quarta-feira, 25 de julho de 2012

Como Agir- administração da Produção


Análise do Texto - Administração da Produção - Como Agir

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01 – PARA QUEM PRODUZIR
 – Nos dias atuais, a maior preocupação reinante no mundo é produzir. Com a aproximação dos países via sistema de comunicação através de satélites, o Homem pode dimensionar o imenso contingente que come, adoece, veste-se, desloca-se, transporta-se, necessitando de bens e serviços para sua sobrevivência.
Em razão disto, nasce o interesse em gerar soluções para todas estas demandas que, evidentemente, podem ser equacionadas.
Diante disto, conclui-se que, além de produzir, necessitamos comercializar e, para tanto, torna-se indispensável possuir capital que viabilizará a sua participação neste grande cenário de compra e venda. Assim sendo, diríamos que existem 3 (três) elementos básicos neste processo, representados por: Produção, Comercialização e Finanças.
A interdependência entre estas três atividades é decisiva para que qualquer empreendimento progrida. A sua integração é fundamental.
Às vezes, pessoas menos avisadas imaginam-se criando o seu próprio negócio, a partir do fato de dominarem, muito bem, uma das áreas ou possuírem dinheiro sobrando para aplicar. E aí nasce o insucesso dos negócios. Um exemplo: Um excelente cozinheiro, mestre-cuca de primeira qualidade, se indispõe com o seu patrão e é demitido. Cansado de tanto ser empregado, pondo as suas habilidades culinárias a serviço de terceiros, e dispondo de seu Fundo de Garantia, conclui por seu próprio negócio.
Até ai tudo muito bem, porque pensar em ter seu próprio empreendimento é um direito de qualquer cidadão, além de se constituir uma das formas mais usuais de desenvolvimento econômico de um País. No entanto, o nosso mestre-cuca necessitará associar a sua competência a outros valores, em especial no campo da comercialização, além de possuir capital que lhe permita sustentar bem, sem perda de qualidade os primeiros meses de seu negócio.
Sem isto haverá a morte prematura do empreendimento, que poderia ser sucesso.
Na própria área da produção, representada pelas artes culinárias do seu restaurante, o nosso proprietário terá que associar:
  • HOMENS;
  • MÁQUINAS; e.
  • EQUIPAMENTOS.

02 – A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
 – A administração correta desses elementos é o grande passo. É aí que se assenta o grande e complicado jogo da administração da produção. Não esqueçamos que tudo isto estará sempre atrelado às funções de vendas e financeira.
Evidente que a maior preocupação de qualquer negócio é o lucro.
No entanto, alguns graves erros vêm sendo cometidos pelos que se aventuram no fascinante campo dos negócios próprios, por desejarem estes lucros em curto prazo.
Para atingirem este objetivo principal sacrificam a qualidade de seus produtos, subvertem as leis e utiliza-se de práticas pouco éticas, num flagrante desrespeito ao consumidor.
O consumidor é o centro das preocupações de qualquer negócio, porque é para ele que a Empresa se estrutura, em especial a sua área Fim-Produção.
Então, pode-se entender que para conquistar uma clientela necessita-se investir tempo que o credencie a ter o nível de credibilidade necessário à sua aceitação no mercado.
E esta credibilidade é formada com o passar do tempo, com o uso da qualidade, com o cumprimento de prazos de entrega, na obediência aos acordos firmados, etc.
Nascem daí as condições que favorecem o lucro, portanto conquistado em longo prazo.

03 – O USO DO PLANEJAMENTO
 – A Administração da Produção é a arte de produzir de forma mais econômica um bem ou serviço.
Para isto suas funções são utilizadas nas proporções adequadas e de forma competente.
Uma delas, talvez a mais importante e negligenciada, é a do planejamento.

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