Por Que Pra Lá? – Djibuti
Talvez você nunca tenha ouvido falar de um país chamado Djibuti, então vou começar este Por Que Pra Lá? pelo nome do nosso ator principal.
Tudo nasceu de uma lenda.
Segundo ela, naquela região vivia uma mulher-ogro chamada Buti. A mulher era tinhosa e responsável por todas as mortes, desonras e fraticídios nas bandas. Um dia, um grupo nômade acreditou ter matado Buti e a geral passou a chamar as terras locais de “djibuti”, que significa “a derrota de Buti”.
As tais terras ficam no Chifre da África e viraram um país independente em 1977. Hoje têm aquela bandeira ali na primeira foto e seu povo, os djibutianos, é quase totalmente islâmico.
Agora vamos ao que interessa: por que passar férias no Djibuti?
1) Para visitar um país com quase nada de turistas e um dos mais desconhecidos da África.
2) Para conhecer um país chamado de “um paraíso de estabilidade e neutralidade” em uma área meio conflituosa do mundo.
3) Para experimentar o país mais quente do mundo, com média de temperatura anual de 30ºC (239 dias por ano acima de 29ºC e 96 dias acima de 35ºC).
4) Se você costuma atacar de DJ, para tentar registrar um domínio de internet com o seu nome e a extensão .dj (a oficial do país).
5) Para visitar a Depressão de Danakil (ou Depressão de Afar ou Triângulo de Afar), uma região de atividade sísmica feroz, onde dizem que deve surgir um novo oceano daqui a uma penca de anos.
6) Para ver paisagens lunares nos arredores do lago Abbé.
7) Para conhecer o ponto oposto ao Kilimanjaro. O lugar mais baixo da África e o terceiro mais baixo do mundo: o lago Assal.
8) Para conhecer as montanhas Goda, o ponto mais verde do país.
9) Para mergulhar no golfo de Tadjoura. Dizem que é ótimo. (Aqui tem imagens.)
10) Porque o Djibuti é chamado de “o paraíso do Mar Vermelho”.
11) Porque os djibutianos foram um dos primeiros povos islâmicos da África (o país fica a poucos quilômetros da Península Arábica.
12) Para mascar qat (ou khat), a droga mais popular (e liberada) da região.
13) Para aproveitar que está por lá e dar uma banda na Etiópia.
14) Para conhecer as ilhas Maskali e Moucha, duas belezuras na Terra (que quase não aparecem na Wikipedia!)
E por último:
15) Porque é difícil encontrar fotos do Djibuti em Creative Commons. Alguém precisa ir para lá e liberar tudo, meu povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário