quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cinco tratamentos psiquiátricos estranhos que não são mais utilizados no mundo



Em pleno século XXI seria inimaginável que certas técnicas ainda fossem usadas no tratamento de doenças mentais. A história nos mostra exemplos bizarros praticados na Medicina: choque térmico, infecção pelo protozoário da malária culminando com perfurações no crânio (os dois últimos renderam o Prêmio Nobel a seus criadores).
Vamos conhecer os cinco tratamentos mais bizarros que hoje não são utilizados mais:
  • 1- Infecção por malária
Por volta de 1930 havia uma doença que era a maior causa de loucura no mundo: a sífilis. Além disso, era incurável. Os manicômios estavam lotados de pessoas paranóicas e violentas.
Foi nessa época que o médico austríaco Julius Wagner von Jauregg observou que se essas pessoas fossem acometidas por febre alta e convulsão quando ficavam doentes, a loucurasimplesmente ia embora. Foi então que o doutor Julius colocou o sangue contaminado de um soldado com malária em nove pacientes para que elas contraíssem febre alta e tivessem convulsões. Destes pacientes, quatro desses se curaram e dois apresentaram considerável melhora. Conclusão: Jauregg ganhou um Premio Nobel em 1927. “Parece absurdo dar o Prêmio Nobel a alguém que infectava os pacientes com a malária, mas o desespero na época era muito grande”, diz Renato Sabbatini, neurocientista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O problema é que de brinde o paciente ganhava uma doença grave: a malária.
Este método só deixou de ser utilizado nos anos 60 com a descoberta de antibióticos e medicamentos próprios para o tratamento de doenças mentais.
  • 2- Terapia por choque insulínico
Em 1927, por um erro médico do neurologista e psiquiatra polonês Manfred Sakel (ele exagerou na dose de insulina em uma paciente diabética e ela entrou em coma) foi descoberto que esta medicação ministrada em doses altas provocava uma notável melhora das faculdades mentais, já que a paciente era psicótica e melhorou muito depois deste incidente.
Desta maneira, o médico descobriu um tratamento eficaz em pacientes com vários tipos de psicoses, particularmente a esquizofrenia. “Esta foi uma das mais importantescontribuições jamais feitas pela psiquiatria”, diz Sabbatini.
Logo a técnica passou a ser usada em todo o mundo. Só que estudos posteriores demonstraram que a melhora era, na maioria das vezes, temporária e também o tratamento muito perigoso. Devido a estes motivos, o tratamento caiu em desuso.
  • 3- Trepanação
É uma cirurgia antiga (feita em várias partes do planeta há cerca de 40 mil anos atrás) onde era aberto um buraco no crânio das pessoas. Era realizada em rituais religiosos para liberar a pessoa de demônios, mas na verdade ela era vítima de doenças mentais. O costume persiste em algumas tribos da África e da Oceania e também em alguns centros modernos de neurologia para aliviar a pressão intracraniana em caso de fortes pancadas na cabeça, por exemplo. “Se esse procedimento for feito por algum outro motivo, isso é bizarro e perigoso”, afirma Sabbatini.
  • 4- Lobotomia
A lobotomia deve a sua origem à Trepanação. Trata-se de uma incisão pequena para separar o feixe de fibras do lobo pré-frontal do resto do cérebro. O resultado era o desligamento na parte das emoções, tornando pessoas agitadas e violentas mais calmas.
Essa técnica foi criada em 1935 pelo neurologista português Antônio Egas Moniz, e também lhe rendeu um Nobel, em 1949. Como os resultados foram tão bons, a lobotomia começou a ser utilizada largamente em vários lugares na tentativa de conter a psicose e comportamento violento, mas somente deveria ser usada em casos extremos que não tivessem respondido a outros tratamentos. No entanto, a lobotomia passou a ser utilizada com muita freqüência nos manicômios para controlar comportamentos indesejáveis – inclusive em crianças agitadas e adolescentes rebeldes. Num período de 11 anos, mais de 50 000 pessoas foram sujeitas a lobotomia no mundo inteiro.
grande problema é que os efeitos colaterais eram terríveis: a pessoa virava um vegetal, sem emoções, completamente apática. Graças ao aparecimento de medicamentos mais modernos e eficazes, nos anos 50 a lobotomia foi deixando de ser usada.
  • 5- Mesmerismo
Criado pelo médico austríaco Franz Anton Mesmer, o mesmerismo pregava que passando imãs sobre o corpo dos pacientes era possível aliviar sintomas clínicos e psicológicos da doença mental. “Mesmer acreditava que os fluidos do corpo eram magnetizados e que muitas doenças físicas e mentais eram causadas pelo desalinhamento desses fluidos. Ele também achava que era possível obter os mesmos resultados sem os imãs, passando apenas as mãos sobre o corpo do paciente”, explica o professor de psicologia Renato Sampaio Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Só que não tinha fundamentação científica nenhuma e logo o doutor Mesmer foi expulso de vários países e cidades por prática enganosa da medicina. “Em todos os lugares em que ele foi, a comunidade médica o repudiou. Ele pegava madames com doenças psicossomáticas leves, fáceis de tratar com placebo, e baseava o seu prestigio nesse efeito”, completa Sabbatini.
O mesmerismo, depois de sofrer muitas críticas, caiu em desuso no começo do século XX.
Fonte: Revista Super Interessante
Fotos/Ilustrações: Google Imagery

Adolescentes grávidas são a maior causa de morte no mundo



Grávidas-6
Países com taxas altas de mortalidade infantil também possuem índices altos de fertilidade Uma organização de defesa dos direitos da infância afirmou nesta quarta-feira que a gravidez é a principal causa de morte entre adolescentes em todo o mundo.
A ONG “Save the Children”(em Português: “Salvem as Crianças”), com sede na Grã-Bretanha, comenta que parece absurdo que o processo de nascimento se torne a principal causa de morte de adolescentes no mundo, mas é exatamente isto o que está acontecendo. Gestações e partos causam a morte anual – ou sérias lesões – em mais de um milhão de adolescentes, a maior parte jovens com poucos recursos, pouco ou nenhum acesso à educação e habitantes de países em desenvolvimento. Segundo um relatório da organização, a raiz do problema está na falta de acesso a métodos anticoncepcionais e ao pouco planejamento familiar em muitos países. Mas, na verdade, as causas são muito mais profundas, envolvendo, principalmente, a falta de educação sexual e o ambiente familiar desintegrado.
A “Save the Children” é uma organização não governamental de defesa dos direitos da criança no mundo, existente desde 1919, dedicando-se tanto a prestar ajuda humanitária de urgência como aodesenvolvimento a longo prazo, através do apadrinhamento de crianças. O apadrinhamento humanitário consiste em prover as necessidades da criança, permitindo que continue no seu meio familiar, sua cultura e seu país.
Riscos
Jovens entre 15 e 18 anos se casam e engravidam logo depois do casamento, quando seus corpos ainda não estão preparados para dar à luz. Possibilitar oacesso ao planejamento familiar de modo que elas possam adiar outra gravidez por, pelo menos, 3 anos depois de ter dado a luz, diminui a possibilidade de complicações para a mãe, para o filho e pode salvar até 1,8 milhões de vidas anualmente. Aproximadamente 220 milhões de mulheres em todo o mundo que não querem engravidar não têm acesso a métodos anticoncepcionais. Este ano, calcula-se que haverá cerca de 80 milhões de gravidezes sem nenhum tipo de planejamento familiar nos países em desenvolvimento.
Gravidez de adolescentes
• Uma, em cada cinco meninas no planeta, foi mãe antes dos 18 anos.
• Problemas na gravidez são a maior causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos no mundo.
• Anualmente, 50.000 adolescentes morrem durante a gravidez ou o parto.
• O risco de uma mulher morrer por causa relacionada à maternidade é de 1 em 3,8 mil em países desenvolvidos, mas de apenas 1 em 150 em países em desenvolvimento.
• Uma pesquisa na Nigéria constatou que quase um terço das mulheres acreditava que certos métodos anticoncepcionais podem provocar infertilidade.
• De acordo com as estatísticas, cada dólar investido em planejamento familiar economiza, no mínimo, 4 dólares gastos em complicações de gravidez.
• O risco de óbito para recém nascidos aumenta em 60%, se a mãe tiver menos de 18 anos.
• 10 milhões é o número estimado de meninas menores de 18 anos que se casam por ano, o que equivale a 25 mil por dia.
Estatísticas
Numa clínica de uma região pobre da Libéria, na África, um terço das crianças recém-nascidas tem mães entre 15 e 19 anos. Algumas nem passaram dos 13. Essas mães tão jovens estão expostas a complicações médicas, porque seus organismos não estão preparados, podendo desenvolver fístulas num parto prolongado. Os bebês também correm riscos. Os riscos de morte aumentam, se as meninas têm menos de 18 anos. Durante anos, os programas de planejamento familiar lutaram para encontrar financiamento e apoio, muitas vezes sofrendo resistência de grupos religiosos reacionários.
Líderes internacionais se reunirão em Londres, no próximo mês, para uma conferência sobre planejamento familiar promovido pelo governo britânico e pela Fundação Bill e Melinda Gates. A agência americana de desenvolvimento USAID, em cooperação com os governos de Índia e Etiópia, fez um apelo mundial para ações que ponham fim, em apenas uma geração, às mortes consideradas evitáveis. A Save the Children participa deste projeto, promovendo o planejamento familiar. Segundo a entidade, satisfazer à demanda global por anticoncepcionais pode prevenir em 30% as mortes maternas e em 20% as mortes de recém-nascidos nos países em desenvolvimento, além de salvar potencialmente 649 mil vidas por ano.
A Fundação Bill & Melinda Gates é a maior fundação de caridade do mundo. Foi criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates. Os fundos desta Organização sem fins lucrativos proveem de doações, sendo as principais da parte de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffet, considerado o homem mais rico do mundo. A fundação foi criada em janeiro de 2000 e tem a sua sede em Seattle, Washington, EUA, gerindo cerca de US$ 38 bilhões. É dirigida por William H. Gates, pai de Bill Gates, e por Patty Stonesifer. A Fundação tem como objetivo central a melhoria das condições de vida, principalmente na saúde e a luta contra a pobreza. Nos EUA, a instituição promove a educação e o acesso à tecnologia. Em 20 de Julho de 2006 a Fundação anunciou a doação de US$ 287 milhões para 16 projetos de pesquisa, com o objetivo de aumentar a colaboração internacional e a troca de informações científicas, com o objetivo de obter uma vacina contra a AIDS. De acordo com matéria publicada no site do jornal Folha de São Paulo, serão beneficiados pela doação pesquisadores da Áustria, Bélgica, Camarões, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Japão, Holanda, África do Sul, Espanha, Suécia, Uganda, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e Zâmbia. Em meio às trevas que predominam neste final de ciclo na Terra, aqui e ali ainda brilham alguns raios de luz, que nos fazem crer que nem tudo está perdido. Testemunhar a solidariedade e a humildade de um dos homens mais ricos do planeta nos enche de esperança por um mundo melhor.

‘Doi-Codi é tão distante da Embaixada brasileira como o céu é do inferno’, diz Dilma

  • Presidente critica Eduardo Saboia e afirmação de que senador boliviano corria riscos ao ficar na embaixada do Brasil em La Paz
  • Ao saber da reação de Dilma, o diplomata fez um apelo: 'Rezem por mim!'


Dilma Rousseff, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves Foto: Givaldo Barbosa / Agência O Globo

Dilma Rousseff, ao lado do presidente do Senado, Renan Calheiros e do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves Givaldo Barbosa / Agência O Globo
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff se pronunciou pela primeira vez, no início da tarde desta terça-feira, sobre a operação que trouxe o senador boliviano Roger Pinto ao Brasil. Em tom grave, criticou duramente a decisão tomada pelo encarregado de negócios brasileiros na Bolívia e ministro conselheiro, Eduardo Saboia, que saiu de La Paz e foi até Corumbá de carro, em um trajeto de 22 horas com o parlamentar da Bolívia. A presidente rechaçou a comparação feita por Saboia, que afirmou que a situação de Roger Pinto na embaixada era semelhante a de um preso no Doi-Codi. Ao saber da reação da presidente, o diplomata pediu orações. Segundo a agência de notícias Reuters, Dilma deve conversar no mais tardar amanhã com o presidente da Bolívia, Evo Morales, sobre o caso.
- Não tem nenhum fundamento acreditar que é possível que um governo em qualquer país do mundo aceite submeter a pessoa que está sob asilo a risco de vida. Se nada aconteceu, essa não é a questão. Um governo não negocia vidas, um governo age para proteger a vida. Nós não estamos em situação de exceção, não há nenhuma similaridade. Eu estive no Doi-Codi, eu sei o que é o Doi-Codi. E asseguro a vocês: é tão distante o Doi-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz como é distante o céu do inferno. Literalmente isso - afirmou Dilma, em tom severo.
Ao saber das fortes declarações da presidente, Saboia fez um apelo: "Rezem por mim!". Ele reafirmou que agiu para defender a vida do boliviano, que estava em um processo acelerado de depressão e falando em suicídio pelo longo confinamento em um cubículo da embaixada em La Paz.
- Reze por mim. Só digo uma coisa: eu defendi a vida. O governo não se empenhou para tirá-lo de lá - disse Saboia ao ser informado das declarações de Dilma.
Ele discordou de Dilma, entretanto, quando ela diz que "um governo não negocia vidas, um governo age para proteger a vida". Ele comparou a situação dos americanos sequestrados na embaixada do Irã com a de Roger Pinto.
- O senador Roger Pinto ficou mais tempo na embaixada do Brasil do que o pessoal no Irã. Os americanos ficaram confinados 440 dias, com o governo americano se empenhando para tirá-los de lá. O (Roger Pinto) Molina ficou 452 dias confinado. E o governo não se empenhou - reagiu Saboia.
A fala de Dilma ocorreu na saída de um evento no Senado Federal no qual foram comemorados os sete anos da Lei Maria da Penha. A presidente assegurou ainda que o governo brasileiro havia tentado, em vários momentos, negociar o salvo-conduto que permitiria a saída segura de Roger Pinto do país. Segundo ela, a embaixada brasileira era confortável, e o primeiro dever do Brasil é proteger a vida do senador boliviano, sem correr os riscos de tirá-lo do país.
- Um país civilizado e democrático protege seus asilados sobre os quais ele tem que garantir, sobretudo, a segurança em relação à integridade física. O Brasil jamais poderia aceitar, em momento algum, sem salvo-conduto do governo boliviano colocar em risco a vida de uma pessoa que estava sob sua guarda. A Embaixada do Brasil é extremamente confortável. Nós negociamos em vários momentos o salvo-conduto, não conseguimos. Lamento profundamente que um asilado brasileiro tenha sido submetido à insegurança que ele foi. Lamento. Porque em um Estado democrático e civilizado, a primeira coisa que se faz é proteger a vida, sem qualquer outra consideração. Protegemos a vida, a segurança e garantimos conforto ao asilado - afirmou a presidente.
Ao desembarcar em Brasília na segunda-feira, Saboia afirmou que desejou proteger um perseguido político, da mesma forma que um dia a presidente Dilma também se viu perseguida. Ele se reuniu nesta terça-feira com o secretário-geral do Itamaraty, Eduardo Santos, para prestar esclarecimentos sobre o caso.
- Eu escolhi a vida. Eu escolhi proteger uma pessoa, um perseguido político, como a presidenta Dilma foi perseguida - declarou Saboia ontem. - Eu me sentia como se fosse o carcereiro dele, como se estivesse no Doi-Codi - disse o diplomata.

Governos pediram dados de 38 mil usuários do Facebook até junho


Facebook (PA)
Empresa prometeu divulgar relatórios semestrais sobre pedidos oficiais
Governos de 74 países solicitaram informações sobre cerca de 38 mil usuários de Facebook nos seis primeiros meses de 2013, informa um relatório inédito divulgado pela rede social nesta terça-feira.
De acordo com o chamado Relatório Global de Requisições de Autoridades, no caso do Brasil, foram 715 solicitações do governo a respeito de 857 usuários do site.

A Índia, o segundo país a pedir mais informações, fez solicitações sobre 4.144 usuários. A Grã-Bretanha, o terceiro, solicitou dados de 2.337 mil usuários.Os EUA foram autores da maioria das requisições: pediram dados de entre 20 mil e 21 mil usuários da rede social (o número exato não foi divulgado por conta de restrições legais).
O Facebook também detalhou revelou a porcentagem dos pedidos de informação que foram atendidos pela empresa - no caso do Brasil, 33%; no dos EUA, 79%.

Motivos

O relatório engloba seis meses até 30 de junho, e é a primeira vez que o Facebook divulga dados dessa natureza.
"Esperamos que esse relatório seja útil para todos os envolvidos nos debates constantes sobre requisições de informações por parte das autoridades em investigações oficiais", diz o relatório do Facebook, assinado pelo advogado Colin Stretch, alegando que a empresa tem "processos rígidos" para lidar com as solicitações oficiais e liberar informações.
"Acreditamos que esses mecanismos protegem os dados das pessoas que usam o nosso serviço e fazem com que as autoridades precisem cumprir diversos requisitos legais em cada uma das requisições a fim de receber informações sobre nossos usuários. (...) Contestamos muitas dessas requisições quando encontramos deficiências legais ou quando identificamos requisições amplas ou vagas."
A empresa disse que espera publicar relatórios semelhantes a cada semestre a partir de agora.
A rede social não deu detalhes sobre os motivos por trás de cada requisição oficial, revelando apenas que “a vasta maioria dessas requisições é relacionada a casos criminais, como roubos ou desaparecimentos.”
“Em muitos desses casos, essas requisições referem-se a informações básicas, tais como nome e extensão do serviço. Outras requisições podem também buscar endereços IP ou informações sobre a conta.”

Países em turbulência

Uma coisa que chama a atenção no relatório é o número de solicitações oficiais em países que foram recentemente palco por distúrbios civis.
Na Turquia - que, como o Brasil, viveu uma onda de protestos -, por exemplo, houve 96 solicitações relacionadas a 173 usuários, das quais 45 geraram dados. Oficialmente, porém, as solicitações são relacionadas a "proteção infantil" e questões legais "emergenciais".
Segundo o relatório, nenhuma solicitação foi feita pelas autoridades egípcias, que também estão diante de uma ampla convulsão social.
O grupo de defesa da privacidade Privacy International elogiou a publicação do relatório do Facebook, mas cita preocupações maiores.
"Ante a crescente presença do Facebook na vida das pessoas ao redor do mundo, elogiamos a empresa por (publicar) um relatório há muito tempo aguardado", diz o grupo.
"Mas resta uma sensação perturbadora quanto ao gesto do Facebook, e que tem pouco a ver com o Facebook em si. Desde que documentos vazados por Edward Snowden (ex-técnico da CIA) foram analisados, nos demos conta de uma terrível realidade - a de que os governos não necessariamente precisam de intermediários como Facebook, Google e Microsoft para obter dados sobre nós."

Venezuela monta hegemonia de meios de comunicação oficiais

Venezuela monta hegemonia de meios de comunicação oficiais



CARACAS - Recentemente o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que muito em breve a Força Armada Nacional Bolivariana terá sua própria rede de televisão. “E isso não é tudo”, acrescentou, depois de determinar que uma das emissoras de TV oficiais, a ViveTV, será agora a ComunasVTV, dedicada a fomentar a criação e consolidação das “comunas” — forma de organização coletiva promovida pelo falecido presidente Hugo Chávez como base de seu “socialismo do século XXI”.
O novo governo venezuelano mantém a estratégia de ampliar seu controle sobre os meios de comunicação do país. Já possui oito televisões (só há quatro privadas), 36 emissoras “comunitárias” e 250 estações de rádio “comunitárias”, em sua maioria sustentadas com dinheiro público, segundo um estudo dos comunicólogos Marcelino Bisbal e Andrés Cañizales. O estudo assinala, por outro lado, que ainda existem 530 rádios comerciais no país.
O alcance midiático do governo venezuelano também inclui 120 jornais comunitários (regionais e locais) e três oficiais de circulação nacional, todos distribuídos gratuitamente, com o intuito de promover, sem descanso, a “revolução bolivariana”.
— Certa vez um ministro do chavismo afirmou que eles queriam implementar uma “hegemonia comunicacional”, conceito que duplica a oferta de mídias como serviços para toda a população — diz Gustavo Hernández, diretor do Instituto de Investigações sobre Comunicação (Ininco) da Universidade Central da Venezuela. — Na verdade o que há é uma hegemonia presidida por um partido oficial, que se encarrega de difundir a doutrina política do governo.
Num domingo qualquer, por exemplo, em quase metade do espectro FM das rádios de Caracas, se retransmitem os programas “Alô, presidente”, instaurados pelo falecido Chávez. As mensagens institucionais da Venezolana de Televisión (VTV), canal do governo, se referem constantemente a representantes da oposição como “traidores da pátria”. Atualmente se concentram na imagem do falecido presidente, procurando demonstrar que seu legado continua: “Chávez vive, a pátria segue”. A mensagem se repete pelo menos cem vezes ao dia.
Informação governamental vedada
Gloria Cuenca, professora de Ética e Leis de Mídia, explica que a hegemonia que se implementa na Venezuela vai além dos meios que o governo controla.
— A liberdade de expressão que existe na mídia é parcial e mediada, e o custo é alto. Jornalistas sofrem diariamente agressões e perseguição ao tentar levar ao público alguma notícia. A informação governamental está totalmente fechada para os meios independentes e livres, cujos repórteres não conseguem acesso.
Denúncias sobre qualquer tema, nas televisões e rádios da plataforma oficial rebatizada como “Sistema Bolivariano de Comunicação e Informação”, só surgem quando ocorrem em regiões e municípios governados por líderes da oposição.
O governo também capricha no uso da mídia, obrigando cadeias de rádio e TV a transmitir mensagens da Presidência da República com frequência. Segundo Cañizales, o presidente Maduro já fez 86 horas de pronunciamentos este ano, o que dá, desde sua posse, uma média diáriade 32 minutos no ar.
Mas os espectadores se cansam. Segundo estudo da agência AGB Panamericana, que mede os índices, em julho canais do Estado só alcançaram 13% de audiência.
As recentes decisões judiciais contra a mídia na Venezuela mostraram a difícil situação da imprensa no país. Neste contexto, o Grupo de Diarios América (GDA), do qual O GLOBO participa, realizou uma série especial, que se encerra nesta quarta-feira, sobre a situação da imprensa venezuelana.

Empresas suspeitas de operar esquema de 'pirâmide' têm atividades suspensas


Modelo comercial que promete ganho fácil de dinheiro é considerado ilegal; rede TelexFree e grupo BBom, que juntas têm mais de 600 mil revendedores, estão sob investigação

José Maria Tomazela - O Estado de S. Paulo
SOROCABA - Empresas que oferecem dinheiro fácil para quem conseguir captar novosclientes estão na mira da Justiça. Elas ganharam destaque nos últimos meses e chamaram a atenção dos órgãos de defesa do consumidor. Recentemente, a rede TelexFree e o grupo BBom tiveram as atividades suspensas por suspeita de atuar em um esquema de pirâmide financeira. Juntas, as duas teriam mais de 600 mil revendedores no País. Outras quatro empresas - Cidiz, Multiclick, Nnex e Priples - estão sob investigação.


A pirâmide financeira é um modelo comercial considerado ilegal porque só é vantajoso quando atrai novos investidores com a promessa de retorno expressivo em pouco tempo. Assim que a captação de "clientes-investidores" torna-se mais difícil, o esquema não tem como cobrir os retornos prometidos e entra em colapso. A TelexFree tem centrais de venda em todos os Estados e o número de revendedores passa de 400 mil no País. Em São Paulo, está em 45 municípios e soma 5 mil vendedores, pessoas que pagaram para fazer parte da rede e agora tentam recuperar o investimento.
As operações da Telexfree foram suspensas em todo o País no dia 18 de junho pelo Tribunal de Justiça (TJ) do Acre. A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda pediu ao Ministério Público Federal que investigue a rede.
A empresa se defende alegando que a base do negócio é a venda de um produto, atecnologia Voip de comunicação - um sistema que permite fazer ligações telefônicas usando a internet, como o Skype. "Não se trata de pirâmide financeira, mas de uma transação comercial. Pagamos bonificação aos divulgadores pela comercialização de um serviço que proporciona economia ao usuário", disse o diretor de marketing, Carlos Costa.
Segundo ele, a empresa, criada em fevereiro de 2012 e instalada em Vitória (ES), é séria e vem colaborando com as investigações das autoridades. "Não há um único caso no Brasil de alguém que tenha perdido dinheiro com a TelexFree e aguardamos com serenidade a palavra final da Justiça."
Casos. No interior de São Paulo, o bloqueio das contas e a proibição de novas adesões pela Justiça do Acre causam protestos. "Estamos aguardando a liberação para voltar a trabalhar", disse o professor Lucas de Oliveira Garcia, divulgador em Campinas. Desde que aderiu à rede, em janeiro, ele diz ter obtido uma renda mensal de R$ 2 mil com a venda do plano Voip e inserção de anúncios na rede virtual. "Recebia direitinho, até a Justiça bloquear." Em Marília, cerca de 80 divulgadores fizeram uma carreata no último dia 7 com faixas e cartazes contra a decisão da Justiça.
Responsável por uma espécie de filial da empresa em Ribeirão Preto, Júlio César de Oliveira Mafra promete fazer em dez dias a devolução dos pagamentos feitos pelos divulgadores se a Justiça mantiver a proibição. "Eu também não estou recebendo meus pagamentos e bônus, mas não vou culpar quem me deu esta oportunidade", disse. Ele conheceu a empresa há dez meses e pagou a adesão parcelada no cartão de crédito.
Em Sorocaba, o representante comercial Robson Edi Soares vendeu um carro e aplicou R$ 5,6 mil na TelexFree. Ele chegou a receber R$ 800 no primeiro mês e conseguiu aadesão de dois amigos, mas houve o embargo judicial. "Estou com medo de não conseguir recuperar o dinheiro. O pior é que meus amigos estão me culpando", disse. O Procon local recebeu queixa de um consumidor que adquiriu um plano Voip da TelexFree por US$ 49,90, mas não funcionou.
Em seu site, a TelexFree ensina como se tornar um divulgador. É preciso fazer um cadastro de usuário e optar por um dos dois planos. Só se cadastram pessoas indicadas. Depois de uma semana postando anúncios na internet, o divulgador terá de vender contas Voip a US$ 49,90 cada, recebendo comissão sobre a venda e ainda 10% sobre o pagamento mensal do cliente. No plano básico, o usuário paga US$ 339 pelo contrato de um ano para dez contas e a empresa promete ganho líquido de US$ 701 (206%). A empresa oferece também ganhos por equipe. O problema é que o usuário se obriga a vender as contas Voip e, se não o fizer, a empresa recompra a conta por apenas US$ 20.
A Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda analisou o negócio e viu duas possíveis irregularidades na relação da TelexFree com os divulgadores: estímulo à economia informal e exigência do exercício de duas atividades - como divulgador e comerciante - para a remuneração de apenas uma.
De acordo com o órgão, a oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas e a não sustentabilidade do modelo sugerem um esquema de pirâmide financeira, que é crime contra a economia popular.
A marca Telexfree americana é administrada no Brasil pela empresa Ympactus Comercial. A empresa está no País desde fevereiro de 2012 e diz ter clientes cadastrados em todos os Estados.

Molina precisará de novo asilo para ficar no Brasil, diz AGU

MUNDO

Molina precisará de novo asilo para ficar no Brasil, diz AGU

Carolina Brígido, O Globo
O ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, disse nesta terça-feira que o senador boliviano Roger Pinto Molina (foto abaixo) precisará passar por um processo para a concessão de um novo asilo para poder permanecer no Brasil. Adams avalia que o asilo diplomático obtido, em 2012, não tem mais validade, já que o benefício se limitava a garantir sua presença na embaixada do Brasil em La Paz.
- Ele ( Molina) tinha asilo diplomático, é no âmbito da embaixada. No Brasil, é um novo processo. Asilo diplomático é um asilo provisório, inicial, não é um asilo político. O asilo político é territorial e ele ainda não tem”, explicou Adams ao site G1 ao final de um seminário sobre fiscalização de recursos públicos na Câmara dos Deputados.

Foto: Reuters
 BRASÍLIA - O ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams, disse nesta terça-feira que o senador boliviano Roger Pinto Molina precisará passar por um processo para a concessão de um novo asilo para poder permanecer no Brasil. Adams avalia que o asilo diplomático obtido, em 2012, não tem mais validade, já que o benefício se limitava a garantir sua presença na embaixada do Brasil em La Paz.
- Ele ( Molina) tinha asilo diplomático, é no âmbito da embaixada. No Brasil, é um novo processo. Asilo diplomático é um asilo provisório, inicial, não é um asilo político. O asilo político é territorial e ele ainda não tem”, explicou Adams ao site G1 ao final de um seminário sobre fiscalização de recursos públicos na Câmara dos Deputados.
O Ministério da Justiça informou que o senador boliviano é considerado um imigrante comum e não tem o título de asilado. Segundo o ministério, ele agora aguarda pronunciamento do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) sobre o pedido de refúgio que apresentou quando entrou no Brasil.

— Ele estava asilado em território brasileiro, vocês sabem que embaixada na Bolívia era território brasileiro, e agora está em território brasileiro. Essa uma questão que certamente a AGU vai examinar. Mas, em princípio, este território é uma extensão do território estabelecido na Embaixada na Bolívia — afirmou Temer, ao deixar um evento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).O vice-presidente da República, Michel Temer, indicou hoje que o asilo concedido ao senador boliviano quando ele estava na embaixada brasileira na Bolívia também tem validade agora que ele veio para o Brasil. Ele ponderou, no entanto, que caberá à AGU analisar a necessidade ou não de um novo asilo para o parlamentar permanecer em território nacional.
Temer evitou comentar eventuais arranhões na relação entre Brasil e Bolívia depois da transferência de Pinto Molina.
— Eu acho que essas coisas são resolvidas diplomaticamente. Nós temos uma diplomacia muito eficiente aqui no Brasil e uma diplomacia eficiente na Bolívia. De modo que estes representantes diplomáticos solucionarão da melhor maneira esse impasse que surgiu, digamos assim, acidentalmente. Não tenho dúvida disso —disse.
O vice-presidente elogiou Patriota e ressaltou que ele continuará trabalhando para o governo brasileiro.
— O ministro Patriota prestou relevantíssimos serviços ao governo, mas entendeu por bem (sair). Não foi uma demissão, foi um pedido de demissão. Ele deixa uma marca extraordinária de trabalho e vai continuar prestando serviço ao governo brasileiro com grande categoria, agora junto à ONU — lembrou.

'Não tenho contas a prestar a politiqueiros', diz Barbosa

'Não tenho contas a prestar a politiqueiros', diz Barbosa

Presidente do Supremo diz que é 'cidadão correto' e ataca os que criticam a compra que ele fez de imóvel em Miami, EUA


BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, afirmou ontem que não deve explicações sobre a compra de um imóvel em Miami (EUA) e que é um "cidadão correto". "Comprei com o meu dinheiro, tirei da minha conta bancária, enviei pelos meios legais. Não tenho contas a prestar a esses politiqueiros", afirmou após sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O procedimento começou a ser questionado por magistrados.
ministro se recusou a fornecer informações sobre o custo do apartamento. O imóvel foi adquirido no ano passado, segundo informação do jornal Folha de S.Paulo. Barbosa abriu uma empresa - a Assas JB Corp. - ao fazer a transação. Pela legislação da Flórida, o governo detém 48% do valor do imóvel se o bem for transferido a herdeiro do comprador (pessoa física). Não há, portanto, retenção de impostos caso a transferência seja feita a pessoa jurídica.
Ontem, Barbosa, que passou a ser incluído em sondagens de pesquisas eleitorais à Presidência para 2014 após ver a popularidade aumentar com o julgamento do mensalão no Supremo, afirmou que seus críticos deveriam se preocupar com o desvio de recursos públicos e não com seus investimentos. "Aqueles que estão preocupados com as minhas opções de investimento feitas com os meus vencimentos, com os meus ganhos legais e regulares, deveriam estar preocupados com questões muito mais graves que ocorrem no País, especialmente com os assaltos ao patrimônio público", disse. "Essa deveria ser a preocupação principal, e não tentar atacar aqueles que agem corretamente, que nada devem."
AçãoOs advogados paraenses Ismael Moraes e Marcelo Dantas ingressaram na Justiça Federal de Belém com uma ação popular, com pedido de tutela antecipada, contra Barbosa. Eles acusam o presidente do STF de prática "vedada pela legislação". "Como servidor público, o ministro só poderia destinar o imóvel para fim exclusivamente residencial", diz Moraes. Segundo ele, Barbosa estaria se utilizando de uma "ficção" para reduzir ou suprimir pagamento de tributo. "Caso a empresa não exista, e seja artifício contábil-tributário, configura-se falsidade ideológica. Caso exista, em tese seria improbidade administrativa, passível de pelo menos investigação", sustenta Moraes. / COLABOROU CARLOS MENDES, ESPECIAL PARA O ESTADO

Ricardo Teixeira pede residência em Andorra

GERAL


Jamil Chade, Estadão
O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira (foto abaixo), pede sua residência no principado de Andorra. A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça.
Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal. Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros.


O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pede sua residência no principado de Andorra. A informação foi divulgada na noite de hoje pela Radio Catalunya, depois que a reportagem do Estado revelou que um terço da renda dos amistosos da seleção brasileira acabava em contas em Andorra e numa conta em nome de Sandro Rosell, amigo de Teixeira e hoje presidente do Barça.
Segundo a rádio, Teixeira já deu entrada na documentação para ser residente de Andorra, o que significa que, a cada ano, terá de passar 150 dias no principado entre a França e Espanha e conhecida por ser um paraíso fiscal.
Para que seja aceito, Teixeira teria de depositar pelo menos 400 mil euros nas contas de um banco do principado. Mas, segundo a radio, ele estaria negociando transladar ao paraíso fiscal cerca de 4,9 milhões de euros.
Vivendo em Andorra, Teixeira não teria como ser extraditado ao Brasil caso seja convocado pela Justiça do pais. Andorra e Brasília não contam com um acordo de extradição.
Na semana passada, o Estado revelou uma série de informações exclusivas sobre Teixeira e como esquemas dentro da CBF permitiam que os amistosos da seleção fossem usados para desviar recursos da CBF para contas de amigos do cartola. Entre eles está Rosell, presidente do Barça.
A reportagem também revelou como, em 2010, a Justiça suíça constatou que Teixeira recebeu milhões de euros em propinas de empresas ligadas à Fifa justamente em contas em Andorra.