Será que os livros são um retrato cultural de uma sociedade? Não falo exatamente das histórias contidas nas obras, mas do níveis de leituras que existem disponíveis que possam falar mais de seus leitores. Para tirar um pouco dessa dúvida, o escritor norte-americano James Chapman fez um levantamento dos livros mais lidos no mundo nos últimos 50 anos.
O parâmetro para a pesquisa foram os exemplares vendidos em todo o mundo, funcionando como uma estimativa já que não conta com empréstimos de livros, bibliotecas, cópias ilegais e até mesmo arquivos dos livros baixados na internet, na forma de e-book. Mesmo assim, dá para se ter uma margem considerável das obras mais adquiridas e lidas.
Reparem que livros da lista ficaram mais consagrados ainda por suas adaptações do cinema. Assim, como os filmes baseados nesses livros também tiveram uma ajuda inegável em suas bilheterias. Livros de sucesso como ‘Lua Nova‘, ‘O Código Da Vinci’, ‘Harry Potter‘ e ‘O Senhor dos Anéis‘ também foram foram consagrados na arte cinematográfica rendendo bilheterias recordes e bilionárias.
O ranking abaixo com os 10 mais lidos está em ordem crescente, tendo em primeiro lugar a Bíblia Sagrada. Com certeza o livro mais divulgado, compartilhado e comprado em todo o mundo:
1. A Bíblia Sagrada: 3.9 bilhões de cópias
2. O Livro Vermelho de Mao Tse Tung 820 milhões
3. Coleção Harry Potter 400 milhões
4. O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien – 103 milhões
5. O Alquimista de Paulo Coelho com 65 milhões de exemplares
6. O Código Da Vinci com 57 milhões
7. A Saga Crepúsculo – Stephenie Meyer – 43 milhões de cópias
8. E o vento levou… Margaret Mitchell – 33 milhões de cópias
9. Think and Grown Rich – 30 milhões de cópias
10. O Diário de Anne Frank – 27 milhões de cópias
Por Rafaela Primo
Nenhum comentário:
Postar um comentário