domingo, 26 de maio de 2013

Polonês recebe um dos mais extensos transplantes de rosto já realizados

Polonês recebe um dos mais extensos transplantes de rosto já realizados

Veja os destaques do UOL Saúde (2013)92 fotos

91 / 92
22.mai.2013 - Um homem de 33 anos recebeu o primeiro transplante de rosto total da Polônia e um dos mais extensos realizados até agora em todo o mundo, já que incluiu a mandíbula e a parte inferior da bacia dos olhos. O homem sofreu há três semanas um grave acidente na pedreira onde trabalhava quando uma máquina cortadora de pedra o desfigurou. Segundo os médicos, o paciente terá oportunidade de viver uma vida normal, mas ainda enfrenta um alto risco de infecção EFE/Andrzej Grygiel/Centro Oncológico de Gliewice
Um homem de 33 anos recebeu o primeiro transplante de rosto total da Polônia e um dos mais extensos realizados até agora em todo o mundo, já que incluiu a mandíbula e a parte inferior da bacia dos olhos.
"Assumimos que o paciente terá a oportunidade de viver uma vida normal, será capaz de comer, respirar e enxergar", explicou nesta quarta-feira o professor Adam Maciejewski, um dos chefes da equipe médica que realizou a operação no centro oncológico de Gliwice, no sul da Polônia.
O homem sofreu há três semanas um grave acidente na pedreira onde trabalhava quando uma máquina cortadora de pedra o desfigurou, afirmou o médico, o que justificou a decisão de realizar a cirurgia de "vida ou morte" com um prazo de preparação mínimo, o menor para um transplante destas características até o momento, segundo ele.
"A condição do paciente estava piorando tão rapidamente que o transplante era visto como a única opção para salvá-lo, embora agora ainda enfrente um alto risco de infecção. Sua situação é grave, embora estável", acrescentou o médico.
Apesar de o sucesso da operação ter sido divulgado hoje, a intervenção aconteceu no último dia 15, após o paciente conseguir um doador, e teve duração de 27 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário