terça-feira, 8 de outubro de 2013

ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DIMINUEM ANSIEDADE (1)

J.M.FILHO
Uma nova pesquisa americana sugere que a forma de regular as emoções, tanto benéficas quanto maléficas, pode influir no surgimento e na gravidade da mesma, segundo um estudo publicado na revista “Emotion”. Foram investigados 179 homens e mulheres que explicaram como controlavam suas emoções e como se sentiam ansiosos em diversas situações saudáveis.
 

ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DIMINUEM ANSIEDADE (2)
O estudo revelou que os que participaram da estratégia de regulação emocional chamada reavaliação, que consiste em examinar um problema de uma maneira nova, tendem a ter menos ansiedade social e menos ansiedade em geral do que aqueles que evitam a expressão de seus sentimentos. Essa estratégia significa repensar e avaliar o que se passou e pensar quais são os aspectos positivos, fazendo com que isso seja algo estimulante e não um problema.
ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DIMINUEM ANSIEDADE (3)
Os participantes que utilizaram regularmente esse enfoque reconheceram que tiveram um nível de ansiedade menos intenso. Reconhece-se assim que nem toda ansiedade é maléfica, e mesmo a supressão das emoções pode ser uma boa estrategia, mas em situações de curto prazo, da mesma forma que uma atitude sempre positiva pode ser perigosa, como, por exemplo, ignorar seus problemas de saúde. Saber chegar no ponto de equilibrio é a meta principal, pois, através de processo de regulação emocional podemos regular nosso próprio estado interno, nos acalmando, nos contendo e nos motivando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário