terça-feira, 8 de outubro de 2013

CUIDADOS COM CORAÇÃO PROTEGE CONTRA CÂNCER (1)


Os cuidados de prevenção para limitar os riscos de infarto do miocárdio ou outras doenças cardio-vasculares são bem conhecidos: não fumar, praticar exercícios físicos, ter um regime alimentar equilibrado, manter um peso satisfatório e monitorar a pressão arterial. O que se sabe agrora é que essas práticas virtuosas, quando bem respeitadas, reduzem tambem e de modo significativo o risco de câncer. 
 
CUIDADOS COM CORAÇÃO PROTEGE CONTRA CÂNCER (2)

Esse duplo efeito preventivo foi confirmado por um estudo publicado há poucos dias na revista “Circulation”. Pesquisadores de Chicago, Estados Unidos, fizeram o seguimento do estado de saúde de mais de 13.000 adultos durante quase 20 anos. Estudaram o aparecimento de câncer avaliando sete critérios: quatro comportamentais (tabagismo, alimentação, atividade física e controle do peso) e tres indicadores (taxas de colesterol e de glicemia e medidas da pressão arterial).

CUIDADOS COM CORAÇÃO PROTEGE CONTRA CÂNCER (3)
Aqueles que respeitavam as boas práticas , principalmente a ausência de tabagismo, tiveram 51% de menor risco de ter um câncer em relação aos que não respeitavam nenhuma recomendação. O fato de fumar é o mais importante porque favorece o aparecimento de todos os tipos de câncer e não apenas aqueles de origem pulmonar.

HIPOGLICEMIA E CORAÇÃO (1)
A hipoglicemia tem um efeito profundo no sistema cardiovascular, produzindo um aumento acentuado da carga cardíaca, associado a mudanças na pressão sanguínea periférica e central e aumento da elasticidade dos vasos centrais. Tambem provoca mudanças profundas na viscosidade e em diversos constituintes sanguíneos, com liberaçaõ de substâncias nocivas que podem persistir por até 24-48 horas depois do episódio de hipoglicemia. 
 
HIPOGLICEMIA E CORAÇÃO (2)
Essas anormalidades podem ser superpostas à doença cardiovascular pré-existente em individuos com diabetes de longa duração. As causas cardíacas de morte durante um episódio de hipoglicemia incluem a indução de arritmia cardíaca ventricular relacionada a queda de potássio, o que causa anormalidades na condução elétrica do coração. A redução do fluxo sanguíneo coronariano e a redução da perfusão do miocárdio durante um episódio de hipoglicemia, podem provocar isquemia e infarto do miocárdio e exacerbar a insuficiência cardíaca.
 

João Modesto Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário