terça-feira, 8 de outubro de 2013

EXOESQUELETO JAPONÊS NA EUROPA

 (1)
JOÃO MODESTO
No mundo já existem vários países que fabricam exoesqueletos, a exemplo de Israel e Estados Unidos. Agora, a empresa japonesa “Cyberdyne” apresentou, na França, há poucos dias, o exoesqueleto chamado “HAL” (Hybryd Assistive Limb), que pesa 23 quilos. O aparelho será utilizado nos casos de perda de autonomia ou como coadjuvante em processo de reeducação muscular. O mesmo funciona graças a multiplos detectores fixados na pele do portador, permitindo ler impulsos elétricos provindos de nervos para traduzi-los em movimento.
EXOESQUELETO JAPONÊS NA EUROPA (2)
O motor do aparelho é programado para movimentar a articulação da pessoa com os movimentos musculares. Se os nervos estão incapazes de produzir um sinal, como em alguns casos de paralisia avançada, o “HAL” dispõe também de um sistema de controle robótico autônomo, o que dá ao exoesqueleto movimentos semelhantes ao de um ser humano. Com uma autonomia de 2h40, esse sistema pode aumentar em 10 vezes a força e a capacidade física de uma pessoa sadia.
EXOESQUELETO JAPONÊS NA EUROPA (3)
O “HAL” já está disponível para locação no Japão desde março desse ano. Após haver implantado uma filial na Dinamarca, a empresa japonesa acaba de obter os certificados necessários para utilização nos hospitais da Europa. Tanto a empresa “Cyberdyne” como o “HAL” foram inspirados diretamente de filmes célebres de ficção cientifica. Assim é que “Cyberdyne” é o nome da empresa que fabrica o computador “Skynet” e seus robots na série “Terminator”, enquanto que “HAL” é inspirado no nome do computador de bordo em “2001, uma Odisséia no Espaço”, de Stanley Kubrick”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário