domingo, 2 de junho de 2013

O Fósforo

O Fósforo


Quando criança, eu gastava a maior parte dos palitos de fósforo, tentando acender em algum lugar que não era do lado da caixa de fósforos. Eu queria fazer igual os cowboys e bandidos do velho cinema americano que acendiam um fósforo em qualquer lugar. Isso também acontece muito nos desenhos animados, você já viu?
Os anos passaram e eu finalmente entendi por que eu nunca seria capaz de repetir o que tenho visto na televisão. A razão é simples: o que existe hoje na nossa casa é chamado fósforo de segurança, que tem o material necessário para a combustão, dividido entre o palito e recipiente.
Além disso, o fósforo não é a cabeça do palito, mas a superfície áspera da caixa, que contém fósforo vermelho (uma das mais seguras maneiras de se usar o fósforo), sulfeto de antimônio (Sb2S3), trióxido de ferro ( Fe2O3) e goma arábica (cola). O palito é o clorato de potássio (KClO3) e não como muitas pessoas pensam que a pólvora.
Mas então por que colocar esse nome: Palito de Fósforo? Durante muito tempo, o fósforo foi realmente colocado no palito e acendia em qualquer superfície áspera. Na verdade, este tipo de palito ainda está lá, é tradicionalmente encontrado no Reino Unido.

Descubra como essa história começou…

A descoberta do fósforo
O palito de fósforo foi inventado no século XIX, porém a história do palito que mudou a forma de se fazer fogo se iniciou bem antes, em 1669, com a descoberta do fósforo (elemento químico P).
O alemão Hennig Brand, em suas tentativas de transformar metais em ouro, descobriu acidentalmente o elemento ao estudar amostras de urina. O material que obteve brilhava e, por essa razão, Brand batizou a substância de Phosphoros, que quer dizer “aquele que traz a luz, que ilumina”.
Em 1680, o britânico cientista Robert Boyle, um dos mentores e fundadores da química atual, observou que uma chama era gerada ao gerar atrito entre um pedaço de papel com fósforo em um pedaço de madeira coberto com enxofre.
Boyle acreditava que o fogo não era provocado apenas pela atrito, mas por algo próprio àquelas substâncias. E estava certo, tinha descoberto o princípio que levaria à invenção do fósforo.
Depois da descoberta, vários aparatos químicos para gerar fogo foram desenvolvidos na Europa. Alguns usavam a descoberta de Boyle, outros, hidrogênio, porém eram todos complicados e arriscados. Em 1805, um químico francês chamado K. Chancel criou um palito coberto de clorato de potássio e açúcar. Mas, como era preciso encharcá-lo em ácido sulfúrico para que queimasse, ele não fez muita fama.
Em 1827, o farmacêutico inglês John Walker descobriu que se combinasse, na ponta de um palito, sulfeto de antimônio, clorato de potássio, cola e amido, ele poderia ser aceso por atrito em qualquer superfície arida. Walker chamou os seus palitos de congreves, numa citação aos foguetes bélicos inventados por William Congreve em 1808.
Apesar do apoio de amigos, Walker decidiu não patentear sua invenção, registro que dá direitos exclusivos ao criador, pois desejava que ela fosse um bem público. Por isso, muitas pessoas a replicaram, inclusive Samuel Jones, que começou a vender os palitos com o nome de Lucifers (um dos nomes dados ao diabo).
Embora cheirasse mau e fossem perigosos (eram explosivos e às vezes acendiam sozinhos dentro da própria embalagem), os Lucifers ficaram muito famosos entre fumantes. Para evitar acidentes, os primeiros palitos eram carregados em estojos de metais ou de porcelana. Os mais finos eram feitos de ouro e prata e eram trabalhados como uma jóia.

Personagens animados invadem cenas de filmes

Personagens animados invadem cenas de filmes


Alguns personagens animados são tão queridos por fãs, que estes fazem questão de os incluir até m cenas de filmes.
Vimos em algumas matérias personagens animados em obras de arte, na vida real e, agora podemos vê-los também em algumas das mais conhecidas cenas de filmes.
Confira algumas das incríveis montagens com personagens animados.












Adaptado de somethingawful

Porque Folhas Vermelhas no Outono?

Porque Folhas Vermelhas no Outono?


Tem curiosidade  em saber por que as folhas das árvores se tornam avermelhadas antes de caírem no outono, e por que sua cor é mais viva em alguns anos?
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) propõe uma explicação simples para o fenômeno: “Os pigmentos vermelhos chamados antocianinasque se acumulam nas folhas funcionam como uma proteção contra a radiação solar intensa”, diz William Hoch, coordenador do estudo publicado na revista Tree Physiology.
Os pigmentos vermelhos protegem o tecido que realiza a fotossíntese.  Durante o outono, as árvores reabsorvem os nutrientes das folhas; para recolher o máximo de nutrientes antes que as folhas caiam, elas precisam da energia gerada na fotossíntese. Contudo, os sistemas que participam da fotossíntese — muito utilizados no verão — também estão sendo decompostos e absorvidos no outono. Além dessa decomposição, a fotossíntese pode ser inibida ainda por uma luminosidade muito intensa.
Por isso, logo que a reabsorção de nutrientes se inicia no outono, a concentração das antocianinas aumenta na superfície das folhas. “Esses pigmentos absorvem grande parte da luz que chega às folhas”, afirma Hoch. Dessa forma, preserva-se a limitada habilidade das árvores de produzir energia durante o outono. Além da luz abundante, baixas temperaturas e outros fatores de estresse também provocam o acúmulo das antocianinas nas folhas.
A descoberta da equipe de Hoch confirma as observações de que as cores do outono são mais vivas em dias mais claros e nas folhas situadas na parte mais externa das árvores. “As regiões em que o outono é ensolarado e frio exibem folhas muito vermelhas nessa estação”, diz Hoch.

As imagens mais doidas da internet #36

As imagens mais doidas da internet #36


Por mais que a gente pense que já viu tudo, basta uma meia hora navegando na internet para essa afirmação vir abaixo. Cada dia surge algo mais doido e inacreditável. Nem mesmo as maiores mentes poderiam imaginar tamanhas doideiras que vemos por aí. Como dizem por aí: “Umaimagem vale mais do que mil palavras”, além disso uma boa imagem é melhor do que qualquer piada escrita.
Por isso fique com algumas das mais insanas fotos que circulam pela internet:
29
32
alguem-me-ajude-2914
alguem-vai-cair-5870
batman-nao-tem-medo-5863
cão planando
Foto-Arroinada
fotos_609_Que idiota dando pro macaco
fotos_616_Super Coco
fotos_1234_Engracadinhas
fotos_1404_Mini Arvore Tarada
fotos_1546_Air bag de pobre
fotos_1583_bunda abobora
fotos_1817_Super Idiota
fotos_2023_evolucao
fotos_3058_promessa
fotos_3068_nao e oque parece
hbhnh
menino chocado
pão-medroso
pare-ou-eu-filmo-5880
photobomb-that-guy-shadow-hands
Sapatos-da-Moda



tumblr_lc1ia1YaTk1qzmowao1_500

O Lado Ruim de Steve Jobs que Você Não Conhece

O Lado Ruim de Steve Jobs que Você Não Conhece


Todos os sites do mundo inteiro estão publicando homenagens para o Steve Jobs, já oMundo Curioso está publicando o lado "ruim" de Steve Jobs que você não conhece, confiram:

O Lado Ruim de Steve Jobs que Você Não Conhece

Confiram abaixo uma lista com 13 coisas "ruins" sobre Steve Jobs:

1. Todo mundo fala sobre a triste historia de Jobs ter sido entregue para a adoção. Mas ele mesmo abandonou a namorada grávida e sua filha só foi reconhecida por ele depois que ele ficou doente, quando já era adolescente.

2. Jobs é tido como um visionário um líder, mas era um patrão que gritava e humilhava os funcionários. Na Apple é normal se trabalhar até 50 horas direto sem parar.

3. Jobs criou dois grupos dentro da Apple: Os dos funcionários Apple e o dos criadores do Macintosh isso criou tantas brigas entre os funcionários que era normal eles se espancarem nas festas ou no próprio ambiente de trabalho.

4. Certa vez Jobs levou todos os seus funcionários a um bar e os incitou a tacarem coisas uns nos outros até que virou uma guerra que ele ficou assistindo. Ele dizia que os funcionários adoravam serem manipulados por ele!

5. Embora a mídia fique falando que Jobs era inovador e tal Jobs não criou a interface gráfica do Macintosh nem tao pouco criou o mouse. Essas criações era dos técnicos da Xerox, que não levaram o projeto pra frente. Jobs convenceu a diretoria da Xerox a mostrar essa tecnologia que foi inteiramente copiada.

6. Uma celebre frase que Jobs adorava repetir, era: Bons artistas copiam, grandes artistas roubam! Precisamos ser grandes artistas!

7. Não era apenas uma frase, pois na Apple existia uma bandeira pirata com o simbolo da maça logo na entrada para todos verem. Jobs perguntava a seus funcionários se eram piratas ou da marinha, e eles tinham que responder que era muito melhor ser pirata do que marinha.

O Lado Ruim de Steve Jobs que Você Não Conhece

8. Muitas vezes em forma de protestos alguns funcionários respondiam a pergunta de Jobs com o seguinte complemento: Ja estou trabalhando a 50, 60, 70 horas continuas como pirata Steve! como forma de dizer que estavam em jornadas de trabalho exaustivas.

9. Foi por causa dessa forma de tratar as pessoas que Jobs começou a quebrar a própria empresa. Porisso foi demitido da própria empresa que criou por John Scully o C.O que ele mesmo havia trazido da Pepsi sobre o celebre argumento: Você prefere vender água com açúcar pelo resto da vida, ou vir comigo e ajudar a mudar o mundo.

10. Jobs vivia achando que estava cercado de inimigos. Primeiro era a IBM depois a Microsoft. Bill Gates foi o primeiro a perceber essa falha de caráter e se aproximou de Jobs e adulando seu ego falando aquilo que Jobs queria ouvir, convenceu Jobs a ceder 3 protótipos do Macintosh para que a Microsoft trabalhasse no seu Windows.

11. Jobs se consideram tão superior que certa vez depois de muito seus funcionários reclamarem que a Microsoft estava plagiando suas ideias Jobs chamou Bill Gates no meio da noite na sede da Apple e aos gritos o acusou de o estar roubando. O incrível é que Bill Gates calmamente explicou no que estava trabalhando e não escondeu nenhum detalhe. Horas depois e muito mais calmo Jobs respondeu: È só isso que voceis estão fazendo? Nem Jobs nem o pessoal da IBM percebeu que o Windows transformava o Macintosh apenas em uma caixa.

12. No dia do pré-lançamento do Macintosh Bill Gates estava na apresentação usando uma camisa da Apple. Após a apresentação os funcionários da Apple mostraram a Jobs um Macintosh funcionando com o sistema operacional do Windows. Jobs ficou muito irritado e acusou Gates de rouba-lo. Gates admitiu que os sistemas eram semelhantes mas ele não o havia roubado de fato o sistema de Gates havia sido comprado de um ex-técnico da HP. Gates disse que fora Jobs que roubou todas as supostas ideias da Xerox, que isso era considerado normal, mas quando fazem o mesmo com a Apple Jobs queria dizer que não vale! 

13. Uma vez Jobs gritou com um funcionário que ja estava trabalhando a mais de dois dias, o funcionário se irritou e agrediu Jobs

Fonte das Informações Acima: Filme - Os piratas do vale do silício! 1994

Você ainda vê Steve Jobs da mesma forma depois de ter lido isso? Eu não ;)

Como Surgiu a Corrente Alternada?

Como Surgiu a Corrente Alternada?


corrente alterna (português europeu) ou corrente alternada (português brasileiro), ouCA (em inglês AC – alternating current), é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente.
Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases (e, muitas vezes, pelo fio neutro).
A corrente alternada surgiu quando Nikola Tesla foi contratado por JWestinghousepara construir uma linha de transmissão entre Niágara e Búfalo, em NY.
Thomas Edison fez o possível para desacreditar Tesla, mas o sistema polifásico de Teslafoi adotado. A Corrente Alternada é a forma mais eficaz de se transmitir uma corrente elétrica por longas distâncias. Nela os elétrons invertem o seu sentido várias vezes por segundo.
Na primeira metade do século XX havia sistemas de Corrente Alternada de 25 Hz noCanadá (Ontário) e no norte dos EUA. Em alguns casos alguns destes sistemas (por exemplo, nas quedas de Niágara) perduram até hoje por conveniência das fabricas industriais que não tinham interesse em trocar o equipamento para que operasse a 60 Hz. As baixas freqüências facilitam construção de motores de baixa rotação, já que esta é diretamente proporcional à frequência.
Há também sistemas de 16,67 Hz em ferrovias da Europa (Suíça Suécia). Sistemas ACde 400 Hz são usados na indústria têxtil, aviões, navios, espaçonaves e em grandes computadores. No Brasil a (freqüência) da rede elétrica é de 60 Hz. Na América do Sul, além do Brasil, também usam 60 Hz o Equador, Peru, Venezuela e a Colômbia. Em outros países, por exemplo, a Argentina, a Bolívia, o Chile e o Paraguai, bem como na Europa é usada a freqüência de 50Hz.
Corrente Alternada foi adotada para transmissão de energia elétrica a longas distâncias devido à facilidade relativa que esta apresenta para ter o valor de sua tensão alterada por intermédio de transformadores. Além disso as perdas em CA são bem menores que em CC. No entanto as primeiras experiências e transmissões foram feitas comCorrente contínua (CC ou, em inglês, DC).

Curiosidades Sobre as Piramides

Curiosidades Sobre as Piramides


PIRÂMIDES
Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.
“O tempo ri para todas as coisas, mas as pirâmides riem do tempo”.
Curiosidades sobre as Pirâmides
  • Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas dos reis Kufu (ou Quéops), Quéfren, e Menkaure (ou Miquerinos) – pai, filho e neto.
  • A maior delas, com 147 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egito.
  • As pirâmides de Gizéh são um dos monumentos mais famosos do mundo.
  • Como todas as pirâmides, cada uma faz parte de um importante complexo que compreende um templo, uma rampa, um templo funerário e as pirâmides menores das rainhas, todo cercado de túmulos (mastabas) dos sacerdotes e pessoas do governo, uma autêntica cidade para os mortos.
  • As valas aos pés das pirâmides continham botes desmontados: parte integral da vida no Nilo sendo considerados fundamentais na vida após a morte, porque os egípcios acreditavam que o defunto-rei navegaria pelo céu junto ao Rei-Sol.
  • Apesar das complicadas medidas de segurança, como sistemas de bloqueio com pedregulhos e grades de granito, todas as pirâmides do Antigo Império foram profanadas e roubadas possivelmente antes de 2000 a.C.
  • Existem hoje no Egito 80 pirâmides; A Grande Pirâmide, de 147 m de altura, é a maior de todas.
  • Se a Grande Pirâmide estivesse na cidade de Nova Iorque por exemplo, ela poderia cobrir sete quarteirões.
  • Todos os quatro lados são praticamente do mesmo comprimento, com uma exatidão não existente apenas por alguns centímetros. Isso mostra como os antigos egípcios estavam avançados na matemática e na engenharia, numa época em que muitos povos do mundo ainda eram caçadores e andarilhos.
  • A Grande Pirâmide manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem até a construção da Torre Eiffel em 1900, 4.500 anos depois da construção da pirâmide.
  • Para os egípcios, a pirâmide representava os raios do Sol, brilhando em direção à Terra. Todas as pirâmides do Egito foram construídas na margem oeste do Nilo, na direção do sol poente.
  • Os egípcios acreditavam que, enterrando seu rei numa pirâmide, ele se elevaria e se juntaria ao sol, tomando o seu lugar de direito com os deuses.
  • A construção da pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja “encaixadas”, sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel, até mesmo uma agulha.
ESFINGES
Esfinges são monstros fabulosos com cabeça humana e corpo de leão.
A mais conhecida é a esfinge de Gizéh, nas proximidades de Mênfis, no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides e junto à foz do Nilo.
Ela é mais antiga que as pirâmides e teria sido construída por Quéfren. Mede 39 metros de comprimento e 17 metros de altura.
A esfinge, em grego, personifica um “monstro que estrangula quem não adivinhar os seus enigmas”.
A esfinge egípcia é uma antiga criatura mítica, icônica, tida como um leão estendido — animal com associações solares sacras — com uma cabeça humana, usualmente a de um faraó.
FARAÓS
Eram intitulados como Faraós os reis (com estatuto de deuses) no Antigo Egito.
É difícil de determinar datas precisas na história dos faraós, já que os testemunhos desta época são escassos, além de virem de uma época em que a própria história estava nos seus primórdios (isto é, a escrita ainda estava nos seus inícios).
coroas de faraós
A tradição egípcia apresenta Menés como sendo o primeiro faraó ao unificar o Egito (até então dividido em dois reinos). Segundo esta tradição, este seria o primeiro governante humano do Egito, a seguir ao reinado mítico do deus Hórus.
Documentos históricos, parecem testemunhar essa reunificação sob o faraó Menés, cerca de 3100 a.C., ainda que os egiptólogos pensem que a instituição faraônica seja anterior. Por isso, se fala também de uma Dinastia 0.
Quanto ao último dos faraós, todos estão de acordo em dizer que se tratou de Ptolomeu XV, filho de César e Cleópatra.

As coisas mais insanas que o ser humano pode fazer #27

As coisas mais insanas que o ser humano pode fazer #27


09

Confira:

03
17
02
04
11
15
10
06
08
14
18
12
13
16
19



01