Uma verdadeira obra de arte
Hotel austríaco tem mais de 600 anos
Localizada às margens do Rio Salzach, a cidade austríaca de Salzburgo é reconhecida mundialmente por sua arquitetura barroca bem preservada e por ser a cidade natal do compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Na privilegiada região de Getreidegasse, centro comercial da cidade, está o mais antigo hotel em funcionamento da região, o Blaue Gans– ou ganso azul, em português. Com mais de 600 anos de tradição, a hospedaria conta com 37 quartos, dos quais 34 tem acomodações duplas e três são suítes.
Devido à grande atividade artística regional, o proprietário do Blaue Gans, Andreas Gfrere, decidiu repaginar o local para agradar aos hóspedes amantes das artes no geral. Assim, passou a convidar regularmente artistas e cineastas de prestígio para explorar a cidade e, em um moderno átrio de vidro dentro do hotel, instalou uma galeria onde podem expor seus projetos. A iniciativa conquistou pessoas do meio e hoje o Blaue Gans possui trabalhos de artistas residentes como Xenia Hausner, Franz Graf, C. O. Paeffgen, Leif Trenkler, entre outros, totalizando cerca de 100 obras originais.
Mas a arquitetura do hotel também é uma obra de arte à parte. Andando pelos corredores de paredes espessas, os hóspedes se deparam com escadas espaçosas, abóbodas, vigas de madeira, tetos de estuque e piso de pedra. Ângulos retos são difíceis de serem encontrados ali, já que todos os quartos têm recortes diferentes. O artesanato é ressaltado através dos móveis idealizados pela fabricante Moroso, e a iluminação ficou a cargo do arquitetoChristian Prasser.
Para reafirmar ainda mais os valores locais, o restaurante do hotel - que também funciona como bar e adega - tem capacidade para 60 pessoas e uma cozinha com pratos simples e de qualidade. O cordeiro Tauern, especialidade da casa, traduz a culinária regional.
A infraestrutura do “Ganso Azul” conta ainda com sala de conferência, sala de leitura e spa. Caso os visitantes queiram conhecer os pontos artísticos da cidade o hotel disponibiliza a "Caminhada de Arte Moderna", em que diferentes aspectos de Salzburgo são desvendados. Quem estiver na cidade durante o verão poderá apreciar o Salzburger Festspiele, festival anual de ópera, música erudita e teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário