuart
«Balthazar Jones vive na Torre de Londres com a sua esposa, Hebe, e com a Sr.ª Cook, uma tartaruga centenária, e é um dos guardas do histórico local. (Sim, alguns beefeaters vivem na Torre.) E não é tarefa fácil ser guarda numa das maiores atracções turísticas de Londres.
Entre as estranhas personagens que habitam o labirinto de casas antigas e escadas em caracol, contam-se Ruby Dore, a dona do bar Rack & Ruin, que ficou a saber que está grávida; o reverendo Septimus Drew, um inveterado solteirão que ninguém sonha que tem um carreira de êxito como escritor de livros eróticos; o galante tratador de corvos que só pensa em vingar a morte de um dos seus queridos animais; Valerie Jennings, a melhor amiga de Hebe, que está apaixonada pelo pica-bilhetes Arthur Catnip; e o fantasma de Sir Walter Raleigh, cujos ruidosos passeios nocturnos e vício do tabaco perturbam o merecido sono dos habitantes da Torre.
A paixão de Hebe e Balthazar, outrora forte, enfraqueceu desde a morte do filho do casal. Hebe consola-se com o seu trabalho na Secção de Perdidos e Achados do Metro de Londres, onde devolve objectos perdidos aos seus donos (entre malas e chaves, contam-se estranhas preciosidades como um óscar de Dustin Hoffman, 157 dentaduras e um cofre inviolável). Balthazar não derramou uma lágrima desde o trágico incidente, e Hebe está cada vez mais distante do marido.
O casamento está por um fio quando a rainha confia a Balthazar a tarefa de conceber um jardim zoológico na Torre, para abrigar as estranhas oferendas peludas e de quatro patas que os dignitários estrangeiros oferecem à monarca. É então que o dia-a-dia na Torre se torna muito agitado. Os pinguins fogem e as girafas são roubadas. E Balthazar está em apuros. E, como se não bastasse tudo isto, a sua querida tartaruga desaparece e Hebe abandona-o. Nestas circunstâncias, o que pode fazer um guarda da Torre de Londres?»

Nasci para Nascer – Pablo Neruda
«A presente obra complementa o retrato humano, social e poético do autor, que nos foi oferecido no seu livro de memórias Confesso que Vivi. É formada por diversos cadernos, agrupados por estilos que variam entre a carta, a palestra, o poema e a narrativa de viagem, e temas que vão desde a divagação poética, viagem efectuada pelo autor ao fundo de si mesmo, até ao relato de experiências vividas ou ao discurso sobre o papel social do poeta. A última parte do livro refere em especial a situação política no Chile.
É, sobretudo, um retrato psicológico do autor, mas um retrato instantâneo, com toda a verdade e naturalidade que a ausência de pose determina.»

ENFRENTE OS SEUS GIGANTES


Título: Enfrente os seus Gigantes
Autoria: Max Lucado
N.º Páginas: 200

PVP.: 14,90€

Sinopse: Parecia impossível de acreditar. 
Um só homem - frente a um gigante.
Um soldado desarmado - frente a um monumento de força.
Ainda hoje, parece impossível acreditar que um homem, armado apenas da sua fé e recorrendo apenas à sua ingenuidade, conseguisse derrotar um gigante. Contudo, o inacreditável aconteceu: David derrotou o gigante Golias.
E continua a acontecer a cada dia.
Cada um de nós tem os seus gigantes para enfrentar: o medo, a insegurança, a fraqueza. E os nossos gigantes tomam muitas pequenas formas: contas que não podemos pagar, pessoas a quem não conseguimos agradar, maus hábitos que não conseguimos deixar, fracassos que não conseguimos esquecer e um futuro com o qual não conseguimos lidar.
Mas, tal como David, podemos enfrentar e derrotar os nossos gigantes - mesmo que, como David, não sejamos os mais fortes, os mais bem preparados ou os favoritos. Mesmo que, tal como David, sejamos apenas humanos. Porque só o ser humano tem fé. E só o ser humano tem a ingenuidade de a usar - e de a pôr em prática da única maneira possível: acreditando, a cada dia, que somos capazes de fazer mais. 

Minutos de Inteligência

Título: Minutos de Inteligência
Autoria: Augusto Cury
N.º Páginas: 72

PVP.: 12,50€

Sinopse: Uma selecção das frases mais eloquentes e cativantes do Dr. Augusto Cury. Reflectindo sobre temas como o amor, a parceria espiritual, os sonhos, a fé, a autoconfiança, a superação pessoal, a amizade e a capacidade do espírito humano de transformar o mundo, este livro é a dádiva ideal para a inspiração diária. 

"A vida é uma grande pergunta em busca de grandes respostas."