terça-feira, 25 de junho de 2013

Série da Discovery vai usar truques de mágica para ensinar ciência

Série da Discovery vai usar truques de mágica para ensinar ciência

Carolina Vilaverde 
Todo mundo gosta de saber o truque por trás de uma mágica. E se ele, na verdade, for apenasum conceito científico bem aplicado? Fica ainda mais legal, não é? Este é o conceito da nova série da Discovery, “A Ciência Mágica”. Em nove episódios, quatro mágicos famosos vão apresentar truques e revelar os princípios da química, física e biologia que foram usados em cada um deles.
Os clássicos números de leitura da mente, combustão espontânea e desaparecimento de objetos estão entre as situações criadas pelos mágicos no programa. Ben Hanlin e Billy Kidd, que estão no elenco, conversaram com jornalistas da América Latina sobre o programa. Dê uma olhada em alguns trechos dessa conversa:
Como vocês escolheram os truques para cada episódio?
Ben Hanlin: Quando você cria uma mágica, geralmente começa com o final e depois trabalhapara encontrar um método que chegue nesse resultado. Neste programa, cientistas mostravam um truque científico e nós [os mágicos] tínhamos que decidir se ele era legal o bastante para transformá-lo em um truque.
Vocês não se importam de revelar os segredos por trás dos números de mágica?
Ben Hanlin: Sim. Nós [os mágicos e a Discovery] não queríamos fazer parte de um programa que revelasse a mágica, porque parte do espanto que ela causa vem justamente de você não saber as respostas e ter esse mistério. Queríamos fazer algo mais esperto que isso, e um pouco mais interessante também. Por isso, o programa não é um show de revelações. O que fazemos é pegar demonstrações de ciência e transformar em truques de mágica. Aí, depois que surpreendemos as pessoas, mostramos que aquilo é ciência e revelamos como é feito.
Alguns anos atrás, o mágico Val Valentino [conhecido no Brasil como Mister M], ficou famoso por revelar alguns dos maiores truques de mágica. Vocês acham que estão seguindo os passos dele?
Billy Kidd: Na verdade, não. Isso foi algo que eu, os outros mágicos e os produtores tomamos muito cuidado, para ter certeza de que não faríamos um programa de revelação de mágicas. Até por isso o nome do programa é “A Ciência Mágica”. Em vez de fazer um show sobre ciência que falasse como ela funciona, estamos mostrando isso em performances, criando ilusões que simulam mágicas. É bem diferente do que o Mister M fazia.
Como era a reação das pessoas que viam os truques quando vocês explicavam a ciência por trás deles?
Billy Kidd: Acho que eles amavam. E acho que não era só o fato de eles saberem como aquilo era feito. Quando nós contávamos que tudo era baseado em princípios científicos, acredito que eles se surpreendiam. Ciência provavelmente era a última coisa que eles esperavam.
Vocês tiveram contato com cientistas durante as gravações?
Billy Kidd: Sim, conversamos com alguns cientistas. Não conseguiríamos realizar os truques sem a ajuda deles, porque nenhum de nós tem o conhecimento deles. Fomos ao laboratório e aprendemos algumas coisas sobre elementos químicos e demonstrações de ciência que eles nos ensinaram a repetir de maneira segura.
Os truques que vocês apresentam nos episódios têm algo em comum?
Ben Hanlin: Nós fizemos uma gama completa de coisas. Fizemos números envolvendo produtos químicos. Também fizemos coisas com fricção, que é física. Alguns truques envolviam ondas sonoras. Enfim, muitas coisas diferentes. E isso é parte do prazer em fazer o programa. Existem muitas coisas científicas incríveis e às vezes não damos valor ou nem sabemos que elas acontecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário