terça-feira, 8 de outubro de 2013

NIVEIS DE COLESTEROL VARIAM COM ESTAÇÕES DO ANO (1)

JOSÉ MODESTO FILHO

Pesquisa realizada pela Universidade de Campinas e apresentada durante a LXII Sessão Cientifica Anual do Colégio Americano de Cardiologia, realizada a poucas semanas, demosntra que a prevalência de colesterol é regido por um padrão similar aos problemas cardiovasculares e mortes relacionadas com os mesmos, que também aumentam na temporada de inverno. 
 

NIVEIS DE COLESTEROL VARIAM COM ESTAÇÕES DO ANO (2)

Desse modo, foi demonstrado que os níveis de colesterol e de triglicerideos variam significativamente durante o ano, o que pode levar a uma interpretação errônea do risco cardiovascular real. Assim, os pacientes podem ter um risco bem maior do que pensam. Para chegar a essas conclusões os pesquisadores avaliaram prospectivamente o perfil lipídico de 227.359 pessoas. Constataram que a lipoproteina de baixa densidade (LDL - o mal colesterol) aumenta em média sete miligramas durante o inverno em comparação com o verão.

NIVEIS DE COLESTEROL VARIAM COM ESTAÇÕES DO ANO (3)

Isso se traduz por um aumento de oito por cento na prevalência de colesterol durante esses meses. É possivel que essas flutuações sejam mais pronunciadas nos Estados Unidos e Europa e outras regiões que experimentam mudanças climáticas mais intensas, se juntando a esse aspecto a possibilidade da influência dos hábitos de praticar ou não exercícios físicos, e de ter controle dietético satisfatório ou prejudicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário