terça-feira, 8 de outubro de 2013

IDOSOS CONSOMEM MUITOS MEDICAMENTOS (1)

João Modesto Filho
Geriatras franceses afirmam que mais de 90% de idosos com mais de 80 anos consomem em média dez comprimidos de medicamentos diariamente. Isto faz com que aumentem os riscos de acidentes medicamentosos e de efeitos indesejáveis evitáveis. Esta conclusão foi resultado de uma análise quantitativa e qualitativa de medicamentos reembolsáveis pelo governo francês em 2011, realizado com uma amostra representativa de 600.000 pessoas.

IDOSOS CONSOMEM MUITOS MEDICAMENTOS (2)
Segundo a pesquisa, trata-se de uma situação perigosa pois, acima de três ou quatro medicamentos tomados em conjunto, não se sabe como será o metabolismo da pessoa, ou seja, seu modo de reagir, pois, acima de cinco medicamentos os acidentes medicamentosos aumentam consideravelmente. Os resultados também evidenciaram que, em relação aos anos 90, ocorreu duas vezes mais um consumo de medicamentos nesta faixa etária.
CAFÉ REDUZ RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA (1)
Beber café diariamente pode reduzir o risco dos homens de padecer de câncer de próstata, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Karolinska, de Estocolmo, Suécia, que quantificou em 20% a redução desse risco. A pesquisa demonstrou que grandes bebedores de café têm menos probabilidades de desenvolver um tumor do que quem bebe pouco ou nenhum café. Foi observado que a cafeína ajudou a prevenir o câncer localizado mas teve um efeito menor nas formas mais agressivas da doença.
CAFÉ REDUZ RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA (2)
Para chegar a essas conclusões, foram pesquisados 45.000 homens entre 45 e 79 anos de idade durante 12 anos para ver quantos desenvolveram câncer de próstata localizado, avançado ou fatal. Foram pesquisados hábitos dietéticos, como consumo de café, e concluíram que entre os que bebiam seis xícaras ou mais ao dia as possibilidades de padecer deste tumor localizado se reduziu em 20%. Os que tomavam quatro a cinco xícaras por dia o risco diminuiu em 7%. Por outro lado, o café pode ter efeitos negativos em algumas pessoas, o que pode limitar seu uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário