domingo, 12 de janeiro de 2014

VISITA A BUENOS AIRES - JANEIRO DE 2012

Buenos Aires é a capital, bem como a maior e mais importante cidade da Argentina, figurando como a segunda maior área metropolitana da América do Sul, depois da Grande São Paulo.
Buenos Aires não é tão incrível à toa. A capital portenha tem tantos lugares interessantes para conhecer que, por mais que a intenção seja visitar tudo, sempre há algo novo a ser descoberto. Parques arborizados, avenidas gigantes, praças antigas, edifícios históricos e monumentos grandiosos são algumas das atrações da cidade, que não economiza charme para os turistas. Tudo ganha um significado especial nesse lugar, perfeito para ser conhecido a pé.



No final da Calle Florida, esquina com Avenida Santa Fé, está uma das praças mais majestosas da cidade. Circundada por edifícios históricos do bairro Retiro e do Centro, a Plaza San Martin é gigante e faz você se sentir pequeno nessa imensidão portenha.


OBELISCO
O Obelisco, na principal avenida de Buenos Aires, a 9 de Julho, é um monumento com 60m de altura, construído nos anos 30 para comemorar os 400 anos da fundação da capital. Hoje, a construção é um dos principais símbolos da cidade, palco de manifestações e símbolo da imponência da cidade. 

Av. 8 de Julho com Corrientes, Buenos Aires


O Caminito é uma versão argentina e menor do nosso Pelourinho, em Salvador, onde moravam muitos estrangeiros. Com casas coloridas, lojinhas e restaurantes, é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Tirar uma foto no edifício principal do lugar, onde hoje está uma loja da Havana, é bastante tradicional entre os turistas. 
Esse é um local mais indicado para admirar e tirar fotos do que para comer - há restaurantes melhores na cidade, porém se você pensa em comprar algumas lembranças para os amigos, o Caminito é uma ótima opção devido à grande variedade de galerias e lojinhas. Há verdadeiras pechinchas!
Restrinja seu passeio à parte principal de La Boca, pois todos alertam que, ao sair daquela região turística, o bairro é perigoso. 


CAMINITO

O Museu de Belas Artes de Buenos Aires possui um apanhado de obras de diferentes séculos, retratando, em especial, a história argentina. Há quadros de pintores locais que retratam a guerra e a vida simplista de séculos atrás.
Também estão expostas obras de Van Gogh, El Greco, Camille Pissarro e Monet. 
A entrada é franca, bem como a visita guiada. 
Os fanáticos por futebol não conseguem deixar Buenos Aires sem fazer uma visita a La Bombonera, o estádio do Boca Juniors, principal time da Argentina. Em dias de jogo, o lugar fica lotado de torcedores, que amam tanto o futebol quanto os brasileiros.
Boca, Buenos Aires
Pode parecer estranho incluir um cemitério entre os pontos turísticos da cidade, mas em Buenos Aires o cemitério da Recoleta é um destaque. O cemitério, assim como o bairro, é bastante caro e reservado às pessoas que possuem boas condições financeiras. Para se ter ideia, um túmulo chega a custar US$ 75 mil. 
O passeio não é visto com bons olhos por todos os turistas, claro, mas muitas celebridades estão sepultadas no local, como General Alvear e Evita Perón - por isso o sucesso. Alguns túmulos são considerados monumentos históricos nacionais, e são realmente bonitos. Tudo pode ser conhecido a partir de uma visita guiada, onde será possível entender um pouco da história das tumbas e de Buenos Aires. As visitas são gratuitas, com duração de uma hora.
cemitério da Recoleta 
Buenos Aires é incrível e vibrante, cheia de lugares para conhecer, basta que você escolha o que mais gosta de fazer. 

PUNTA DEL ESTE - VISITA EM JANEIRO DE 2012

PUNTA DEL ESTE

Pelo que havia lido previamente, dá pra conhecer Punta em um dia, e é verdade, mas como o bate e volta de Montevidéu pode ser cansativo, vale o pernoite até pra poder jantar ali na cidade. Em um dia, sem pressa, dá pra conhecer os principais atrativos de lá - a escultura dos dedos na praia, a Casapueblo e o casino do hotel Conrad. 








A Casapueblo é uma casa-museu com uma arquitetura super diferente a la Gaudí, dum artista plástico famoso no uruguai chamado Villaró. Sinceramente achei que deixa um pouco a desejar, porque enquanto casa é bem esquisita, a arquitetura embora seja diferente, não é exatamente maneira, ao menos para mim (Gaudí com certeza faria bem melhor) e quanto a parte museu carece bastante de textos informativos ou ao menos um trabalho de curadoria que exponha melhor ao visitante o acervo e arte do Villaró. De qualquer forma, é um must-see de Punta.




A escultura de Los Dedos fica na praia Brava, perto do do centrinho da cidade. E é ótima para tirar fotos-testimonials, aquela bem turistona que comprovam que você foi lá de verdade. Aqui segue o texto informativo que achei na web sobre lá:
"A mão que sai da areia na Parada 4 da Praia Brava foi levantada ali em fevereiro de 1982, quando o artista plástico chileno Mario Irrazábal chegou a nosso país convidado pela prefeitura de Maldonado. Esse ano foi o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. Durante todo esse mês a praia transformou-se numa insólita oficina ao ar livre, onde nove artistas de diferentes paises trabalharam. Irrazábal chegou com a sua maquete de plástico e teve que improvisar o resto da obra. Tardou seis dias em completá-la. Com a ajuda de um soldador e de umas barras de aço criou os dedos, que logo cobriu com uma malha e uns 8 cm de estuque. A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Este e foi o modelo inicial para criar outras obras, que hoje são exibidas em vários países. Mãos similares e do mesmo autor podem-se ver na Espanha *1987, no Deserto de Atacama *1992, e na Veneza *1995. A mão significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida"




VISITA A MONTIVIDEU JANEIRO DE 2012

Sinceramente não achei grandes coisas de Montevidéu, parece uma cidade parada no tempo, não tem cara de capital, sabe? Vai ver fui com expectativas demais...

ORLA AO LONGO DO RIO DA PRATA

É basicamente isso...a praia de Pocitos não tem grandes atrativos, tem um café legal chamado Oro de Rhin que fica dentro da livraria Yenny e que tem uma agradável vista pra orla.




ESCOLA DE MEDICINA

O roteiro turístico inclui um visita ao Mercado central pra comer uma autentica parilla (o churrasco uruguaio) e aproveitando que o mercado fica na cidade velha, dá pra dar um rolé por ali em direção ao Teatro Solis e fazer uma visita guiada ou ver algum espetáculo que esteja rolando. Há ainda os museus Torres García e museu do Carnaval, além da possibilidade de se visitar o famoso estádio Centenário pra quem curte futebol.


Mercado del Puerto


Mercado del Puerto




ESTATUA DE JOSÉ ARTIGAS


SEDE DO MERCOSUL


PARQUE DA CIDADE


ESTÁDIO DE FUTEBOL.



Ruazinhas da Cidade Velha



VISITA A MADRID

A ARQUITETURA ANTIGA DE MADRID



Madrid ou Madri é a capital e a maior cidade da Espanha. Tem uma população de aproximadamente 3,3 milhões de pessoas, com uma área metropolitana com cerca de 6,5 milhões de habitantes



PARQUES LINDOS.


Como toda grande cidade, Madrid também tem a sua cota de parques arborizados. Três deles têm mais destaque: o Parque Del Retiro, o Parque Del Oeste e a Casa de Campo. Consegui um tempinho para bater perna nos poucos dias em que estive por lá. Pena só não ter ido na primavera, porque eles devem ser bem mais bonitos e floridos nessa estação, mas mesmo assim valeu a visita.


Palácio de Cristal no Parque Del Retiro


A Rosaleda no inverno sem flores...


O Parque Del Retiro fica próximo ao Museu do Prado e da estação Atocha, na parte mais a leste do centro histórico. É fácil de chegar e bem grande para caminhar. Não vou relatar a história do parque, pra quem quiser saber isso é só clicar. Há um palácio de cristal, uma rosaleira, diversas estátuas e até uma área de esportes, parecia uma academia (vi várias pessoas jogando tênis). 
Só não encontrei aluguel de bike...ficaria bem mais fácil percorrer o parque assim.


O centro de Madrid:

Palácios


 Madrid é a terceira capital mais populosa da Europa Ocidental, atrás apenas de Londres e Berlim, ou seja é uma cidade grande, com tudo que uma cidade grande tem de bom e ruim. Há pedintes nas ruas e o metro vive cheio como em SP. Mas por outro lado a cidade tem uma face cosmopolita legal da cidade. Vários restaurantes bons, os melhores museus da Espanha estão lá (a tríade Museu do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemissa é bem completa para se ter uma bela aula de história da arte), as premieres do cinema nacional acontecem lá e a night está repleta de opções.




É um cidade com bastante história. Há séculos que é lar da família real espanhola tendo presenciado a chegada dos Castela, dos Aragão, a invasão dos Bourbon e a ditadura franquista. A Plaza Mayor que hoje é uma agradável praça cheia de bares e cafés já foi palco de touradas e execuções. Muitas fontes, estátuas e pórticos embelezam a cidade como a Puerta de Alcalá, a Fonte Cibeles e a estátua de Don Quixote na plaza España.  Talvez seja necessário viver um pouco mais de tempo ali para se sentir parte daquela engrenagem gigante.Mesmo assim amei a cidade.

 Puerta Alcalá

Madrid. AMEI.

VISITA AO MUSEU DO VATIANO

MUSEU NO VATICANO

Muitas são as belezas em forma de arte que visualizamos no museu do Vaticano.


Cada sala retrata obras lindas como estas abaixo:



Cada piso retrata uma historia. A riqueza de detalhes é visível. Confira: 
AS PINTURAS destacadas em cada teto. Cada uma mais bonita que a outra. A beleza é indescritível. Só vendo para compreender.


 CADA OBRA DE ARTE. CADA UMA MAIS BELA QUE A OUTRA.











  • Os Museus Vaticanos constituem um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de arte e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos. 


  • EndereçoViale Vaticano, 00165 Roma, Itália