quarta-feira, 27 de março de 2013

Cirurgia plástica não é apenas questão de beleza



Cirurgia plástica não é apenas questão de beleza



Tratamentos estéticos podem retardar procedimento, mas não excluem sua necessidade


POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 03/08/2011


As pessoas estão questionando cada vez mais se, com o avanço da medicina estética, com os novos lasers e aparelhos e com os lançamentos de cosméticos, seria o fim da cirurgia plástica.

A resposta é não e, provavelmente por algum tempo, continuará a ser essa. Mas ninguém pode garantir que isso não seja uma verdade no futuro.

É certo que com o avanço tecnológico dos tratamentos estéticos estamos conseguindo postergar as cirurgias plásticas. Antes, começávamos a fazer procedimentos cirúrgicos mais precocemente. Agora esses tratamentos continuam tendo suas indicações, mas só que isso ocorre cada vez mais tardiamente.

É certo que com o avanço tecnológico dos tratamentos estéticos estamos conseguindo postergar as cirurgias plásticas.
Hoje, por exemplo, conseguimos melhorar a flacidezflacidez com tratamentos feitos com lasers, radiofrequência, mesoterapia e produtos cosméticos. Mesmo assim, em casos mais agudos, como após cirurgias de obesidade, muitas vezes temos que lançar mão de correções cirúrgicas.

Os tratamentos atuais conseguem deixar os pacientes com aparência mais jovem, fazendo com que diminuam a velocidade de envelhecimento e promovendo até mesmo o rejuvenescimento do paciente. Sabemos que quanto mais precocemente iniciarmos estes tratamentos, maior a chance de postergar uma cirurgia plástica. Por outro lado, existem casos em que sem cirurgia não teremos bons resultados. Assim necessitamos do bom senso e de acompanhamento médico para entender as possibilidades.

Alguns casos de gordura localizada muitas vezes podem ser resolvidos apenas com aparelhos, mas, quando o paciente é obeso, isso não é suficiente, sendo necessário fazer tratamentos multidisciplinares com endocrinologistas, nutricionistas e cirurgiões plásticos.

Recentemente, fui convidado a conhecer algumas clínicas de dermatologia e estética em Nova York, onde pude constatar que o Brasil realmente não deixa nada a desejar em relação à dermatologia estética. Temos tudo que há de mais moderno no mundo e com um diferencial importante: o brasileiro trata todos com muito carinho, enquanto que lá fora temos um tratamento mais frio.

Também ficamos orgulhosos em saber que tanto a dermatologia estética quanto a cirurgia plástica no Brasil são reconhecidas no exterior como uma das melhores do mundo. Assim, inúmeras pessoas procuram os serviços brasileiros para fazer tratamentos estéticos e se operar.

Além disso, existem muitos cirurgiões brasileiros atuando em outros países. Sabemos de inúmeras histórias de pessoas importantes do mundo inteiro que, não podendo se deslocar até aqui, solicitaram nossos profissionais para realizar o procedimento no estrangeiro.

Hoje, é possível sentir essa diferença de tratamento principalmente quando participamos de congressos e encontros na nossa área. Isso muito nos orgulha e acho importante que todos comemorem essa vitória do nosso país.