quarta-feira, 24 de julho de 2013

Auto Relíquias em Ilha das Flores – Foi um sucesso!


   
O Portal AutoClassic nos dias 25 e 26 de setembro de 2010 participou das comemorações de 20 anos de existência do  do Auto Relíquias – Clube de veículos Antigos de São Gonçalo – Rio de Janeiro. No dia 25  as atenções  ficaram voltadas para  inauguração do Monumento comemorativo ao Centenário do “Circuito de São Gonçalo”, na Praça de Neves (mesmo local da largada em 1909).   
No vídeo abaixo Berek do Portal AutoClassic entrevista – Ariel Gusmão, Presidente do Automóvel Clube do Brasil. Confira!   
    
 Estiveram presentes:  os grandes responsáveis pelo projeto: Paiva – presidente do Clube Auto Relíquias,  seu vice e irmão:Luiz Paiva assim como sua diretoria, sócios,   representantes de Clubes e grupos antigomobilistas como: Antigos de  Itaipu e AGMH.  A comemoração também contou com as presenças ilustres:   vice-prefeito de São Gonçalo, Dr. Jorge Aranha,  Carlos Ney –  secretário de Cultura e Turismo, do bisneto do co-piloto,  vencedor da corrida, o jovem  Pedro de Albuquerque Maranhão que veio de Brasília especialmente para prestigiar a inauguração do monumento  e  o presidente do Automovél Club do Brasil, Ariel Gusmão que veio especialmente de São Paulo.   

Pedro de Albuquerque Maranhão  o bisneto do co-piloto vencedor da corrida,   o presidente do Automovél Club do Brasil, Ariel Gusmão, Paiva – Presidente do Auto Relíquias Clube,  O vice-prefeito de São Gonçalo, Dr. Jorge Aranha e Carlos Ney –  secretário de Cultura e Turismo.  
 Tudo  começou no ano de 1908, quando foi criado, o Automóvel Club do Brasil, no Rio de Janeiro, e para a divulgação dos automóveis decidiram realizar uma corrida no Estado do Rio, então escolheram o recém emancipado município de São Gonçalo, chamando de “Circuito de São Gonçalo”, que teve como campeão, Gastão de Almeida com seu Berliet-1908.   

O grande vencedor da corrida foi Gastão de Almeida, pilotando um modelo Berliet, fabricado em 1908 .   
Aguardem matéria completa feita por Pedro Maranhão, sobrinho do Co-piloto desta prova.  
Não posso deixar de mencionar  dois fatos que achamos  sensacional , o primeiro foi sobre o Museu Roda Motorizada,  dos irmãos: Leandro e Antonio. Simplesmente impecável – colocaremos este tópico em outra matéria pois tem muita coisa bonita para mostrar… E para encerrar o dia, Sr Leandro – Auto Relíquias,  nos levou ao delicioso restaurante (de sua irmã) –  Gruta de Stº Antônio, estilo português no bairro da Ponta da Areia, em Niterói – Rio de Janeiro – Brasil. A matriarca Dona Henriqueta Henriques, nos serviu  um delicioso bacalhau (dos melhores que já pude experimentar) Além de quitutes deliciosos feito por ela . É um lugar impecável, muito simples e aconchegante, uma casa portuguesa com certeza! Nota 10!   

Nosso amigo Leandro com sua irmã – Heriquieta e grupo de Antigomobilistas
na Gruta de Stº Antônio, excelente restaurante estilo português
   

DOMINGO  DIA 26 DE SETEMBRO


Neste dia o Auto Relíquias Clube de Veículos Antigos fechou com chave de ouro suas festividades antigomobilísticas. O local escolhido para a comemoração do aniversário de 20 anos do clube não poderia ter sido melhor:   

Uma visão do lado esquerdo do excelente  espaço no Ilha  das Flores  
Excelente o local… Bonito,  agradável, com uma área gigantesca para exposição de Veículos antigos, muita segurança , entretenimento tanto para as crianças quanto adultos, excelente praça de alimentação, feira de artesanato, stands de peças e acessórios e até uma UTI móvel.
 
 Além da exposição de veículos antigos,  visitantes puderam apreciar as viaturas militares do Clube  CVMARJ e também do batalhão. Algumas viaturas ficaram expostas no gramado e para alegria dos visitantes principalmente das crianças um modelo anfíbio foi  disponibilizado para visita.  
  

SOBRE OS VEÍCULOS ANTIGOS EXPOSTOS – SEGUNDO BEREK:

Impressionou, tanto o número de automóveis quanto de público. Presença de automóveis bem  significativos para o antigomobilismo, entre eles: um Ford 1919 modeloT, o carro mais antigo do Rio de Janeiro,  foi com este Veículo que se deu início a linha de produção em série , uma nova etapa na industria mundial, pudemos apreciar  um fantástico Mercury 1957 com seus detalhes impecáveis, uma linda forração em 2 tons de verde acompanhando as cores externas , muito bem preservado e com seu câmbio automático de botões no painel em perfeito funcionamento. Um raríssimo mini-carro Heinkel 1958 primorosamente restaurado.

Troféu –  melhor carro do Evento: Mercury 1957 com seus detalhes impecáveis  
Um Dyna Panhard de 1952 com motor de apenas 2 cilindros contrapostos, Um veículo Frances muitíssimo raro em qualquer lugar do mundo!! No Brasil seguramente é o único exemplar e que em alguns detalhes e simplicidade lembram muito o Citroen 2cv. 

Um raríssimo, Dyna Panhard de 1952 com motor de apenas 2 cilindros contrapostos 
Um curioso Chevrolet de 1952 com apenas 8.300km originais, preservado em toda sua originalidade. Um Alfaa Romeo GTV 1973 2000 com ar de fábrica. Veículo com uma belíssima carroceria,  ideal para rallies de regularidades.  
Nacionais – Destacamos a  presença do fusca em diversos anos, fazendo uma amostragem de seu desenvolvimento ao longo de décadas. O belíssimo Aero Willys de 1962 mais conhecido como bolinha de Marcos Tadeu. Outra coisa que me chamou a atenção, já começam a aparecer carros nacionais da década de 80 entre eles: um rar Gol 1.3 com motor frontal  a ar e também um belíssimo Fiat rallyde 1978.  

O premiado – Aero Willys de Marcos Tadeu  

Nenhum comentário:

Postar um comentário