terça-feira, 8 de outubro de 2013

ANOREXIA NERVOSA TRATADA COM MARCAPASSO (1)



A estimulação profunda do cerebro (DBS, sigla em ingles) é uma técnica que consiste em implantar no cérebro um dispositivo similar a um marcapasso e que poderia ajudar pessoas com anorexia nervosa severa que não se beneficiaram com as formas tradicionais de tratamento, segundo estudo canadense publicado no “The Lancet”.

ANOREXIA NERVOSA TRATADA COM MARCAPASSO (2)
A DBS é utilizada atualmente para tratamento de varios transtornos neurológicos, entre os quais Doença de Parkinson e dor crônica, havendo investigações avançadas sobre seu uso para tratamento de outros transtornos, como depressão e epilepsia, com resultados encorajadores. Com o emprego da Ressonancia Magnética, areas específicas são identificadas e se procede a implantação dos eletrodos que se concectam a um gerador de impulsos colocado embaixo da pele.

ANOREXIA NERVOSA TRATADA COM MARCAPASSO (3)

Seis pacientes com idades compreendidas entre 24 e 57 anos e portadores da afecção em média 18 anos, foram submetidos a esse tratamento que mostrou-se relativamente seguro, havendo apenas um evento adverso grave relacionado com transtorno metabólico decorrente da própria anorexia. Nove meses depois da implantação do dispositivo, tres dos seis pacientes apresentaram ganho de peso e cinco mostraram melhoras do estado de ânimo ou reduziram o comportamento obsessivo-compulsivo. Em suma, esses resultados iniciais se mostram alentadores e novas investigações serão feitas para determinar a segurança do método.

HIPOGLICEMIA E DANO CEREBRAL (1)

O cérebro é muito resistente aos efeitos de níveis muito baixos de açucar no sangue, de maneira que danos cerebrais induzidos por hipoglicemia e a subsequente morte do paciente são eventos relativamente raros. É geralmente consequencia de uma overdose deliberada de insulina (para suicidio) ou está relacionadacom o consumo excessivo e inadqueado de alcool. Parece ser necessaria uma hipoglicemia prolongada, que cause neuroglicopenia profunda (pouco açucar no cérebro) por muitas e muitas horas, para o desenvolvimento de danos permanentes no cérebro. Pode ocorrer morte súbita durante uma convulsão provocada por hipoglicemia ou como consequencia de um acidente vascular cerebral (AVC), precipitado por hipoglicemia. . 


 
Drº João Modesto Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário