sábado, 24 de fevereiro de 2018

O que é Hackaton e como organizar o seuPor Juliana BattistelliLembra de todas aquelas noites da faculdade, quando você se entupia de café e permanecia acordado durante dias para finalizar um trabalho ou se preparar para uma prova muito difícil? Imagine uma sala cheia de programadores, computadores, desenvolvedores, profissionais de marketing e visionários fazendo a mesma coisa por um dia ou por toda uma semana.

Isso é o hackaton, uma forma já conhecida de empresas de tecnologia fazerem negócio. Na verdade, o hackaton e seu poder se expandem para além da indústria tecnológica como forma de criar protótipos criativos para produtos ou aperfeiçoar projetos que já existem.

O que é hackaton?


Eles podem ser chamados de hackatons, hackfests, hackdays, codefests e muitos outros nomes, mas seguem com a mesma lógica: sessões de brainstorming patrocinadas por empresas, grupos, universidades ou outras organizações.

Algumas empresas organizam hackatons internamente, outras abrem para o público. Teoricamente, qualquer pessoa pode organizar um hackaton. Tudo o que você precisa é espaço, wifi e participantes engajados. Comida e bebidas energéticas também são essenciais. A ideia é reunir pessoas em equipes para gerar uma ideia e aperfeiçoá-la para criar um conceito, aplicativo, produto, website, o que for. A melhor ideia é a vencedora.

Os prêmios podem ser desde medalhas até quantias de dinheiro. Mas a recompensa mesmo é a união de ideias para formar melhores projetos e colocá-los no mercado a partir do evento.

Como organizar um hackaton


Ter expectativas razoáveis, encontrar a parceria certa e bons juízes, alugar um espaço adequado, oferecer um preço acessível, divulgar para o público certo, organizar o local com as ferramentas necessárias e não deixar a publicidade ou outras relações de negócio ditarem o evento. Essas são algumas dicas de profissionais para planejar um ótimo hackaton.

É importante participar de outros eventos com o mesmo objetivo antes de fazer o seu para sentir como tudo funciona. Como sempre, organizar um evento não é tarefa fácil, então é bom estar preparado para lidar com situações imprevisíveis, como uma queda de energia, por exemplo.


Fundamental mesmo é ter energia no corpo e na mente para conseguir passar essa determinação e liberdade no ambiente para todos os participantes arrasarem nas ideias e discussões!
Por Juliana Battistell

Nenhum comentário:

Postar um comentário