domingo, 9 de setembro de 2018

Conflitos administrados, colaboradores engajados: com uma avaliação de desempenho, sua empresa só tem a ganhar

Administrar pessoas é um dos maiores desafios para qualquer gestor. Encontrar o colaborador ideal, motivá-lo e engajá-lo, descobrir suas habilidades ocultas e suas fraquezas, mediar conflitos… são muitas as responsabilidades do líder que precisa formar e conduzir um time. Felizmente, existem recursos que o auxiliam neste momento. Um deles é a avaliação de desempenho – que, como o próprio nome indica, verifica o desempenho individual ou de um grupo de funcionários.
É uma metodologia indispensável para qualquer gestor. Porque, com o resultado de uma avaliação de desempenho, pode-se descobrir se a postura individual e coletiva do avaliado está em sintonia com a cultura empresarial. E isto faz toda a diferença na hora de tomar decisões.
Caso a avaliação seja positiva, deve-se buscar formas de que outros colaboradores sigam o exemplo em questão. Mas, caso o resultado seja insatisfatório, é preciso compreender a influência da empresa no comportamento do colaborador, para assim auxiliar seu desenvolvimento.

Como realizar a avaliação?

O processo pode ser dividido em três etapas básicas. A avaliação diária é a primeira delas. Mantenha-se atento ao colaborador em questão, sobretudo em relação aos detalhes.
Com isso, você conseguirá avaliar aspectos como o relacionamento dele com a equipe, o comprometimento, a postura, os progressos e as limitações, sempre oferecendo um feedback ao funcionário.
A etapa seguinte é saber identificar os problemas, para resolvê-los junto ao avaliado e manter a produtividade da empresa. Não é o momento de vociferar com o colaborador nem dispensá-lo (o que geraria despesas significativas); os contratempos podem ser solucionados com conversa e motivação em prol de bons resultados.
A terceira etapa se constitui pela realização de entrevistas periódicas, que permitem analisar a evolução do funcionário. E, se necessário, adotar medidas, que servem como termômetro para entender se há condições de evolução ou reversão de alguma situação fora do padrão.

Qual é o momento certo de fazer?

Eis a magia da coisa: a avaliação de desempenho pode ser feita a qualquer momento, e sempre que você considerar necessário. Mas uma periodicidade é recomendável. O ideal é que seja realizada uma avaliação mensal para melhor análise da evolução coletiva da empresa e de seus colaboradores.
Apesar de ser apenas um item em diversos outros para a formação de um negócio de sucesso, uma avaliação de desempenho efetiva, que consegue aprimorar comportamentos, pode se tornar uma ação muito positiva para o crescimento de todo o corpo profissional.

A tecnologia a favor da avaliação de desempenho

Em quase todas as áreas de conhecimento humano, a tecnologia está revolucionando a forma como vivemos. E neste caso, não é diferente. Os avanços vêm permitindo que a coleta, a organização e a análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores ocorram com cada vez mais agilidade e precisão.
Um exemplo disso é o People Analytics, que sintetiza o processo descrito acima. Trata-se do reconhecimento de que os colaboradores são o mais valioso recurso de uma empresa. E que, portanto, é necessário mensurar para entender o que os torna engajados, produtivos e felizes no ambiente de trabalho.
Funciona assim: sua empresa coleta dados de diversas fontes, como redes sociais, metadata (dados sobre dados), reviews de usuários, tendências de vendas e de marketing, entre outras. Esses dados (data) são organizados e apresentados – por um profissional de Data Science ou, em alguns casos, um software de gestão – de tal forma que seja possível reconhecer as razões para um problema em questão. Afinal, sempre haverá um problema específico a se investigar antes de iniciar a busca.
Neste artigo, você conhece tudo sobre People Analytics, além de descobrir como aplicá-lo à sua gestão.

Empresas são feitas por pessoas. Problemas, também

Os problemas só serão identificados e solucionados com uma boa avaliação de desempenho. Pois, dentre os principais entraves que as empresas desejam solucionar, ou mesmo prever, destacam-se: baixa produtividade nas vendas, baixo engajamento dos profissionais em geral, dificuldade de retenção de talentos, fraude, e queda na satisfação dos clientes. Todos, claro, relacionados a pessoas.
Há cerca de dez anos, esse processo costumava ser caro e demorado. No entanto, com cada vez mais informações sendo armazenadas na internet, e de forma ininterrupta, os softwares de análises de dados foram se tornando acessíveis e mais precisos. Assim, viraram grandes aliados da avaliação de desempenho.

O check-up que faz a diferença

Em suma, quando bem conduzida, a avaliação de desempenho funciona como um verdadeiro check-up da sua empresa. Mas vale lembrar que a metodologia não serve para que líderes se mostrem autoritários. Pelo contrário: o processo de avaliação consiste em avaliar o que um colaborador tem de bom e, se for o caso, orientá-lo a mudar de postura quanto ao que pode ser melhorado.
Desta forma, você evitará despesas com a troca de pessoal, e os funcionários responderão positivamente aos desafios que você apresenta a eles.

Não é só o People Analytics

A tecnologia também pode contribuir indiretamente para a avaliação de desempenho da sua empresa. Isto por meio de programas e softwares que auxiliam a organizar as etapas de cada projeto, tornando mais fácil acompanhar o desempenho de sua equipe. O Runrun.it é uma dessas ferramentas.
Se você deseja aumentar o engajamento de sua equipe, pode contar com o Runrun.itpara registrar todas as informações das atividades. Com ele, você tem métricas de desempenho das pessoas através de um Dashboard, o que permite o acompanhamento dos dados e da realização dos projetos. Além disso, com a ferramenta, você conseguirá facilitar a comunicação da equipe, organizar as demandas e saber quando as tarefas e os projetos serão entregues. Teste grátis agora: http://runrun.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário