terça-feira, 8 de outubro de 2013

Doença Cardiovascular é a Principal Causa de Morte Feminina

João Modesto Filho
 Embora a maioria das mulheres acredite que o câncer de mama seja a causa mais freqüente de morte na mulher, o certo é que as doenças cardiovasculares estão como a principal causa de morte entre elas. Apesar dos avanços no conhecimento da síndrome coronariana aguda, as melhoras na prevenção, diagnóstico, tratamento e prevenção secundária, a mortalidade por doenças cardiovasculares nas mulheres européias abaixo de 75 anos de idade é de 42%, frente a 38% dos homens da mesma idade.
Por outro lado, 55% das mulheres morrem de forma súbita antes de chegar ao hospital, frente a 43% dos homens. Mesmo em relação a mortalidade hospitalar por infarto do miocárdio, nas mulheres o percentual gira em torno de 17% enquanto nos homens a cifra é de 4.7%. Estudos recentes afirmam que se observou uma redução na mortalidade feminina por síndrome coronariana aguda (angina do peito ou infarto do miocárdio), mas essa queda é inferior aquela vista entre os homens.
Os fatores de risco clássico são responsáveis por 90% das síndromes coronarianas agudas e são: tabagismo, diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (colesterol elevado). A eles se juntam obesidade, particularmente a abdominal, inatividade física, predisposição familiar e fatores hereditários, fatores psicossociais e ambientais, doenças que predispõem a trombose e marcadores de inflamação como a Proteína C Reativa ultra-sensível (PCR).
Os fatores de risco possuem um efeito multiplicador, reforçando mutuamente sua influência, que é maior do que a simples soma de cada um deles. Por este motivo, devem ser controlados de forma global, pois está demonstrado, que modificando o estilo de vida e os fatores de risco relacionados com doenças cardiovasculares de forma integral, pode-se retardar o aparecimento da doença antes (prevenção primária) e depois da presença de uma complicação clínica (prevenção secundária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário