terça-feira, 8 de outubro de 2013

PEPTIDEO “C” E DOENÇA CARDÍACA (1)


Imagem ilustrativa
Peptideo C é uma substância que é obtida quando a pró-insulina é clivada em insulina e pode ser usada para se avaliar a produção endógena de insulina. Estudo canadense investigou a relação entre níveis de peptideo C e morte por todas as causas e com doenças do coração. Foram analisados dados de mortalidade de 5.902 adultos de 40 anos ou mais e representativos da população dos Estados Unidos.
PEPTIDEO “C” E DOENÇA CARDÍACA (2)
Pessoas com altos níveis de peptideo C apresentaram um risco 1.8 a 3.2 vezes maior de morte por todas as causas, assim como de morte específica por doença cardiovascular. O aumenta do risco se elevou com o aumento dos níveis do peptideo, sendo esta associação altamente significativa. Observou-se que os níveis do peptideo foram melhores na predição de mortalidade que outros parâmetros, como hemoglobina glicada e glicemia de jejum. 
PEPTIDEO “C” E DOENÇA CARDÍACA (3)
Embora a razão para o aumento do risco de morte não tenha sido determinada, os pesquisadores sugerem que pode ser devida a relação dos níveis de peptideo C e fatores de risco aterogênicos de problemas vasculares. Esses resultados reforçam a importancia potencial do peptideo C como um prognóstico de resultados adversos para a saúde e indicam que seus níveis elevados podem ser um importante marcador preditivo de maior risco de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário