domingo, 7 de julho de 2013

Boeing acidentado nos EUA estava lento demais ao pousar


Avião aproximou-se da pista a uma velocidade 'significativamente abaixo do normal', declarou diretora da Agência Nacional de Segurança no Transporte

Avião pega fogo após pouso forçado no aeroporto de São Francisco, nos Estados Unidos
Avião pega fogo após pouso forçado no aeroporto de São Francisco, nos Estados Unidos - David Eun/Twitter
O Boeing 777 da companhia sul-coreana Asiana Airlines, acidentado no sábado ao aterrissar no aeroporto de São Francisco, na Califórnia, aproximou-se da pista a uma velocidade "significativamente abaixo do normal", anunciaram neste domingo as autoridades americanas da Agência Nacional de Segurança no Transporte (NTSB).
Em entrevista coletiva, a diretora da agência, Deborah Hersman, declarou que o piloto pediu autorização para não aterrissar e voltar a ganhar altitude apenas 1,5 segundo antes do impacto. Deborah informou que os dados oferecidos pelas duas caixas-pretas – uma sobre parâmetros técnicos e outra sobre as conversas na cabine – se encontram em bom estado. Com isso, foi possível divulgar um primeiro boletim sobre o acidente, no qual morreram duas estudantes chinesas de 16 anos, identificadas como Ye Meng Yuan Jia e Wang Lin.
"Durante a manobra de aproximação, os dados indicam que os aceleradores estavam em ponto morto, e a velocidade no ar estava significativamente abaixo do normal", explicou Hersman na coletiva à imprensa em São Francisco. a aeronave operava em velocidade significativamente abaixo do ritmo normal de 137 nós (142 quilômetros por hora) no momento da batida e que o alarme de "stall" (perda de sustentação) foi ativado quatro segundos antes do impacto. Ainda segundo ela, a visibilidade era boa no momento da aterrissagem. Os pilotos reativaram os aceleradores para ganhar altitude e os motores responderam corretamente, relatou Hersman.
Opções na mesa – As conversas na cabine permitiram entender que "a solicitação de um dos pilotos para acelerar foi enviada sete segundos antes do impacto. E a solicitação (à torre de controle) para retomar altitude chegou um segundo e meio" antes que a cauda impactasse no solo, relevou a diretora da NTSB. De qualquer modo, Hersman ressaltou que ainda é "muito cedo para chegar a uma conclusão. Todas as opções estão sobre a mesa".
O presidente da Asiana Airlines, Yoon Young-doo, descartou problemas técnicos da aeronave como possível causa do acidente e também refutou a possibilidade de erro cometido pelos pilotos da aeronave ou de problemas com a torre de controle.
Feridos – O voo 214 da Asiana Airlines saiu de Xangai na sexta-feira, fez escala em Seul e chegou a São Francisco com 291 passageiros e 16 tripulantes. Além de matar as dDuas adolescentes chinesas, o acidente deixou 182 pessoas feridas. As vítimas em estado mais grave tiveram fraturas na coluna e podem ficar paralíticas, ou sofreram hemorragias abdominais, ou estão em coma.
Foram diagnosticadas muitas lesões abdominais, um grande número de fraturas da coluna — algumas das quais resultaram em paralisia —, assim como traumatismos craneoencefálicos e múltiplos tipos de ferimentos ortopédicos, declarou Margaret Knudson, chefe interina de Cirurgia do Hospital Geral de São Francisco, para onde grande parte dos feridos em estado grave foi levada. Dos pacientes no hospital, 16 continuam inconscientes. 
Stephen Lam/Reuters
Deborah Hersman, diretora da agência americana de segurança dos transportes, durante entrevista
Deborah Hersman, diretora da agência americana de segurança dos transportes, durante entrevista


(Com agência France-Presse)

Pierce Brosnan perde filha de 41 anos para o câncer


Charlotte Brosnan era filha da primeira mulher do ator e faleceu na última sexta-feira em decorrência de complicações de um tumor no ovário

Pierce Brosnan e a filha Charlotte
Pierce Brosnan e a filha Charlotte (Gareth Cattermole/Getty Images)
O ator Pierce Brosnan perdeu a filha Charlotte Brosnan, de 41 anos, que sofria de câncer no ovário, na última sexta-feira. A revista americana People publicou nesta segunda-feira uma nota oficial em que o intérprete do agente secreto 007 lamenta a perda. "Charlotte enfrentou a doença com elegância e humanidade, dignidade e coragem. Nossos corações sofrem pela ausência de nossa linda menina. Estamos rezando por ela e para que a cura desta maldita doença esteja ao alcance de todos muito brevemente."
Charlotte é filha da primeira mulher de Brosnan, Cassandra Harris, que também morreu de câncer no ovário em 1991. Órfãos de pai, ela e seu irmão Christopher foram adotados por Brosnan quando ele se casou com Cassandra.
Em entrevista ao tabloide britânico Daily Mail, em março, o ator falou sobre a perda da mulher. "Ver alguém que ama ser devorado vivo por essa doença horrorosa é algo que deixa uma marca indelével em sua vida." Na ocasião, ele se preparava para estrear o filme Love Is All You Need, em que interpretou um viúvo que se apaixona por uma mulher com câncer em fase terminal. 

Governo quer explicações dos EUA sobre espionagem de brasileiros


Notícia de que Brasil é alvo de espionagem de agência americana foi divulgada pelo jornal "O Globo", que teve acesso a dados denunciados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden

Antonio Patriota, ministro de Relações Exteriores
Antonio Patriota, ministro de Relações Exteriores, quer que EUA se expliquem sobre espionagem de brasileiros (Ueslei Marcelino/Reuters)
O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, disse neste domingo que o governo brasileiro recebeu com "grave preocupação" a notícia de que o Brasil vem sendo alvo de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês). A informação foi divulgada neste sábado no jornal O Globo, que teve acesso aos dados coletados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden. "O governo brasileiro solicitou esclarecimentos ao governo americano por intermédio da Embaixada do Brasil em Washington, assim como ao Embaixador dos Estados Unidos no Brasil", disse Patriota em coletiva à imprensa em Paraty, onde passou o domingo.
Segundo a reportagem do jornal, tanto residentes e pessoas em trânsito no Brasil quanto empresas instaladas no país foram alvo de espionagem da NSA – e cerca de 2,3 bilhões de telefonemas e e-mails foram espionados. Ainda de acordo com Patriota, "o Brasil lançará nas Nações Unidas iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos estados na área de informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países."

Vazamento — As operações de vigilância de comunicações realizadas pela agência nos Estados Unidos e no exterior foram delatadas no mês passado por Snowden. Ele está foragido da Justiça do seu país, que o acusa de espionagem por ter vazado os dados de Washington. O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou neste sábado que oferecerá asilo ao fugitivo americano.
De acordo com os documentos sigilosos que vazaram, o Brasil aparece em destaque nos mapas da NSA, ao lado de países como China, Rússia, Irã e Paquistão. Segundo os dados, os telefonemas e e-mails de brasileiros foram espionados graças à aliança corporativa entre uma grande empresa de telefonia americana, que mantém relações de negócio com serviços de telecomunicações no Brasil e no exterior.
A reportagem afirma que os documentos não divulgam o nome da companhia de telefonia dos Estados Unidos responsável pela ponte e também diz que não fica claro se as empresas do Brasil estão cientes de como a parceria com os EUA foi utilizada. O que fica demonstrado nos documentos vazados, conforme a reportagem do jornal, é que a NSA usa o programa Fairview para acessar os sistemas brasileiros.
Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a NSA precisa de autorização judicial para espionar as comunicações de um residente ou de uma empresa, "investigações" fora das fronteiras americanas não exigem formalidade, segundo ordem presidencial.


Até o vazamento de Snowden, as espionagens em escala global eram apenas uma suspeita. A confirmação das ações lideradas pelo governo americano tem causado desconforto diplomático com diversos países, especialmente os europeus. 
 

Curiosidades sobre o ouro


O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade, podendo ser transformado em adornos preciosos.Nobre, porém mole, o ouro necessita de outros componentes para poder ser transformado em jóia. A adição de outros metais é o que se chama de liga, que também é a responsável pela coloração do ouro.Dependendo da quantidade de cada um dos metais que compõem a liga, a cor do ouro pode variar entre o amarelo, vermelho e branco.
Quilatagem
Para saber qual a porcentagem de ouro que contém uma determinada liga, os americanos convencionaram determinar essa porcentagem através da quilatagem do metal (karat), simbolizado pela letra K. Dessa maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro. Já o ouro 18K (o tipo mais usado pelas joalherias brasileiras), tem pureza de 75% do metal, ou seja, 750 pontos (também conhecido como ouro 750), enquanto que o 14K é 58% puro, equivalendo a 585 pontos.
História do Ouro
O ouro sempre acompanhou a civilização e era usado, inicialmente, como adorno e decoração. Foi o rei Croesus de Lídia (região da atual Turquia), em 560 A.C., quem primeiro cunhou moedas de ouro com sua insígnia. A partir de então, o ouro adquiriu mais uma utilidade, na forma dedinheiro, auxiliando os comerciantes na realização de seus negócios.
Nestes últimos 6.000 anos, a civilização produziu um pouco mais de 125.000 toneladas de ouro, sendo que até 1848, ano que inicía-se a corrida ao ouro na Califórnia, apenas 10.000 toneladas haviam sido produzidas.
As primeiras minas que se tem conhecimento são as egípcias e remontam há mais de 4.000 anos. Naquela época, produzía-se apenas 1 tonelada por ano.
Com o Renascimento, as expedições à América Latina e África, trouxeram considerável incremento à produção do metal, da ordem de 12 toneladas ao ano.
No Brasil o ouro foi descoberto por volta de 1550, mas apenas a partir de 1700 começou a ser explorado comercialmente.O acontecimento mais marcante na história do ouro foi sua descoberta em Sutter’s Mill, na Califórnia, em janeiro de 1848. Em 1853, a produção nessa região atingia a expressiva quantia de 93 toneladas.Em 1853 o ouro é descoberto na Austrália e em 1886 na África do Sul, que se tornou o mair produtor desde então. No Brasil a produção atual gira em torno de 75 toneladas por ano.

A banana tem semente?


A banana é uma das frutas mais saborosas e fáceis de comer e manusear. Enquanto uma barra de cereal mobiliza vários recursos para sua fabricação, a banana, além de ser mais barata e ter um custo- benefício superior, possui um preço de produção bem menor. Das vantagens e do sabor da fruta não restam dúvidas, no entanto, onde ficam localizadas suas sementes?
Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles minúsculos pontos pretos presentes no interior da banana não são suas sementes, mas sim, apenas óvulos não fecundados. Vale ressaltar que ela é um fruto partenocárpico, ou seja, seu ovário amadurece bem antes do óvulo poder ser fecundado, portanto, as bananas que conhecemos, aquelas comestíveis, não possuem sementes.
A reprodução da bananeira ocorre de forma assexuada. Para plantar uma nova espécie, é necessário cortar um pedaço da raiz e plantá-lo, no tipo de reprodução denominado pelos biólogos de “propagação vegetativa”.

O que é gorduras trans?


Gordura trans é o nome popular de um tipo de gordura não saturada. Ela pode se apresentar tanto na forma monosaturada como na forma polinsaturada.Informações sobre a gordura transUma classe específica deste tipo de gordura está presente, em pequena quantidade, nas carnes e em diversos outros produtos de origem animal, consumidos freqüentemente por grande parte das pessoas.
Quimicamente as moléculas da gordura trans se apresentam de forma semelhante as das gorduras não trans; contudo, ambas possuem características diferentes.
Nas moléculas de gordura trans, os átomos de hidrogênio são pareados e se ligam duplamente aos átomos de carbono, característica também comum as gorduras não saturadas, contudo, o ponto de fusão da trans é bem mais alto.
Ao contrário de outros tipos de gordura, a trans, além de não ser necessária ao nosso organismo, é extremamente prejudicial à saúde. Sabe-se que seu consumo aumenta muito o risco de doenças do coração.
As gorduras trans que não são de origem animal, são consideradas bem mais prejudiciais à saúde do que aquelas que já se apresentam naturalmente nos alimentos, como por exemplo, as que estão presentes em alimentos como a carne.
Diante dos malefícios que ela traz a saúde, órgãos de controle da saúde em todo o mundo recomendam a redução de seu consumo. Este tipo de gordura está, na maioria das vezes, relacionada à obesidade.
Muitos países adotaram um controle rígido de seu consumo, como por exemplo, a obrigatoriedade de se revelar sua quantidade ou presença no rótulo das embalagens. Diante disso, empresas alimentícias já estão removendo voluntariamente a gordura trans de seus produtos.

Curiosidade: os alimentos que mais possuem gordura trans são: biscoitos recheados industrializados, salgadinhos de pacote, pipoca de micro-ondas, molhos de salada, maioneses, hamburgueres, margarinas, sorvetes, chocolates, etc.
Dica: antes de comprar um produto industrializado, olhe no rótulo da embalagem a tabela com informações. Dê preferência para os alimentos sem gordura trans. Muitas empresas já estão fabricando produtos, como os acima citados, sem este tipo de gordura.

Top 10 de curiosidades sobre o MCDonald's



Aqui esta o Top 10 de curiosidades sobre o MCDonald's!

1
 - 28 milhões de pessoas comem no McDonald´s, todos os dias.

2 - Um especialista em nutriçãoamericano guarda um hamburger desde 1996.

3 - 1 em cada 8 americanos já trabalharam para a empresa.

4 - Em 1986 o dicionário Oxford incorporou o termo Mc-job, referindo-se ao trabalho que requer poucas habilidades e paga muito bem.

5 - Em 1984 se abria um McDonald´s, no mundo, a cada 18 horas. Hoje em dia, um novo é aberto a cada 4.

6 - Na Índia, onde é proibido consumir carne de vaca, o Big Mac é feito com carne de camelo.

7 - A revista de economia The Economist usa o preço do Bic Mac para comparar o custo de vida de cada país.

8 - Para os japoneses, Ronald McDonald é Donald McDonald, pois é mais fácil pronunciar assim.

9 - O Big Mac é considerado um símbolo de excelência do capitalismo estadunidense. É o hamburger mais vendido do mundo, com 50 milhões de unidades anuais.

10 - Don Gorske é um homem de 36 anos obcecado por Big Mac, ele estima já ter comido mais de 23.000 deles (e guardou as notas, inclusive). Ele diz ter comido Big Mac todos os dias de sua vida, com exceção do dia em que sua mãe morreu.

Epidemia de diarreia afeta 60 mil e mata 37 em Alagoas



 

Uma epidemia de diarreia já afetou 60 mil pessoas e matou 37 delas nos últimos dois meses e meio, em Alagoas. A principal causa, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, é a contaminação da água oferecida à população, que enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos.
Em 25 municípios, o número de casos supera a média histórica dos últimos dez anos. Outras 46 cidades têm risco de surto da doença. "Com certeza [a epidemia] está relacionada à qualidade da água", disse a superintendente de Vigilância em Saúde de Alagoas, Sandra Canuto.
A análise dos sistemas oficiais de abastecimento e das soluções alternativas,
 como poços, cisternas e cacimbas, foi intensificada. Em algumas dessas 
fontes de água foram encontradas bactérias e coliformes fecais acima do limite 
permitido, inclusive naquelas que servem à concessionária de água do Estado.
A água distribuída por carros-pipa também está sendo monitorada.
Segundo a superintendente, a Secretaria de Saúde já encontrou água contaminada 
sendo distribuída por carros da Defesa Civil do Estado.
Sandra disse não ter identificado contaminação na água oferecida pelo Exército.
MORTES
O município de Palmeira dos Índios (135 km de Maceió) é o que concentra o maior 
número de óbitos. Das 37 mortes registradas até o final da semana passada, dez aconteceram na cidade.
Mais de 40% das vítimas fatais no Estado foram crianças com menos de um ano de 
idade. Outros 40% foram idosos com mais de 60 anos.
A reportagem tentou contato com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos 
Recursos Hídricos, mas ninguém atendeu as ligações neste sábado. (DANIEL 
CARVALHO)

O que é o Pantanal?


Aberto e cheio de luz, o Pantanal Mato-Grossense é o reino das águas. Ele é bastante diferente da Mata-Atlântica e da Floresta Amazônica, que são matas fechadas, onde os bichos se escondem.
No Pantanal, os animais estão por toda a parte, uma riqueza sem igual no mundo. É o paraíso de pescadores e turistas em uma área 250 mil km² nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em meio as serras


O Pantanal é uma planície, ou seja, uma extensão de terras planas e de baixa altitude, no máximo 200 metros. Ao seu redor, porém, há várias serras que formam uma espécie de barreira em toda a região. Ao contrário doque muita gente pensa, o nome não tem nada a ver com pântano, que uma área de água parada e suja. No Pantanal a água é limpa. Nas cheias, mais de 100 mil de km² de terra ficam alagados a meses a fio.

Rios transbordam

Apesar de ficar em uma área de clima seco, onde chove pouco, parte do Pantanal fica sob a água quase metade do ano. A rede hidrográfica, formada pelo rio Paraguai e seu mais de 100 afluentes, e o relevo periódicas. Na planície, a água da chuva não tem por onde escoar e os rios transbordam, cobrindo as terras.

A paisagem pantaneira é composta de partes mais altas, chamadas cordilheiras; e de baías, regiôes quase sempre alagadas. Há também as vazantes, que são escouadouros naturais da água na época de cheias; e os corixos, pequenos cursos fluvias permanentes entre as baías.

Como os tsunamis se formam


          Os tsunamis são causados pelo deslocamento súbito de água no mar provocado por terremotos submarinos que criam uma onda gigante a partir do choque sísmico.
          A velocidade de propagação do tsunami chega a 800 km/h e geralmente atinge 10 metros de altura, ou mais. A série de ondas tem períodos muito mais longos que ondas comuns, de 10 minutos a 2 horas.
          À medida que o tsunami se aproxima da costa, ela vai desacelerando e aumenta de tamanho: como longe da costa a velocidade das ondas continua alta, as ondas se juntam e a massa d'água se acumula.
       Como tsunamis consistem em uma série de ondas, a destruição pode durar por muitas horas.

Como identificar um terremoto


Escala Richter


          A escala de Richer foi desenvolvida em 1935 pelos sismógrafos de Charles Francis Richter e Beno Gunterbeg, membros do Califónia Institute of Tecnology (Caltech), que estudava as movimentações de terra no sul da Flórida. A escala  Richter aumenta de forma logarítmica, de maneira que cada ponto de aumento significa  um aumento 10 vezes maior ( caso seja um sismo de 4 é 100 vezes maior que um de 2).


Como identificar


Magnitude 1 - Não é sentido pelas pessoas. Só os sismógrafos registram.
Magnitude 2 - É sentido nos andares mais altos dos edifícios.
Magnitude 3 - Lustres podem balançar. A vibração é igual à de um caminhão passando.
Magnitude 3.5 - Carros parados balançam, peças feitas em louça vibram e fazem barulho.
Magnitude 4.5 - Pode acordar as pessoas que estão dormindo, abrir portas, parar relógios de pêndulos e cair reboco das paredes.
Magnitude 5 - É percebido por todos. As pessoas caminham com dificuldades, livros caem de estantes: os móveis podem cair.
Magnitude 5.5 - A pessoas têm dificuldades de caminhar, as paredes racham, louças quebram.
Magnitude 6.5 - Difícil de dirigir automóveis, forros desabam, casas de madeira são arrancadas de fundações e algumas paredes podem cair.
Magnitude 7 - Pânico geral, danos nas fundações dos prédios, encanamentos se rompem, fendas no chão, danos em represas e queda de pontes.
Magnitude 7.5 - Maioria dos prédios desabam, grandes deslizamentos  de terras, rios transbordam, represas e diques são destruídos.
Magnitude 8.5 - Trilhos retorcidos nas estradas de ferro, tubulações de água e esgoto totalmente destruídas.
Magnitude 9 - Destruição total. Grandes pedaços de rocha são deslocados, objetos são lançados no ar.

Qual a idade do universo?

     O universo está em constante expansão. Como sabem disso? Porque em 1920 o astrônomo Edwin Powell Humbble (1889-1553) notou que as galáxias estavam se distanciando uma das outras através de um potente telescópio e viu que o espectro de luz emitido era vermelho o que significava que estavam se distanciando, ele constatou também que elas seguiam uma tendência de afastamento, ou seja, o universo era bem maior do que se supunha, hoje sabemos que esse movimento de expansão ocorre aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h.

     E como podemos dizer a idade do universo? Se as galáxias estavam se distanciando é porque um dia já estiveram unidas. Humbble calculou a velocidade e a distância entre várias galáxias e chegou a conclusão de que o universo tinha aproximadamente 2 bilhões de anos. Não era possível aceitar essa estimativa, afinal, já era de nosso conhecimento de que a Terra tinha mais que o dobro dessa idade e o universo não poderia ser mais novo que a Terra. Um dos métodos atuais para se medir a idade do universo é calcular a idade de estrelas mais velhas. Se conferirmos ao universo a mesma idade dessas estrelas anciãs, o universo terá entre 10 e 20 bilhões de anos, sendo o número mais aceito o de 15 bilhões de anos.

     

     Quando você olha para o céu a noite é igual a olhar para o passado, sabemos a luz do Sol leva aproximadamente 8 minutos para chegar a Terra através de 150 milhões de quilômetros na velocidade da luz (300.000 Km/h). Imagine uma estrela a sete anos-luz da Terra, isso significa que o brilho da estrela leva sete anos para chegar aqui, ou seja, a luz que vemos foi emitida a sete anos atrás. Logo, o que aconteceria se alguém usando um poderosíssimo equipamento de captura de imagens capturasse a imagem de um corpo estelar a 20 bilhões de anos luz da Terra?

Qual a idade do universo?


     O universo está em constante expansão. Como sabem disso? Porque em 1920 o astrônomo Edwin Powell Humbble (1889-1553) notou que as galáxias estavam se distanciando uma das outras através de um potente telescópio e viu que o espectro de luz emitido era vermelho o que significava que estavam se distanciando, ele constatou também que elas seguiam uma tendência de afastamento, ou seja, o universo era bem maior do que se supunha, hoje sabemos que esse movimento de expansão ocorre aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h.

     E como podemos dizer a idade do universo? Se as galáxias estavam se distanciando é porque um dia já estiveram unidas. Humbble calculou a velocidade e a distância entre várias galáxias e chegou a conclusão de que o universo tinha aproximadamente 2 bilhões de anos. Não era possível aceitar essa estimativa, afinal, já era de nosso conhecimento de que a Terra tinha mais que o dobro dessa idade e o universo não poderia ser mais novo que a Terra. Um dos métodos atuais para se medir a idade do universo é calcular a idade de estrelas mais velhas. Se conferirmos ao universo a mesma idade dessas estrelas anciãs, o universo terá entre 10 e 20 bilhões de anos, sendo o número mais aceito o de 15 bilhões de anos.

     

     Quando você olha para o céu a noite é igual a olhar para o passado, sabemos a luz do Sol leva aproximadamente 8 minutos para chegar a Terra através de 150 milhões de quilômetros na velocidade da luz (300.000 Km/h). Imagine uma estrela a sete anos-luz da Terra, isso significa que o brilho da estrela leva sete anos para chegar aqui, ou seja, a luz que vemos foi emitida a sete anos atrás. Logo, o que aconteceria se alguém usando um poderosíssimo equipamento de captura de imagens capturasse a imagem de um corpo estelar a 20 bilhões de anos luz da Terra?

As 10 Maiores Serial Killers Femininas Da História





Histórias de serial killers sempre nos surpreendem. O caráter inescrupuloso que muitas pessoas possuem faz com que nós nos esforcemos para não acreditar que seus atos não passem de lenda, mesmo com toda a repercussão que ganham na mídia. Casos de mortes em série nos fazem refletir sobre a capacidade que muitos têm de matar pessoas por motivos cada vez mais fúteis - boa parte deles, envolvendo dinheiro. Pior do que tomarmos conhecimento de que um homem mata outro(s) homem(ns) é sabermos que dezenas de milhares de mulheres ficaram famosas pelos crimes que cometeram. É por essa razão que decidimos mostrar os 10 casos mais célebres de serial killers femininas - atrozes representantes do "sexo frágil".

10 - Maria Swanenburg (1839-1915)

Nacionalidade: Holandesa
Quantos matou: 27

Apelidada de “Goeie Mie” - em holandês “Boa Mie” - por cuidar de crianças e adultos doentes - Maria Swanenburg envenenou 27 pessoas com arsênico entre os anos de 1880 e 1883. Seu plano de matar mais pessoas acabou quando ela tentou envenenar outros 50, valendo-se do mesmo método. A assassina era motivada pelo dinheiro do seguro de vida que receberia das vítimas, de quem cuidava. Sua primeira vítima foi sua própria mãe, em 1880, ano em que ela também matou seu pai. Maria foi presa quando tentava envenenar a família Groothuizen, em dezembro de 1883. Foi condenada à prisão perpétua, local onde morreu, aos 75 anos, em 11 de abril de 1915.

09 – Jane Toppan (1854-1938)

Nacionalidade: Norte-Americana
Quantos matou: 31

Nascida Honora Kelley, Jane provinha de uma família com histórico de sérios problemas mentais. Em 1901, ela confessou ter matado 31 pessoas. Conta-se que seu maior desejo era o de matar mais pessoas que qualquer homem ou mulher já pensou em matar. Em 1885, Jane Toppan iniciou um curso de enfermagem no Hospital de Cambridge e foi nesse período que ela experimentava morfina e atropina em porcos, a fim de ver o que essas substâncias seriam capazes de fazer aos seus sistemas nervosos. É sabido que Jane abusava sexualmente de pacientes próximos à morte, com a intenção de “ressuscitá-los”. Ela misturava uma combinação de drogas e os dopava; a seguir os deitava em uma cama e abraçava seus corpos enquanto eles morriam. Jane começou a envenenar em 1895, quando matou o dono da casa onde morava. Quatro anos depois, ela matou sua irmã de criação, Elizabeth, com uma dose de estricnina. Em 1901, Toppan mudou-se com seu irmão mais velho, Alden Davis, e sua família para cuidar dele após a morte de sua mulher (que ela mesma assassinou). Semanas depois, ela matou Davis e duas de suas filhas. Ela voltou então para sua cidade natal e começou a namorar o marido de Elizabeth. Jane matou a irmã dele e o envenenou. Como o assassinato não se consumou, ele a expulsou de casa. Nesta época, os membros sobreviventes da família de Alden Davis pediram um exame toxicológico no corpo de sua filha mais nova. O resultado obtido foi o de que ela havia sido envenenada, o que levou autoridades locais a prenderem Jane Toppen por assassinato. Ela foi julgada inocente por razões de insanidade mental e sentenciada a permanecer internada pelo resto da vida em um sanatório.

08 - Vera Renczi (1903 - ?) Sem data exata

Nacionalidade: Romena
Quantos matou: 35

Os amigos de infância de Vera Renczi diziam que ela possuía um desejo patológico por constante companhia masculina e era de natureza ciumenta e suspeita. Vera casou pela primeira vez com um comerciante mais rico e mais velho que ela. Teve com ele um filho chamado Lorenzo. Deixada constantemente em casa enquanto seu marido trabalhava, ela começou a suspeitar que ele a traía. Uma noite, dotada de muita raiva, Vera Renczi pôs arsênico no jantar de seu marido e começou a dizer à família, amigos e vizinhos que fora abandonada com o filho. Depois de um ano de “luto”, então ela alegou que havia ouvido que o marido morrera em uma acidente de automóvel. Pouco tempo depois do “acidente do marido”, Vera voltou a casar, agora com um homem mais jovem que ela mesma. Porém, a relação entre eles era “tumultuada” e ela insinuou novamente que seu marido estaria envolvido em casos extra-conjugais. Depois de poucos meses de casamento, Vera contou a familiares e amigos que seu marido a abandonara. Um ano depois, ela alegou ter recebido uma carta do marido, que dizia deixá-la para sempre. Ela nunca mais casou, mas continuou a se envolver com homens ricos - casados e solteiros. Então Vera Renczi passou o resto da vida a iniciar relacionamentos, sugerir que era “traída” e “abandonada”. Depois que a mulher de um dos amantes de Vera Renczi o seguiu uma noite até a sua casa e o homem nunca retornara ao próprio lar, a polícia foi chamada para investigar seu desaparecimento. Ao chegar à adega da casa de Renczi, os policiais descobriram 32 caixões de zinco não-enterrados. Cada um continha um corpo de homem em variados estágios de decomposição. Vera foi presa e confessou haver envenenado os 32 homens com arsênico quando ela suspeitou que eles a trairiam ou que seus interesses nela estavam diminuindo. Ela também confessou ter assassinado os dois maridos e o filho Lorenzo. Ela contou a polícia que o filho veio lhe fazer uma visita, quando acidentalmente descobriu os caixões na adega e tentou chantageá-la. Consequentemente, ela o envenenou e desfez-se de seu corpo. Vera Renczi foi condenada à prisão perpétua pelos 35 assassinatos.

07 - La Quintrala (Catalina de los Ríos y Lisperguer - 1604-1665)

Nacionalidade: Chilena
Quantos matou: mais de 40

Catalina de Los Ríos foi uma aristocrática chilena do século XVII, proprietária de grandes lotes de terra. Possuía a alcunha “La Quintrala” devido ao seu cabelo vermelho. Durante o período colonial do Chile, ela ficou conhecida pela extrema crueldade que praticava contra seus inquilinos. La Quintrala foi acusada pelo assassinato de mais de 40 pessoas, o que fez dela um ícone do abuso e da opressão colonial. Sua figura ainda vive na cultura popular chilena, não só como o de exemplo máximo de mulher perversa e abusiva, mas também como da opressão do império espanhol.

06 - Belle Gunness (1859-1908)

Nacionalidade: Norueguesa
Quantos matou: mais de 40

Belle Sorenson Gunness, nascida Brynhild Paulsdatter Størseth, foi uma das mais famosas mulheres Serial Killer na história dos EUA. Suspeita-se que ela matou os maridos que teve e todos os seus filhos. Porém, ela é mais conhecida por ter matado todos os seus namorados e duas de suas filhas, Myrtle e Lucy. Tudo indica que grande parte das mortes eram ligadas a interesses financeiros, como benefícios de seguro de vida por morte e afins. Há suspeitas que ela tenha matado mais de 40 pessoas no decorrer de décadas.

05 - Amy Archer-Gilligan (1873-1962)

Nacionalidade: Norte-Americana
Quantos matou: 48

Amy Archer-Gilligan foi uma enfermeira, proprietária de uma casa de repouso. Inicialmente, ela matou 5 pessoas por envenenamento. Uma delas era seu segundo marido, Michael Gilligan, as demais eram pacientes. Estima-se que outras 43 pessoas tenham sido mortas por Amy, já que as mortes ocorreram em sua casa de repouso. Parentes dos pacientes acharam as mortes suspeitas – todas ocorridas em apenas 5 anos. Investigações foram feitas na casa e arsênico foi encontrado. A enfermeira alegou que o veneno havia sido usado para matar roedores, mas quando os corpos do segundo marido e dos clientes foram exumados, foi encontrada grande quantidade de arsênico. Amy foi presa em 1917 e condenada à prisão perpétua. Morreu na prisão em 1962, aos 89 anos.

04 - Delfina González (? - 1968) e María de Jesús González (? - anos 90?) Sem data exata

Nacionalidade: Mexicanas
Quantos matou: 91

Conhecidas como “Las Poquianchis”, as irmãs mexicanas se instalaram no Rancho El Ángel, também chamado de “bordel do inferno”. A polícia deteve uma mulher de nome Josefina Gutiérrez, procurada por suspeita de sequestrar jovens garotas na área de Guanajuato. Durante o depoimento, ela implicou as duas irmãs Gónzalez no esquema. Oficiais de polícia procuraram pelas duas irmãs na propriedade e encontraram os corpos de 11 homens, 80 mulheres e vários fetos, um total de mais de 91. Investigações revelaram o esquema – elas recrutariam prostitutas por meio de anúncios. Quando as prostitutas ficavam muito doentes, prejudicadas por repetidos estupros, perdiam a boa aparência ou deixavam de agradar os frequentadores, as irmãs as matavam. Delfina e María também costumavam matar os frequentadores do bordel que exibiam muito dinheiro. Julgadas em 1964, as irmãs González foram sentenciadas a 40 anos de prisão cada uma. Na cadeia, Delfina ficou louca porque temia que pudesse ser morta por protestantes furiosos. Acabou por morrer em um acidente: em 1968, um trabalhador que fazia reparos em sua cela derrubou, acidentalmente, um balde de cimento em sua cabeça. María cumpriu sua sentença e logo após ganhar liberdade, sumiu, ao lado de um homem de 64 anos que conhecera na prisão. Ela teria morrido em fins dos anos 90 já com idade avançada. É interessante citar que elas não cometeram todos esses crimes sozinhas: elas foram ajudadas por outras duas irmãs, Carmen e María Luisa. A primeira morreu na cadeia, de câncer; já María Luisa morreu sozinha em sua cela em 19 de novembro de 1984. Seu corpo, já comido por ratos, só fora descoberto um dia depois.

03 - Miyuki Ishikawa (1897-?) Sem data exata

Nacionalidade: japonesa
Quantos matou:103

Foi uma parteira japonesa. Acredita-se que ela seja a serial killer que mais assassinou bebês no mundo. Miyuki não agia sozinha: ela tinha a ajuda de vários cúmplices. Estima-se que ela tenha matado entre 85 e 169 crianças (a maioria iria ser abandonada pelos pais após o nascimento), mas dados oficiais asseguram que o número total de vítimas é 103. Os crimes começaram a ser descobertos quando 5 corpos de suas vítimas foram acidentalmente descobertos em janeiro de 1948. Autópsias feitas nos bebês mostraram que eles não haviam morrido de causas naturais. O incidente é lembrado como a principal causa de o governo japonês começar a considerar a legalização do aborto no Japão, o que de fato ocorreu um ano depois.

02 - Darya Saltykova (1730-1801)

Nacionalidade: Russa
Quantos matou: por volta de 138

Saltykova foi uma jovem nobre de Moscou que se tornou conhecida por torturar e matar mais de 100 servos (em sua maioria mulheres e garotas). Darya Saltykova casou-se jovem, teve dois filhos e enviuvou aos 26 anos. Dessa forma, ela herdou não apenas muita terra, mas um número considerável de servos. Tornando-se senhora de suas terras, Darya recebeu da corte real russa o direito de torturar e matar seus servos sem que nenhuma punição recaísse sobre seus ombros. No entanto, parentes das mulheres mortas por ela levaram uma petição até a imperatriz Catarina II, que decidiu julgar Saltykova publicamente pela sua iniciativa ilegal. A nobre foi presa em 1762 e assim ficou por seis anos, enquanto as investigações sobre o caso corriam. A investigação contou no mínimo 138 mortes suspeitas. Ela foi considerada culpada de ter matado 38 servas por batê-las e torturá-las até a morte. Em 1768, Saltykova foi acorrentada a uma plataforma em Moscou por uma hora com os seguintes dizeres em volta do pescoço: “Esta mulher torturou e matou”. Muitas pessoas vieram vê-la durante a hora que ela ficou exposta. Depois, Darya Saltykova foi encarcerada em um convento.

01 - Condessa Erzsébet Báthory (1560-1614)

Nacionalidade: húngara
Quantos matou: mais de 500
Erzsébet Báthory foi uma condessa húngara que ficou conhecida por uma série de crimes hediondos que teria cometido, vinculados com sua obsessão pela beleza. Devido a isso, ela ficou conhecida como "A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula".
Vaidosa, Erzsébet ficou noiva do conde Ferenc Nadasdy aos onze anos de idade, com quem casaria 4 anos mais tarde. O conde era militar e, frequentemente, ficava fora de casa por longos períodos. Nesse meio tempo, Erzsébet cuidava dos assuntos do castelo do marido. Foi a partir daí que suas tendências sádicas começaram a serem reveladas - com o disciplinamento de um grande número de empregados, principalmente mulheres jovens. Qualquer motivo era desculpa para ela infligir castigos, deleitando-se na tortura e na morte de suas vítimas. Espetava alfinetes em vários pontos sensíveis do corpo das suas vítimas, como sob as unhas. No inverno, executava suas vítimas fazendo-as se despir e andar pela neve, despejando água gelada nelas até morrerem congeladas. O marido de Báthory juntava-se a ela nesse tipo de comportamento sádico e até lhe ensinou algumas modalidades de punição: o despimento de uma mulher e o cobrimento do corpo com mel, deixando-o à mercê de insetos. O conde Nadasdy morreu em 1604 e nos anos que se seguiram à morte do marido, quem cometia os crimes com Erzsébet no crime foi uma mulher, Anna Darvulia. Quando Darvulia adoeceu, Erzsébet encontrou apoio em Erzsi Majorova, viúva de um fazendeiro local, seu inquilino. Majorova encorava a condessa a incluir algumas mulheres de estirpe nobre entre suas vítimas. Em 1609, ela matou uma jovem nobre e encobriu o fato dizendo que fora suicídio. No início do verão de 1610, as primeiras investigações sobre os crimes de Erzsébet Báthory começaram. Ela foi presa no dia 26 de dezembro daquele ano e em 7 de janeiro de 1611 foi apresentada uma agenda encontrada nos aposentos de Erzsébet, a qual continha os nomes de 650 vítimas, todos registrados com a sua própria letra. Seus cúmplices foram condenados à morte, sendo a forma de execução determinada por seus papéis nas torturas. Erzsébet foi condenada à prisão perpétua, em solitária. Foi encarcerada em um aposento de um castelo sem portas ou janelas. A única comunicação com o exterior era uma pequena abertura para a passagem de ar e de alimentos. A condessa permaneceu aí os seus três últimos anos de vida, tendo falecido em 21 de agosto de 1614.

Fonte: Os 10 Maiores