terça-feira, 8 de outubro de 2013

CRIANÇAS OBESAS TÊM RISCO AUMENTADO DE HIPERTENSÃO

 (1)
Crianças obesas e com sobrepeso quadruplicam o risco para desenvolver hipertensão arterial na idade adulta, segundo a conclusão de um estudo apresentado há poucos dias no Congresso da Associação Americana de Cardiologia, em Nova Orleans, Estados Unidos. Os pesquisadores seguiram o crescimento e a pressão arterial de 1.117 crianças/adolescentes de Indianópolis, Estados Unidos, durante 27 anos, a partir de 1986.

CRIANÇAS OBESAS TÊM RISCO AUMENTADO DE HIPERTENSÃO (2)
Durante a infância, 68% apresentavam peso normal, 16% tinham sobre peso e 16% eram obesos. Um total de 119 participantes foram diagnosticados com hipertensão arterial ao chegar na idade adulta. Em resumo, seis por cento dos que tinham peso normal tinham pressão arterial elevada na idade adulta; 14% dos com sobrepeso registravam pressão elevada ao tornar-se adulto e 26% dos obesos desenvolveram hipertensão.
CRIANÇAS OBESAS TÊM RISCO AUMENTADO DE HIPERTENSÃO (3)
Os resultados são preocupantes, inclusive para os gestores da saúde pública, pelo indicativo de que a doença cardíaca pode começar na infância. Desse modo, é importante que pediatras orientem pais e filhos sobre o risco de hipertensão arterial associada com sobrepeso e obesidade, agravada com o estresse da vida moderna, e que uma dieta saudável, incluindo redução da ingestão de sal e atividade física podem ajudar a reduzir tal risco.
NOVA DROGA CONTRA COLESTEROL
Cerca de 5% das pessoas que tomam estatinas têm dores musculares, o que leva algumas a abandonar o tratamento. Também há casos de resistência à terapia: os pacientes tomam o remédio, mas o colesterol não baixa. Uma nova droga vem sendo estudada e utilizada, o mipomersen, e faz parte de uma nova leva de medicamentos que podem ser uma alternativa às estatinas para quem tem colesterol elevado sem origem genética. A nova injeção semanal reduz em até 50% os níveis de LDL (o mau colesterol) além do efeito das drogas atuais. A droga vem apresentando excelentes resultados para portadores de Hipercolesterolemia Familiar, ou seja, colesterol superelevado por causas hereditárias. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário