sábado, 24 de fevereiro de 2018

As 3 perguntas mais comuns sobre criar um appPor felipe
Como alguns já sabem, nós do Mastertech já ajudamos mais de 15.000 pessoas a construir seus próprios aplicativos. Quando você atinge tantos estados brasileiros e conversa com diversas pessoas sobre a tecnologia, muitas perguntas se repetem sobre como você pode criar um app. É exatamente sobre estes padrões que eu quero falar neste post e como você pode se adiantar.

Por onde eu começo?

Se você procurar por “Ferramentas para criar um App” ou “Linguagem de Programação para criar um app”, você encontrará muitas ferramentas, métodos e empresas diferentes que podem te ajudar no seu processo de criação de apps. Se você quer criar seu próprio aplicativo eu recomendo você iniciar por estes três recursos:

Papel e caneta

Pouquíssimo utilizado por quem está começando a criar aplicativos, é um dos recursos que mais indicamos. Com papel e caneta você começa a desenhar como seu aplicativo estará. Desenhe um retângulo e comece a colocar botões, caixas de texto e comece a fazer conexões entre as diferentes telas do seu app. Por incrível que pareça, é uma das fases mais difíceis da criação de um aplicativo.

POP – Prototype on Paper

Depois de ter desenhado seu aplicativo no papel, baixe o App Prototype On Paper disponível para Android e iOS que te ajudará a conectar todas as telas do aplicativo e te dará uma visão geral sobre como sua criação está.
O mais interessante deste aplicativo é que você pode compartilhar com seus amigos, começar a receber feedback e melhorar dia-a-dia a sua criação.

como criar aplicativo

Converse com as pessoas

Outro recurso pouquíssimo utilizado, principalmente por que “Alguém pode roubar a minha ideia”. A gente que participa muito de eventos de startup sabe a quantidade de aplicativos que as pessoas estão criando e que o melhor recurso é contar sua ideia para outras pessoas, dentre muitos, os principais benefícios são:
  • Descobrir se outras pessoas estão fazendo o mesmo
  • Receber feedback de como você pode melhorar sua solução
  • Encontrar pessoas que também estão interessadas neste tema e podem co-construir com você

Quanto eu vou gastar para criar um app?

Posso falar tranquilamente que você pode gastar nada ou mais de 1 milhão de reais.
Isso tudo depende de quão finalizado você quer que seu app esteja e o que você espera de ver do outro lado. Empresas como Uber, Spotify e Snapchat receberam mais bilhões de dólares de investimento para criar seus apps. Entender que existe um negócio por detrás do aplicativo e que ele é apenas um canal de comunicação com seu público é importantíssimo para o sucesso.
Há excelentes recursos para você aprender a criar seu próprio aplicativo e empresas especializadas em fazer isso.

Como eu faço para bombar?

Esta pergunta está muito próxima da frase: “Eu não vou contar minha ideia se não alguém pode roubar e bombar antes de mim”.
O que importa, em todas as empresas que a gente vê dando sucesso é a execução, não a ideia em si. Antes do Facebook existiu redes sociais como Orkut, Friendster e MySpace, o que diferenciou o Facebook dos concorrentes foi a execução e realmente entender seu cliente final. Estar apaixonado mais pelo seu cliente do que pelo seu produto é uma ótima dica pra você crescer!

Quer entender melhor como criar seu primeiro aplicativo Android? Tem live online e gratuita disponível para você entender o passo a passo, é só acessar aqui!

O que é Hackaton e como organizar o seuPor Juliana BattistelliLembra de todas aquelas noites da faculdade, quando você se entupia de café e permanecia acordado durante dias para finalizar um trabalho ou se preparar para uma prova muito difícil? Imagine uma sala cheia de programadores, computadores, desenvolvedores, profissionais de marketing e visionários fazendo a mesma coisa por um dia ou por toda uma semana.

Isso é o hackaton, uma forma já conhecida de empresas de tecnologia fazerem negócio. Na verdade, o hackaton e seu poder se expandem para além da indústria tecnológica como forma de criar protótipos criativos para produtos ou aperfeiçoar projetos que já existem.

O que é hackaton?


Eles podem ser chamados de hackatons, hackfests, hackdays, codefests e muitos outros nomes, mas seguem com a mesma lógica: sessões de brainstorming patrocinadas por empresas, grupos, universidades ou outras organizações.

Algumas empresas organizam hackatons internamente, outras abrem para o público. Teoricamente, qualquer pessoa pode organizar um hackaton. Tudo o que você precisa é espaço, wifi e participantes engajados. Comida e bebidas energéticas também são essenciais. A ideia é reunir pessoas em equipes para gerar uma ideia e aperfeiçoá-la para criar um conceito, aplicativo, produto, website, o que for. A melhor ideia é a vencedora.

Os prêmios podem ser desde medalhas até quantias de dinheiro. Mas a recompensa mesmo é a união de ideias para formar melhores projetos e colocá-los no mercado a partir do evento.

Como organizar um hackaton


Ter expectativas razoáveis, encontrar a parceria certa e bons juízes, alugar um espaço adequado, oferecer um preço acessível, divulgar para o público certo, organizar o local com as ferramentas necessárias e não deixar a publicidade ou outras relações de negócio ditarem o evento. Essas são algumas dicas de profissionais para planejar um ótimo hackaton.

É importante participar de outros eventos com o mesmo objetivo antes de fazer o seu para sentir como tudo funciona. Como sempre, organizar um evento não é tarefa fácil, então é bom estar preparado para lidar com situações imprevisíveis, como uma queda de energia, por exemplo.


Fundamental mesmo é ter energia no corpo e na mente para conseguir passar essa determinação e liberdade no ambiente para todos os participantes arrasarem nas ideias e discussões!
Por Juliana Battistell
Desenvolvimento web: a carreira 3 em 1 que você está procurando
O desenvolvimento web tem muitas facetas: front end, back end, mobile, sistemas de gerenciamento de conteúdo e e-commerce, entre outros. Quando se começa a trabalhar na área, a impressão é de que você vai passar a vida toda criando sites em uma agência de marketing digital. Mas calma, se não quiser, não precisa ser assim.

Você sabe desenvolver websites? Praticou o bastante para ter boas referências, agilidade e qualidade no que faz? Tem um bom portfólio para prospectar clientes? Então está na hora de saber que você não tem só um caminho para escolha.

Você pode ser programador


Começar a desenvolver para a web é o primeiro passo para drogas mais fortes. Quando se mergulha no mundo dos códigos,conhecendo de HTML e CSS, fica muito mais fácil ter interesse e começar a programar em outras linguagens mais complexas.

E isso é ótimo! Aprender programação hoje é como ser bilíngue: é útil, é necessário, é importante e abre diversas oportunidades. Aprender Java, PHP, Python, Ruby, C, ajuda a perceber que o bom layout pode se tornar muito mais, pode estar em contato direto com o que tem por trás de um aplicativo web e gerar uma experiência mais interessante para o usuário final.

Você pode dar um start no seu negócio online


Sabe aquele projeto que nasceu no terceiro ano da universidade e que você tinha certeza que ia dar certo, mas que não conhecia ninguém que soubesse programar do jeito que gostaria para colocar ele em prática? É sua hora de fazer isso!

Entender de desenvolvimento web e programação é uma mão na roda para começar um projeto digital com o pé direito. Crie seu aplicativo, desenhe seu site, publique, trabalhe um pouco no marketing. Acredite em suas ideias! Você pode se tornar o próximo Mark Zuckerberg ou, pelo menos, aprender muito no processo.

Você pode freelar para vários clientes


Aqui está a oportunidade que muitas pessoas sonham em ter. Trabalhar de qualquer lugar, fazer os seus horários, ter os clientes que topar. Tudo parece lindo, mas lembre-se que nesse caso é preciso ser determinado, ter foco e vender o seu peixe. Trabalhar como freelancer de desenvolvimento web ou programação é um caminho maravilhoso se você souber como organizar sua rotina, criar um bom portfólio e estiver sempre em contato com possíveis clientes.


Deu pra notar o quanto aprender a desenvolver para a web pode ser incrível? Ainda não sabe nada sobre isso e quer começar a entender? Temos uma boa notícia para você: tem workshop de programação para não programadores rolando quase todo mês! O próximo vai ser no dia 26/07 às 19h, clica aqui pra dar uma olhadinha. 😉
10 aplicativos para o dia a dia mais inteligente
Se existe uma coisa que revolucionou a forma como vivemos nossa rotina, são os aplicativos. Não dá pra negar, hoje em dia, viver sem celular é quase como viver sem luz há algum tempo atrás. E uma das principais faltas que o celular nos faz é não carregarmos conosco uma infinidade de funcionalidades que deixam nossa vida muito mais fácil.

Você deve ter pelo menos 3 aplicativos que usa com frequência em seu celular, mas você tem aproveitado o restante do espaço com apps que realmente fazem a diferença para o seu dia a dia? Vem ver 10 sugestões nossas para uma rotina mais inteligente!

1. Moovit


Você precisa andar com meios de transporte públicos ou outras alternativas mais baratas? O Moovit é um aplicativo bastante simples que reúne informações sobre transporte público e ainda traça rotas para quem anda a pé ou de bicicleta. Nele você digita qual o seu destino e visualiza quais as opções de ônibus, trem ou metrô que fazem o trajeto. Você vai encontrar informações de várias cidades brasileiras, além de inúmeros lugares ao redor do mundo.

2. Pocket


Em um dia de navegação na internet a gente acaba vendo tanta coisa que se esquece os links que perde por deixar para outra hora. O Pocket é uma das melhores alternativas para salvar páginas e acessá-las rapidamente em outro momento. O app conta com versão para tablets, smartphones, web e navegadores. Você consegue guardar links e acessar aqueles já armazenados, lendo notícias e vendo fotos ou vídeos quando tiver tempo.

3. Pacifica


Nem só para produtividade os aplicativos são feitos. Quando se trata de saúde, o Pacifica é uma alternativa que reúne informações e práticas para evitar a ansiedade, o stress e a depressão no dia a dia. Você escolhe o que precisa no momento e, junto com o apoio da comunidade de usuários, pratica ou lê informações para auxiliar no seu incômodo.

4. WorkFlowy


Organizar as informações que se acumulam em nosso cérebro diariamente não é tarefa fácil. Ainda bem que, para além do papel e caneta, existem inúmeros apps que ajudam nessa missão. O workflowy é como um caderno de listas para você ser mais criativo e produtivo na rotina.

5. Skyscanner


Não precisa acordar na madrugada de terça-feira para encontrar as passagens mais baratas para sua viagem. O Skyscanner reúne passagens aéreas, hotéis e aluguel de carro com os melhores preços em um só lugar.

6. Evernote


O Evernote é uma excelente opção para fazer anotações no smartphone. Você pode organizar as notas por cadernos e acrescentar tags para facilitar a localização e a consulta. As notas podem incluir fotos, anotações a mão, áudio, capturas de tela e anexos. Além de possibilitar o envio de notas para redes sociais, é possível convidar pessoas para compartilhar cadernos ou mesmo criar links públicos para eles. E o melhor: a sincronização é automática entre todos os dispositivos com o aplicativo.

7. Organizze


A proposta do Organizze é facilitar a organização da vida financeira. Você pode criar categorias para suas finanças e o aplicativo cria gráficos de fácil interpretação para mostrar da onde veio o dinheiro e como ele foi gasto. Além disso, é possível criar alarmes de contas que estão para vencer e precisam ser pagas. Ainda tem recurso de metas, que permite ao usuário fazer um planejamento na vida financeira para atingir um objetivo.

8. Duolingo


Você sempre quis aprender francês e nunca teve tempo? O Duolingo é uma plataforma simples, direta e bastante objetiva para aprender idiomas de graça como se estivesse em um jogo. A melhor parte de tudo é usar qualquer tempinho livre, em qualquer lugar, para uma atividade que será tão útil em sua vida.

9. Fitocracy


Exercícios físicos não podem ficar de fora para um dia a dia mais inteligente. Com o fitocracy você é acompanhado por um profissional para alcançar seus objetivos fitness. Atividades físicas, cuidados nutricionais e motivação para continuar firme em suas tarefas é o que o aplicativo tem a oferecer.

10. Google Calendar


Ok, este não é nenhuma surpresa, mas não poderia ficar de fora. O Google Calendar ajuda você a ser mais produtivo e não esquecer nenhuma tarefa ou horário marcado. A melhor parte é a sincronização da agenda do google com outros aplicativos e a possibilidade de marcar atividades na agenda dos outros, assim como te avisarem de tarefas diretamente em sua agenda. Tudo isso com notificações em seu celular para não perder nenhum compromisso.


TENHA UMA SUPER MEMÓRIA COM FLASHCARDS E LEMBRE TUDO O QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO!

O que são flashcards?
Os FlashCards são um método para estudar muito eficaz quando BLOG_NOTEBOOKS_FULLpensamos que temos que memorizar diversas palavras, expressões, frases ou fórmulas. Estudar com flashcards faz com que você aumente a sua capacidade de memorizar diversos temas. A outra vantagem de estudar com flashcards é a versatilidade da ferramenta pois possibilita que se inclua tanto texto como imagens!
Flash card é um pedaço de papel (geralmente cartolina), utilizado como ferramenta para o aprendizado. O tamanho de cada flashcard é variável. Recomendo que o tamanho seja compatível com o tamanho de sua carteira ou bolso da calça.
Em cada cartão você escreve alguma pequena informação que você deseja aprender: leis, fórmulas ou até mesmo tabuada. Você deve guardar todos esses pequenos cartões em um local de fácil acesso (geralmente a carteira), para que você possa verificá-los durante todo o dia.
Os flashcards funcionam por dois grandes motivos:
a) Respeitam o fenômeno da reminiscência
b) Utiliza melhor seu tempo livre, visto que você pode dar uma pequena olhada em cada um deles no ponto de ônibus, sala de espera do dentista ou até mesmo no trabalho (se você não for piloto de avião, claro).
7613823-1374533821948-144x144Os flashcards foram introduzidos na aprendizagem por um cientista alemão chamado Sebastian Leitner, nos anos 70. Essa é a forma como seu método funcionava: cada cartão continha uma pergunta de um lado e no verso a resposta. Ao ler a pergunta, o estudante verificava se sabia a resposta. Caso afirmativo, o cartão era movido para o bloco de cartões já estudados. Caso o estudante desconhecesse a resposta, o cartão era movido pro bloco de cartões a serem revistos posteriormente.
Você pode comprar os flashcards prontos para uso ou simplesmente fazer os seus manualmente. A google store tem muitos aplicativos de flash cards e você também pode encontrar sites com essa funcionalidade.
Claro que a gente vai deixar o link de todas essas opções para você!
TENHA UMA SUPER MEMÓRIA COM FLASHCARDS E LEMBRE TUDO O QUE VOCÊ ESTÁ ESTUDANDO!
site para elaborar seus flashcards: 
aplicativo:
outras referências:
comprar flashcards de anatomia: