Pavilhão de Fujimoto pronto na Serpentine
A partir de sábado, 8 de junho, abre ao público o sempre aguardado pavilhão temporárioda Serpentine Gallery, em Londres. As primeiras fotos da obra já construída vieram à tona nesta terça-feira. O arquiteto da vez, o japonês Sou Fujimoto, de 41 anos, é o profissional mais jovem a ser comissionado para o projeto, que em encarnações passadas já levou a assinatura de nomes como Oscar Niemeyer, Frank Gehry e Zaha Hadid.
O desenho de Fujimoto ocupa 357 m² do gramado em frente à Serpentine Gallery, dentro de Kensington Gardens. A estrutura, composta de barras brancas de aço com espessura de 20 mm, faz alusão à forma de uma nuvem, transparente e irregular. Evocando leveza, a construção se mistura à paisagem, e funciona como espaço social multifuncional. Pela primeira vez nos treze anos desde que a estrutura é erguida, o pavilhão conta com um café, cujo serviço é fornecido pela loja de departamento londrina Fortnum and Mason.
Visitantes serão encorajados a interagir com as diferentes partes da obra, que fica aberta até o dia 20 de outubro. "Apesar da ordem artificial das linhas, toda a atmosfera criada por elas é embaçada e ambígua, como uma floresta ou nuvens. Temos, assim, a dualidade entre a ordem artificial e a ordem natural”, explica Fujimoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário