terça-feira, 25 de junho de 2013

Cientistas tentam encontrar ilha que “desapareceu” no Pacífico

Cientistas tentam encontrar ilha que “desapareceu” no Pacífico


Carolina Vilaverde 

Pesquisadores da Universidade de Sidney, que estavam pesquisando a evolução de placas tectônicas, acabam de fazer uma descoberta curiosa: uma ilha localizada no Pacífico Sul não está onde deveria.
Em vários mapas e no próprio Google Maps, a ilha Sandy (sim, de novo esse nome…) aparece claramente ao leste da Austrália, entre o país e o arquipélago Nova Caledônia. Mas ao chegar ao local indicado, a equipe de cientistas encontrou apenas água.
“Nós vimos essa ilha misteriosa em todos os mapas científicos e mapas de clima, mas não na carta de navegação que estava em nosso navio”, contou Sabin Zahirovic, um dos pesquisadores da expedição, em entrevista ao site da CNN. “Então decidimos ir e ver se realmente a ilha estava lá”.
Até sábado pela manhã, a ilha que teria aproximadamente 156 km² ainda estava visível no Google Maps.  Sobre o assunto, o gerente de projetos do Google Maps, Nabil Naghdy, afirmou apenas que “o mundo é um local em constante mudança, e manter-se em cima dessas mudanças é um esforço sem fim”.
Segundo a líder da expedição, a geóloga Maria Seton, a pergunta que deve ser respondida agora é como a ilha foi parar nos mapas. “Nós ainda não sabemos, mas pretendemos acompanhar e descobrir”, afirmou.
E aí, o que você acha que aconteceu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário