terça-feira, 8 de outubro de 2013

RISCO DE DIABETES EM USUARIO DE ESTATINAS (1)

J.M.FILHO
Estudos cientificos apresentados no último ano no Congresso da Associação Americana de Cardiologia (AHA), mostraram aumento na incidência de diabetes em usuários de estatinas, em especial naqueles de alto risco, como, por exemplo, os que apresentam glicemia de jejum alterada mas que não atingem os níveis de diagnóstico de diabetes.
RISCO DE DIABETES EM USUARIO DE ESTATINAS (2)
Uma análise de 13 estudos envolvendo 91.140 pacientes mostrou que houve aumento de 9% no risco de desenvolver diabetes, comparando estatina versus placebo, o que significa um novo caso a cada 225 pacientes tratados num intervalo de quatro anos. Isso representa um risco muito baixo diante dos benefícios já estabelecidos do uso de estatinas em redução de risco de eventos cardiovasculares.
RISCO DE DIABETES EM USUARIO DE ESTATINAS (3)
O mecanismo responsavel por esse achado é ainda desconhecido, mas provavelmente é multi-fatorial. Desse modo, apesar de parecer que o uso de estatinas aumenta o risco de desenvolver diabetes em pacientes de alto risco, isso não deve impedir o uso dessa classe de medicamento quando houver indicação médica. Pelas evidências atuais, a redução de risco de eventos cardiovasculares com o uso de estatinas tem um impacto mais significativo do que o risco de desenvolver diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário