sábado, 6 de julho de 2013

Economia na berlinda

Economia na berlinda

 Cristiana Lôbo |


O desempenho da economia foi o ponto principal do debate entre ministros na reunião da Granja do Torto da presidente com seus auxiliares. Depois de uma exposição do ministro Guido Mantega, na qual ele destacou aspectos positivos da economia brasileira, como a redução da relação dívida PIB, e ter afirmado que a inflação estava sob controle e que o Brasil vai ter crescimento econômico este ano, o ministro Gilberto Carvalho interrompeu o colega e afirmou:
- Perdoe, Guido, mas não é isso o que a gente vê quando vai à feira. Os preços estão subindo – disse ele, num momento em que a presidente não estava na sala, mas havia saído para falar aos jornalistas.
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, saiu em socorro de Mantega. Ele afirmou que o Brasil está, sim, retomando o caminho do controle da inflação e do crescimento da economia, mas neste exato momento o país vive um período de transição mais turbulento. Ele afirmou que há excesso de volatidade nos mercados e citou três razões para a situação atual: a desaceleração da economia chinesa, a retomada do crescimento nos Estados Unidos e retirada de benefícios de lá, o que passa atrair mais investimentos para os Estados Unidos, e, por fim, as manifestações populares aqui.
Outros ministros também falaram do momento econômico e Gilberto Carvalho justificou a preocupação:
- Se tudo estivesse bem  não estaríamos aqui – disse ele, segundo o relato de um dos ministros presentes. A reunião ministerial havia sido convocada na esteira das reuniões da presidente em resposta às manifestações populares das últimas semanas. Para alguns ministros, o estopim das manifestações é a volta da inflação que está corroendo os salários dos trabalhadores e a renda das famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário