quinta-feira, 26 de setembro de 2013

13 fenômenos naturais espetaculares pouco conhecidos

Pedras que se movem sozinhas, marés com cor de sangue, nuvens que parecem OVNIs e tornados de fogo são alguns exemplos de manifestações da natureza que enchem os olhos.
13 fenômenos naturais espetaculares pouco conhecidos
As clássicas maravilhas da natureza são enormes, famosas e difíceis de não perceber – cânions vastos, montanhas gigantescas, cataratas descomunais e coisas do tipo. No entanto, muitos dos fenômenos naturais mais fantásticos são, ao mesmo tempo, alguns dos menos perceptíveis, seja por suas condições raras de surgimento ou por sua localização remota.
Indo desde pedras que se movem sozinhas sem explicação plausível até tornados de puro fogo e fumaça que são mais destrutivos do que os incêndios que os originaram, listamos a seguir algumas das maravilhas mais belas, inspiradoras e, por que não, aterrorizantes da natureza.

1 – Rochas deslizantes

As misteriosas pedras ambulantes do deserto de lama batida do Vale da Morte, na Califórnia, são motivo de controvérsia científica há décadas. Elas são rochas de tamanhos e formatos variados, algumas pesando centenas de quilos, que chegam a se mover por quilômetros e mais quilômetros sem algum motivo aparente, deixando um rastro atrás de si.
Alguns cientistas chegaram a propor que uma combinação de ventos fortes e gelo na superfície pudesse ser responsável pelo fenômeno, mas isso não explica os casos de pedras que começam lado a lado e se movem em velocidades e direções distintas. Além disso, as contas dos físicos também não batem, já que seriam necessários ventos de centenas de quilômetros por hora para mover algumas das rochas.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

2 – Basalto colunar

Quando um fluxo de lava espesso se resfria, ele acaba se contraindo verticalmente, mas rachando em sentido perpendicular à direção em que fluía. Esse fenômeno acontece com um grau de regularidade geométrica tão grande que, na maioria dos casos, ele forma uma surpreendente grade de projeções hexagonais que parecem até ter sido feitas por seres humanos.
Um dos exemplos mais famosos desse fenômeno é a Calçada dos Gigantes, na costa da Irlanda (que você pode ver nas fotos abaixo). Porém, a maior e mais reconhecida ocorrência talvez seja a Torre do Diabo, nos estado norte-americano do Wyoming. O basalto também toma formas distintas e igualmente fascinantes quando as erupções são expostas a correntes de ar ou à água.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

3 – Buracos azuis

Essas manchas escuras são quedas gigantescas e abruptas na elevação subaquática que são perfeitamente visíveis da superfície quando olhamos de cima e comparamos sua tonalidade com a dos arredores. Essas cavernas podem ter centenas de pés de profundidade e algumas contêm fósseis que foram encontrados nas suas profundezas, completamente preservados.
Com o equipamento apropriado, mergulhadores são capazes de explorar esses ambientes profundos, mas a baixa taxa de oxigênio devido à má circulação da água faz com que haja pouquíssima vida nesses lugares, deixando-os assombrosamente vazios.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

4 – Marés vermelhas

As marés vermelhas nada mais são do que influxos súbitos de enormes quantidades de algas coloridas de célula única, que juntas acabam deixando áreas inteiras de um oceano com uma coloração vermelho-sangue. Embora algumas delas sejam relativamente inofensivas, outras são portadoras de toxinas mortais que causam a morte de peixes, aves e mamíferos marinhos.
Em alguns casos, até mesmos seres humanos já sofreram os efeitos nocivos das marés vermelhas, mas não há nenhum caso conhecido de pessoas que tenham morrido por conta do fenômeno. Embora possam ser altamente nocivos em grandes conjuntos, os fitoplânctons que as constituem não são perigosos em pequenas quantidades.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

5 – Círculos de gelo

Enquanto muitos podem ver esses círculos aparentemente perfeitos de gelo como motivo para teorias de conspiração, cientistas acreditam que eles sejam formados quando pedaços flutuantes de gelo são rodados por correntes circulares de água (conhecidas como eddies), formadas por fluxos fortes de água que passam por objetos sólidos.
Como resultado dessa rotação, outros pequenos pedaços de gelo se acumulam simetricamente nas beiradas do bloco até que ele se transforme em um círculo quase perfeito. Já foram encontrados locais com círculos de gelo com mais de 152 metros de diâmetro e até mesmo grupos dessas formações, com tamanhos idênticos ou diferentes entre si.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

6 – Nuvens mammatus

Fazendo jus à sua aparência medonha, as nuvens mammatus costumam ser mensageiras de tempestades ou outros abalos atmosféricos que estejam a caminho. Compostas predominantemente por gelo, elas podem se estender por centenas de quilômetros em todas as direções, com formações individuais que aparentam ficar completamente paradas por entre 10 e 15 minutos.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

7 – Dolinas

Conhecidas em inglês como sinkholes, as dolinas são um evento natural consideravelmente assustador. Com o passar do tempo, fluxos subterrâneos de água causam erosão no solo abaixo da superfície até que a terra acima ceda e desmorone para as profundezas, algumas vezes de forma bastante abrupta.
Muitas vezes, esse fenômeno acontece de forma natural, mas existem ocorrências causadas pela interferência humana, seja ao deslocar fluxos de água ou pela ação de tubulação rompida. Dolinas urbanas de grande profundidade já se formaram mundo afora, consumindo partes de quadras, calçadas e até mesmo prédios inteiros.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

8 – Penitentes

Nomeadas em menção a monges do estado norte-americano do Novo México que usavam capuzes extremamente pontudos, as penitentes são incríveis lâminas de gelo de formação natural que crescem do chão em direção ao sol. Mais comumente encontradas em altitudes elevadas, elas podem se tornar mais altas que os seres humanos e tomar campos extensos, que ficam repletos de pontas geladas.
Enquanto o gelo vai derretendo, pequenos desníveis iniciais são formados entre partes distintas dos blocos gelados. Com o passar do tempo, essas diferenças de altura modificam a ação do vento no degelo e criam sombras que diminuem o efeito do sol, criando as pontas acentuadas.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

9 – Nuvens lenticulares

Não, essas formações não são OVNIs – nem coberturas artificialmente criadas para camuflá-los. As nuvens lenticulares são fenômenos evitados por aviadores tradicionais, mas amados por pilotos de planadores. Elas são massas com uma forte corrente de ar ascendente que pode levar os aviões sem motor a grandes alturas, normalmente formadas quando ventos rápidos são desviados para cima ao passarem por um grande objeto terrestre, como uma montanha.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

10 – Pilares de luz

Essas colunas luminosas de aparência quase sólida se projetam pelo céu quando a luz reflete em cristais de gelo por um ângulo preciso, seja vinda do sol (como vemos nas duas primeiras figuras abaixo) ou de fontes artificiais, como luminárias de ruas ou parques. Apesar de sua aparência maciça, o efeito dos pilares de luz é inteiramente criado pelo ponto de vista relativo dos observadores.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

11 – Lua laranja

Embora a maioria das pessoas já tenha presenciado esse fenômeno ao menos uma vez na vida, poucos sabem o que faz com que o satélite natural do nosso planeta ocasionalmente apareça com cores alaranjadas em regiões baixas do céu.
Quando a lua aparece mais próxima ao horizonte, os raios de luz solar que são refletidos nela são forçados a atravessar uma camada muito maior da nossa atmosfera até nos atingir, o que faz com que apenas as luzes de espectros entre o amarelo e o vermelho nos alcancem, o que inclui o laranja.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

12 – Parélios

Conhecidos em inglês como sundogs, esses pontos luminosos em volta do sol possuem um processo de formação parecido com o dos pilares de luz, baseado nos raios luminosos passando por cristais. O formato e a direção dos sólidos translúcidos podem causar uma forte alteração no impacto visual para os observadores, produzindo caudas maiores e mudando as cores que podem ser vistas.
A altura relativa no céu da nossa principal estrela faz com que os parélios apareçam mais próximos ou mais distantes do astro. Condições climáticas variáveis em outros planetas do Sistema Solar podem levar ao surgimento de auréolas com até quatro desses pontos a partir da perspectiva desses mundos. O fenômeno é discutido e avaliado desde tempos ancestrais, com registros escritos datando da época dos egípcios e gregos.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist

13 – Tornados de fogo

Eles aparecem no meio ou nos arredores de incêndios descontrolados quando ocorre uma convergência de condições favoráveis, e podem ser causados por outros eventos naturais, como terremotos e tempestades de raios.
Os tornados de fogo podem ser extremamente perigosos, muitas vezes avançando até grandes distâncias e causando destruição e morte em áreas que de outra forma não seriam tocadas pelas chamas. O fenômeno costuma ter cerca de 1,5 quilômetro de altura, gerar ventos de mais de 160 quilômetros por hora e dura 20 minutos ou mais.
Fonte da imagem: Reprodução/WebEcoist
E você, conhece algum outro fenômeno natural espetacular? Deixe sua opinião nos comentários.

O voo mais azarado do mundo: número 666 para HEL na sexta-feira 13

Várias características combinadas fazem desse voo um dos mais sinistros dos últimos tempos
Por Ian Castelli 
O voo mais azarado do mundo: número 666 para HEL na sexta-feira 13
Se você acha que as suas últimas viagens de avião foram assustadoras ou que por hoje ser sexta-feira 13 algo de muito ruim pode acontecer, prepare-se para conhecer um caso bem mais sinistro – e verídico. Hoje, sexta-feira 13 de 2013, é o dia do voo 666 com destino ao HEL. Sim, esse é o número e o destino real de uma viagem.
Trata-se de um voo da Finnair que sai de Copenhague, capital da Dinamarca, em direção a Helsinki, capital da Finlândia (a abreviação do aeroporto finlandês é HEL). Por coincidência, o número do voo é 666 e foi agendado para uma sexta-feira 13. Se todos esses elementos não contribuem para tornar esse voo mais sinistro, o capitão do avião, Juha-Pekka Keidasto, diz que não tem medo de enfrentar o demônio e que não acredita nessas superstições. Ele garante que pode enfrentar turbulências naturais e sobrenaturais.
Realmente, os europeus não pareceram dar muita importância ao fato, já que o voo 666 para HEL teve quase todos os assentos comprados – mesmo em uma sexta-feira 13. E você, viajaria pelos ares com nele?

Rapaz de somente 17 anos constrói armadura de Homem de Ferro

Leonardo Boa Sorte, autor da réplica, diz que gastou menos de R$ 200 e utilizou papel e resina de fibra na construção do equipamento.
Por Ian Castelli 
Rapaz de somente 17 anos constrói armadura de Homem de Ferro
Um estudante de somente 17 anos, e fã de Homem de Ferro, se inspirou em Tony Stark para criar sua própria armadura caseira do herói milionário. Leonardo Boa Sorte é baiano e vive no norte de Minas Gerais – local onde começou a construir sua própria armadura. O modelo é baseado na armadura Mark 2 e contém seus próprios efeitos de iluminação.
Com ajuda do computador, ele pôde observar todos os detalhes da Mark 2 e tentar fazer a sua própria versão. Leonardo imprimiu e recortou mais de 6,500 peças para construir a armadura, utilizando resina de fibra para dar uma resistência maior à roupa. Todo o material (roupa e capacete) pesa aproximadamente um quilo e custou menos de R$ 200.
Fonte da imagem: G1
O visual final da Mark 2 foi uma preocupação desde o início da produção de Leonardo, já que ele adaptou o modelo às suas medidas físicas. Para vestir a armadura, é necessária a ajuda de alguém e colocar as peças em uma ordem correta. Você pode conferir um vídeo de Leonardo exibindo a sua armadura ao clicar aqui. E aí, você gostou do resultado?

NASA pode ter descoberto Han Solo na superfície de Mercúrio

Brincadeiras à parte, imagem se parece muito com a do personagem de Star Wars quando foi congelado em carbonita por Jabba
NASA pode ter descoberto Han Solo na superfície de Mercúrio
Se você é um fã da saga de Star Wars, deve lembrar muito bem quando o personagem Han Solo (interpretado por Harrison Ford) foi congelado em carbonita pelo monstro gosmento Jabba, the Hutt.
Agora imaginem essa imagem de Han transferida para a superfície de Mercúrio. Curioso, não é? Pois a NASA divulgou uma foto com essas características de uma formação rochosa real no planeta mais próximo do Sol.
Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
A imagem foi capturada em 2011 pela sonda Messenger, mas só agora foi divulgada pela agência espacial. A foto mostra uma formação rochosa com formas humanas, sendo bastante parecida com a do filme. Confira as informações do release engraçadinho da NASA:
Uma parte da superfície ao redor da margem norte da bacia de Caloris hospeda um bloco elevado na forma de certo mercenário congelado em carbonita, que pode fazer a rota Kessel Run* em menos de 12 parsecs.
Se há duas coisas que você deve lembrar é: não é cruzar um Hutt e que a superfície de Mercúrio pode apresentar todos os tipos de surpresas. Este bloco pode ser uma parte da superfície original que antecede a formação de Caloris, que foi moldado por material ejetado durante o evento da bacia de formação.

Pareidolia

Obviamente, os cientistas sabem que é apenas uma formação comum, que associamos com uma forma conhecida de nossa vida. Esse fenômeno é chamado de "pareidolia" e acontece quando o nosso cérebro associa as imagens, fazendo com que vemos formas humanas ou não em nuvens, montanhas, rochas, líquidos e outros lugares.
* Curiosidade: Nos filmes de Star Wars, a Kessel Run (citada acima) era uma das rotas de contrabando mais utilizadas no Império Galáctico. Han Solo alegou que a sua nave Millennium Falcon fez a Kessel Run em menos de doze parsecs. Um parsec é uma unidade de distância, não de tempo, e equivale a 3.258 anos-luz.

Confira 3 das campanhas de marketing mais inovadoras do ano até então

2013 ainda não chegou ao fim, mas já é possível destacar algumas das campanhas que se destacam pela inovação e criatividade
Confira 3 das campanhas de marketing mais inovadoras do ano até então
Com certeza você deve se lembrar de alguma campanha de marketing que fez sucesso por aqui. Em geral, quando boas ideias são colocadas em prática, elas se tornam um sucesso e ficam gravadas na nossa memória.
Inovação e criatividade são duas das características básicas para uma publicidade bem sucedida e é exatamente isso que encontramos nas campanhas selecionadas pelo site Marketo Blog. Confira cada uma das saídas que as empresas encontraram para divulgar seu produto e fazer com que sua marca fosse lembrada pelo público.

1. Cerveja Senador Volstead


Senador Volstead é uma cerveja que foi lançada recentemente, mas guarda uma história nascida nos anos 1920. Produto de uma empresa espanhola, a cerveja recebeu esse nome em homenagem a uma figura histórica – Senador Volstead, o homem que proibiu a produção, a venda e o transporte de bebidas alcoólicas, instaurando a Lei Seca nos Estados Unidos na década de 1920.
Aproveitando esse contexto, a marca investiu pesado na temática da proibição para divulgar o produto. O vídeo explicativo lançado junto com a cerveja mostra as maneiras que a empresa encontrou para esconder sua cerveja e comercializá-la “de maneira ilegal” mesmo em pleno século XXI.
Dentro da campanha de marketing, o que mais surpreende é o site do produto, que a primeira vista parece uma loja online de ursos de pelúcia inofensivos, mas que com um pouco de atenção por parte do internauta, revela sua real intenção. Além disso, os clientes que fazem suas compras através do site recebem uma discreta caixa repleta de ursinhos de pelúcia (cof, cof!) assim como aconteceria se ainda estivéssemos nos anos 1920.

2. Game of Thrones – 3ª temporada

Pôster e prédio da HBO, em Los Angeles.Fonte da imagem: Reprodução/Marketo Blog
Para divulgar a estreia da 3ª temporada de Game of Thrones – que aconteceu em no final de março de 2013 – a HBO resolveu aguçar a curiosidade dos fãs da série. Simples e misteriosa, a campanha consistiu apenas na imagem da sombra de um dragão impressa em lugares inusitados.
O símbolo que ilustrou o pôster da temporada também foi parar nas páginas do jornal The New York Times e até mesmo no topo do prédio da HBO, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Logicamente, o símbolo também foi espalhado em outdoors, ônibus e outros espaços, cercando a audiência da série e criando um clima de suspense em torno do enredo.

3. Aerosol Orphea


A Orphea – uma empresa italiana que possui uma linha de repelentes para insetos e pequenas pragas – achou uma maneira interessante de mostrar aos seus clientes a eficácia de um de seus produtos. Para isso, a campanha levou em consideração que todos os potenciais consumidores da marca têm pelo menos uma coisa em comum – todos desejam se livrar dos insetos.
Para colocar essa ideia em prática, a empresa escolheu um dos outdoors de Milão para espalhar sua mensagem. Bastou passar um pouco de cola transparente em parte do painel e esperar alguns dias para que a campanha começasse a se revelar.
Depois de um tempo, a armadilha gigante já havia funcionado e milhares de insetos ficaram grudados na tela, passando a fazer parte do anúncio e indicando aos consumidores que o produto realmente funcionava. Logicamente, os métodos usados pela empresa podem ser criticados e questionados, mas é fato que a campanha fez sucesso e chamou a atenção de milhares de pessoas.

Chelyabinsk-40: cidade secreta russa é o lugar mais radioativo do planeta

Além de possuir rios e lagos poluídos, a cidade chegou a alcançar taxas de radioatividade que poderiam matar uma pessoa
Chelyabinsk-40: cidade secreta russa é o lugar mais radioativo do planeta
Entre os Montes Urais e a alguns quilômetros da fronteira com o Cazaquistão, está localizada a pequena cidade russa de Ozyorsk, que é conhecida por ser o lugar mais radioativo do planeta. Logicamente, esse título não foi conquistado de uma hora pra outra e a história da cidade nos permite entender melhor o que aconteceu para que esse lugar acumulasse taxas de radioatividade suficientes para matar uma pessoa em algumas horas.
Mapa da região de Ozyorsk (antiga cidade secreta de Chelyabinsk-40).Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Como tudo começou

Ozyorsk passou a aparecer no mapa e ser conhecida pelas pessoas somente após 1992, quando o presidente Boris Yeltsin assinou um decreto que permitia que cientistas e pesquisadores pudessem explorar a área.
Antes disso, a cidade secreta recebeu os nomes de Chelyabinsk-40 e Chelyabinsk-65, sendo que Chelyabinsk era uma referência ao centro administrativo mais próximo e os números representavam o código postal da localidade – essa era uma maneira comum de dar nome a cidades fechadas.
Instalações da Mayak.Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
Já o mistério que pairava sobre Chelyabinsk-40 vinha das atividades que o governo soviético realizava no local. Na década de 1940, a cidade foi escolhida como sede da “Mayak”, um centro de produção de material nuclear que foi mantido em segredo até 1990.
Quando a existência de Mayak foi oficializada, os registros já mostravam 21% de aumento na incidência de câncer, 25% de aumento nos problemas no nascimento e 41% de aumento nos casos de leucemia em toda a região de Chelyabinsk. Estima-se que 65% da população tenha sido afetado pela radiação, sendo que os médicos tinham que atestar que seus pacientes sofriam de uma “doença especial”, pois eram proibidos de mencionar a radioatividade em seus diagnósticos.

Falta de planejamento

O principal objetivo da Mayak era produzir armas a partir do Urânio-238 encontrado nas montanhas da região. Em 1948, o primeiro reator começou a funcionar, convertendo urânio em plutônio para enviar o material para os construtores de bombas.
Porém, todos os esforços da construção visaram otimizar a produção da matéria nuclear e deixaram de planejar uma maneira adequada para descartar os resíduos. Sendo assim, o rio Techa – que abastecia cerca de 40 cidades e vilas da região – foi um dos destinos dos resíduos nucleares.
Rio Techa.Fonte da imagem: Reprodução/Media Zavod
Depois de três anos infectando o rio, o governo soviético enviou pesquisadores para se certificar de que a situação estava sob controle. Os cientistas descobriram que, em apenas uma hora, o rio emitia 25% da radioatividade liberada na região durante um ano inteiro. Essa constatação fez com que milhares de famílias fossem realocadas.
Mas o problema persistia e o governo precisava encontrar um novo destino para os resíduos de sua produção nuclear. Foi quando, em 1951, o lago Karachay foi escolhido especialmente por não ter contato com qualquer outro rio ou nascente, o que fez com que os responsáveis imaginassem que o material depositado ali não se espalharia para outros lugares. Testes posteriores mostraram que a água do lago Karachay pode entrar em contato com o pântano Asanov, que também fica na região.

Acidentes nucleares

Além de poluir os rios e lagos, a Mayak sofreu alguns acidentes nucleares de grandes proporções que contribuíram para aumentar os riscos de radioatividade da região. Em 1957, a explosão de um tanque resultou na dispersão de 50 a 100 toneladas de matéria de alto nível radioativo.
Lago Karachay.Fonte da imagem: Reprodução/Wikimapia
Ainda, em 1968, o próprio lago Karachay sofreu um período de estiagem e ficou seco. O vento acabou dispersando a poeira radioativa que estava depositada no fundo do lago em uma área de 2,3 mil quilômetros quadrados, atingindo cerca de 500 mil pessoas. Nos anos 1990, cientistas descobriram que a taxa de radiação emitida pelo lago (600 Röntgen) era suficiente para matar uma pessoa em uma hora.
Em 2003, as instalações da Mayak tiveram suas atividades revogadas. Hoje, o rio Techa contém pequenas quantidades de césio e o lago Karachay teve parte de seu leito coberto com concreto, mas ainda não é possível controlar a contaminação da população local e reverter os problemas foram causados durante tantos anos.

Confira a evolução do fisiculturismo em 13 fotos

As técnicas para a perfeita definição muscular estão cada vez mais aprimoradas e o esporte, mais difundido
Confira a evolução do fisiculturismo em 13 fotos
Não é de hoje que o fisiculturismo atrai adeptos em todo o mundo, mas essa prática de trabalho corporal ainda é considerada relativamente nova, já que começou a ser reconhecida como esporte em meados de 1880. A primeira competição para classificar os melhores fisiculturistas ocorreu em 1901, em Londres, graças a Eugen Sandow, um dos adeptos mais famosos da modalidade, reconhecido até hoje.
O segundo concurso foi promovido três anos depois, em Nova York e, desde então, esse tipo de evento tem se tornado cada vez mais popular, sendo realizado com frequência em diferentes partes do mundo. A seguir, confira a evolução do fisiculturismo com o passar do tempo:

1905

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1935

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1938

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1940

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1951

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1955

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1956

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1961

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1964

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1971

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1976

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

1980

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

2012

Fonte da imagem: Reprodução/Sobadsogood

Médicos desenvolvem nariz em testa de paciente na China

Procedimento curioso foi realizado para substituir órgão danificado
Médicos desenvolvem nariz em testa de paciente na China
Por mais estranho que pareça, uma equipe de cirurgiões chineses fizeram um nariz artificial novo “crescer” na testa de um paciente. De acordo com o Mirror, não se trata de mais uma moda bizarra — você se lembra das testas de “bagel”? —, mas de um procedimento para criar um nariz novo para substituir o órgão de um rapaz, deformado seriamente devido a uma infecção.
Segundo a publicação, o paciente — um rapaz de 22 anos identificado apenas pelo nome Xiaolian — sofreu ferimentos no nariz em um acidente de carro, e o órgão se tornou infectado por falta de cuidados médicos. Como resultado, a infecção acabou deteriorando a cartilagem do nariz, tornando impossível o trabalho dos cirurgiões de reconstruí-lo.
Fonte da imagem: Reprodução/Mirror
O tratamento ocorreu em um hospital de Fuzhou, na China, e o nariz artificial foi criado a partir de “materiais” do próprio paciente. Primeiro, a equipe médica colocou um expansor na testa do rapaz, e o excesso de pele produzido foi cortado no formato do órgão e moldado com cartilagem retirada de suas costelas. Conforme explicaram os cirurgiões, o nariz se desenvolveu bem e o transplante deve ocorrer em breve.

7 casos de pessoas que acordaram depois de terem sido declaradas mortas

Nem todas as histórias tiveram finais felizes, mas todas elas são surpreendentes, com certeza
7 casos de pessoas que acordaram depois de terem sido declaradas mortas
Médicos têm, muitas vezes, a missão de dar más notícias, afinal, em alguns casos, a morte é inevitável, seja pela idade do paciente ou pela gravidade de uma doença. O que não é tão comum assim é que alguns pacientes tidos como mortos voltem a viver, mas isso também acontece e os casos a seguir são bons exemplos:

1 – Vovó morreu e acordou com fome

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
A chinesa Li Xiufeng, de 95 anos, foi encontrada “morta” em sua cama. Os familiares a levaram para um hospital, mas ela estava sem sinais vitais. O velório foi feito em casa, para que vizinhos, parentes e amigos pudessem comparecer sem maiores problemas.
O caixão não estava completamente fechado, o que ajudou Xiufeng a sair dele quando acordou do que ela definiu como “um sono longo”. Ela simplesmente levantou do caixão e foi para a cozinha. Os familiares ficaram preocupados com o sumiço do corpo e começaram a procurar por todos os cantos, afinal, o funeral deveria ser feito logo. E, de repente, Xiufeng foi encontrada cozinhando, explicando que acordou com muita fome e precisava comer alguma coisa. Os médicos chamaram o caso de “morte artificial”.

2 – Chega de necrotério

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
Você acha surpreendente quando uma pessoa é declarada morta e volta à vida? Então a história da vovó russa que foi declarada morta duas vezes e voltou a viver duas vezes talvez deixe você de boca aberta. A mulher, que atualmente tem 61 anos, voltou à vida da última vez após ficar três dias – sim, três dias – em um necrotério, poucos minutos antes de seu corpo ser aberto para a realização de uma autópsia. E tem gente que não acredita em segundas chances...
Em outubro de 2012, Lyudmila Steblitskaya, que sofre de problemas cardíacos, teve uma terceira morte, mas os médicos, espertinhos, não chegaram a declará-la, e ela voltou à vida em questão de algumas horas.

 3 – Preso no necrotério

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
Imagine acordar dentro de uma gaveta de necrotério, trancada, gelada e escura? Chato, não é mesmo? Pois é... Um homem na África do Sul passou por isso uma vez, já que, após ter um ataque de asma seríssimo, seus sinais vitais desapareceram e ele foi declarado morto.
Assim que a família soube da notícia, solicitou os serviços de um necrotério, que rapidamente foi buscar o corpo do rapaz. Cerca de 20 horas depois de “morto”, o homem acordou e começou a pedir ajuda, aos berros. Os funcionários do necrotério entraram em pânico, achando que se tratava de um fantasma. O dono do estabelecimento, Ayanda Maqolo, disse que ficou desesperado, mas não queria mostrar sua fraqueza aos funcionários.
A medida tomada por Maqolo foi a de ligar para a polícia e pedir ajuda. Os policiais chegaram armados e uma grande quantidade de pessoas estava presente, a postos, no momento da abertura da gaveta. O homem estava pálido, mas vivo. Ele foi encaminhado para um hospital, onde ficou em observação por um tempo e depois foi liberado. A família soube que o morto estava vivo quando preparava o funeral do rapaz.

4 – Instinto materno

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
A menina hoje tem um ano, mas, quando nasceu, após apenas seis meses de gestação, foi declarada morta, já que os médicos não encontravam sinais vitais. O bebê foi logo encaminhado ao necrotério e, graças à insistência dos pais que queriam ver a filha novamente, ela está viva hoje.
Após 12 horas de necrotério, já em um caixão, a menina voltou a respirar e chorou. Por sorte, os pais estavam ao lado dela no exato momento.

5 – Final quase feliz

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
Este menino brasileiro de apenas dois anos foi declarado morto em decorrência de uma pneumonia, em um hospital de Belém do Pará, às 19h40. A família da criança promoveu um velório em casa, com o menino dentro de um caixão aberto.
Quando faltava uma hora para o funeral de Kelvin Santos, porém, o menino acordou, sentou-se e disse “papai, posso tomar um copo de água?”. O pai do menino, Antônio Santos, disse que todo mundo começou a gritar e que, em seguida, as pessoas que viram a cena começaram a imaginar que ela se tratava de um milagre, mas o menino deitou e morreu, de novo.
A família levou o corpo de Kelvin ao hospital mais próximo, onde ele ficou em observação por mais uma hora, mas, aparentemente, nada poderia ser feito: o menino estava realmente morto.

6 – Ataque cardíaco

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
Fagilyu Mukhametzyanov, uma mulher russa de 49 anos, foi declarada morta. Horas depois, ela acordou em um caixão e viu seus amigos e familiares em volta. Então ela começou a gritar ao se dar conta da situação e de que, se não tivesse acordado, seria enterrada viva.
A ideia foi tão aterrorizante que Fagilyu teve um ataque cardíaco e morreu. Dessa vez de verdade.

7 – O homem que acordou durante seu cortejo

Fonte da imagem: Reprodução/Oddee
Amigos e familiares estavam chorando a morte de Brighton Dama Zanthe, um jovem de 34 anos, no Zimbábue. Era um dos momentos mais fortes de um velório, quando algumas pessoas se oferecem para carregar o caixão, e foi nessa hora que Zanthe acordou, aos gritos.
As pessoas presentes se assustaram e saíram correndo por acharem que o homem tinha se tornado um fantasma que iria assombrar suas vidas. Depois que perceberam que o morto era Zanthe em pessoa, eles o levaram a um hospital, onde o rapaz se recuperou do susto.