quinta-feira, 30 de maio de 2013

o que são feitos os lenços umedecidos?

Do que são feitos os lenços umedecidos?


Verdadeira maravilha da vida moderna, os lenços umedecidos estão presentes na rotina diária de muitas pessoas. Existem lenços umedecidos para todas as faixas etárias: bebês, adultos e idosos, cada um com sua especificação, porém todos eles com um único intuito: limpar a pele sem a necessidade de lavar com água.

Porém, os componentes químicos dos lencinhos não são exatamente o que sonhamos passar em nossa pele.



Para a fabricação do produto são utilizados os seguintes produtos químicos:
  • Bronopol
  • EDTA
  • Metilparabeno
  • Cocamidropil Betaína
  • Lanolina
O Bronopol serve para garantir que não proliferem bactérias e micróbios nos lencinhos, devido à quantidade de água composta no produto que é de 50% do líquido total. O Bronopol é tão “poderoso” que é utilizado também em banheiros químicos com a mesma finalidade.
O EDTA garante que não apareçam pontos de ferrugem no produto (mais uma vez, devido à enorme quantidade de água presente). O Metilparabeno tem como função eliminar possíveis fungos que pudessem crescer em uma embalagem úmida e fechada como os potes de lenços umedecidos.
Esse componente é o fungicida utilizado para proteger larvas de moscas drosófilas criadas por cientistas para estudo de mutações no DNA.


Já o Cocamidropil Betaína é extraído do coco da vaca e serve para fazer aquela espuminha de limpeza… É o mesmo componente usado nos detergentes de lavar louças.







E por fim a Lanolina que dentre a lista acima, é o componente mais agradável de todos. A lanolina é extraída da lã de carneiros e possui enorme poder hidratante.







Em matéria da Revista Super Interessante (edição set/2010) afirma-se que os componentes presentes na fabricação dos lenços umedecidos são melhores para o próprio produto do que para a pele dos bebês.
Mas, como viver sem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário