sábado, 29 de junho de 2013

Conheça a Rainha das Flores: As Rosas Colombianas

Conheça a Rainha das Flores: As Rosas Colombianas

 
rosa é considerada a rainha das flores, a espécie que melhor representa o amor, a paixão e o romance. As primeiras referências ao seu cultivo vêm do continente asiático e datam de pelo menos três mil anos antes de Cristo. Mas há registros de fósseis de rosas com cerca de 35 milhões de anos.
Rosas Colombianas
Rosas Colombianas
Há quem diga que, por serem associadas ao amor e à sedução, pétalas de rosas vermelhas teriam sido jogadas no caminho que Marco Antônio usaria para chegar até a rainha egípcia, Cleópatra.
Pesquisas realizadas pelo setor de floriculturas mostram que as rosas estão entre os tipos de floresmais vendidos no mundo. Mas um exemplar dessa espécie tem chamado atenção de quem cultiva, comercializa e, sobretudo, dos consumidores: as rosas colombianas.
Buquê de rosas colombianas
Buquê de rosas colombianas
As flores cultivadas na Colômbia apresentam tamanho ampliado e perfumes e cores mais intensas que as produzidas em outros locais. A técnica de cultivo utilizada pelos colombianos é considerada o principal fator responsável por essa aparência diferenciada.
As rosas colombianas são plantadas em terrenos demais de dois mil metros de altitude e recebem constante iluminação solar. A luminosidade intensa sobre as rosas torna as suas cores mais vivas em relação às cores das flores cultivadas em condições normais.
Em tal altitude, a temperatura também é mais baixa, ficando por volta dos 15 graus, condição ideal para o cultivo, pois o frescor natural do ambiente impede que os botões se abram precocemente e permite que eles cresçam mais. Por isso, as rosas da Colômbia apresentam em média o dobro do tamanho de rosas comuns – cerca de 11 centímetros de diâmetro.
Produzidas na região Sabana, localizada perto da capital, Bogotá, as rosas colombianas podem ser encontradas em várias cores: branca, rosa, vermelha, lilás, amarela e até laranja. Elas também costumam durar três semanas, muito mais tempo que os outros exemplares da espécie.
Por seu tamanho ampliado e sua excelente duração, as rosas colombianas vêm sendo muito usadas na decoração de ambientes, buquês de flores e nos mais diversos tipos de arranjos florais.
A popularidade desse tipo de rosa no Brasil é tamanha que já existem tentativas de cultivo de variedades similares em terras nacionais. As flores produzidas na Serra de Ibiapaba, que fica entre os estados do Ceará e do Piauí, já conseguem chegar a nove centímetros de diâmetros, três centímetros a mais em relação ao tamanho das rosas tradicionais.
Arranjo de rosas importadas brancas e vermelhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário