domingo, 12 de janeiro de 2014

PUNTA DEL ESTE - VISITA EM JANEIRO DE 2012

PUNTA DEL ESTE

Pelo que havia lido previamente, dá pra conhecer Punta em um dia, e é verdade, mas como o bate e volta de Montevidéu pode ser cansativo, vale o pernoite até pra poder jantar ali na cidade. Em um dia, sem pressa, dá pra conhecer os principais atrativos de lá - a escultura dos dedos na praia, a Casapueblo e o casino do hotel Conrad. 








A Casapueblo é uma casa-museu com uma arquitetura super diferente a la Gaudí, dum artista plástico famoso no uruguai chamado Villaró. Sinceramente achei que deixa um pouco a desejar, porque enquanto casa é bem esquisita, a arquitetura embora seja diferente, não é exatamente maneira, ao menos para mim (Gaudí com certeza faria bem melhor) e quanto a parte museu carece bastante de textos informativos ou ao menos um trabalho de curadoria que exponha melhor ao visitante o acervo e arte do Villaró. De qualquer forma, é um must-see de Punta.




A escultura de Los Dedos fica na praia Brava, perto do do centrinho da cidade. E é ótima para tirar fotos-testimonials, aquela bem turistona que comprovam que você foi lá de verdade. Aqui segue o texto informativo que achei na web sobre lá:
"A mão que sai da areia na Parada 4 da Praia Brava foi levantada ali em fevereiro de 1982, quando o artista plástico chileno Mario Irrazábal chegou a nosso país convidado pela prefeitura de Maldonado. Esse ano foi o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. Durante todo esse mês a praia transformou-se numa insólita oficina ao ar livre, onde nove artistas de diferentes paises trabalharam. Irrazábal chegou com a sua maquete de plástico e teve que improvisar o resto da obra. Tardou seis dias em completá-la. Com a ajuda de um soldador e de umas barras de aço criou os dedos, que logo cobriu com uma malha e uns 8 cm de estuque. A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para criar outras obras, que hoje são exibidas em vários países. Mãos similares e do mesmo autor podem-se ver na Espanha *1987, no Deserto de Atacama *1992, e na Veneza *1995. A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida"




Nenhum comentário:

Postar um comentário