terça-feira, 8 de outubro de 2013

RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS NECESSITAM DE VITAMINA D (1)

J.M.FILHO
Recém-nascidos prematuros correm sério risco de serem insuficientes em vitamina D e, caso possuam níveis muito baixos dessa vitamina, podem vir a sofrer de raquitismo. Pesquisadores indianos realizaram um estudo com 96 neonatos divididos em dois grupos: as crianças do grupo um receberam 800 UI de vitamina D e as do grupo dois 400 UI, administradas oralmente. A prevalencia de insuficiencia da vitamina era de 79% no grupo 1 e de 83% no grupo 2.

RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS NECESSITAM DE VITAMINA D (2)
Os resultados do estudo mostraram que as taxas de insuficiencia diminuiram significativamente após tres meses de suplementação em ambos os grupos, sendo mais efetiva no grupo 1. Apesar da melhora significativa nos níveis séricos de vitamina D no grupo de 800 UI, esses níveis mais elevados não deram como resultado uma melhor mineralização óssea aos tres meses, quando realizado o exame de Densitometria Òssea.
RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS NECESSITAM DE VITAMINA D (3)
Além disso, o peso, o comprimento e a circunferência da cabeça não diferiram significativamente entre os grupos. Um recém-nascido do grupo 1 apresentou níveis de vitamina D mais elevado do que os recomendados aos tres meses de idade, mas não sofreu nenhum efeito importante. De qualquer forma, o excesso de vitamina D durante pelo menos um mês pode causar diminuição do tonus muscular, diminuição do apetite, irritabilidade, entre outros sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário