quarta-feira, 29 de maio de 2013

Como foi calculada a velocidade da luz?


Como foi calculada a velocidade da luz?

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/ Foto : Revista mundo estranho Até 1676, acreditava-se que a luz era instantânea. Naquele ano, o astrônomo dinamarquês Ole Roemer observou no telescópio que, em comparação com seus cálculos, havia um atraso de 22 minutos nos eclipses das luas de Júpiter. Roemer concluiu que o atraso correspondia ao tempo que a luz dos satélites levava para alcançar a Terra, à velocidade que estimou em 225 000 quilômetros por segundo. "Esse valor estava bem próximo do que é aceito hoje", diz o físico Giorgio Moscati do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O valor correto - 299 792 km/s - foi determinado apenas em 1926 pelo físico alemão Albert Michelson. Para chegar a esse número, Michelson aperfeiçoou, durante 25 anos, o interferômetro, aparelho que mede em espelhos fixos o desvio da luz refletida por espelhos rotativos.

A invenção do Helicóptero


A invenção do Helicóptero

 O gênio italiano Leonardo da Vinci desenhou, em 1480, uma máquina que levantava voo horizontalmente. Ele inspirou o perito em aeronáutica Igor Sikorski, um americano de origem russa, que passou a estudar o assunto em 1908. Há controvérsias sobre os primeiros vôos de helicóptero. Ele teria sido realizado pelo francês Étienne Oehmichen, que voou 1 quilômetro em 1924. Outros reconhecem o italiano D'Ascanio como o pioneiro, em 1930. De qualquer modo, os modelos ainda apresentavam problemas. Até que o primeiro avião de Igor, o Sikorsky VS-300 (1939), viria a ser o projeto definitivo de todos os futuros helicópteros. Era o primeiro helicóptero de rotor único e a sua idéia foi acolhida prontamente pelos fabricantes. O veículo podia ser controlado, pairava ao subir e descer verticalmente, além de voar para trás e para os lados. Sikorsky arquivou os planos de produção em massa durante a Segunda Guerra Mundial para trabalhar noutros projetos aeronáuticos. Mas em 1945, ele imediatamente mergulhou no trabalho de aperfeiçoar o seu projeto anterior e conceber naves militares e domésticas, cujos propósitos incluíam operações de socorro e salvamento além de missões de combate em baixas altitudes. Dois ancestrais do helicóptero foram: o giroplano, criado pelo francês Louis Breguet, em 1907, e o autogiro, uma espécie de aeroplano munido, na parte superior, de uma hélice que lhe permitia subir e baixar verticalmente, idealizado pelo espanhol Juan de la Cierva, no ano de 1922. Fonte: http://www.voxdei.org.br/invencoes.htm

Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?


Onde é perigoso e onde é seguro colocar um piercing?

 O risco mora nas partes do corpo mais atacadas por bactérias. Elas adoram lugares escuros, quentes e úmidos. Regiões como o nariz e, mais ainda, a vagina são uma suíte presidencial para elas, pois as danadas se reproduzem freneticamente nesses lugares. Se o piercing e as ferramentas usadas para colocá-lo não estiverem esterilizados, é infecção na certa. Já em partes do corpo mais arejadas, como a orelha, o perigo é menor. Outro fator que precisa ser levado em conta é o tempo que cada região leva para cicatrizar. Enquanto as feridas causadas pela aplicação do adorno não fecharem totalmente, o organismo fica de portas abertas para as bactérias. A glande do pênis, por exemplo, pode demorar até um ano para se livrar de vez das feridas - contra algumas semanas da língua. O cuidado com a higiene, claro, precisa ser redobrado até que a "porta" feche de vez. O ideal é usar sabonetes com bactericida, mais eficientes contra microorganismos. Outra forma de prevenção é escolher direito o material de que o piercing é feito. "O níquel, metal mais usado, tem grandes chances de provocar dermatite: aparecem bolinhas vermelhas e bolhas na pele do paciente, além de coceira. Já os piercings de ouro branco, por exemplo, têm menos possibilidade de causar isso", diz a dermatologista Ida Gomes Duarte, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Não entre numa furada Orelha e sobrancelha são os lugares menos arriscados Orelha No lóbulo (parte mais mole da orelha) os riscos são os mesmos de colocar um brinco. Na região mais dura, o cuidado deve ser maior: uma infecção pode causar necrose - morte do tecido. A cicatrização demora até seis meses Sobrancelha O local é arejado e fácil de limpar, o que diminui os riscos de infecção. Mas a área é rica em veias e artérias, o que exige técnica mais apurada do aplicador na hora de colocar o piercing. O tempo de cicatrização é de dois a quatro meses Mamilo Para os homens, o mamilo é uma das áreas mais seguras. Já com as mulheres é diferente: o piercing pode causar infecção nos dutos das glândulas mamárias - por onde sai o leite durante a amamentação. A cicatrização leva dois meses Nariz A parte interna do nariz, úmida, é propícia ao desenvolvimento de bactérias. Além disso, ela fica exposta à sujeira suspensa no ar, o que aumenta os riscos de infecção. O tempo de cicatrização varia entre dois e quatro meses Língua Área cheia de vasos sanguíneos, a língua pode ter sérias hemorragias na hora de colocar a peça. A saliva, porém, ajuda a proteger a área contra microorganismos nocivos. A cicatrização leva de duas a quatro semanas Vagina Essa parte do corpo conserva muitas bactérias, por isso o cuidado ao implantar um piercing deve ser extremo. Uma peça mal colocada pode interferir na sensibilidade, diminuindo o prazer. No lábio interior, a cicatrização demora até seis semanas Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/

Verduras e exercícios alteram DNA


Verduras e exercícios alteram DNA

 Novos estudos revelam que a boa alimentação e os hábitos saudáveis são ainda mais importantes do que se imaginava – porque têm o poder de ligar ou desligar os genes humanos. Você imaginou seu DNA alterado por causa das verduras e da pratica de exercícios físicos? Pois é, isso pode acontecer. Uma boa alimentação acompanhada de hábitos saudáveis são capazes de alterar os genes. A comprovação disso veio através de um estudo feito por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, após analisarem 27 mil pessoas com o gene 9p21, ou seja, gene que aumenta o risco de doenças cardíacas. Voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, o gene 9p21 parou de funcionar. Isso se deu por conta do microRNA, molécula existente no material genético das plantas, que mexe com o DNA humano podendo ligar ou desligar nossos genes. O bioquímico Chen-Yu Zhang, da Universidade de Nanjing, na China, afirmou em estudo que “além de ingerirmos os nutrientes das plantas, estamos também ingerindo informações que regulam nosso material genético”. Por sua vez, a atividade física mexe com o DNA dos músculos. Quando o corpo humano é exercitado entram em ação as enzimas que modificam o bom funcionamento dos genes dos músculos. “O tecido é reprogramado para que a gordura e o açúcar queimem de forma mais eficaz”, foi o que afirmou Juleen Zierath, cientista do Instituto Karolinska, na Suécia. Vale afirmar que as alterações não são para sempre. Os seus genes podem voltar ao estado anterior caso você pare de comer verduras e de praticar exercícios. O segredo de uma vida saudável não está somente no seu código genético, depende também de bons hábitos. Fonte: http://www.vocesabia.net/

Receitas Caseiras Para Branquear os Dentes

Receitas Caseiras Para Branquear os Dentes


A primeira impressão é a que fica. O sorriso sem dúvida é nosso cartão de visita  e dentes amarelados – seja por motivos genéticos, pelo cigarro ou café -  rompem com toda e qualquer tentativa de passar uma imagem positiva.
Existem atualmente diversos tratamentos odontológicos para clareamento dos dentes, mas também podemos optar por alguma receita caseira para branquear nosso sorriso e diminuir o problema.
Uma das dicas para melhorar o aspecto dos dentes é lavá-los uma vez por semana com uma mistura feita de água e uma colher de bicarbonato. Fazer bochechos com água tíbia com limão  e escovar os dentes três vezes, com esta fórmula, por semana também dão excelentes resultados.

casca de laranja também é ótima; esfregue com sua parte branca interna. Esfregarfolhas de salva frescas nos dentes também nos dá um resultado imediato. Secar as folhas de salva no forno e transformá-las em pó que poderá ser um ótimo creme dental.
Outras dicas para ter os dentes mais brancos: evite o açúcar, elimine da dieta alimentos muito ácidos e consuma muitos cereais, frutas e verduras.
Fonte: En Plenitud

Heterocromia, os olhos multicoloridos

Heterocromia, os olhos multicoloridos


Heterocromia existe em seres humanos e em animais também, sabia? Olhos com cores diferentes é causada por excesso ou falta de melanina por conta da genética, doença ou machucado.
Existem três tipos de heterocromia nos olhos: completa, setorial e central.

  • Completa é quando ambos os olhos têm cores diferentes – por exemplo, um marrom e outro azul – e talvez seja a mais chocante e conhecida.







  • Setorial ocorre quando há duas cores diferentes na mesma íris – um toque de uma segunda cor diferente da dominante.








  • Central, ocorre quando a íris têm dois ou mais “círculos” de cor – por exemplo, azul com um arco dourado perto da pupila ou externamente.





Existem apenas três pigmentos que aparecem na íris: azul, marrom e amarelo. A quantidade de cada um define a cor final do olho.
A heterocromia é relativamente rara – afeta cerca 11 em cada 1.000 pessoas na América.

5 boas razões científicas para você sorrir


5 boas razões científicas para você sorrir

 Tá difícil encontrar motivo para sorrir nesse começo de semana? Calma, a ciência te ajuda – e isso não tem nada a ver com aqueles papos de autoajuda. As pesquisas indicam que um sorriso no rosto te ajuda a resolver um problema, te deixa mais bonito, feliz, torna o mundo menos solitário e… evita assaltos a bancos (é sério). 1. Sorrir vai te deixar mais criativo… Já percebeu como tentamos ficar ainda mais concentrados quando estamos travados em um problema? Só que não é uma boa ideia. Quando estamos nervosos ou estressados, prestamos pouca atenção às ideias que estão no fundo da nossa consciência. Aí fica difícil ter insights criativos. Mas sorrir nos ajuda a acordar desse estado de desatenção. Em uma pesquisa realizada por pesquisadores americanos, os participantes que sorriram enquanto participavam de um teste mostraram uma capacidade maior de ver uma floresta inteira, ao invés de apenas algumas árvores. 2. …mais atraente… Mas só funciona se você olhar diretamente para outra pessoa. Um estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, misturou elementos do rosto de várias mulheres e criou 4 novas imagens: mulher olhando para a câmera com sorriso ou sem; e outra mulher olhando para o lado sorrindo ou não. Resultado: as mulheres mais atraentes, segundo o ranking dos participantes, eram aquelas que olhavam para a foto e sorriam. 3. …e de bom humor Essa é óbvia, mas vale só para quem não força o sorriso. Para melhorar seu humor, você precisa sorrir de verdade. Aí vale pensar nas férias, na nota boa que você tirou na faculdade, da última festa. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos. Eles avaliaram o desempenho e humor dos funcionários que distribuíam falsos sorrisos para os clientes e de outros que espalhavam sorrisos sinceros. Como era de se esperar, quem sorria de verdade era mais bem humorado. E trabalhava melhor. 4. Sorrir para desconhecidos faz bem Em um estudo da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, os pesquisadores pediram a 239 voluntários para passearem por um trecho movimentado da universidade. Pelo caminho, uma das pesquisadoras sorria aleatoriamente para alguns deles, olhava para os olhos de outros ou simplesmente lançava olhares distantes, como se não visse ninguém. Na sequência, os participantes preenchiam um questionário. Quem tinha recebido o sorriso da desconhecida se sentia mais conectado aos outros. Ou seja, menos solitários. 5. E previne assaltos! O FBI está de prova. Em um ano, eles conseguiram reduzir pela metade o número de assaltos aos bancos de Seattle após incentivarem os seguranças a sorrirem para todos os clientes. Segundo o FBI, quanto mais gentileza, maior o risco de um assaltante desistir do crime. Fonte: Superinteressante

Não é por causa das chuvas que São Paulo alaga


Não é por causa das chuvas que São Paulo alaga

 Fonte e foto : http://colunas.revistagalileu.globo.com/ Ano após ano, na estação das chuvas, os moradores de São Paulo assistem à cidade submergindo quase diariamente. Os alagamentos viraram parte da rotina nessa época do ano. Com a chuva tornando o dia-a-dia na cidade cada vez mais impraticável, é possível que você já tenha se perguntando de onde vem tanta água e como é possível que ela não escoe e gere aqueles rios de superfície nas avenidas da cidade. O documentário Entre Rios oferece uma visão interessante sobre o motivo pelo qual SP se transforma em dezenas de rios: é porque eles voltam a surgir exatamente onde estavam há 100 anos atrás. São Paulo foi fundada entre rios, o Anhangabaú e o Tamanduateí, e a colina onde a cidade foi erguida tinha localização privilegiada justamente por ser ladeada por tanta água. ENTRE RIOS from Caio Ferraz on Vimeo. O documentário defende que, com a hidrografia da cidade tão profundamente alterada pra dar lugar às grandes avenidas e abrir espaço pra revolução do transporte, a natureza agora procura tomar de volta o que um dia foi seu por direito.

Atenção aos Erros Comuns que Você Comete Dentro da Sua Cozinha


Atenção aos Erros Comuns que Você Comete Dentro da Sua Cozinha

Fonte e fotos : Seja por motivos culturais ou simplesmente por que não pensamos, o fato é que cometemos muitos erros em nossa cozinha diariamente. E erros na cozinha e na manipulação de alimentos podem ocasionar doenças graves e a família toda fica exposta aos ‘venenos’ do dia a dia. Confira algumas dicas preciosas e mude seus hábitos dentro de casa: Não se deve lavar carne vermelha em água corrente, pois além de se perder todos os nutrientes e a carne ficar com mau aspecto, a água só aumenta a probabilidade da entrada de bactérias. Só se deve lavar peixes para a retirada das escamas. Na hora de lavar os pratos, apenas algumas gotas de detergente são suficientes para a lavagem de toda a louça. Muito sabão na esponja, não permite a lavagem integral da mesma e consequentemente a proliferação de bactérias para a próxima louça será maior. Jamais use tábuas de madeira na sua cozinha. Já está mais do que provado que o acúmulo de sujeira e micro-organismos é imenso e não sai com água e sabão. Utiliza sempre as de plástico ou vidro. Não há problema algum em guardar alimentos quentes na geladeira. A única coisa é que até o alimento esfriar o consumo de energia aumenta um pouco. Só isso! E de preferência, se o alimento estiver quente, guarde-o destampado e só depois de frio coloque a tampa. O vapor formado dentro do recipiente dificulta o seu resfriamento e pode estragar o alimento. O hábito de abrir a lata de leite condensado com dois furinhos, um de cada lado para consumir o produto direto da embalagem é totalmente condenado. Milhões de bactérias entrando pelo furinhos e através da saliva! Abra a lata, repasse o produto a outro recipiente de plástico ou de vidro, retire o produto a ser consumido, tampe novamente e guarde-o em local fresco e seco. Formigas são transmissoras de bactérias em potencial. Elas comem de tudo, inclusive baratas mortas levando-as para suas tocas e depois vem comer o doce que está em cima da sua mesa. Havendo contato de formigas com alimentos, o jeito é jogar no lixo! Soprar velinhas no bolo é apenas espalhar as bactérias da saliva para todos os convidados do aniversário. Abandone esse hábito e pense em apagá-las de outra forma. Infelizmente todas as geladeiras são equipadas com o local de ovos na porta. Mas essa é a parte menos refrigerada do aparelho e o vai e vem da porta pode transformar os ovos em estufa e ocorrer a proliferação de salmonela. O ideal é guardá-los na prateleira da geladeira. Não se deve arear panelas na parte de dentro. Toda a substância química do alumínio se solta e depois vai parar dentro da sua comida. O vinagre deve ser mantido dentro da geladeira! Não use lixeiras na pia. Pia não é lugar de lixo! Troque a esponja de lavar louça uma vez por semana! Utilizá-la mais do que isso é só transferir bactéria de um lugar para outro. Pense nisso e mude seus hábitos!

Descubra a causa do suor excessivo

Descubra a causa do suor excessivo

A hiperhidrose é um doença, nada grave, mas é o suor exagerado sem nenhuma
 consequência para sua saúde.
O suor que é  às vezes também chamado de transpiração, nada mais é 
que a perda de  fluido líquido, consistido principalmente de cloreto de sódio
e uréia em solução, que é  secretado pelas glândulas sudoríparas na pele de nós
 seres humanos e mamíferos em geral.
Quando acordados temos esse excesso de suor nas palmas das mãos, nos pés,
no rosto e axilas. Pessoas sofrem este, pois não toleram o calor ou a causa
pode ser também estresse ou nervosismo.























Para conter o suor temos com o costume nos lavar constantemente e/ou usar produtos
antiperspirantes.
O uso de medicamentos são aconselhados apenas quando o suor é muito severo, 
consulte um médico especialista.
Fonte: CNN

O que significa a palavra “Status”?


O que significa a palavra “Status”?

Fonte e foto - http://www.vocesabia.net/  Statu quo é uma redução da expressão latina [in] statu quo [ante], que significa, literalmente, “no mesmo estado em que se encontrava antes”. A diplomacia teria sido o principal responsável pela difusão da expressão, empregada principalmente para referir-se às condições em que tudo se encontrava antes de determinado fato. Por exemplo: duas nações que se engajam numa guerra de fronteiras podem concordar em cessar fogo desde que as duas partes voltem ao statu quo ante – entenda-se, às posições territoriais que ocupavam antes do início do conflito (notem que aqui, devido à idéia temporal, o advérbio latino ante pode ser usado, se quisermos). Pouco a pouco, esta expressão, além de “estado anterior”, passou também – e principalmente – a significar o estado atual, a situação vigente, ou, no jargão dos anos 60, o sistema. É o que vemos nas frases abaixo: “Enquanto Marat e Sade são personagens pró-revolução (Marat na revolução externa, política, e Sade, na interna, erótica), Napoleão é o reacionário, que representa o statu quo.” “As tendências da esquerda brasileira e seus aliados ainda agem, infelizmente, como se a agremiação devesse limitar-se a contestar o statu quo, tal como ocorrera até o final dos anos 70.” Estranhamente, diz o dicionário Aurélio XXI que a forma status quo seria preferível a statu quo. Essa é também a lição de alguns dicionários ingleses, mas não tem qualquer razão de ser. Na expressão latina completa – in statu quo ante -, a palavra status (em Latim, “o estado”) não aparece no nominativo, mas no ablativo statu, e como tal deve figurar na forma reduzida. Para quem perdeu o seu Latim, acrescento: teríamos status se a palavra fosse aqui o sujeito; contudo, temos statu porque é um adjunto adverbial (que corresponde, grosso modo, ao ablativo latino). Status, usado isoladamente, é vinho de outra pipa: é um latinismo usado até na linguagem coloquial, com o significado de (1) situação, estado ou condição ou (2) grau elevado de distinção e prestígio social: São Paulo estuda a possibilidade de reivindicar o status de cidade internacional. Há dois anos apenas, portar um telefone celular era um indiscutível símbolo de status. Tanto statu quo, quanto status, devem ser colocados entre aspas ou escritos em letra de destaque (itálico ou negrito). Agora, faço questão de reproduzir a cáustica advertência dos irmãos Fowler para quem gosta de empregar expressões latinas: “Ninguém deve usá-las se não tiver certeza de que não estará, assim, apenas proclamando sua ignorância”.

Por que assistimos filmes violentos?

Por que assistimos filmes violentos?


Você provavelmente já assistiu a filmes de gangue, com tiros, guerras, sangue e muita violência. Saiba o porque assistimos filmes assim….
Na Alemanha e nos EUA, um estudo realizado por pesquisadoras da Universidade de Augsburg e Universidade de Wisconsin-Madison, afirmam: “É possível que cenas de violência percebidas como significativas, comoventes e que provocam reflexões possam gerar empatia com vítimas, admiração por atos de coragem e beleza moral diante da violência, ou auto-reflexão a respeito de impulsos violentos”.
A pesquisadora Anne Bartsch e sua colega Louise Mares, pesquisaram 482 pessoas entre 18 a 82 anos e com níveis de educação variados. Os pesquisados assistiram a trailers de filmes com diferentes níveis de violência e apelo intelectual e relataram suas impressões e os resultados condizem com os de estudos anteriores que mostraram que as pessoas em geral não são atraídas pela violência por si só, mas pelas diversas experiências que esse tipo de filme oferece.
“A prevalência de respostas positivas e as condições em que elas vieram oferecem um direcionamento intrigante e de valor social para futuros estudos”, concluem.
Fonte: ScienceDaily e PsychCentral

Como se formam as unhas? Por que elas crescem?


Como se formam as unhas? Por que elas crescem?

Fonte e foto - http://mundoestranho.abril.com.br/ Dá para dizer que a unha é pouco mais que um cemitério de células: o tecido que a compõe é formado por células que morrem debaixo da pele dos dedos e são continuamente empurradas por novas camadas que não param de ser produzidas. No caminho rumo à ponta do dedo, as células defuntas ganham doses de queratina e outras proteínas, que fortalecem as unhas e dão a elas o aspecto de lâmina. Ironicamente, a unha, um tecido morto, continua crescendo após a morte do seu dono! Isso ocorre porque a matriz das células - algo como o "berçário" das células de unha - usa pouquíssima energia para produzi-las. Quando o sujeito passa desta para melhor, a energia acumulada em vida garante a produção durante alguns dias póstumos. Mas para que servem essas "mortas-vivas"? "As unhas protegem os dedos dos pés e das mãos e exercem um papel significativo na sensibilidade dos dedos", diz o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Entretanto, nem sempre elas tiveram essas funções: nossos ancestrais peludos e selvagens usavam as unhas como garras, um mecanismo de ataque e defesa. Com o passar do tempo, elas ficaram fininhas e passaram a cobrir apenas a parte de cima dos dedos, uma transformação que facilitou a manipulação de objetos e os trabalhos de precisão. Claro que, para não prejudicar essas habilidades, é necessário dar aquela cortadinha básica nas unhas de vez em quando. Por mês, elas crescem cerca de 3 milímetros nos dedos da mão e 1 milímetro nos dos pés. Mas cuidado: é bom cortá-las com uma tesoura e não com os dentes. "Quando se engolem fragmentos de unha, eles vão se acumulando no intestino e podem chegar até a perfurar o apêndice", afirma Bedin. Fora isso, é bom ficar de olho em qualquer mudança no jeitão delas, para evitar os problemas que a gente destaca na ilustração ao lado. Mãozinha para a saúde Cuidados básicos evitam que seus dedos fiquem assim CRESCENDO E APARECENDO A unha nasce na matriz germinativa, onde estão as células-mães que produzem o tecido. Logo que deixam a matriz, essas células morrem, são empurradas para a frente e formam a lúnula, que é mais branca por ser composta de células novas. Em seguida, a unha ganha queratina e outras proteínas, ficando rosada e mais dura para proteger os dedos CORTE MALFEITO A falta de cuidado na hora de cortar as unhas pode deixar pontas que se afundam na pele, causando feridas conhecidas como unha encravada. Não raro, as feridas se transformam em infecções por falta de cuidados adequados — aí, é necessária uma pequena cirurgia para resolver o problema. Um alerta: nos pés, as unhas encravadas costumam ser causadas por sapatos apertados BOLOR POPULAR A doença mais comum nas unhas é um tipo de infecção causado por fungos: a micose. É mais freqüente nos pés que nas mãos, pois os fungos proliferam em lugares úmidos e quentes, ambiente com as características do interior do sapato. Os fungos costumam usar a queratina das unhas como alimento. Por isso, quanto mais cedo a micose for tratada, mais eficaz será a cura REFLEXO DO CORAÇÃO O dedo ao lado representa um problema que pode ocorrer com doentes cardíacos com problemas de circulação. A redução do sangue nas extremidades do corpo faz baixar o teor de oxigênio na unha, deixando-a arroxeada, curva e com espessura mais fina. O problema só sara se a circulação normal for reestabelecida FUNGO PERIGOSO Essa inflamação na junção da unha com a pele é chamada de panaríceo. Pode ser causado por traumas na matriz da unha, mas geralmente é uma infecção adquirida em salões de beleza através de bactérias ou fungos. Ela costuma desaparecer em alguns dias, mas é bom ver um médico se o problema continuar

Porque arrotamos?

Porque arrotamos?


Arroto (nome vulgar para eructação), frequentemente acompanhada de somcaracterístico, ocorre quando gases do estômago são expelidos através da boca. É causada, em geral, pela liberação do ar engolido ou de dióxido de carbono produzido no estômago.
Embora a maior parte do ar deglutido, quando nos alimentamos ou engolimos saliva, seja absorvida pelo organismo, uma pequena quantidade desses gases precisa ser eliminada.
A eructação não costuma representar problema médico, mas merece atenção quando adquire caráter persistente.
Em diferentes culturas e épocas, arrotar à mesa pode ser sinal de boa ou má educação. Atualmente, o arroto pode ser sinal de má educação ou ainda de rebeldia.
Muitos outros mamíferos, como bovinos, cães e ovelhas também arrotam. No caso dos ruminantes, o gás expelido é realmente metano produzido como um subproduto do processo digestivo do animal. Organismos anaeróbicos, tais como Escherichia coli (E. coli) e arqueas metanogênicas produzir este efeito. Uma vaca média é pensado para emitem entre 542 litros (se localizado em uma granja) e 600 litros (se em um campo) de metanopor dia através de arrotos e expiração, fazendo com que o gado cultivado comercialmente seja um dos principais contribuintes para o efeito estufa sendo que 95% deste gás é emitido através do arroto. Isso levou os cientistas da Comunidade Científica e Industrial Research Organisation de Perth, na Austrália, para desenvolver uma vacina anti-metano para minimizar o metano em arrotos do gado.
Um dos motivos que leva as vacas domesticadas a arrotar tanto, é porque os alimentos com que são muitas vezes alimentadas com que seu sistema digestivo não evoluíram ao processo, como milho e soja. Alguns agricultores têm reduzido arrotos em suas vacas, alimentando-os de alfafa e semente de linhaça, que estão mais próximas das gramíneas que haviam comido no estado selvagem, antes de serem domesticadas.
Em alguns animais, a falta de arrotar com sucesso pode ser fatal. Isto é particularmente comum entre os ruminantes domésticos que têm permissão para gorge no trevo primavera muito rico ou alfafa. A condição, conhecida como bloat é basicamente uma pressão elevada acumulação de gases gástricos e requer tratamento veterinário imediato, geralmente com a inserção de uma mangueira de borracha flexível para o esôfago ou, em casos extremos, a punção do lado do animal com um bisturi para expulsar a construir acima de gás.
Alguns peixes também são conhecidos para eliminar o ar de suas guelras, aqui o arroto é produzido pelo gás que está sendo expulso da bexiga de gás.
Fonte: Wiki

Crianças Criadas por Animais


Crianças Criadas por Animais

PFonte e foto : http://www.vocesabia.net/ Histórias de contos infantis como Mogli – O menino Lobo, por incrível que pareça, existem na vida real. Crianças que até bem pouco tempo atrás viviam e foram criadas por animais como cães, macacos e lobos em ambientes hostis parecem ter saído de histórias de livros de contos de fada porém não muito felizes, com certeza. As “crianças selvagens” só nos provam que como diz o ditado ‘o homem é o meio’ realmente. Alguns casos bem recentes confirmam que o ser humano quando criado desde muito cedo por animais, captam todo o comportamento deles como gestos e hábitos. Em 2007 e 2009 , foram registrados dois casos, Lyokha e Natasha respectivamente. Lyokha foi criado por uma família de lobos e levado ao hospital para ser tratado e limpo. Só grunhia, não falava e andava de quatro. Porém, na primeira oportunidade que teve, fugiu e voltou para a floresta. Ninguém mais o encontrou. Já Natasha foi trancada num quarto com cães e gatos pelo seu próprio pai que a raptou de sua mãe. Sem condições de higiene a menina só sabia latir e miar e se comunicava com os humanos que a encontraram apenas pulando em suas pernas como fazem os cães, sem falar uma palavra sequer. Na Ucrânia, Oxana Malaya foi abandonada pelos pais alcoólatras e adotada por uma matilha de cães. Também só latia e rosnava e tinha os gestos idênticos aos dos cachorros quando foi encontrada em 1991. Apesar de ter sido recolhida por um orfanato e reaprender a andar e a comer como um humano, em alguns momentos ainda apresenta comportamento animal. John Ssebunya fugiu de sua casa na Uganda após ter presenciado a morte da mãe pelo próprio pai e foi viver na selva onde foi criado por macacos. Sua captura foi difícil pois foi altamente defendido por sua família adotiva de símios. Atualmente, John reaprendeu a falar e canta no coral infantil chamado Pearl Of Africa (Pérolas da África).

Você Sabe Porque Vemos a Lua Durante o Dia?


Você Sabe Porque Vemos a Lua Durante o Dia?

 Fonte e foto - http://www.vocesabia.net/ 

 A Lua sempre pode ser vista de dia se estiver em posição favorável. Por volta do quarto crescente ela é vista na parte da tarde e no quarto minguante na parte da manhã. O brilho da Lua é suficientemente forte para ultrapassar o brilho do azul do céu, basta que ela esteja alta no céu e longe das fases cheia (só é visível a noite) e nova (muito próxima do brilho do Sol).

Olho Tremendo – O Que Significa, Como Tratar Fonte e foto

Olho Tremendo – O Que Significa, Como Tratar Fonte e foto - http://www.alamedavirtual.com.br/


 É muito comum você estar fazendo qualquer coisa e de repente você se depara com seu olho tremendo. A sensação até que é agradável já que esse movimento causa cócegas. Por outro lado quando o olho começa a tremer repentinas vezes isso começa a ser preocupante e até começa a irritar. Milhares de pessoas já passaram por essa situação, mas nunca foram a trás para saber a causa disso. Por incrível que pareça esse movimento é causado por um tipo de cãibra. Quando estamos com a sensação de que nossos olhos estão tremendo ou estão pulando para fora pode ficar tranqüilo porque isso é causado por uma contração involuntária do músculo da pálpebra. Para comprovarmos é fácil perceber que é sempre a pálpebra de baixo que treme, segundo médicos as pálpebras são as pregas da pele que protegem os olhos. Essas pálpebras são formadas por glândulas e músculos que acabam fazendo quase sempre movimentos involuntários como fechar os olhos na hora de espirrar, quando nos sentimos ameaçados ou mesmo quando o olho treme. Esse treme treme involuntário acontece por causa da ingestão de estimulantes como o café, chá preto, coca-cola, chocolate, guaraná ou ainda coma ingestão de calmantes naturais como a camomila, erva-doce, maracujá entre outros. Para tratar olho tremendo ou também chamado de anormalidade você deverá diminuir o consumo desses produtos, caso seu olho trema com muita frequência você deverá procurar por um oftalmologista, já que o caso poderá ser mais grave.

Por que há regiões onde as ondas do mar são enormes?


Por que há regiões onde as ondas do mar são enormes? 

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.brFoto/ : Google imagens

 Comece com uma bela ventania, adicione barreiras de rocha ou coral para diminuir rapidamente a profundidade do mar, misture tudo num litoral pouco recortado, e pronto! Aí está a receita para uma montanha d’água gigante. "É óbvio que essa fórmula vale apenas para regiões costeiras: em alto-mar, basta o vento para criar vagalhões realmente assustadores, sobretudo nas altas latitudes", diz o oceanógrafo Joseph Harari, da Universidade de São Paulo (USP). O extremo sul da América, em especial, é um pesadelo para navegadores. No Estreito de Drake, sopros de até 60 km/h provocam elevações que atingem 7 metros. Mas isso ainda é pouco perto do recorde anotado no Pacífico Sul em 1933, quando uma tormenta atingiu o navio americano Ramapo. Em meio a ventos de 110 km/h, que sopravam há uma semana, a tripulação teve sangue frio para calcular a altura das ondas: 34 metros! No litoral, isso acontece quando a profundidade do mar se reduz bruscamente - o contrário de praias que ficam rasas aos poucos, onde as ondas são pequenas porque vão perdendo energia no atrito com o fundo. "É o caso do litoral sul brasileiro. A 80 quilômetros da costa, a profundidade não passa de 40 metros. No Havaí, nessa mesma distância, o fundo do mar está a 5 000 metros", afirma o geógrafo Clécio de Quadros, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Outros fatores que fazem desse arquipélago vulcânico o local das maiores ondas do planeta são o seu isolamento - longe de outras ilhas e recifes que tirariam a energia das ondas - e uma costa com poucas reentrâncias. Mas o inferno dos navegadores é a festa dos surfistas. Entre dezembro e março, época de ventos fortíssimos, ondas de até 20 metros de altura transformam as praias havaianas Jaws e Waimea no paraíso dos big riders, os surfistas especialistas em ondas gigantescas. Vai encarar? As maiores ondas do planeta se concentram nas Américas Jaws e Waimea, no Havaí (com ondas de até 20 metros); Mavericks, na Califórnia (21 m); Todos os Santos, no México (10 m); e Pico Alto, no Peru (8 m), são os locais recordistas Sopro criador Ventos fortes geram ondas de mais de 30 metros Em mar aberto, o atrito da ventania com a superfície do mar interfere no tamanho da onda. Brisas, por exemplo, provocam elevações pequenas (1). Quanto mais forte o vento e quanto mais tempo ele soprar, maiores são as ondas (2). Em altas latitudes, tormentas de mais de 100 km/h levantam montanhas d’água de 30 metros (3). Perto da costa, o efeito é parecido. Em Waimea, no Havaí, o vento cria ondas de 12 metros. Mas isso só acontece entre abril e outubro - no resto do ano, os ventos rareiam e a baía vira uma piscina Mudança brusca Variações repentinas de profundidade levantam a montanha d’água de uma só vez Ondas altas costumam quebrar em pontos do litoral onde o mar fica raso de repente. Isso acontece quando bancos de areia ou barreiras de coral ou rocha empurram a água para cima, fazendo a onda ganhar tamanho antes de arrebentar, despejando toda sua energia de uma vez. O contrário ocorre quando o litoral vai ficando raso aos poucos, porque as elevações perdem energia, velocidade e altura no atrito com o fundo Caminho aberto Quando não há obstáculos naturais, as ondas só perdem força ao chegar na costa Em praias retas e longas, com o mar aberto, as ondas chegam na costa sem barreiras para diminuir sua força. Assim, elas só perdem energia quando estão perto da areia. Se houver outros fatores favoráveis - como ventos fortes -, a elevação da água pode ficar enorme O contrário acontece quando o litoral é cheio de acidentes como baías, ilhas e recifes. Com essas barreiras naturais, as ondas vão perdendo força e, conseqüentemente, não têm como crescer muito. Por isso, esse tipo de litoral costuma apresentar águas calmas.