Por Maria Rosinêide
Rezende de Matos – Desde o
princípio dos tempos, a comunicação foi de importância vital, sendo uma
ferramenta de integração, instrução, de troca mútua e desenvolvimento. O
processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor
e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem. É
preciso levar em conta que a comunicação passou por uma evolução significativa obedecendo uma série de
períodos da comunicação. Daí ressaltarmos por exemplos: a comunicação corporal,
a comunicação oral, a comunicação escrita, a comunicação digital. Contudo, tem
evoluído constantemente em razão das novas tecnologias e o avanço das redes
sociais. O fato é que hoje em dia para sermos informados não precisamos
necessariamente comprar um jornal. Evidente que temos a televisão e o rádio.
Hoje ficou fácil o acesso à informação. Podemos simplesmente acessar um jornal
por meio da internet ou mesmo utilizarmos as redes sociais, por meio do twitter
e do facabook. Hoje essas ferramentas são utilizadas para difundir a informação
ou até mesmo propagar os jornais. Pois estes têm contas nestas redes e postam
noticias atualizadas.
Comunicação é uma palavra de sentido amplo e como tal abre um leque de
possibilidades em vários segmentos. Com o surgimento de novas tecnologias, além
da sofisticação e o aprimoramento de métodos de comunicação já existentes,
afloram a cada dia novas alternativas tornando mais dinâmicas as possibilidades
de comunicação. Essa evolução na área de comunicação faz parte da evolução do
homem e da sociedade, mesmo porque é sabido que a comunicação está diretamente ligada
aos sentidos humanos. Então basta dizer que hoje é impossível o homem deixar
seus sentidos de lado simplesmente ignorando-os e deixando de comunicar-se, ou
seja, é impossível o homem viver isolado a margem da sociedade. Na verdade as
pessoas e a sociedade em si estão procurando aprimorar esses sentidos.
Porém, não podemos esquecer que o ser
humano é movido por aquilo que vê, toca, sente e também pelo que analisa. Logo,
construir estratégias de comunicação capazes de influenciar a escolha de
leitores/consumidores deve passar também por oferecer a ele dados tangíveis que
possam colaborar racionalmente sua tomada de decisão. Desta maneira, a
comunicação crível ou baseada em fatos críveis é aquela cujo objetivo é
abastecer públicos-alvo com informações fundamentadas e de valor diferenciado
por terem como origem fontes imparciais e isentas. Sendo assim, para a formulação
de estratégias de comunicação crível são consideradas múltiplas ações que visam
levar ao público de interesse mensagens baseadas em argumentos racionais,
cases, pesquisas e estudos produzidos com isenção, seja sobre empresas,
produtos ou serviços. Segundo Heloiza Carvalho,
Inês Castelo e Sandra Muraki, no processo de disseminação da mensagem podem ser usados também fontes
imparciais, livres e isentas, como canais de imprensa e redes sociais. Por seu
caráter relevante, a comunicação crível tem alta receptividade e, em comparação
a outras abordagens, conta com relação custo-benefício mais vantajosa. Desta
forma a comunicação humana é um processo que
envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte
para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se
comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos
com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a
fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum
tipo de troca informacional.
No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo
de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação
mediada.
O estudo da Comunicação é amplo e sua aplicação é ainda
maior. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do
pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas. Estes
símbolos são então transmitidos e reinterpretados pelo receptor. Hoje, é interessante
pensar também em novos processos de comunicação, que englobam as redes
colaborativas e os sistemas híbridos, que combinam comunicação de massa, comunicação
pessoal e comunicação horizontal.
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