domingo, 7 de julho de 2013

Qual a idade do universo?


     O universo está em constante expansão. Como sabem disso? Porque em 1920 o astrônomo Edwin Powell Humbble (1889-1553) notou que as galáxias estavam se distanciando uma das outras através de um potente telescópio e viu que o espectro de luz emitido era vermelho o que significava que estavam se distanciando, ele constatou também que elas seguiam uma tendência de afastamento, ou seja, o universo era bem maior do que se supunha, hoje sabemos que esse movimento de expansão ocorre aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h.

     E como podemos dizer a idade do universo? Se as galáxias estavam se distanciando é porque um dia já estiveram unidas. Humbble calculou a velocidade e a distância entre várias galáxias e chegou a conclusão de que o universo tinha aproximadamente 2 bilhões de anos. Não era possível aceitar essa estimativa, afinal, já era de nosso conhecimento de que a Terra tinha mais que o dobro dessa idade e o universo não poderia ser mais novo que a Terra. Um dos métodos atuais para se medir a idade do universo é calcular a idade de estrelas mais velhas. Se conferirmos ao universo a mesma idade dessas estrelas anciãs, o universo terá entre 10 e 20 bilhões de anos, sendo o número mais aceito o de 15 bilhões de anos.

     

     Quando você olha para o céu a noite é igual a olhar para o passado, sabemos a luz do Sol leva aproximadamente 8 minutos para chegar a Terra através de 150 milhões de quilômetros na velocidade da luz (300.000 Km/h). Imagine uma estrela a sete anos-luz da Terra, isso significa que o brilho da estrela leva sete anos para chegar aqui, ou seja, a luz que vemos foi emitida a sete anos atrás. Logo, o que aconteceria se alguém usando um poderosíssimo equipamento de captura de imagens capturasse a imagem de um corpo estelar a 20 bilhões de anos luz da Terra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário