segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

LIDERANÇA: DO QUE ESTAMOS FALANDO?

Replico mais um artigo autoral, LIDERANÇA: DO QUE ESTAMOS FALANDO?, que acabo de divulgar pelos diversos canais de rede social e pelo LinkedIn, traçando breve panorama sobre a importância dos líderes e, em face do atual contexto, sobre o déficit de profissionais de excelência para ocupar esses postos críticos nas organizações em geral.
Essa temática, que me agrada bastante, é tratada com a devida profundidade na palestra Maturidade da Liderança, que estruturei para demonstrar o que acontece ao longo da trajetória (carreira) dos líderes, desde o nível inicial na função, ao ingressar como líder júnior, até chegar ao estágio da plena maturidade e da excelência. Para tanto, analiso estilos de liderança, princípios, competências-chave, atributos e as quatro grandes visões que orientam a sua atuação.
Confira a publicação de hoje:
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, terno e texto
A indiscutível importância do líder e o atual déficit de lideranças
Para começar, diria que a figura da liderança é essencial em qualquer agrupamento humano, sociedade e organização, de qualquer natureza, finalidade e tamanho. Isso é natural e sempre foi assim, desde os primórdios.
Ainda que em alguma circunstância não haja um líder formal, com cargo, certamente emergirá um líder naturalmente, pela autoridade que evoca, para o bem do empreendimento e das pessoas envolvidas. Aliás, está na natureza humana. As pessoas, em qualquer atuação laboral, necessitam de orientação, inspiração, feedback e apoio de uma liderança!
O problema evidenciado e real, segundo inúmeras pesquisas, é que muitos ocupantes dos cargos de liderança se apequenam e ficam limitados, quando poderiam ser muito maiores em termos da sua atuação, do seu papel, da sua relevância. Há muito déficit de competências e até mesmo desconforto nos postos de liderança por onde quer que se olhe. Temos aí, portanto, um enorme espaço para evolução!
Conceituando…
E então, o que é ser um líder? Em poucas palavras, é o (a) grande regente. Nos dias atuais, com o crescente reconhecimento da importância do capital humano, falamos do líder transformador, que se destaca pelos seus conhecimentos, mas, sobretudo, pela capacidade de comunicação, de tomada de decisão, pelo apoio e incentivo aos liderados e pelo espírito de servidor que demonstra no dia a dia. Para fechar, fiquemos com esta definição de liderança feita por Ordway Tead, no livro The Art of the Lidership, de 1935:
“A atividade de influenciar pessoas para que cooperem com algum objetivo desejável”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário